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CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ):

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Apresentação em tema: "CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ):"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ):
Experiência de Gestão no Rio de Janeiro Margarete Macedo UFRJ UERJ UFRRJ UENF UFF UNIRIO

2 O que é o consórcio CEDERJ
CONSÓRCIO DAS SEIS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E O GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SECT – Fundação CECIERJ) UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro UFF - Universidade Federal Fluminense UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UNIRIO - Universidade do Rio de Janeiro                                                                       UFF UENF UERJ UFRJ UFRRJ UNIRIO

3 Para quê? “Articular as Universidades Públicas localizadas no Estado do Rio de Janeiro visando à democratização do acesso à educação superior pública e de qualidade através da EaD.”

4 Para quê? Promover o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro
Contribuir para fixar a população no interior Formar professores (física, química, matemática, biologia, pedagogia, história e turismo) Formar profissionais para o desenvolvimento econômico do interior do Estado (computação e administração) UENF

5 Um grande desafio… Oferecer um curso superior público de qualidade, por meio da EAD, para alunos que moram no interior ou em regiões densamente povoadas, com dificuldade de acesso a internet e que, não raro, não tiveram boa formação básica. UFF UENF UFRJ UNIRIO Pólo - CEDERJ UFRRJ UERJ

6 Parceiros no Consórcio CEDERJ
Prefeituras Municipais: infraestrutura SECT Fundação CECIERJ: Infraestrutura e Logística para viabilizar EAD Universidades: Competência Acadêmica Governo Federal/UAB: Bolsas e Infraestrutura

7 Rede de colaborações Trabalho Cooperativo dos Parceiros
Universidades - UFRJ, UERJ, UNIRIO, UFF, UENF e UFRRJ: responsabilidade acadêmica (projeto político pedagógico, condução dos cursos e portanto a diplomação dos alunos). Governo do Estado, através da SECT – Fundação CECIERJ: suporte EaD: infraestrutura tecnológica, logística dos processos, gestão. Prefeituras Municipais: infraestrutura física e de pessoal dos polos regionais. Governo Federal - MEC/SEED, CAPES/UAB, Finep: infraestrutura física e de pessoal

8 As Universidades Indicam os coordenadores de curso (participam dos colegiados da Fundação CECIERJ) Indicam os docentes conteudistas e coordenadores de disciplinas para atuarem nos cursos sob a sua responsabilidade Estabelecem as regras acadêmicas (documentos, prazos etc) Elaboram os projetos político-pedagógicos Coordenam os cursos e as disciplinas Elaboram o material didático a ser utilizado nos cursos do Consórcio, apoiados por profissionais da CECIERJ Selecionam e capacitam tutores, apoiados por profissionais da Fundação CECIERJ Emitem certificados de conclusão de curso Emitem DIPLOMA Os cursos e os alunos são das Universidades consorciadas

9 As Universidades Exemplificando:
Docentes elaboram material didático e coordenam disciplinas oferecidas para todos os alunos, independente da Universidade de vínculo. Introdução à Informática: é comum a vários cursos e é coordenada pela Matemática UFF A formação pedagógica é comum a todas as licenciaturas e é coordenada pela UERJ, UENF, UFRRJ, UNIRIO (dependendo da disciplina e do pólo)‏ Maior parte das disciplinas de Física são coordenadas pela Física UFRJ para todos os alunos das Lic. Fisica, Matemática e Biologia, de todas as Universidades. ASSIM, MANTEM-SE A ESTRUTURA DE CONSÓRCIO NA MAIORIA DOS CURSOS OFERECIDOS

10 As Universidades Exemplificando: Licenciatura em Ciências Biológicas
coordenado e diplomado pela UENF, UERJ ou UFRJ, dependendo do pólo mas, o curso é exatamente o mesmo Conteúdo de Biologia UENF, UERJ ou UFRJ Conteúdo de Matemática UFF Conteúdo de Fisica UFRJ Conteúdo de disciplinas de formação pedagógica UERJ, UENF, UFRRJ, UNIRIO

11 As Universidades Exemplificando: Licenciatura em Ciências Biológicas
coordenado e diplomado pela UENF – polos: São Fidelis, Itaperuna, … UERJ – polos: Nova Friburgo, Resende, … UFRJ – polos: Duque de Caxias, Angra dos Reis, … Conteúdo de Biologia UENF - disciplinas Bioquímica II, Botânica I, …em todos os polos UERJ - disciplinas Corpo Humano II, Educação e Saúde, …em todos os polos UFRJ - disciplinas Bioquímica I, Botânica II, …em todos os polos Conteúdo de Matemática UFF – disciplinas…. em todos os polos Conteúdo de Fisica UFRJ – disciplinas … em todos os polos Conteúdo de disciplinas de formação pedagógica UERJ, UENF, UFRRJ - dependendo do polo

