A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo III Roteiro 7 Estudo e Prática da Mediunidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo III Roteiro 7 Estudo e Prática da Mediunidade"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo III Roteiro 7 Estudo e Prática da Mediunidade
Fundamentação Espírita: Mecanismos da Mediunidade Roteiro 7 Tipos incomuns da mediunidade (1)

2 E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeicao.
Paulo (Colossences, 3:14)

3 1. Conceito de ectoplasmia
A palavra ectoplasmia deriva de ectoplasma que, em biologia, refere-se à camada mais externa do protoplasma celular. O protoplasma é uma substancia coloidal, viscosa e espessa, ricas em elementos vitais, existente no interior da célula, excluído o núcleo. A palavra foi criada por Charles Richet ( ), conhecido como o “Pai da Metapsíquica”, ciência psíquica por ele fundada. Para o Espiritismo o ectoplasma assemelha-se a uma “[...] pasta flexível, à maneira de uma geléia viscosa e semilíquida [...]”. (10) Nas manifestações mediúnicas de efeitos físicos, em especial nas materializações espirituais, é expelida do corpo do médium, “[...] através de todos os poros e, com mais abundancia, pelos orifícios naturais, particularmente da boca, das narinas e dos ouvidos, com elevada percentagem a exteriorizar-se igualmente do tórax e das extremidades dos dedos”. A substancia possui cheiro peculiar e cor leitosa que, durante as materializações, escorre em movimentos reptilianos, ao longo do corpo do médium que o produz, acumulando-se na parte inferior do organismo físico, onde adquire um aspecto de grande massa protoplásmica, viva e tremulante.

4 Formado a partir do protoplasma celular, o ectoplasma possui densidade e características específicas, que o situa entre a matéria densa e a matéria perispiritual. Trata-se de uma substancia saturada do magnetismo humano, utilizada pelos Espíritos na produção de fenômenos mediúnicos específicos ou de ectoplasmia, categorizados pela Codificação como de efeito físicos, e de ocorrência incomum: curas magnético-espirituais; materializações e transportes de Espíritos ou de objetos; formação de ageneres; fotografia de Espíritos; levitação; transfiguração e poltergeist. São manifestações mediúnicas raras nos dias atuais, exceto as curas espirituais. Apresentamos, em seguida, as principais características de alguns desses fenômenos que não foram estudados no Programa I, módulos 1 e 3, deste Curso.

5 2. Curas Mediúnicas A Doutrina Espírita ensina que toda doença tem origem no Espírito porque a ação moral desequilibrada do indivíduo afeta o seu perispírito. Como o perispírito do encarnado está intimamente ligado ao seu corpo físico, o desajuste vibratório de um afeta o outro, produzindo, em conseqüência, as doenças.

6 A mediunidade curadora [
A mediunidade curadora [...] consiste, principalmente, no dom que possuem certas pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o concurso de qualquer medicação. [...] Evidentemente, o fluido magnético [ectoplásmico] desempenha ai importante papel; porém, quem examina cuidadosamente o fenômeno sem dificuldade reconhece que há mais alguma coisa. A magnetização ordinária é um verdadeiro tratamento seguido, regular e metódico [...]. Todos os magnetizadores são mais ou menos aptos a curar, desde que saibam conduzir-se convenientemente, ao passo que nos médiuns curadores a faculdade é espontânea e alguns até a possuem sem jamais terem ouvido falar de magnetismo. A intervenção de uma potencia oculta [Espíritos desencarnados] que é o que constitui a mediunidade[...] (5)

7 Allan Kardec esclarece que a “[
Allan Kardec esclarece que a “[...] cura se opera mediante a substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã. O poder curativo estará, pois, na razão direta da pureza da substancia inoculada; mas, depende também da energia da vontade que, quanto maior for, tanto mais abundante emissão fluídica provocará e tanto maior força de penetração dará ao fluido”. (2) Outro tipo de mediunidade de efeitos físicos, muito relacionado às curas, são as cirurgias espirituais, também denominadas cirurgias simpatéticas – assim chamadas por sua semelhança com a magia – e que envolvem grandes movimentações de fluídos ectoplásmicos. Tais não acontecem, em geral, nas casas espíritas e os médiuns deste tipo de fenômeno, nem sempre são espíritas.

