A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação"— Transcrição da apresentação:

1 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 Animação Missionária

2 Documento de Aparecida 551:
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação 24/5/2009 Documento de Aparecida 551: “Esse despertar missionário, na forma de Missão Continental, cujas linhas fundamentais foram examinadas por nossa Conferência e que esperamos sejam portadoras de sua riqueza de ensinamentos, orientações e prioridades, será ainda mais concretamente considerado durante a próxima Assembléia Plenária do CELAM em Havana. Exigirá a decidida colaboração das Conferências Episcopais e de cada diocese em particular. Procurará colocar a Igreja em estado permanente de missão. ...”

3 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 Animação Missionária É o serviço que deve despertar, dentro de uma Igreja local, a consciência sobre a dimensão universal da missão.

4 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 Animação Missionária “A Igreja peregrina é por sua natureza missionária, porque tem sua origem na missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio do Pai”. AG2

5 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 Sujeitos da AM: Entretanto, esta Igreja universal encarna-se de fato nas Igrejas particulares. EN62 Todo cristão tem uma vocação especial que necessita ser orientada para o anúncio do Evangelho a todas as nações.

6 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 Formar Mentalidade Animar missionariamente não significa realizar muitas iniciativas. Antes de mais nada significa: FORMAR MENTALIDADE. O verdadeiro animador missionário é aquele que faz crescer consciências e faz amadurecer compromissos.

7 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 Formar Mentalidade Campos de atuação: Crianças, Adolescentes e Jovens; Centros de Formação; Com as pessoas que sofrem; Instituições Apostólicas; Vida Consagrada; Vida Sacerdotal. Enfim, com toda realidade humana eclesial, que necessita de ser orientada à luz dos horizontes universais da missão.

8 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 A missão na Igreja A Missão é o coração da Igreja (RM62)

9 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 A missão na Igreja 1ª Dimensão: Igreja Comunhão para a Missão Os sacramentos que acontecem como sinal de serviços à vida. A liturgia como fonte que alimenta e envia. 2ª Dimensão: Formação A formação para uma espiritualidade missionária que ama e cuida da vida e da natureza. 3ª Dimensão: Missão Universal A missão com todos os seus aspectos num compromisso universal ampliando o visão e o coração para além das fronteiras (geográficas, culturais, religiosas...).

10

11 Animação Missionária no Brasil
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação 24/5/2009 Animação Missionária no Brasil Organização Aplicação Pistas de Ação A apresentação tem por objetivo dar ao publico uma visão do processo de organização da animação missionária da Igreja do Brasil, sua aplicação e algumas pistas de como realizá-la a partir da base. No título “Animação Missionária no Brasil” vale comentar o seu conceito. Animação: sf (animar+ção) 1 Ação de animar. 2 Alegria, entusiasmo. 3 Movimento. 4 Calor, vivacidade. Missionária: Continuação da Missão de Cristo / Instauração do Reino de Deus.

12 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 Como está organizada Basicamente na maioria dos países a Animação Missionária é organizada e articulada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), sendo este seu papel específico desde sua origem, em ???????(verificar dados da fundação). Porém no Brasil, sua organização acontece de forma peculiar, devido todo o processo organizacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sendo assim o processo organizacional da Animação Missionária no Brasil inicia-se por meio do diálogo e cooperação das principais entidades da Igreja Católica no país: CNBB, CRB e POM.

13 Organograma da DM no Brasil
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação 24/5/2009 POM CNBB CRB Institutos Missionários e Fidei Donum CCM – Centro Cultural Missionário Comissão Episcopal para Ação Intereclesial e Cooperação Missionária Missões Populares e outros... CIMI – Conselho Indigenista Missionário COMINA Programa Igrejas-Irmãs Imprensa Missionária COMIREs Organograma da DM no Brasil Vale observar que neste organograma as setas conduzem para um único destino: “COMIPAs e/ou GAMs”. Isto nos diz que todas as forças missionárias aqui apresentadas, e outras não citadas, devem canalizar seus esforços e dons para o desenvolvimento da AM na base, pois é lá, que encontraremos “terra fértil”, ou não, para os novos agentes irradiadores da Missão, pois no Batismo nasce um Missionário, e o Batizado nasce na Comunidade. Missão na Amazônia COMIDIs Projetos Ad Gentes COMIPAs - GAMs Missionários Leigos PBE – Pastoral dos Brasileiros no Exterior Organograma da DM no Brasil

14 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 O COMIDI Formado pelas forças missionárias da Diocese (Paróquias, Realidades Eclesiais, Seminários, Congregações e Institutos Religiosos, IAM, etc...).

15 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 O COMIDI tem como finalidade: ANIMAR a missionariedade da Igreja Local. INFORMAR sobre a situação da Igreja no Mundo. FORMAR agentes missionários. COOPERAR com as necessidades de outras Igrejas. ARTICULAR a dimensão missionária com as forças da Igreja Local.