12 O Governo do Estado – Fundação CECIERJ
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – fundação de direito público, vinculada a SECT, criada em abril de Com quadro e orçamento próprios. Divulgação científica Formação continuada de professores do ensino fundamental, médio e superior Expansão e interiorização do ensino superior gratuito e de qualidade no Estado, através da EaD (gestão do consórcio CEDERJ).

13 Diretorias e Assessorias Administrativas
O Governo do Estado – Fundação CECIERJ Presidência (Profa. Masako Masuda) Diretorias e Assessorias Administrativas Vice-Presidência de Educação a Distância Diretorias e Assessorias Acadêmicas Acadêmica (Registro Acadêmico dos alunos, Avaliação Institucional), Tutoria, Pólos Regionais, Material Didático: Impresso (Desenho Instrucional, Revisão, Desenho Gráfico, Produção, Gráfica), Multimidia; Informática (Rede e Plataforma), Extensão, Pré-vestibular Social, Vestibular, Assistência social etc. Vice-Presidência Científica

14 O Governo do Estado – Fundação CECIERJ Conselho Superior:
Presidente e vice-presidente da Fundação CECIERJ, Reitores das Unversidades e representantes da SECT, de governo e da comunidade científica.

15 O Governo do Estado – Fundação CECIERJ
Articula as estratégias acadêmicas junto às Universidades consorciadas (Diretoria Acadêmica) Capta e administra recursos para a implantação e manutenção da infra-estrutura- FINEP, BNDES, MEC, UAB etc (Assessoria de Projetos Especiais) Apoia a produção do material didático impresso (Desenho Instrucional), produz (Desenho gráfico, Produção), imprime (gráfica) e distribui o material didático (Diretoria de Pólos e Diretoria Geral de Administração e Finanças) Produz Vídeo-aulas (Vídeo) e material multimeios (WEB) Administra e operacionaliza a seleção, a capacitação e o acompanhamento dos tutores (Diretoria de Tutoria) Desenvolve e mantém o ambiente virtual de aprendizadem (Setor de plataforma) Gerencia a vida acadêmica dos alunos, fazendo a conexão com as Universidades (Registro Academico)

16 O Governo do Estado – Fundação CECIERJ
Administra e mantém a rede de comunicação e dos equipamentos de informática do Consórcio (Informática) Gerencia o funcionamento dos pólos, a distribuição do material didático (incluindo equipamentos dos laboratórios e livros para a biblioteca) e o trânsito de documentos entre os pólos, as Universidades e o núcleo gestor (Diretoria de Pólos) Gerencia a reprodução e distribuição das provas presenciais (Diretoria de pólos) Articula o desenvolvimento e a implementação da avaliação Institucional (Diretoria Acadêmica) Pré-Vestibular social (PVS) Realiza o vestibular (Comissão do Vestibular)

17 Prefeituras Municipais
Infraestrutura física e funcional dos pólos regionais

18 Polos Regionais 33 Polos Regionais
6 Centros de atendimento a distância nas Universidades: UERJ, UFRJ, UNIRIO, UFF, UENF e UFRRJ

19 Polos Regionais

20 O Governo Federal CAPES / UAB Fomento
A Diretoria de Educação a Distância da CAPES fomenta a atuação das IPES na oferta de cursos no âmbito da UAB para a realização de: Produção e distribuição do material didático impresso utilizado nos cursos Aquisição de livros para compor as bibliotecas Utilização de tecnologias de Informação e Comunicação para interação entre os professores, tutores e estudantes Aquisição de laboratórios pedagógicos Infraestrutura dos núcleos de educação a distância nas IPES participantes Capacitação dos profissionais envolvidos Acompanhamento dos polos de apoio presencial Encontros presenciais para o desenvolvimento da EAD

21 O Governo Federal Bolsas
A remuneração dos profissionais que atuam nos cursos de formação inicial e continuada e nos polos de apoio presencial do Sistema UAB é feita por meio de bolsas de estudo e pesquisa concedidas pela CAPES/MEC e pagas pelo FNDE/MEC, conforme disposto na Resolução CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009.

