A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biotecnologia. Bioquímica Biologia Molecular Biotecnologia e doenças genéticas Neoplasia maligna (cancro) Em situação normal – Proliferação celular =

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biotecnologia. Bioquímica Biologia Molecular Biotecnologia e doenças genéticas Neoplasia maligna (cancro) Em situação normal – Proliferação celular ="— Transcrição da apresentação:

1 Biotecnologia

2 Bioquímica Biologia Molecular

3 Biotecnologia e doenças genéticas Neoplasia maligna (cancro) Em situação normal – Proliferação celular = a morte celular programada (apoptose) Quando se rompe o equilíbrio – origina-se cancro

4 Proliferação celular Alteração da regulação por: - Estimulação da divisão celular -Proto-oncogenes (inativos) por ação de agentes mutagénicos transformam-se em oncogenes - Deficiência do mecanismo que impede a divisão -Genes supressores tumorais (normalmente estão ativos inibindo a divisão celular)

5 O cancro é sempre genético mas raramente é hereditário

6 Técnicas Utilizadas pela Engenharia Genética Separação de genes específicos – utilização de enzimas de restrição

7 Enzimas de restrição Cortam o DNA em zonas específicas Realiza a atividade do anexo II

8 DNA recombinante Permite criar novas combinações de material genético, capaz de ser herdado, a partir de moléculas de DNA que podem ser de origem diferente. É necessário: - Enzimas de restrição - DNA ligase - Vetores (p.e. plasmídios)

9 Utilidade do DNA recombinante Produção de insulina Produção de vacinas sintéticas Localização de genes responsáveis por algumas doenças genéticas

10 DNA complementar Produção de uma cadeia de DNA a partir de mRNA maduro (sem intrões) Porque se usa esta técnica na produção de insulina?

11 Polimerização em cadeia (PCR) Fases do processo: - aquecimento do DNA para separar as duas cadeias; - adição de nucleótidos e da enzima DNA polimerase para que a dupla hélice seja reconstruida a partir de cada uma das cadeias simples; - repetição do procedimento de modo a produzir cópias suficientes do DNA em estudo.

12 DNA fingerprint Partem-se as cadeias de DNA com enzimas de restrição Os diferentes fragmentos agrupam-se de acordo com o tamanho São marcados radioativamente e sujeitos a eletroforese Obtém-se um código e barras

13 Aplicações da técnica


Carregar ppt "Biotecnologia. Bioquímica Biologia Molecular Biotecnologia e doenças genéticas Neoplasia maligna (cancro) Em situação normal – Proliferação celular ="

Apresentações semelhantes


Anúncios Google