A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Convergência: A Oportunidade do Futuro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Convergência: A Oportunidade do Futuro"— Transcrição da apresentação:

1 Convergência: A Oportunidade do Futuro
Olavo Poleto Novos Produtos

2 Onde estamos? Ethernet Frame Relay Internet Quad Play TDM
Mobile Payment 3G ADSL GSM / GPRS ATM PRI X.25 MPLS E1 EVDO CDMA BRI Triple Play

3 Para onde iremos?

4 Comunicações nas organizações
Rede Wireless Móvel Fixa Privada Trabalho na Filial Trabalho Movel Trabalho em Casa Vida Pessoal Trabalho na Empresa Vários dispositivos Vários números de contato Várias filas de mensagem Headquarters Comunicações ineficientes e fragmentadas Status das comunicações nas empresas hoje -> muito longe do ideal de comunicações unificadas

5 Para onde vamos? Que caminho seguir?
2 Mb/s SDH ATM MPLS IP Em direção ao futuro… Continuar? Criar novos caminhos? Seguir a tendência do mundo IP?

6 Modelo de serviços “verticais” Transporte/Comutação
Para onde vamos? Modelo de serviços “verticais” Serviços clássicos e inteligentes de telefonia, internet e videoconferência Soluções próprias e individuais Infra-estruturas independentes Modelo de serviços “horizontais” Serviços convergentes Soluções combinadas de voz, multimídia e messaging Portal de usuário Mesma infra-estrutura Dispositivos Acesso Transporte/Comutação Controle Aplicação OSS / BSS

7 ”IP sobre tudo” “Tudo sobre IP”
Solução Convergente - Evolução Tecnológica - Como e Porquê? ”IP sobre tudo” “Tudo sobre IP” Físico (Rádio/Fibra) 2Mb/s Circuito 64kb/s Timeslot Voz/Dados IP/MPLS SDH IP ATM < 1990 1990 2000 Futuro Plataforma única de solução Rápida disponibilização da infra-estrutura Diferencial Competitivo Novas Necessidades Velocidade Flexibilidade Dinamismo

8 Solução Convergente IP - Evolução Tecnológica Único Acesso Único Equipamento
Rede IP Multi-Serviços

9 Solução Convergente IP - Evolução Tecnológica
Internet Gerência e Segurança Agências Banco Mobilidade Cadeia Produtiva

10 Solução Convergente IP - Evolução Tecnológica
Cadeia Produtiva Internet Gerência e Segurança Agências Mobilidade Banco

11 Solução Convergente IP - Evolução Tecnológica
Cadeia Produtiva Internet Gerência e Segurança Agências Mobilidade Banco

12 Solução Convergente IP - Evolução Tecnológica
Cadeia Produtiva Internet Gerência e Segurança Agências Mobilidade Banco

13 Solução Convergente IP - Evolução Tecnológica
Cadeia Produtiva Internet Gerência e Segurança Agências Mobilidade Banco

14 Convergência hoje Soluções para convergência no acesso:
Compartilhando acesso para: Telefone Internet TV (mercado de consumo) Tecnologias como Wi-Fi / Wi-Max Menor custo Maior raio de cobertura “wireless” Maior disponibilidade

15 Protocolo IP Um protocolo para todas as redes tornando-as convergentes
CONSEQÜÊNCIAS: As redes deixam de ter função de prover serviços específicos As operadoras proverão cada vez mais serviços As redes serão uma infra-estrutura “transparente” de transporte Melhora de eficiência no uso dos recursos

16 IP: Flexibilidade e Inovação
Interface Ethernet Voz Corporativa IP Dados e imagens sobre IP Convergência de aplicações Serviços “triple-play” Modularidade Expansibilidade (“plug&play”) Compacidade x Capacidade Equipamentos menores com maior capacidade

17 Convergência Facilidade de acesso do cliente ao conteúdo
Fontes Backbone Acesso Serviço Serviços de Redes e Valor Agregado Utilitários Móvel / PCS Operadoras de Nicho de Mercado IP Internet Conteúdo Dados Portais STFC Provedores de Acesso e Telefonia Fixa TV Paga TV Digital Wireless TV Paga VolP DIGITAL TERRESTRE SATELITE CABO (CPE Único)

18 Oportunidades da Convergência
A grande oportunidade do mundo IP (convergente) não é o “surgimento” de novos produtos e sim a liberdade de se misturar diversos produtos e usá-los em diversas circunstâncias.... OPERADORAS CLIENTES SERVIÇOS 1)- Novas fontes de receita 1)- Aumento do valor recebido Simplificação Novos serviços podem ser adicionados de maneira muito mais rápida e fácil. “Bundles” com preços otimizados CONTEÚDOS Proteção do “core business” hoje Liberdade para misturar diversos serviços e obter o produto desejado – possibilidade de escolher à la cart. Ampliação da atividade “core” amanhã APLICAÇÕES 2)- Aumento de eficiência operacional 2)- Conveniência e Simplicidade TERMINAIS Otimização de Recursos Diversos “devices” podem realizar diversas funções Provisionamento mais simples e rápido Gerenciamento único e integrado A mesma rede (IP) pode entregar diversos serviço INFRA-ESTRUTURA Manutenção simplificada Liberdade para usar qualquer serviço em qualquer circunstância escolhida