22 Recursos para os estudantes
SÃO TRÊS ELEMENTOS PRINCIPAIS : Material didático de qualidade, impresso, pdf, web, em vídeo/computador (ou DVD). 2) Interação permanente nos estudos: Tutoria Presencial nos pólos regionais; Laboratórios e trabalho de campo; Tutoria à distância e plataforma; Grupos de estudo; Atividades constantes, corrigidas nas Universidades e devolvidas ao aluno; 3) Avaliações presenciais nos pólos regionais.

23 Recursos para os estudantes
Como estudam os alunos Cadernos didáticos impressos Aulas na web Cronogramas e guias de disciplinas Bibliografia Complementar Modelo: semi-presencial Estudo Individual Tutoria Presencial Tutoria a distância (0800 e internet) Plataforma de aprendizagem (chat, grupos de estudo e fórum) Estudos dirigidos presenciais Interação Campo Laboratório Sala de Aula Atividades Práticas

24 Recursos para os estudantes
Tutoria Tutoria presencial 2 horas semanais por disciplina da primeira metade do curso 15 horas semanais de um tutor coordenador especialista para cada área. Tutoria a distância Para todas as disciplinas ao longo de todo o curso. .Por telefone e fax: plantão em horário pré- estabelecido, em regime de escala. .Pela plataforma: de 2ª a 6ª feira com resposta em, no máximo, 24 horas.

25 Recursos para os estudantes
Execução acadêmica Pólo Regional Alunos Universidade Coordenação de Curso Docente da Universidade Coordenação de Disciplina Tutoria a Distância Tutoria Presencial Tutor-coordenador Tutor Equipe de Tutores

26 Recursos para os estudantes
Plataforma CEDERJ Informações Cadernos didáticos em pdf e aulas na WEB Exercícios programados, Questões de ADs Acesso a material instrucional adicional (download), lista de sites, etc. Sala de tutoria a distância Interatividade: fóruns, “chats”; grupos de estudo

27 Recursos para os estudantes
Plataforma CEDERJ: Tela Inicial

28 Avaliação Avaliação ao longo das aulas
Avaliação a Distância: AD1 e AD2 (20%) Avaliação Presencial : AP1, AP2 (80%) e AP3 Critério de aprovação: Se média > 6,0 – APROVADO Se média < 6,0 – Faz AP3 Se (AP3+N1 ou N2, a maior)/2) > 5,0 = APROVADO

29 A qualidade… 1- Processos Facilitadores 2- Resultados
Os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância - MEC 2007 Conceito de educação e currículo no processo ensino-aprendizagem; (ii) Sistemas de comunicação; (iii) Material didático; (iv) Avaliação; (v) Equipe multidisciplinar; (vi) Infraestrutura de apoio; (vii) Gestão Acadêmico-Administrativa; (viii) Sustentabilidade finaceira. 1- Processos Facilitadores 2- Resultados

30 2- Resultados Para a sociedade:
oferta de atividades culturais e acadêmicas nas cidades que sediam os polos. Por exemplo: semanas acadêmicas, exposições, simpósios.

31 Exposição – Volta Redonda

32 (ii) Profissionais formados
Muitos licenciados aprovados em concursos para o magistério Municipal e Estadual. Por exemplo: Porcentual de aprovados para o Magistério Municipal e Estadual em 2007 que se licenciaram em cursos CEDERJ no polo de Três Rios.

33 Além disso: 10 dos 31 aprovados nos concursos estavam classificados entre a 1a e a 5 a colocações. Vários dos recém formados também foram aprovados na seleção de tutores presenciais CEDERJ, iniciando, aos poucos, o processo de atendimento às necessidades de formação de professores destas regiões no interior do Estado do Rio de Janeiro.

34 (iii) Pessoas

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39 “Um bom curso é aquele que nos entristece quando está terminando e nos motiva para encontrarmos formas de manter os vínculos criados. Um bom curso é aquele que termina academicamente, mas continua na lista de discussão, com trocas posteriores, os colegas se ajudam, enviam novos materiais, informações, apoios. Bom curso é aquele que guardamos no coração e na nossa memória como um tesouro precioso. Professores e alunos precisamos estar atentos para valorizar as oportunidades que vamos tendo de participar de experiências significativas de ensino/aprendizagem presenciais e virtuais. Elas nos mostram que estamos no caminho certo e contribuem para nossa maior realização profissional e pessoal.” José Manuel Moran, 2005

40 Muito obrigada pela atenção!
UENF UFRJ UERJ UFRRJ UFF UNIRIO


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