A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TCC - Trabalho de Conclusão de Curso"— Transcrição da apresentação:

1 TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Como descrever uma Introdução? Ao descrever uma introdução deve-se relatar: Histórico a respeito do problema em questão; Resumo da solução a ser empregada no problema, destacando as principais características (funcionalidades da solução) e tecnologias utilizadas; Histórico e características das tecnologias empregadas na solução comprovando a sua utilização na solução do problema (não detalhar, ser claro e objetivo, deixar o detalhe para a fundamentação teórica); Finalizar a introdução com um texto semelhante ao objetivo geral.

2 TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Como descrever um objetivo Geral? Deve ser claro e objetivo, de preferência não ultrapassar 2 linhas); Estar atento quanto a diferenciar o que é Problema e Solução; Exemplo de problema: Não existe um sistema que realize o gerenciamento das informações de uma locadora de DVD; Exemplo de solução para o problema anterior: Desenvolver um sistema para Internet que permita gerenciar as informações de uma locadora de DVD;

3 TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Como descrever um objetivo Geral? Ao identificar a solução é possível escrever o objetivo geral; Atenção: outro aspecto em relação ao problema é o caso do sistema já existir e não atender à todas as exigências do cliente. Neste caso o problema pode ser descrito da seguinte forma: Problema: O sistema atual que gerencia as informações da locadora de DVD não permite relatórios por períodos específicos nem pesquisa a históricos de locações por cliente.

4 TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Como descrever um objetivo Geral? Para o problema do slide anterior, tem-se a seguinte solução: Solução: Desenvolver os programas que permitam gerar os relatórios por período e histórico de locações de cliente da locadora de DVD; Atenção: neste caso, o sistema terá implementações que o complementarão, solucionando os requisitos do usuário.

5 TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas: Conjunto de passos que possibilitam solucionar um problema, solucionando-o por partes, dentro de uma hierarquia de fases específicas: Anteprojeto, projeto, projeto lógico,projeto físico, codificação ( protótipo), testes (por programa e integração com outros)), validação, implantação.

6 TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas: Anteprojeto: Primeira fase do ciclo de desenvolvimento de sistemas, no qual identifica-se o problema em questão, possíveis soluções e são descritos os requisitos do usuário (o que o cliente deseja que o sistema faça); Atenção: Faz-se necessário entrevistas a fim de identificar os requisitos do usuário. Na entrevista tomar atenção quanto ao tipo de cliente, que poder ser ( em relação a informática) usuário comum (uso operacional ou ainda leigo) ou da área (empresa que quer terceirizar serviços de informática), conforme o tipo de cliente deve-se tomar cuidado com as perguntas e conteúdo da entrevista.

7 TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas: Atividade: Reunir-se me equipe (do tcc) para descrever: O problema que o tcc deseja resolver; Histórico do problema; As possíveis soluções; Importância do problema; Principais características da solução;] Pesquisa e descrição (fundamentação e histórico) das tecnologias empregadas na futura solução; Com base nos itens acima descrever a introdução do tcc e o respectivo objetivo geral, lembre-se não copiar e colar os textos pesquisado e sim reescrever conforme seu entendimento, anotar as referências para ser utilizada na bibliografia. Realizar entrevista com cliente real e descrever os requisitos do usuário.


Carregar ppt "TCC - Trabalho de Conclusão de Curso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google