A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Thalyta C. A. Teixeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Thalyta C. A. Teixeira"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Thalyta C. A. Teixeira
Velhice Profa. Dra. Thalyta C. A. Teixeira

2 Definição Países desenvolvidos = idosos tem idade igual ou superior à 65 anos Países em desenvolvimento = idosos tem idade igual ou superior à 60 anos

3 Envelhecimento ativo É o processo de otimização das oportunidades de saúde, oportunidades de saúde, participação e segurança, de forma a promover qualidade de vida à medida que se envelhece.

4 Características do início da vida adulta tardia
Auge da capacidade física passou; Vem o declínio; Surgem as rugas; Cansaço geral; Perda de elasticidade; Cabelo embranquece e começa a cair; Perda do vigor e do tônus muscular.

5 Reflexão sobre o que foi e o que é agora;
São mudanças que trazem sentimentos de inferioridade perante as pessoas mais jovens e estas passam a considerar a vida adulta tardia como pessoas de certa idade.

6 Eterna juventude Muitos negam o transcurso dos anos e vestem-se de acordo com a moda jovem; Recorrem à cosmética; Cirurgia plástica.

7

8 Desenvolvimento emocional
Sensações – sentimentos e características como suas Consciência de si mesmo Autoidentidade Não separa o real do imaginário Não separa o interior do exterior Descoberta de seus atributos como pessoa

9 Comportamento Atitude de hostilidade e ressentimento perante os jovens, com justificativas dos valores morais, encobrindo na verdade a inveja que sente deles.

10 Personalidade Solidificação dos traços da personalidade de forma positiva ou negativa; Difícil aceitação para mudanças em si próprio; Medo da velhice solitária, e menos obrigações; Síndrome do ninho vazio; O casal tende à fixar novas metas.

11 Com a ampliação da vida espiritual as pessoas compensarão as perdas progressivas nos campos físicos e psíquicos; Passagem caracterizada como passagem do vital para o espiritual; Atividades consagradas a valores espirituais, como arte, a consciência ou o cuidado do outro;

12 Libertação da busca e da conquista, como a dos bens materiais e a do status, desacelera-se a louca corrida por ascensão e o ego preenche-se com o que está próximo, no presente, sem urgência.

13 Teoria de Erikson Máscara social: Disfarce que adotam para serem queridos e aceitos; Ego e desespero: ego pode atingir a integridade e quando fracassa em sua tentativa cai em desespero.

14 A confiança implica a segurança quanto a integridade do outro;
Quem tem integridade está sempre pronto para defender a dignidade de seu próprio estilo de vida;

15 Exige um amor ao ego que supera o narcisismo, como uma experiência que transmite um sentido espiritual e transcendente.

16 Medo da morte; Verifica-se uma expressão do medo pelo tempo que se torna curto; Tenta-se abrir novos caminhos; A morte é terminante, é o ultimo instante da sequência de tempo vivido; onde se termina todos os sentidos da vida escolhida.

17 Questão da aula Assinale a alternativa que corresponde as características da vida adulta tardia. Auge da capacidade física passou; Afirmação de si mesmo por meio de casamento; Realização profissional; Obtenção de uma posição social; I e II. II e III. III e IV. Somente a II. Somente a I.

18 Resposta Alternativa correta “e”.


Carregar ppt "Profa. Dra. Thalyta C. A. Teixeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google