8 O conhecido médium brasileiro José Arigó, por exemplo, realizava cirurgias espirituais utilizando facas ou canivetes, sem anestesia nem cuidados assépticos. A médium paulista Bernarda Torrúbio não utilizava instrumentos para realizar as cirurgias; após a prece costumeira, estendia as mãos sobre o doente sem tocá-lo, expelindo pelo vomito, em seguida, sangue e restos orgânicos dos tumores ou males que afetavam o doente. Esta mediunidade de cura está associada a outra: a de transporte. Ou seja, o Espírito desintegrava o tumor localizado no organismo do doente e o materializava no estomago da médium que, em seqüência, o expelia. O livro A Mediunidade Segundo o Espiritismo, de Carlos Bernardo Loureiro, editora Minêmio Túlio, possui informações complementares sobre o assunto.

9 A doação magnético-espiritual, usual nos trabalhos espíritas, pode curar um enfermo, caso não haja implicações cármicas impeditivas. Mesmo assim, produz significativo alívio ao doente, podendo, em conseqüência, abrandar a manifestação da enfermidade. As curas espíritas são obtidas pela aplicação do passe, pela fluidificação da água, pelo hábito saudável da oração, pelo enriquecimento da fé – obtida por meio de atitudes mentais positivas e mudanças de hábitos negativos. A transmissão fluídica pode ser feita diretamente à pessoa doente ou, a distancia, por meio dos efeitos plasmadores (ideopláticos) do pensamento e da vontade.

10 Há casas espíritas que realizam reuniões especiais de transmissão de fluídos, pelo passe, pela prece e pela intervenção espiritual indireta ou direta, como nos casos de cirurgias espirituais. Quando bem orientadas, tais reuniões proporcionam significativos benefícios. A natureza do trabalho exige maiores cuidados na preparação dos médiuns, no que diz respeito à alimentação, à ingestão de substancias tóxicas ou irritativas (álcool, tabaco, etc.) e à manutenção de equilíbrio moral e emocional. Registramos, porém, que a cura definitiva das doenças está relacionada aos processos de reajustes do Espírito perante a Lei de Deus.

11 3. Agêneres Agênere (literalmente, “o que não foi gerado”) é uma modalidade de aparição ou materialização tangível; estado temporário em que certos Espíritos se apresentam, muito similar ao da pessoa encarnada, ao ponto de produzir a ilusão completa [a de que ela está encarnada] (6) Allan Kardec explica assim o fenômeno dos agêneres:

12 O [...] perispírito, no seu estado normal, é invisível; mas, como é formado de substancia etérea, o Espírito, em certos casos, pode, por ato da sua vontade, fazê-lo passar por uma modificação molecular que o torna momentaneamente visível. É assim que se produzem as aparições [...]. Conforme o grau de condensação do fluído perispirítico, a aparição é às vezes vaga e vaporosa; doutras vezes, mais nitidamente definida; doutras, enfim, com todas as aparecias da matéria tangível. Pode, mesmo, chegar, até, à tangibilidade real, ao ponto de o observador se enganar com relação à natureza do ser que tem diante de si. (3)

13 4. Fotografia de Espíritos
A fotografia de Espíritos, animais, plantas ou cenas do plano espiritual, tem como base o princípio da ideoplastia ou das criações fluídicas, fenômenos pelo qual “[...] o pensamento pode materializar-se, criando formas que muitas vezes se revestem de longa duração, conforme a persistência da onda em que se expressam”. (8) Isto acontece porque os Espíritos atuam mentalmente sob os fluídos espirituais, de forma intencional, ou não, combinando-os, dispensando-os, formando conjuntos, imagens com movimento e colorido próprios. (1) “Idênticos fenômenos com a ideoplastia por base são comuns na fotografia transcendente, em seus vários tipos [...]”. (9)

14 O americano H. Mumler é, sem dúvida, o pioneiro no campo das fotografias transcendentais. Obteve, pela primeira vez, no ano de 1861, uma imagem humana junto a pessoas encarnadas que foram por ele fotografadas. O livro História do Espiritismo, de Arthur Conan Doyle, editora Pensamento, apresenta maiores informações sobre os médiuns-fotógrafos.

