A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANUTENÇÃO DE UM RELACIONAMENTO Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANUTENÇÃO DE UM RELACIONAMENTO Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 MANUTENÇÃO DE UM RELACIONAMENTO Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos

2 Manutenção de um relacionamento Indícios para a manutenção de um relacionamento (Rogers e Bystronski):Indícios para a manutenção de um relacionamento (Rogers e Bystronski): 1.Decisão? Compromisso? 2.Comunicação: 3.Dissolução de papéis: 4.Personalidades separadas: Modelo de dependência (necessidades)Modelo de dependência (necessidades)

3 1) Decisão? Compromisso? Comprometo-me em trabalhar (esforço, dedicação, investimento) pelo processo (dinâmico, fluente) de nosso relacionamento (mútuo: eu – tu; nós). Comprometo-me em trabalhar (esforço, dedicação, investimento) pelo processo (dinâmico, fluente) de nosso relacionamento (mútuo: eu – tu; nós). Compromisso exterior (padre, sociedade) tem pouco valor;Compromisso exterior (padre, sociedade) tem pouco valor; Estabilidade da relação; depende da análise dos fatores pró e contra a relação:Estabilidade da relação; depende da análise dos fatores pró e contra a relação: –Fatores Pró relação: Ex: amor pelo par, status da relação, atividades em comum, custo pelo abandono da relação; –Fatores Contra relação: custos psicológicos (estresse, violência), relacionamentos alternativos.

4 1) Decisão? Compromisso? Para aumentar o comprometimento:Para aumentar o comprometimento: –Melhorar prós > contras; –Aumentar custos da separação; –Atentar para os investimentos irrecuperáveis; –Mudança de postura: lealdade, ações concretas, etc. –Associação com o autoconceito: a relação me define; –Diminuir a atração de relacionamentos alternativos.

5 2) Comunicação: Há em toda relação (verbal e não-verbal);Há em toda relação (verbal e não-verbal); Significativa: auto-revelação (aspectos + e -):Significativa: auto-revelação (aspectos + e -): –Partilhar sinceramente: pensamentos e sentimentos; –Tom pessoal: 1 a. pessoa: de mim para ti; –Aqui-agora: no presente, sem remoer o passado. –Sem acusações: sem buscar culpados.

6 2) Comunicação: Base:Base: –Falar a verdade; –Motivos sinceros; –Intencionalidade: não lapsos; –Novidade: não repetição; –Caráter privado: intimidade –Estímulo para o outro também se revelar. –Risco: revelar algo que pode: Desenvolver a relação (+) ouDesenvolver a relação (+) ou Expor algo negativo de si (-).Expor algo negativo de si (-).

7 3) Dissolução de papéis: Expectativas quanto ao relacionamento:Expectativas quanto ao relacionamento: –Da família, dos amigos, da religião, da sociedade; Pode-se até decidir-se por eles, mas como fruto de um amadurecimento pessoal (reflexão).Pode-se até decidir-se por eles, mas como fruto de um amadurecimento pessoal (reflexão). Não seguir cegamente estes papéis, mas viver de acordo com suas próprias escolhas, feitas a partir de reflexões sinceras.Não seguir cegamente estes papéis, mas viver de acordo com suas próprias escolhas, feitas a partir de reflexões sinceras.

8 4) Personalidades separadas: Quanto mais nos diferenciamos, mais afirmamos a nossa personalidade, e daí mais estamos aptos para vivermos uma relação plenamente.Quanto mais nos diferenciamos, mais afirmamos a nossa personalidade, e daí mais estamos aptos para vivermos uma relação plenamente. Manter a individualidade: eu - tu; nós (confluência);Manter a individualidade: eu - tu; nós (confluência); Descobrimento de si mesmo: pensamentos e sentimentos;Descobrimento de si mesmo: pensamentos e sentimentos; Aceitação do eu (pontos + e -): sem se envergonhar disso;Aceitação do eu (pontos + e -): sem se envergonhar disso; Deixar cair as máscaras (persona = eu público): não querer parecer quem não é;Deixar cair as máscaras (persona = eu público): não querer parecer quem não é; Experimentar valores: permitir-se descobrir o significado das nossas experiências;Experimentar valores: permitir-se descobrir o significado das nossas experiências; Crescimento para ambos: os 2 têm que estar crescendo com a relação.Crescimento para ambos: os 2 têm que estar crescendo com a relação.

9 Modelo de dependência (necessidades) NECESSIDADES Intimidade, sexo, companheirismo, envolvimentos intelectual e emocional RELACIONAMENTO ATUAL ATUAL O nível em que cada uma dessas necessidades é importante no relacionamento com o par atual é importante no relacionamento com o par atual SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES O quanto cada uma das necessidades é satisfeita no relacionamento atual RELACIONAMENTOALATERNATIVO Para cada necessidade, há alguém além do par, c/ quem você tem um relacionamento importante quem você tem um relacionamento importante SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES O quanto cada uma das necessidades é satisfeita pelo relacionamento alternativo


Carregar ppt "MANUTENÇÃO DE UM RELACIONAMENTO Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google