16 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 SUA APLICAÇÃO Visto como a Animação Missionária está organizada no Brasil, possivelmente poderemos perguntar sobre como este esquema organizacional pode realmente ser eficaz no seu propósito. Na seqüência poderemos analisar e avaliar um método de aplicação deste esquema.

17 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 BASE: Comunidade Paroquial Missionária FORMAÇÃO MISSIONÁRIA INFORMAÇÃO MISSIONÁRIA AÇÃO E COOPERAÇÃO MISSIONÁRIA ARTICULAÇÃO Principais Elementos E Modo de Atuação FORMAÇÃO INFORMAÇÃO AÇÃO ARTICULAÇÃO No processo de AM o foco principal é a BASE: Comunidade Paroquial, Rede de Comunidades, etc...; vale lembrar que a Dimensão Missionária perpassa toda realidade eclesial, sendo assim do interesse de toda comunidade cristã. Este processo será composto por 4 elementos fundamentais para o seu êxito, são eles: Formação Missionária; Informação Missionária; Ação ou Cooperação Missionária; Articulação. Estes elementos devem atuar de forma sincronizada e planejada, evitando assim improvisos e perda das forças e dons disponíveis, por isso o melhor modelo de ilustração são as “engrenagens”. Desta forma espera-se, assim, criar na comunidade a “Mentalidade Missionária”, o que nos proporcionará um “estado permanente de Missão”. Assim o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) exerce papel fundamental para que todo o processo de Animação Missionária aconteça na Comunidade Diocesana.

18 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 SUJEITOS NO PROCESSO DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA FORMAÇÃO Institutos Missionários Centros de Formação Missionária CCM POM INFORMAÇÃO Imprensa Missionária AÇÃO/ COOPERAÇÃO Projetos “Ad Gentes” / Programa Igrejas-Irmãs / Missão na Amazônia Missões Populares Fidei Donum / Institutos / Congregações Missionárias Missionários Leigos ARTICULAÇÃO Conselhos Missionários (COMINA / COMIRE / COMIDI / COMIPA) CIMI / PBE / CRB / OSIB ...

19 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 Pistas de ação 7 passos da animação missionária na comunidade

20 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 1 - Constituir um GAM Grupo de Animação Missionária Rezar / Discutir / Refletir / Planejar / Trabalhar / Avaliar 2 – Trabalhar com as Pastorais A DM está inserida na Pastoral Orgânica da Igreja Particular. 3 – Educar à Mundialidade “A missão é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo a todos os confins do mundo”. (DA, 145)

21 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 4 – Inserir-se no mundo dos Pobres “A Igreja é morada de povos irmãos e casa dos pobres”. DA 8 5 – Cooperar com a Missão Universal Três são as dimensões da cooperação missionária: ESPIRITUAL / ECONÔMICA / DOAÇÃO PESSOAL 6 – Favorecer o desenv. Da espiritualidade Missionária “O discípulo e missionário, movido pelo estímulo e ardor que provêm do Espírito, aprendem a expressá-lo no trabalho, no diálogo, no serviço e na missão cotidiana.” DA 284 7 – Articulação Articular-se com os organismos de Animação Missionária (COMIDI / COMIRE / COMINA / PNE)

22 Pontifícias obras missionárias
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação 24/5/2009 Pontifícias obras missionárias Obra da Propagação da Fé Obra da Infância e Adolescência Missionária Obra de São Pedro Apóstolo Pontifícia União Missionária

23 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 A igreja no brasil

24 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 Educar à Mundialidade DESAFIOS: Inserir a animação missionária na pastoral ordinária da Igreja local. gerar processos de formação missionária mais profundos.

25 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 Educar à Mundialidade “Devo anunciar a BOA NOVA também em outros lugares, pois foi para isso que eu vim”. (Mc. 1,38) INFORMAR SOBRE O MUNDO FORMAR CRISTÃOS PLANETÁRIOS

26 ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
24/5/2009 Educar à Mundialidade A Missão Universal A Missão Ad Gentes A Missão Além-Fronteiras A Missão Continental A Missão Intergentes

27 Inserir-se no Mundo dos Pobres
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação 24/5/2009 Inserir-se no Mundo dos Pobres Ponto central da inserção é o testemunho da pobreza de Cristo através de três fatores: Estar fisicamente no meio dos pobres Repartir com eles os bens Solidarizar-se e comprometer-se com eles e por eles.

28 ORAÇÃO DO BRASIL NA MISSÃO CONTINENTAL
Senhor, Deus da vida e do amor, enviastes o vosso Filho para nos libertar das forças da morte e conduzir-nos no caminho da esperança. Movei-nos pelo dom do vosso Espírito! Fazei-nos discípulos, comprometidos com o anúncio do Evangelho em nossa Pátria, em comunhão com a Missão Continental. Fazei-nos missionários, caminhando ao encontro de nossos irmãos e irmãs, acolhendo a todos, sobretudo os jovens, os afastados, os pobres, os excluídos. Virgem Mãe Aparecida, Intercedei junto ao vosso Filho, para que sejamos fiéis ao nosso compromisso de discípulos missionários . Amém!


Carregar ppt "ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google