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MBA em Gestão Operacional de Produção e Serviços NPG 0038 “As 19 ferramentas que podem falir o seu negócio”

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Apresentação em tema: "MBA em Gestão Operacional de Produção e Serviços NPG 0038 “As 19 ferramentas que podem falir o seu negócio”"— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Gestão Operacional de Produção e Serviços NPG “As 19 ferramentas que podem falir o seu negócio”

2 Avaliação: TRABALHOS EM SALA DE AULA : PRIMEIRA SEMANA=0,5 PONTO SEGUNDA SEMANA=0,5 PONTO TERCEIRA SEMANA= 0,5 PONTO A frequência será dada em função da entrega do trabalho Os casos: Caso 1- Revista Veja-0,5 ponto Caso 2-Toyota-0,5 ponto Caso 3 –Zara-0,5 ponto entregar os casos no dia da prova pode ser feito em grupo de 5 pessoas Prova 7 pontos Será realizada na terceira semana na parte da tarde

3 Ferramentas de hoje: 1-Análise de mercado e público alvo 2-Meta mensal 3-Preço de custo de 1 produto 4-Densidade 5-árvore de risco 6-árvore de retorno/precificação 7-qualidade 8-JIT 9-Transportes 10-Propaganda 11-Lucro líquido 12-Estratégias para maturidade 13-CRM

4 Modelo de negócio com as 19 ferramentas
Frango Assado na Brasa Região : Campo Grande Rio de Janeiro

5 FRANGO ASSADO NA BRASA

6 Ferramenta 1: “Análise do mercado e do público alvo” importantíssimo “Pesquisa” Questionário com perguntas específicas sobre o seu negócio. Policiamento constante de ter realmente público alvo

7 Exemplos: exemplo 1 – Viagra exemplo 2- Boneca Barbie exemplo 3-Baile da terceira idade. As perguntas do questionário são exclusividades do gestor do negócio.

8 1-Público alvo Campo Grande :320 mil Habitantes
Desejo do begócio:Classe B: 64 mil Habitantes Só vai abrir aos fds Media por familia : 4 pesssoas (16mil familias) Vamos eliminar 50%do público devido: morar longe , não gostar de frango e não comprar frango aos fds Número final: 8000 famílias Consumo: 1x /mês - expectativa bem humilde. Classe A 2% Classe B 20% Classe C 40% Classe D 30% Classe E 08%

9 Atenção: As subtrações do público alvo para o negócio é um momento importante. Muito bom senso; Raciocínio lógico e Conhecimento de mercado do seu negócio O que levar em consideração para inviabilizar o negócio considerando essa ferramenta?

10 2-Meta Mensal: Conseguimos fazer a meta mensal
2-Meta Mensal: Conseguimos fazer a meta mensal? O que levar em consideração para inviabilizar o negócio considerando essa ferramenta?

11 nosso caso: 8000 frangos Conseguimos fazer a meta mensal
nosso caso: 8000 frangos Conseguimos fazer a meta mensal?ok Ter o mínimo necessário para atender o público alvo.ok

12 3-Custo Unitário do produto
m Frango 1,4 00Kg 6,24 Tempero Caseiro 0,33 Carvão 0,40 Custo de Fabricação 1,38 total 8,35 Adicional Saquinho de Farofa 0,31 Embalagem + sacola 0,40 total 9,06

13 Pq acompanhar o preço de custo ?
Fornecedores? Aumento de preço? Lucro líquido mensal abalado? Mais alguma coisa? O que levar em consideração para inviabilizar o negócio considerando essa ferramenta?

14 4-Densidade e População Densidade(precisa de unidade) Escala: 0 a 5 se: d=5 estamos abraçados se d=1 estamos afastados do negócio em 4 Km,isto é, o consumidor para ter o seu produto deve deslocar 4 Km.

15 População É o percentual de pessoas que atuam no PDV e compram
População É o percentual de pessoas que atuam no PDV e compram. Exemplo Final da copa do mundo entre Brasil e Argentina no Maraca.Complete os valores de D e P: D= P=

16 D= 3 (Km) O que levar em consideração para inviabilizar o negócio considerando essa ferramenta?

17 5-Árvore de risco Devemos listar itens que na sua opinião estejam atrapalhando o aumento do lucro líquido do negócio. Além disso, colocar o % de perigo e o índice de risco(escolher entre 1 a 3)

18 Frango assado Concorrentes % (2) Perecibilidade % (1) PVD único % (2) Preço (R$18,90) % (1) _______________ 100% 40x2+20x1 +30x2+10x1 = 170/6 =28,3% Se der maior que 30% -inviabilizar

19 6-Árvore de retorno Devemos listar itens que na sua opinião estejam ajudando o aumento do lucro líquido do negócio. Aqui ocorre a precificação do produto, isto é, o preço ao consumidor.

