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Percurso de Experimentação

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Apresentação em tema: "Percurso de Experimentação"— Transcrição da apresentação:

1 Percurso de Experimentação
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais Poéticas do Desenho Percurso de Experimentação André Luiz de Moraes Celso Souza Raísa Cavalcante

2 (Des)Construção e Acaso
Einsenstein: ‘as chaves da felicidade são um método de investigação na arte.’ Experimentar todas as chaves até que uma sirva para abrir, ou fechar, a porta. ‘É nesse momento de testagem que novas realidades são configuradas, excluindo outras. E assim, dá-se a metamorfose: o movimento criador. Tudo é mutável, mas nem sempre é mudado.’

3 MOVIMENTO CRIADOR ‘É interessante observar que, independentemente da forma que a experimentação toma, esse momento é sempre relacionado a trabalho, que significa, em última instância, criação. É a ação do artista sobre sua matéria que gera o andamento da obra, ou seja, o movimento criador.”

4 ‘A experimentação está portanto relacionada ao conceito de trabalho contínuo. Trabalho mental e físico agindo, permanentemente um sobre outro.’

5 Tempo de produção e maturação
Um esboço pode também assegurar uma futura experimentação mental, para Miró: “Se tenho uma ideia, esboço-a sobre qualquer coisa, em qualquer lugar. E, à medida que o tempo passa, essa ideia vai sendo trabalhada na minha mente e, um dia, vira uma tela. Coisas de mais de quarenta anos atrás me voltam; coisas que eu previra fazer e que amadureceram depois de quarenta anos.”(Miró)

6 Construir e Destruir Construir é destruir. “Acumulação e eliminação representam o processo pelo qual acabamos chegando ao que desejamos.” (Chaplin).

7 Descaminhos ‘Discutindo ainda a destruição necessária para a construção, há os percursos que não levam necessariamente a obras. Nesses casos determinadas opções revelam-se como descaminhos que não conduzem a concretização da obra. Estou me referindo às chamadas obras inacabadas.’

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9 Alberto Giacometti. Retrato de James Lord.

10 Bibliografia Salles, Cecília Almeida.1998
Gesto inacabado: processo de criação artística. 2ª edição. Cecília Almeida Salles. – São Paulo: FAPESP: Annablume, 2004.


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