A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor MS Alcidemar Junior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor MS Alcidemar Junior"— Transcrição da apresentação:

1 Professor MS Alcidemar Junior
Ética e Legislação em Educação Física Conceitos históricos e contemporâneos Professor MS Alcidemar Junior

2 Etimologia dos termos “Ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. “Moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”. Pequeno (2012).

3 A Ética... É parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais do comportamento moral, fundada num estudo de um conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Pequeno (2012).

4 Na Grécia Antiga, Aristóteles discursava em seus pensamentos sobre a ética, como sendo a conduta virtuosa e moral para a busca da felicidade, como caminho para o bem individual e de toda uma sociedade, com a ação humana formada pela virtude. Pequeno (2012).

5 Para Aristóteles a ética é tratada como a ciência da conduta humana, objetivando comprometer-se em possibilitar ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regrada por virtudes morais e ética. Pequeno (2012).

6 Para Platão, Aristóteles, Epicuro apud Pequeno (2012), nenhuma comunidade humana pode sobreviver sem o mínimo de regras ou padrões de comportamento, ou seja, sem um código de condutas.

7 A postura ética no exercício das mais variadas profissões, que indica a soma de deveres e responsabilidades que estabelece a norma de conduta profissional no desempenho de suas atividades e em suas relações com o cliente e demais pessoas, denomina-se: Ética profissional.

8 O que significa ser “ÉTICO”...
... refere-se a tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social.

9 Conceitos mais modernos...

10 Nas últimas décadas, a ciência da saúde vem obtendo um desenvolvimento extraordinário, junto com o progresso da tecnologia e da informática, vem as suas possibilidades de intervenção sobre o ser humano, tais como as grandes conquistas no campo da genética, da biologia molecular, dos transplantes e da neurociência, as quais vem contribuindo para a formação de valores éticos diferenciados.

11 Sendo assim, surge um novo ramo fundamentando movimentos, discussões e práticas que questionam os avanços das técnicas biomédicas.

12 Mais que isto...

13 A partir da preocupação dos cientistas com o rumo de suas pesquisas, de médicos procurando orientar sua relação com os pacientes, de administradores hospitalares buscando critérios para o gerenciamento dos recursos, de moralistas tentando elaborar uma ética de responsabilidade, de teólogos apresentando a experiência religiosa como construtora de sentido para a existência.

14 Neste panorama essa nova disciplina se afirma no debate entre as diferentes áreas do conhecimento humano, denominada de Bioética.


Carregar ppt "Professor MS Alcidemar Junior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google