20 Frango assado Feito na Brasa % Tempero caseiro % Propaganda % Carne Branca % Embalagem de Isopor----05% ___________ 110% Preço de custo: R$9,06 Valor: R$18,90 (110%) O que levar em consideração para inviabilizar o negócio considerando essa ferramenta?

21 7-Qualidade . B=primeira linha L=segunda linha C=lixo Frango assado poderia ter usado algum ítem com “L”? O que levar em consideração para inviabilizar o negócio considerando essa ferramenta? Frango B Tempero caseiro Carvão Farofa Empalagem Sacola

22 8-Just in Time-JIT Jit=100%=ideal “sem sobras,sem perdas” meu caso:
Produção : 8mil frangos Sobras e perdas: 160 frangos Sobra: 120 (1,5%) Perda: 40 (0,5%) Vendidos: 7840 frangos . O que levar em consideração para inviabilizar o negócio considerando essa ferramenta?

23 9-Transportes utilizados no negócio frango assado:
Veículo Refrigerado (Trasnporta o frango da Central para o PVD) R$1.000,00 por mês(terceirizado) Nota: Automóveis (cliente) O cliente vai até o ponto de venda NÃO TRABALHAMOS COM “DELIVERY” (sem despesas) O que levar em consideração para inviabilizar o negócio considerando essa ferramenta?

24 10-Propaganda/MÊS frango assado
Boca-a-boca Zero Redes Sociais Zero Carro de Som R$ 280,00 Panfletagem R$ 2.230,00 Outdoor (10) R$2500,00 Jornal Cospel R$ 200,00 _________________ R$ 5.210,00 O que levar em consideração para inviabilizar o negócio considerando essa ferramenta?

25 11-Lucro líquido “Custos fixos”:
Aluguel Loja ,00 Aluguel do galpão 2.000,00 Água e Luz ,00 Transporte ,00 Folha de PG ,00 ______________ ,00

26 11-Lucro Líquido Receita ,00 Custo variável (72.480,00) Custo Fixo (22.000,00) Propaganda ( 5.210,00) _________________ Lucro Líquido ,00 Receita=18,90 x 7840=R$ ,00 Custo variável= 9,06x8000=R$72.480,00 O que levar em consideração para inviabilizar o negócio considerando essa ferramenta?

27 12-Estratégias para maturidade
Estratégia para evitar o Declínio das vendas Idéia: “Frango Desossado”

28 Nota: tipos de estratégias AV – AGREGA VALOR AO PRODUTO SEM GASTAR DINHEIRO NAN-AGREGA VALOR AO PRODUTO GASTANDO DINHEIRO NAD – NÃO AGREGA VALOR AO PRODUTO E GASTA DINHEIRO

29 Exemplo: (1)AV (2)NAN (3)NAD ( )CATRACAS EM RESTAUTANTES CLASSE “A” PARA CONTROLE DE CLIENTES ( )CASCATA NATURAL AO LADO DE HOTEL ( )JARDINS AO REDOR DE CASA PARA VENDA

30 13-CRM Estratégias para fidelizar os clientes frango assado:
Cartão Fidelidade: Na compra de 10 frangos ganha-se 1 frango. Essa ferramenta impacta o lucro líquido?

31 Atividade de hoje: Valor: 0,5 ponto e a presença Vcs serão analistas de negócios de um banco Eu serei um gestor de um negócio querendo dinheiro emprestado Vcs devem aprovar ou não os meus desejos, justificando seu posicionamento:

32 Caso 1: Esmaltes Splendor
Produto: Esmalte de Unhas Duplo benefício: São esmaltes que mudam de cor conforme a luz e a temperatura do ambiente e promovem um crescimento das unhas mais eficaz

33

34 rosa escuro em rosa claro.
As cores quatro cores em oito: azul claro em bege; roxo em azul escuro; vinho em vermelho e rosa escuro em rosa claro.

