A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Fundamental, 6° Ano Formas de tratamento

2 Observem a imagem. LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Formas de Tratamento Observem a imagem. Imagem: Rembrandt (1606–1669) / Royal Picture Gallery Mauritshuis /Public domain. 

3 VAMOS REFLETIR UM POUCO!
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento VAMOS REFLETIR UM POUCO! Se analisarmos com bastante cuidado, podemos notar um processo de comunicação entre os personagens dos quadros apresentados no slide anterior. Na tela que representa o apaixonado e turbulento amor entre Tristão e Isolda, percebe-se que, se fôssemos representar a fala dos personagens, deveria ser algo adequado à vestimenta e à delicadeza dos enamorados, pois estão em uma situação de informalidade e carinho. Por outro lado, ao olharmos o quadro de Rembrandt, notamos uma alta formalidade, porque ele retrata uma situação tensa e com pessoas de pouca ou nenhuma amizade, além do mais, há um corpo sendo estudado cientificamente.

4 O QUE KOTTER DIZ SOBRE A COMUNICAÇÃO?
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento O QUE KOTTER DIZ SOBRE A COMUNICAÇÃO? É “um processo que consiste em um emissor transmitindo uma mensagem, através de um meio, para um receptor que reage. Faltando qualquer um dos elementos (emissor, mensagem, receptor), a comunicação não acontece.” .” (Kotter ,1977)

5 LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Formas de Tratamento A linguagem coloquial, informal ou popular é aquela utilizada no cotidiano, em contextos nos quais não se exige a observância total da gramática, de modo que há mais fluidez na comunicação feita através de diálogos. Na linguagem informal, é comum o uso de gírias e palavras infanto-juvenis, além de livros de muitos diálogos. A linguagem formal ou culta é aquela que carrega consigo a rigidez das normas gramaticais. É utilizada principalmente em textos e profissões que a exigem, como o advogado ou o juiz no exercício de sua profissão, por exemplo.

6 LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Formas de Tratamento AUTOAPRESENTAÇÃO Inúmeras são as situações em que devemos nos expor ou apresentar os nossos saberes, perante os outros. Vamos, então, aprender a nos apresentar usando a norma culta. Para tanto, precisamos adquirir determinados conhecimentos linguísticos e culturais sobre o uso de nosso idioma.

7 Madrugada: da 0h às 6h Manhã: das 6h às 12h Tarde: das 12h às 18h
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento Ao encontrarmos uma pessoa conhecida, devemos cumprimentá-la, em diversas ocasiões e de variadas formas. Ao acordarmos, costumamos desejar “Bom-dia”, ou quando encontramos uma pessoa conhecida até as 12 horas. À tarde, costumamos dizer “Boa-tarde”, e à noite, “Boa-noite”. As divisas temporais do dia são: Madrugada: da 0h às 6h Manhã: das 6h às 12h Tarde: das 12h às 18h Noite: das 18h à 0h

8 Breve história acerca dos pronomes de tratamento
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento Breve história acerca dos pronomes de tratamento O uso de pronomes e locuções pronominais de tratamento tem larga tradição na Língua Portuguesa. De acordo com Said Ali, após ser incorporado ao Português, o pronomes latino vos, “como tratamento direto das pessoas a quem se dirigia a palavra”, passou a ser empregado como expediente linguístico de distinção e de respeito no tratamento de pessoas de hierarquia superior. “Outro modo de tratamento indireto consistiu em fingir que se dirigia a palavra a um atributo ou qualidade eminente da pessoa de categoria superior, e não a ela própria. Assim, aproximavam-se os vassalos de seu rei com o tratamento de vossa mercê, vossa senhoria (...);

9 LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Formas de Tratamento Dessa forma, usou-se o tratamento ducal de vossa excelência e adotaram-se, na hierarquia eclesiástica, vossa reverência, vossa paternidade, vossa eminência, vossa santidade.” A partir do final do século XVI, esse modo de tratamento indireto já estava em voga também para os ocupantes de certos cargos públicos. Vossa mercê evoluiu para vosmecê, e depois para o coloquial você. E o pronome vós, com o tempo, caiu em desuso. É dessa tradição que provém o atual emprego de pronomes de tratamento indireto como forma de nos dirigirmos às autoridades civis, militares e eclesiásticas. (SAID ALI, Manoel. Gramática secundária histórica da língua portuguesa . 3. ed. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, p )

10 Emprego dos pronomes de tratamento
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento Emprego dos pronomes de tratamento O emprego dos pronomes de tratamento obedece à secular tradição. Vossa Excelência é de uso consagrado, para as seguintes autoridades: do Poder Executivo Presidente da República; Vice-Presidente da República; Ministros de Estado; Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal; Oficiais-Generais das Forças Armadas; Embaixadores; Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial; Secretários de Estado dos Governos Estaduais; Prefeitos.

