A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GENÉTICA Aula 7: Fundamentos das Tecnologias do DNA Recombinante

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GENÉTICA Aula 7: Fundamentos das Tecnologias do DNA Recombinante"— Transcrição da apresentação:

1 GENÉTICA Aula 7: Fundamentos das Tecnologias do DNA Recombinante
Prof. William Volino

2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceito de Tecnologia do DNA recombinante Clonagem do DNA Ferramentas da Tecnologia do DNA recombinante Aplicações da Tecnologia do DNA recombinante

3 TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE
Conjunto de técnicas de clonagem de DNA que pavimentaram o caminho para as áreas modernas da genômica e da proteômica, o estudo dos genes e das proteínas em escala das células e dos organismos inteiros. Está transformando a pesquisa básica, a agricultura, a medicina, a ecologia, a medicina forense e muitas outras áreas, embora trazendo ocasionalmente à sociedade escolhas difíceis e dilemas éticos.

4 A Tecnologia do DNA Recombinante ou Engenharia Genética pode ser usada para estudar mecanismos de replicação e expressão gênica, na determinação da sequência de um gene e consequentemente da proteína que ele codifica, ou no desenvolvimento de culturas microbianas capazes de produzir substâncias úteis, tais como a insulina humana, hormônio de crescimento, vacinas e enzimas industriais em grandes quantidades.

5 CAMPOS DE APLICAÇÃO Comercial Biotecnológica
Investigação de paternidade Diagnóstico de doenças genéticas e infecciosas

6 CLONAGEM DO DNA Um clone é uma cópia idêntica.
A clonagem do DNA é o principal processo da Tecnologia do DNA Recombinante. Envolve a separação de um gene ou um segmento de DNA específico, liga-lo a uma pequena molécula de DNA-transportador e depois replicar este DNA recombinante milhões de vezes.

7 ETAPAS DA CLONAGEM DO DNA:
Escolher o gene ou segmento do DNA que será clonado; Cortar o DNA em um local específico, isolando o gene; Obter uma molécula de DNA com capacidade de autorreplicação, chamada de vetor; Unir os dois pedaços de DNA (vetor e segmento de interesse) formando um DNA recombinante; Transferir o DNA recombinante para uma célula; Identificar e selecionar as células recombinantes.

8

9

10

11 FERRAMENTAS DA TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE
Para a realização da Tecnologia do DNA Recombinante podemos contar com diversas ferramentas que nos auxiliam em cada uma das etapas do processo.  

12 ENZIMAS DE RESTRIÇÃO São enzimas encontradas em bactérias, utilizadas para realizar cortes no DNA. Cada enzima de restrição corta o material genético em um sítio específico, que são palíndromas. As extremidades das partes cortadas recebem o nome de extremidades de ligação, pois se encaixam perfeitamente.

13

14

15 VETORES DE CLONAGEM Funcionam como um veículo que transporta o gene para o interior da célula hospedeira, que é normalmente uma bactéria, embora outras células vivas possam ser utilizadas. Os plasmídeos, bacteriófagos e cosmídeos são frequentemente utilizados como vetores de clonagem.

16 PLASMÍDEOS São moléculas de DNA circular, presentes em bactérias, que se replicam separadamente do cromossomo bacteriano. São extraídos de bactérias e utilizados como vetores de clonagem.

17

18 BACTERIÓFAGOS São vírus que infectam especificamente as bactérias.
Os fagos têm uma estrutura muito simples, consistindo numa molécula de DNA que transporta determinado número de genes, nos quais se incluem vários para a replicação do fago.

19

20 COSMÍDEOS São plasmídeos que contem um fragmento de DNA do fago, que inclui o sítio cos.

21 APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE
Produção de hormônios humanos para tratamento de doenças, como insulina e hormônio do crescimento;

22 PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E ANIMAIS TRANSGÊNICOS

23 CLONAGEM DE ANIMAIS

24 DESENVOLVIMENTO DA TERAPIA GÊNICA E VACINAS DE DNA

25 Produção de enzimas industriais;
Produção de suplementos alimentares; Produção de flavorizantes para alimentos; Produção de organismos para biorremediação.

26 Nesta aula vimos: Conceito de Tecnologia do DNA recombinante Clonagem do DNA Ferramentas da Tecnologia do DNA recombinante Aplicações da Tecnologia do DNA recombinante


Carregar ppt "GENÉTICA Aula 7: Fundamentos das Tecnologias do DNA Recombinante"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google