A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas"— Transcrição da apresentação:

1 Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas
A porção norte do continente europeu é uma área dominada por cadeias montanhosas como os Alpes escandinavos que se estendem por toda a Noruega e uma parte da Suécia. Escandinávia:Noruega, Finlândia e Suécia

2 Europa Setentrional Apresenta uma rede hidrográfica em que se destacam não só rios mas principalmente de lagos. Exemplo de alguns lagos: Peipus, Vanern. Exemplo de alguns rios: Rio Ume, Rio Indai. Envolve toda a porção norte do continente europeu.É constituída pelos seguintes países : Noruega, Dinamarca, Suécia, Islândia,Finlândia, Estônia, Lituânia e Letônia.

3

4 O Rio Reno

5 Característica É um rio longo de 1 320 km que atravessa a Europa de sul a norte. Nasce nos Alpes, no leste da Suíça desaguando no Mar do Norte. É utilizado para transporte marítimo e valoriza a posição do porto de Roterdã(Holanda), localizado no Mar do Norte. Hoje, Roterdã é mais movimentado porto do mundo.

6 Os Alpes É uma espécie de caixa-d´água da Europa. Os rios Danúbio(nascente na Alemanha e deságua no Mar negro, no Delta do Danúbio (Romênia) e Reno têm suas nascentes no interior deste. Possui pontos cobertos de neves e intenso turismo de inverno.Os Alpes têm um comprimento aproximado de mil quilômetros entre Gênova(Itália) e Viena(Áustria). - Possuem mais de 128 picos que se elevam acima de 4000 metros rumo ao céu.

7

8 Paisagens européias Características temperadas com variação de temperaturas e distribuição de chuvas. Nas regiões mais altas, o clima é quase polar. Lugares acima de 2.500m, encontram-se neves eternas. No extremo norte da Península Escandinava e Islândia, o clima é subpolar, com invernos longos e frios e verões curtos e frescos com degelo.

9 Clima europeu Um inverno prolongado, cujas temperaturas chegam a atingir -60ºC(Alpes), e um curto verão, cujas temperaturas oscilam entre 16ºC e 21ºC;(escandinávia)

10 Um curto verão chuvoso e um rigoroso inverno, com precipitação de neve (Alpes e Pirineus). (Alemanha, Polônia e Sul da Rússia)

11 - Dominante na Europa Ocidental, caracteriza-se pelos elevados índices pluviométricos (principalmente no inverno e na primavera) e amplitudes térmicas pouco acentuadas; (Noruega, Reino Unido, Paises baixos, Irlanda,Oeste da Suécia,Oeste da Bélgica, França e da Espanha)

12 Predomina na Europa Central e Oriental, apresentando índices pluviométricos menores que o clima temperado oceânico e amplitudes térmicas mais acentuadas.

13 Típico da Europa Meridional, apresenta verões quentes e invernos menos rigorosos que os demais domínios climáticos europeus.


Carregar ppt "Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google