35 1 – Mercado e Público alvo
Desejo:Classe: A. Atuação: Estado do Rio de Janeiro. Público: Feminino Idade: À partir de 12 anos Pop. Feminina (IBGE 2014): (-) Crianças 0 a 11 anos: (-) Classe BCDE: (-) Pessoas que não usariam o produto: Pessoas habilitadas a usar o produto:

36 2 – Meta Produção mensal: 2.250.000 unidades
Venda:1 esmalte por mês para cada cliente Solicitação: Empréstimo(desejo): R$ 2 milhões Complementação de verba

37 3-Preço de Custo •Composição: •PMMA (polimetilmetacrilato): R$ 0,30ml
•Esteralcônio de Hectorita: R$ 0,13ml •Nitrocelulose: R$ 0,15ml •Copolímero de Etileno: R$ 0,09ml •Poliuretano: R$ 0,05ml •Resina: R$ 0,03ml •Solvente: R$ 0,08ml •Corante / Pigmento R$ 0,33ml •Agente de suspensão R$ 0,07ml Total R$ 1,23 Frasco •Embalagem Vidro: R$ 0,15 unid Embalagem Papel: R$ 0,02 unid •Pincel: R$ 0,02 unid •Tampa: R$ 0,04 unid •Esmalte: R$ 12, ml Total R$ 12,53

38 4 - DENSIDADE *D = 4,5 KM *P = 100% Farmácias, Drogarias e Distribuidores de produtos cosméticos

39 5 - Árvore de Risco Poucas cores 40% - 3 Conservadorismo 30% - 3
Penetração nos salões20% - 2 Preço % 100% - 9 Risco: / 9 = 260/9 = 28,9% Risco: Ok. (< 30%)

40 6 – Retorno/Precificação
Propaganda: % Crescimento das unhas % Modismo : % Resposta rápida da coloração: % 100% Preço de custo: R$12,53 Preço ao consumidor R$25,00

41 7 -Qualidade dos ítens ÍTENS PMMA ESTERALCÔNIO DE HECTORITA
NITROCELULOSE COPOLÍMERO DE ETILENO POLÍMERO DE ETILENO POLIURETANO RESINA SOLVENTE CORANTE AGENTE DE SUSPENÇÃO EMBALAGEM 1 (Papel) EMBALAGEM 2- VIDRO PINCEL TAMPA QUALID B

42 8 – JIT=100% Estoque Inicial: 2.250.000 unid.
Sobras:Estoque Final: 0 unid –venda total da meta Perdas:113 peças (desprezível).

43 9 – TRANSPORTE DISTRIBUIÇÃO PARA PDVS
Rodoviário Frete Terceirizado. R$ ,00 / Mês

44 10-Propaganda/mês Jornais: R$ 100.000,00 Revistas: R$ 100.000,00
Outdoor: R$ ,00 Total:R$350 mil Internet: Sem custo (através das Redes sociais)

45 11-Lucro Líquido CF Telefone + Água + Luz + IPTU: R$ (7.000,00)
Frete: R$ (23.000,00) Mão de Obra: R$ (20.000,00) Máquinas: R$ ( ,00) Marketing (1 Mês): R$ ( ,00) CV: R$ ( ,00) Total despesas: R$ ,00 Receita : R$ ,00 Lucro líquido: R$ ,00 Despesas: 12,53 x = R$ ,00 Receita: 25,00 x = R$ ,00

46 12 - Maturidade Novo público alvo: meninas menores de 12anos- público infantil. Serão produzidas novas cores para atender o novo público alvo. Obs: Garantia das pagamento das parcelas futuras do empréstimo

47 13- CRM Na compra de 5 unidades a cliente recebe um estojo para guardar os esmaltes. Empréstimo liberado?

48 Caso 2 Lapineta Caneta esferográfica na cor azul e lapiseira, juntas em um único produto

49 1-Público alvo: Estudantes de grau médio de classe social C : 648mil – Rj - hoje 2-Meta: 650 mil unidades mês consumo de 1 caneta por mês Desejo: R$500 mil

50 3- preço de custo Ítem Custo Embalagem 0,25 Tampa dianteira 0,03
Embalagem 0,25 Tampa dianteira 0,03 Grafite 0,02 Tampa traseira Mola 0,01 Tinta 0,04 Ponta esferográfica 0,09 Tubo flexível Preço de Custo = 0,48 3- preço de custo

