A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANUTENÇÃO DE UM RELACIONAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANUTENÇÃO DE UM RELACIONAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 MANUTENÇÃO DE UM RELACIONAMENTO
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos

2 Manutenção de um relacionamento
Indícios para a manutenção de um relacionamento (Rogers e Bystronski): Decisão? Compromisso? Comunicação: Dissolução de papéis: Personalidades separadas: Modelo de dependência (necessidades)

3 1) Decisão? Compromisso? “Comprometo-me em trabalhar (esforço, dedicação, investimento) pelo processo (dinâmico, fluente) de nosso relacionamento (mútuo: eu – tu;  nós)”. Compromisso exterior (padre, sociedade) tem pouco valor; Estabilidade da relação; depende da análise dos fatores pró e contra a relação: Fatores Pró relação: Ex: amor pelo par, status da relação, atividades em comum, custo pelo abandono da relação; Fatores Contra relação: custos psicológicos (estresse, violência), relacionamentos alternativos.

4 1) Decisão? Compromisso? Para aumentar o comprometimento:
Melhorar prós > contras; Aumentar custos da separação; Atentar para os investimentos irrecuperáveis; Mudança de postura: lealdade, ações concretas, etc. Associação com o autoconceito: a relação me define; Diminuir a atração de relacionamentos alternativos.

5 2) Comunicação: Há em toda relação (verbal e não-verbal);
Significativa: auto-revelação (aspectos + e -): Partilhar sinceramente: pensamentos e sentimentos; Tom pessoal: 1a. pessoa: de mim para ti; Aqui-agora: no presente, sem remoer o passado. Sem acusações: sem buscar culpados.

6 2) Comunicação: Base: Falar a verdade; Motivos sinceros;
Intencionalidade: não lapsos; Novidade: não repetição; Caráter privado: intimidade Estímulo para o outro também se revelar. Risco: revelar algo que pode: Desenvolver a relação (+) ou Expor algo negativo de si (-).

7 3) Dissolução de papéis:
Expectativas quanto ao relacionamento: Da família, dos amigos, da religião, da sociedade; Pode-se até decidir-se por eles, mas como fruto de um amadurecimento pessoal (reflexão). Não seguir cegamente estes papéis, mas viver de acordo com suas próprias escolhas, feitas a partir de reflexões sinceras.

8 4) Personalidades separadas:
Quanto mais nos diferenciamos, mais afirmamos a nossa personalidade, e daí mais estamos aptos para vivermos uma relação plenamente. Manter a individualidade: eu - tu;  nós (confluência); Descobrimento de si mesmo: pensamentos e sentimentos; Aceitação do eu (pontos + e -): sem se envergonhar disso; Deixar cair as máscaras (persona = eu público): não querer parecer quem não é; Experimentar valores: permitir-se descobrir o significado das nossas experiências; Crescimento para ambos: os 2 têm que estar crescendo com a relação.

9 Modelo de dependência (necessidades)


Carregar ppt "MANUTENÇÃO DE UM RELACIONAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google