A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITOLOGIA Célula: unidade básica de qualquer ser vivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITOLOGIA Célula: unidade básica de qualquer ser vivo."— Transcrição da apresentação:

1 CITOLOGIA Célula: unidade básica de qualquer ser vivo.
Unidade estrutural; Unidade funcional e Unidade genética. Estrutura celular: Membrana citoplasmática; Citoplasma e Núcleo.

2 Estrutura Celular Membrana Celular: envolve todo o citoplasma e é semi permeável, ou seja, deixa entrar ou sair da célula o que é necessário. Citoplasma: substância que preenche a célula e onde todas as organelas estão mergulhadas. DNA (núcleo): comanda e coordena as funções da célula, transfere as informações genéticas para as células que serão produzidas.

3 Tipos de células (quanto a organização do material genético):
Procarionte – sem presença de carioteca (membrana nuclear), núcleo desorganizado. Eucarionte – presença de carioteca, núcleo organizado. Tipos de células ( quanto ao ser a que pertence): Heterótrofa – não realiza fotossíntese. Autótrofa – realiza fotossíntese.

4 Núcleo Proteínas Funções
Núcleo celular: armazena milhares de instruções para produção de proteínas que comandam as funções da células. Núcleo Proteínas Funções instruções comandar Estruturas do núcleo: Membrana nuclear; Cariosplasma (sulco que contém proteínas); Nucléolo (contém proteínas e fragmentos de RNA = formação e amadurecimento dos ribossomos)

5 Cromossomos: estruturas que possuem informações genéticas (DNA + proteínas);
DNA – ácido desoxirribonucléico – ADN Molécula que guarda a informação hereditária (características passadas de geração a geração) Genes: trechos de DNA que possuem instruções em código para produção de proteínas. Genes DNA + proteínas Cromossomos

6 DNA / Bases Nitrogenadas
Dupla hélice de DNA unidas pelas bases nitrogenadas.


Carregar ppt "CITOLOGIA Célula: unidade básica de qualquer ser vivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google