A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Narrativa de terror e de suspense.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Narrativa de terror e de suspense."— Transcrição da apresentação:

1 Narrativa de terror e de suspense

2 http://www.youtube.com/watch?v=9tdqHgvfRGk

3 Características Elementos linguísticos que possibilitam o mistério: – Descrições: uso de adjetivos especiais, soturnos, que foram usados para caracterizar as personagens e os objetos em cena. – Uso de advérbios de modo. – Descrições das ações em períodos curtos, quase sempre orações coordenadas. – Quase ausência de diálogos. – Emprego dos verbos no pretérito (perfeito, imperfeito)

4 Características Uma narrativa deve elucidar os acontecimentos, respondendo às seguintes perguntas essenciais: – O QUÊ? - o(s) fato(s) que determina(m) a história; – QUEM? - a personagem ou personagens; – COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos; – ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrência; – QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos; – POR QUÊ? - a causa do acontecimento

5 A estrutura dessas narrativas pode ser a seguinte: – Uma situação inicial onde se expõe o assunto, o lugar ou a ação que vai acontecer. – A complicação ou o problema que vai se apresentando gradativamente. – O clímax que a complicação elevada ao máximo de suspense. – O desfecho que soluciona ou tenta solucionar o problema. Características

6 Como criar o suspense? Crie frases que apenas sugiram, que provoquem no leitor a vontade de querer saber o que vai acontecer depois. Dê margem a se pensar em vários suspeitos, com vários fatos combinados com ações que despistem o leitor. Trabalhe com muitas pistas: umas falsas e outras verdadeiras. Trabalhe com verbos no pretérito (perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito)

7 Use palavras, vocabulário específico para criar suspense: adjetivos expressivos, exagerados; advérbios de modo, de lugar e de tempo que acrescentem circunstâncias especiais às ações. Use as palavras - chave com frequência e ênfase. Esconda do leitor determinados detalhes. Crie um desfecho inusitado, surpreendente. Como criar o suspense?

8 PRATIQUE!

9 Reescreva o texto Complete as lacunas com as palavras ou expressões do quadro, acrescentando emoções e sentimentos a ele. Foi uma cena......................... Entramos no quintal vagarosamente e para não espantar nem uma nem outra, mas ficamos...................... Desmentindo o dito popular 'vivem como cão e gato', a visão era........................... Dentro da casinha, deitadas estavam a........................ dobermann preta, de dentes afiados, espalhada no chão e a gatinha vira-lata toda branquinha com sua orelha cinza.................., mamando em uma das tetas da outra, como filhote. Não se mexiam, como em um..................... espetáculo a não ser modificado. Restou-nos ficar ali..........................., contemplando aquele................... momento de satisfação. raro- de muita delicadeza- extasiados- inesquecível- temida- maravilhados- inconfundível- magnífico

10 Um bom filme costuma atrair o público pelo fato de organizar cenas que criem suspense. Uma cena deve ser capaz de envolver o público. Isso se dá porque o telespectador deseja saber como a personagem irá resolver determinada situação. A técnica do suspense não é própria da arte cinematográfica. Você pode encontrá-la na arte literária. A partir desses dados, invente uma história que apresente suspense. Quanto mais você prender a atenção do leitor, mais atraente será seu texto. Antes de iniciar sua história de suspense, pense nela a fim de torná-la surpreendente. Veja a seguir algumas dicas para seu texto ficar melhor. 1) Elabore um roteiro para sua narrativa contendo: - Quando e onde ocorreu o fato? - O que aconteceu? - Quais as características físicas e psicológicas da personagem? 2) Detalhe a cena que você julgar mais importante,. 3) Lembre-se de focalizar o que a personagem faz, sente e pensa.

11 Leia mais!

12 http://www.casadobruxo.com.br/poesia/s/sergio20.ht m http://www.casadobruxo.com.br/poesia/s/sergio20.ht m http://www.recantodasletras.com.br/contosdesuspen se/ http://www.recantodasletras.com.br/contosdesuspen se/ http://www.youtube.com/watch?v=PAsysRRDZMQ http://bibliotecamalassombrada.blogspot.com/2010/ 01/obras-primas-do-conto-de-suspense.html http://bibliotecamalassombrada.blogspot.com/2010/ 01/obras-primas-do-conto-de-suspense.html http://contosdocovil.wordpress.com/2008/05/13/cont os-de-edgar-allan-poe/ http://contosdocovil.wordpress.com/2008/05/13/cont os-de-edgar-allan-poe/ http://www.youtube.com/watch?v=qtiyoN2HR6c&fea ture=player_embedded#! http://www.youtube.com/watch?v=qtiyoN2HR6c&fea ture=player_embedded#!


Carregar ppt "Narrativa de terror e de suspense."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google