11 b) do Poder Legislativo
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento b) do Poder Legislativo  Deputados Federais e Senadores; Ministros do Tribunal de Contas da União; Deputados Estaduais e Distritais; Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais; Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais.

12 c) do Poder Judiciário Ministros dos Tribunais Superiores;
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento c) do Poder Judiciário Ministros dos Tribunais Superiores; Membros de Tribunais ; Juízes; Auditores da Justiça Militar.

13 LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Formas de Tratamento CUIDADO! As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Senador; Senhor Juiz; Senhor Ministro; Senhor Governador.

14 LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Formas de Tratamento ATENÇÃO! O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República; Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional; Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

15 LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Formas de Tratamento CURIOSIDADE!   No envelope, o endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades tratadas por Vossa Excelência terá a seguinte forma: A Sua Excelência o Senhor Fulano de Tal Ministro de Estado da Justiça – Brasília. DF Senador Fulano de Tal Senado Federal – Brasília. DF

16 No envelope, deve constar do endereçamento:
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD) às autoridades indicadas nos slides anteriores. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação. Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado é: Senhor Fulano de Tal, (...) No envelope, deve constar do endereçamento: Ao Senhor Fulano de Tal Rua ABC, no 123 – Curitiba. PR Como se depreende do exemplo acima, fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.

17 LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Formas de Tratamento ATENÇÃO! A palavra doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico, portanto evite usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau, por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutores os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações.

18 LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Formas de Tratamento Os pronomes de tratamento para religiosos, de acordo com a hierarquia eclesiástica, são: Vossa Santidade, em comunicações dirigidas ao Papa. O vocativo correspondente é Santíssimo Padre. Vossa Eminência ou Vossa Eminência Reverendíssima, em comunicações aos cardeais. Corresponde-lhe o vocativo: Eminentíssimo Senhor Cardeal, ou Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cardeal. Vossa Excelência Reverendíssima é usado em comunicações dirigidas a arcebispos e bispos; Vossa Reverendíssima ou Vossa Senhoria Reverendíssima para monsenhores, cônegos e superiores religiosos. Vossa Reverência é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos.

19 PRONOMES DE TRATAMENTO
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento PRONOMES DE TRATAMENTO AUTORIDADES CIVIS PRONOME DE TRATAMENTO ABREVIATURA USADO PARA Vossa Excelência V. Ex.ª Presidente da República, Senadores, Ministros, Governadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Embaixadores, Vereadores, Cônsules, Chefes das Casas Civis e Casas Militares. Vossa Magnificência V.M. Reitores de Universidade. Vossa Senhoria V.S.ª Diretores de Autarquias Federais, Estaduais e Municipais.

20 AUTORIDADES JUDICIÁRIAS AUTORIDADES MILITARES
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento AUTORIDADES JUDICIÁRIAS Pronome de tratamento Abreviatura Usado para Vossa Excelência V.Ex.ª Desembargador da Justiça, Curador, Promotor. Meritíssimo Juiz M. Juiz Juízes de Direito. AUTORIDADES MILITARES Pronome de tratamento Abreviatura Usado para Vossa Excelência V.Ex.ª Oficiais Generais (até Coronéis). Vossa Senhoria V. S.ª Outras patentes militares.

21 AUTORIDADES ECLESIÁSTICAS
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento AUTORIDADES ECLESIÁSTICAS Pronome de tratamento Abreviatura Usado para Vossa Santidade V. S. Papa Vossa Eminência Reverendíssima V.Em.ª Revm.ª Cardeais, arcebispo e bispo. Vossa Reverendíssima V. Revm.ª Abades, superiores de conventos, outras autoridades eclesiásticas e sacerdotes em geral.

22 AUTORIDADES MONÁRQUICAS
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento AUTORIDADES MONÁRQUICAS Pronome de Tratamento Abreviatura Usado para Vossa Majestade V.M. Reis e Imperadores Vossa Alteza V. A. Príncipes OUTROS TÍTULOS Pronome de tratamento Abreviatura Usado para Vossa Senhoria V.S.ª Dom Doutor Dr. Comendador Com. Professor Prof. Professora Profª.

