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VALORES DA CONVIVÊNCIA NA VIDA PÚBLICA E PRIVADA A COMUNICAÇÃO NA ÉTICA DA VINCULAÇÃO 23 e 24 de junho.

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1 VALORES DA CONVIVÊNCIA NA VIDA PÚBLICA E PRIVADA A COMUNICAÇÃO NA ÉTICA DA VINCULAÇÃO 23 e 24 de junho

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4 Através da comunicação nos posicionamos perante o mundo. Algo do que vive em nós, do que é essencial para nossa vida se expressa.

5 O modelo CNV torna claro e observável a maneira como nós seres humanos interagimos. A CNV fortalece a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas.

6 A CNV num primeiro momento nos ajudará a reconhecer de que lugarestamos falando, e faz isso através dos quatro passos.

7 Comunicação não-violenta. Modelo:.Observação.Sentimento.Necessidade. Pedido

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9 A paz entre duas ou mais pessoas é construída quando as necessidades de todos os envolvidos podem ser contempladas e atendidas. A paz é uma escolha diária.

10 Em momentos de crise precisamos manter o foco em sentimentos e necessidades. Nosso foco é atender necessidades, ouvir sentimentos, desse modo nos conectamos com o que está vivo, agora em cada um de nós.

11 O foco central da CNV é: reconhecer necessidades e nos capacitarmos a atendê-las.

12 Violência é a expressão trágica de uma necessidade não atendida. Marshall Rosenberg

13 Necessidade Necessidade é universal, pertence a toda a humanidade. Aqui não existe conflito. Estratégia é individual.O conflito pode nascer aqui. Para atender a uma necessidade existem infinitas estratégias.

14 Se soubermos compreender antes de condenar, estaremos no caminho da humanização das relações humanas. A compreensão não desculpa nem acusa: pede que se evite a condenação decisiva, como se nós mesmos nunca tivéssemos conhecido a fraqueza nem cometido erros. Edgar Morin

15 O que eu quero em minha vida é compaixão, um fluxo entre mim mesmo e os outros com base na entrega mútua, do fundo do coração. Marshall Rosenberg

16 Cada passo do modelo CNV potencializa e amplia a qualidade dos vinculos humanos que estão sendo construídos através da interrelação. Através do Modelo CNV é possível melhor perceber e cuidar do conteúdo e significado das palavras que constroem a fala. O instrumento linguístico passa a servir a vida de maneira menos individualizada.

17 1.OBSERVAÇÃO.Metáfora:filmadora..É um fenômeno observável..É específica de cada momento e contexto..É um estímulo e não a causa..Permanece aberta a mais dados..Diferente de avaliação, julgamento..

18 2.SENTIMENTO.Sentimentos : eu me sinto....Pensamentos: eu sinto que....Sentimentos informam, pensamentos interpretam..O sentimento é mensageiro, é sinalizador de necessidades.

19 3. Necessidade.Necessidade é universal, estratégia é individual..No âmbito da necessidade o conflito inexiste..Identificar necessidades significa tomar posse, reconhecer nossa humanidade..A necessidade nos motiva a agir.

20 4.PEDIDO.O pedido é diferente de exigência.. Objetivo: tornar a vida mais maravilhosa..O pedido é uma solicitação no presente..Pedir no modo positivo..Um pedido deve oferecer a quem ouve uma imagem clara..O não é um fraco sim.

21 Quando desenvolvemos nossa auto- consciência conseguimos intervir em nossa mente estratégica, ou seja, podemos explorar, ampliar as possibilidades de atender as nossas necessidades.


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