15 5. Levitação Levitação é o fenômeno pelo qual pessoas, animais ou coisas erguem-se do solo, elevando-se no ar, a pequenas ou consideráveis alturas, com eventuais deslocamentos, sem evidente causa física. Há casos em que a pessoa ou o objeto levitado vai até o teto ou paira sobre as copas das árvores ou sobre a crista dos monte. [...] Não só a literatura espírita, mas também a Bíblia e o próprio Hagiológico da Igreja Católica narram casos de médiuns, de profetas e de santos que se elevaram no ar, ou levitaram em ambientes fechados, templos e ao ar livre. (7) Hagiológico ou hagiográfico: estudo relativo à biografia dos santos da Igreja Católica

16 Kardec explica que quando alguém ou um objeto “[
Kardec explica que quando alguém ou um objeto “[...] é posto em movimento, levantado ou atirado para o ar, não é que o Espírito o tome, empurre ou suspenda, como o faríamos com a mão. O Espírito o satura, por assim dizer, do seu fluído, combinando-o com o do médium”. (4) Dessa forma, cria uma substancia (força ou energia) intermediária e própria para a realização dos fenômenos de levitação.

17 A levitação é também chamada de mediunidade de translação ou de suspensão. Sem sombras de dúvidas, um dos mais notáveis médiuns de levitação foi o escocês Daniel Douglas Home ( ), cognominado de “o homem flutuante”. Maiores informações sobre os efeitos deste excepcional médium do século dezenove são encontrados na Revista Espírita de 1858, mês de fevereiro, e na de 1863, mês de setembro, bem como no livro Allan Kardec, volume 2, de Francisco Thiesen e Zeus Wantuil, edição FEB

18 Os fenômenos mediúnicos, sobretudo os de efeitos físicos, chamam a atenção das pessoas. Médiuns menos esclarecidos transformam-nos em espetáculos públicos, em peças teatrais. Entretanto, cada “[...] médium é mobilizado na obra do bem, conforme as possibilidades de que dispõe. Esse orienta, outro esclarece; esse fala, outro escreve; esse ora, outro alivia”. (11)

19 Refletindo a respeito, lembramos a orientação de Paulo aos colossenses, inserida no inicio deste Roteiro, que fala da necessidade de nos revestirmos da “caridade, que é o vínculo da perfeição”. Esta é a palavra-chave, independentemente da mediunidade que possuímos.

20 Todo discípulo do Evangelho precisará coragem para atacar os serviços da redenção de si mesmo. Nenhum dispensará as armaduras da fé, a fim de marchar com desassombro sob tempestades. O caminho de resgate e elevação permanece cheio de espinhos. O trabalho constituir-se-á de lutas, de sofrimentos, de sacrifícios, de suor, de testemunhos. Toda a preparação é necessária, no capítulo da resistência; entretanto, sobre tudo isto é indispensável revestir-se nossa alma de caridade, que é amor sublime. A nobreza de caráter, a confiança, a benevolência, a fé, a ciência, a penetração, os dons e as possibilidades são fios preciosos, mas o amor é o tear divino que os entrelaçará, tecendo a túnica da perfeição espiritual. A disciplina e a educação, a escola e a cultura, o esforço e a obra, são flores e frutos da árvore da vida, todavia, o amor é a raiz eterna

21

22

23 Prática III Atividade 7 Estudo e Prática da Mediunidade
Condições de apoio ao Médium Atividade 7 Tipos incomuns da mediunidade

24 KARDEC, Allan. A Gênese, cap 14, item 14
________, O Livro dos Médiuns, Segunda parte, Cap 4 ________, Cap 14, item 175 ________, Cap 32, item Agenere NÁUFEL, José, Do abc ao infinito, Cap 16 XAVIER, Francisco C e VIEIRA, Waldo, Mecanismos da mediunidade, Cap 19 ________, Item: Em outros fenômenos XAVIER, Francisco C. Nos domínios da mediunidade. Cap 28 ________, Seara dos médiuns, Item: Faculdades mediúnicas ________, Vinha de luz. Cap 5


Carregar ppt "Módulo III Roteiro 7 Estudo e Prática da Mediunidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google