19 Convergência não parou na tecnologia
Convergência de Mercados Convergência de Players Convergência de Modelos de Negócios Surgimento de uma Geração Convergente Mas a convergência não se manifesta apenas na arena tecnológica... [CLICK] Temos a convergência de mercados (provedores de telefonia fixa, celular, dados, TV a cabo, etc, fabricantes de voz, dados, imagem, etc) [CLICK] Como conseqüência, os players destes mercados também “convergem”: onda de fusôes, aquisições, mudanças de controle acionário [CLICK] Modelos de negócios migram de uma separação clara que antes havia entre produtos e serviços, para uma abordagem claramente orientada a serviços. [CLICK] E finalmente, o surgimento de uma geração de pessoas que já nasceu ou se adaptou ao ambiente convergente É sobre este último aspecto da convergência que iremos falar hoje.

20 Uma nova forma de se comunicar...
Hábitos de adolescentes de 12 a 17 anos – Estados Unidos ~ 90% acessam internet e usam 51% acessam internet diariamente > 50% criaram seu próprio contéudo na internet ~ 33% criaram um web site 19 % criaram seu próprio blog ou diários online 81% jogam online na internet 10.3 horas por semana em atividades sociais fora da escola 7.8 horas por semana comunicando-se com amigos via internet ou celular Quanto mais jovens, mais os norte-americanos preferem a internet como forma de informação, em relação ao impresso e telejornal Os jovens japoneses e europeus se comunicam cada vez mais por celular, usando SMS e MMS Os jovens no mudo inteiro vêem cada vez menos televisão e cada vez estão mais antenados com sites como MySpace, Wikipedia, Yahoo 360, YouTube, Orkut   - Sites de relacionamento social Os jovens gastam praticamente o mesmo tempo em relacionamentos “ao vivo” e “remotos” TV deixa de ser a fonte preferencial de informação – fluxo deixa de ser unidirecional, para ser multidirecional Outras formas (mídias) de comunicação que não voz Sites de relacionamento social – comunicação com várias pessoas ao mesmo tempo, utilizando várias mídias, independente da distância física Fonte: Pew Internet / American Life Project / JFK School Harvard

21 Se espalha pelo mundo... A maioria das crianças utiliza a web e telefones celulares para jogos online, recreação e comunicação com amigos Crianças: jogos online são a atividade mais popular, para ambos os sexos; Pré-adolescentes meninos: preferem jogos online Pré-adolescentes meninas: preferem redes sociais, blogs e mensagens instantâneas As meninas utilizam a rede de forma mais diversificada do que os meninos As crianças se conectam à internet de 3 a 4 horas por semana. Os pré-adolescentes estão online todos os dias por 2 ou 3 horas Quase todas aprenderam a utilizar a tecnologia sozinhas. Em menor quantidade, aprendem com amigos e, menos ainda, com seus pais Fenômeno não é exclusivo dos EUA, e sim mundial. Meninos preferem jogos inline -> tomada rápida de decisões Meninas preferem redes de relacionamento -> desenvolvimento de novas habilidades de relacionamento + tratamento de múltiplas informações ao mesmo tempo Uma geração autodidata – aprende através de interfaces intuitivas de usuário Fonte: Eurobarometer, (Safer Internet Programme), da União Européia.

22 E no Brasil não é diferente...
A Internet é principal fonte de informação dos jovens brasileiros entre 17 e 24 anos, superando a televisão (Fonte: IDC + RKM Research) Jovens brasileiros entre 14 e 24 anos são os que mais têm amigos virtuais na Internet – 46, contra média mundial de 20) (Fonte: MTV Networks) Brasil lidera tempo de uso de Internet (17 horas por mês), à frente de EUA, Japão e França (Fonte: Ibope / Netratings) Brasileiros são maioria no Orkut, no Fotolog… Internet como fonte de informação, relacionamento social, tempo de uso da Internet – seja qual for o aspecto, os brasileiros estão à frente das gerações convergentes. Nós podemos ficar satisfeitos estando apenas um pouco atrás dos EUA e Europa, mas ninguém disse pra molecada nova que eles têm de estar atrás dos países desenvolvidos em termos tecnológicos.

23 Preparada para “Profissionais Convergentes”?
Características: Tratam vários assuntos ao mesmo tempo (sites de relacionamento) Tomam decisões extremamente rápidas (jogos online) Avessos a soluções proprietárias (Internet) Conectam-se a qualquer hora e em qualquer lugar (Internet) Dão importância à informação em si, e não ao meio pelo qual ela transita (telefonia fixa + celular + banda larga + cabo + wireless) Autodidatas, buscam interfaces intuitivas de uso As escolas hoje já padecem de falta de atratividade para os alunos E o ambiente de trabalho das empresas? Resumo das características dos jovens convergentes As escolas já não conseguem atrair a atenção das novas gerações E as empresas? Atrairão os melhores profissionais com um ambiente de trabalho mesa +cadeira + telefone de 40 reais + computador, se Deus quiser com kit multimidia? Fonte: Pew Internet & American Life Project

24 Quanto TI agrega de valor ao Negócio?
Reflexões: Quanto TI agrega de valor ao Negócio? Como a Convergência ajudará a alavancar o seu Negócio?

25 Perguntas? OBRIGADO!


Carregar ppt "Convergência: A Oportunidade do Futuro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google