23 LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Formas de Tratamento 1. As formas de tratamento usadas para cardeais e príncipes são, respectivamente, a. alteza e excelência. b. majestade e eminência. c. eminência e alteza. d. senhoria e excelência. e. santidade e senhoria. VAMOS PRATICAR! 2. Assinale a alternativa cuja palavra destacada é pronome de tratamento. a. Oficialmente não é lugar onde se more. b. A ponte é de todos. c. Vossa Senhoria não come carne? d. Vinha trazer-lhe carne. e. Esta carne não está boa.

24 c. Sua Excelência, o chefe da seção, autorizou minha liberação.
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento 3. Assinale a alternativa que apresenta o emprego correto do pronome de tratamento. a. Senhor Ministro, apresento a Vossa Senhoria a relação dos aprovados. b. Ilustríssimo Senhor Diretor, solicitamos a Vossa Excelência o empréstimo de microfones. c. Sua Excelência, o chefe da seção, autorizou minha liberação. d. Sua Alteza, a rainha da Inglaterra, compareceu à cerimônia. e. Senhor Coordenador, é do conhecimento de Vossa Senhoria a reivindicação do pessoal.

25 LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Formas de Tratamento 4. Na frase “S.S. visitou vários países”, o pronome de tratamento refere-se : a. a um sacerdote. b. a um rei. c. a um príncipe. d. ao papa. e. a um governante.

26 e. Secretários de Estado.
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento 5. Entre as autoridades abaixo citadas, aquela para a qual NÃO deve ser empregado o tratamento de Vossa Excelência é: a. Oficiais Generais. b. Ministros de Estado. c. Embaixadores. d. Cardeais. e. Secretários de Estado.

27 1 – Vossa Senhoria ( ) Governador 2 – Vossa Excelência ( ) Reitor
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento 6. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, adequando o pronome de tratamento à pessoa. 1 – Vossa Senhoria ( ) Governador 2 – Vossa Excelência ( ) Reitor 3 – Vossa Alteza ( ) Cardeal 4 – Vossa Majestade ( ) Coronel 5 – Vossa Reverendíssima ( ) Rei 6 – Vossa Magnificência ( ) Príncipe 7 – Vossa Eminência ( ) Bispo

28 a. Senador – Vossa Eminência. b. Juiz – Vossa Magnificência
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento 7. Abaixo, acham-se relacionados cargos de autoridades associados à forma de tratamento, que devem ser usados em correspondência que lhes seja dirigida. Indique a única opção em que essa relação está feita de modo correto. a. Senador – Vossa Eminência. b. Juiz – Vossa Magnificência c. Prefeito – Vossa Senhoria. d. Ministro – Vossa Excelência. e. Vereador – Vossa Senhoria.

29 b. Vossa Reverendíssima. c. Vossa Eminência. d. Vossa Excelência.
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento 8. Qual o pronome de tratamento adequado para se dirigir ao Senhor Subsecretário? a. Vossa Senhoria. b. Vossa Reverendíssima. c. Vossa Eminência. d. Vossa Excelência. e. Vossa Magnificência.

30 a. Papa – Vossa Santidade b. Coronel – Vossa Excelência.
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento 9. Marque a alternativa correta quanto ao emprego do pronome de tratamento. a. Papa – Vossa Santidade b. Coronel – Vossa Excelência. c. Ministro – Vossa Senhoria. d. Senador – Vossa Magnificência. e. Governador – Vossa Senhoria. 

31 Respostas: 1. C 2. C 3. E 4. D 5. D 6. (2671435) 7. D 8. D 9. A 10. E
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento Respostas: 1. C 2. C 3. E 4. D 5. D 6. ( ) 7. D 8. D 9. A 10. E

32 Referências Bibliográficas:
LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Formas de Tratamento Referências Bibliográficas: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 36º ed., São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1997. SARMENTO, Leila Luar; TUFANO, DOUGLAS. Componente curricular: Português. Literatura. Gramática. Produção de texto. Volume único. 1° edição. São Paulo: Moderna, 2004.

33 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 Rembrandt (1606–1669) / Royal Picture Gallery Mauritshuis /Public domain 06/09/2012


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google