51 D = 4,9 UnidadeKm P = 100 % 4-Densidade cantinas dentro de escolas

52 5-Árvore de risco Optar usar em separado 1 65% Só ser cor azul 2 25%
Preço 3 10% 100 Risco total= 24,17% OK (< 30%)

53 6-árvore de retorno Propaganda 60 % Praticidade 40 % Muitos pdvs 10 %
Total 110 % Precificação Custo = R$0,48 Consumidor: R$1,00

54 Ítem Qualidade Mola B Tampa PVC L Tinta azul Ponta Grafite nota:existe a obrigatoriedade de uso de pelo menos um elemento “L” para materiais populares 7-qualidade

55 8-JIT=100% perdas= 0,005%(33 canetas-desprezível) Sobras – zero
Tudo é vendido 8-JIT=100%

56 9-Transporte Despesa com frete (Terceirizado): 28
9-Transporte Despesa com frete (Terceirizado): ,00 / mês - rodoviário Distribuição para os Pdv´s

57 Impressos – R$ 900,00 (10mil/mês) Internet (Redes Sociais) – Sem custo Banners nos colégios-8 banners ao mês total: R$3900,00 mês 10-Propaganda

58 11-Lucro líquido Telefone / Água / Luz / Outros 4.000,00 Marketing 3.900,00 Embalagem 78.000,00 Frete 28.000,00 Salários 14.000,00 Matéria Prima ,00 Máquinas 19.000,00 Total das despesas ,00 Lucro Bruto ,00 Lucro Líquido ,00

59 12-Maturidade

60 Para que possamos nos manter sempre no mercado no estágio 2 ,a cada ano iremos criar novos desenhos (de acordo com a atualidade) estampados no produto. Ex: hoje – Fotos de esportes/Olimpíadas

61 13-CRM Devido ao preço do produto e seus benefícios não achamos necessários ações de CRM. Empréstimo liberado?

62 Caso 3 FAST FOOD “POWER” Para suprir a necessidade de quem não tem tempo para preparar seu alimento, os “sem tempo” e ainda emagrece.

63 Justificativa para a liberação do empréstimo:
O mundo globalizado exige mais tempo das pessoas . Por isso nosso alimento vem ao mercado para revolucionar os “sem tempos”, pois com água quente e a espera por 3 minutos sua refeição estará disponível para ser consumida(pode ser levado ao micro ondas) e por ser não calórico atua no emagrecimento das pessoas .

64 1-Público alvo Local:RJ-Zona sul ,Solteiro(a)s ,Classe Social AB ,maiores de 18 anos
P.A= 150 mil pessoas 2-Meta:3 milhões de pacotes ao mês 20 refeições ao mês cada pessoa Empréstimo: R$6 milhões

65 3-Preço de custo de 1 pacote

66 4-Densidade Densidade=4,5 – unid=Km Locais: Mercearias e supermercados

67 5-Árvore de Risco Árvore de Risco Demora no preparo 1 20
Preferência por outra marca Uso Incorreto 2 40 preço Risco menor que 30% - ok

68 6-Árvore de Retorno Marketing 40% Praticidade 60% emagrece 20%
Alimenta mesmo 30% Total: 150% Preço de custo R$ 2,00 Preço ao consumidor R$ 5,00

69 7-Qualidade 100%B Produto alimentício - obrigatório

70 8-JIT=99% Perdas= 1% Doado como fertilizante Sobras=zero Vendemos tudo

71 9-Transporte R$: 150 Mil ao Mês. Contratação de Serviço Terceirizado.

72 10-Propaganda=R$900mil/mês
Colocar Slides Fixos em 100 pontos de ônibus Colocar 5 anúncios num intervalo de 90 segundos na “TV Ônibus” (Tvs que ficam dentro do ônibus) Propaganda nas frentes e Laterais de ônibus das Rotas da região que será vendida o produto Internet: site próprio

73 11-Lucro líquido Telefone / Água / Luz / Outros 600.000,00 Marketing
,00 Embalagem ,00 Frete ,00 Salários ,00 Custo variável ,00 Despesas(fixo+variável) ,00 Receita ,00 Lucro Líquido ,000

74 12-Estratégias para a maturidade
Lançar novidades em 6 e 6 meses como: Novos sabores- linha diet/light Embalagens com 7 Kg(para durar 1 semana). 13-CRM Na compra de 20 unidades o cliente ganha uma colher medidora para o auxílio da preparação do alimento. Empréstimo liberado?


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