A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRIMEIRA EXPERIÊNCIA SOCIALISTA DA HISTÓRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRIMEIRA EXPERIÊNCIA SOCIALISTA DA HISTÓRIA"— Transcrição da apresentação:

1 PRIMEIRA EXPERIÊNCIA SOCIALISTA DA HISTÓRIA
A Revolução Russa PRIMEIRA EXPERIÊNCIA SOCIALISTA DA HISTÓRIA 1917

2 No início do século XX a Rússia era um dos países mais pobres do mundo.
Os ricos eram donos de quase todas as terras. A população era agrária e analfabeta (90%). As poucas indústrias eram estrangeiras. Frágil burguesia.

3 O povo A nobreza

4 Não existia parlamento nem constituição.
Vários povos faziam parte do Império Russo (lituanos, estônios, ucranianos, etc.) A Rússia era chamada de “prisão dos povos”, devido à opressão aos outros povos. A repressão àqueles que criticassem o governo era severa. A censura era rígida.

5 Pôster de 1918. Os opressores: o Czar, o homem rico, o padre ortodoxo.

6 No começo o Tzar Nicolau II era venerado por uma parte da população, que o chamava de “paizinho”. Depois, recebeu um novo apelido: o Sanguinário.

7 O principal partido era o Social-Democrata (PSD), que divulgava as idéias socialistas e organizava a luta contra a repressão tzarista. O PSD dividia-se em Bolcheviques e Mencheviques. Bolcheviques - Defendiam um comando centralizado e militantes ultradisciplinados. Mencheviques- Defendiam autonomia para os militantes.

8 Guerra entre Rússia e Japão por áreas banhadas pelo Pacífico.
Com a guerra, a miséria do povo aumentou. O povo fez passeata pacífica pedindo ajuda ao “paizinho”, que reagiu com violência. Indignado, o povo se revoltou em todo país. O Tzar consegue sufocar as revoltas. Lênin chama a revolta de “Ensaio Geral”.

9 Domingo Sangrento. Cossacos atiram em manifestantes.

10 A entrada da Rússia na PGM foi trágica (mais de 1 milhão de soldados mortos).
O país passa por grave crise econômica. Burgueses e nobres continuavam no luxo. A burguesia estoca alimentos para vender mais caro, enquanto o povo passa fome. O povo protesta e pede “paz, pão e terra”. Soldados se unem ao povo e o tzar é preso. A Rússia se torna uma república.

11 Soldados russos se rendem aos alemães na Primeira Guerra.

12 Kerenski assume o governo provisório.
Essa revolução foi democrática (o povo participou) e burguesa (não condenou o capitalismo nem seus partidos). Os mencheviques apoiavam Kerenski, pois achavam que a Rússia deveria primeiro se industrializar para depois se tornar um país socialista.

13

14 O povo estava decepcionado: não tinham conseguido “paz, pão e terra”.
Com a revolução de março surgiram os sovietes (Assembléia do Povo). Os bolcheviques achavam que os sovietes poderiam derrubar o governo provisório. Os soldados se uniram ao povo revoltado e derrubaram o governo provisório. Nascia o primeiro governo socialista da História.

15 As primeiras medidas do governo bolchevique foram “paz, pão e terra”.
Camponeses e operários estavam armados e formaram o Exército Vermelho. Os nobres e burgueses não tiveram escolha, fugiram do país. Os sovietes governavam o país.

16 A revolução assustou a burguesia de outros países
A revolução assustou a burguesia de outros países. Por isso eles se uniram, montaram um exército e invadiram a Rússia. Alguns russos também não aceitaram a revolução (os ricos e a classe média). Por isso organizaram o “exército branco”. Teve início então um guerra civil (brancos contra vermelhos).

17 Cartaz do governo bolchevique (1920) convocando os trabalhadores para se juntarem ao Exército Vermelho, que combatia os contra-revolucionários brancos, por sua vez apoiados pela intervenção estrangeira.

18 Esse período ficou conhecido por “Comunismo de Guerra”.
Os bolcheviques fecharam outros partidos. Fábricas, bancos e comércios foram estatizados. A contra-revolução foi derrotada. Para isolar a Rússia foi criado o “Cordão Sanitário”

19 O objetivo da NEP era recuperar a economia.
Foi autorizado o funcionamento de pequenas empresas privadas. O plano deu certo, em 1927 a economia apresentava sinais de recuperação.

20 Lênin criticou a perda de poder dos sovietes e o aumento do poder dos membros do PC.
Com sua morte Stálin e Trótski disputaram o poder. Trótski achava que o socialismo deveria de espalhar por outros países urgentemente. Stálin achava que o socialismo deveria, primeiro, se fortalecer na Rússia.

21 Joseph Stálin Leon Trótski

22 Stálin vence Trótski e governa a o país como um ditador.
Ao contrário do que Lênin queria, os sovietes perderam totalmente o poder. O PC tomava todas as decisões. As eleições eram uma farsa. A censura e as perseguições eram implacáveis.

23 A economia passou a ser rigidamente planejada pelo Estado.
Foram criados os Planos Qüinqüenais. Prioridade total indústria de base e infra-estrutura. Descaso a indústria de bens de consumo. No capitalismo existe vitrine e mendigo, no socialismo não existe mendigo nem vitrine.

24

25 No capitalismo funciona a economia de mercado, é ele quem decide o que será produzido, pois o objetivo é o lucro. O empresário obedece as forças do mercado que são incontroláveis. No socialismo a economia seria planificada, não existiria lucro, pois o objetivo é o bem-estar social.

26 As empresas são coletivas, portanto, pertence ao povo, que decide o que será produzido.
Na URSS, quem decidia o que seria produzido eram os técnicos burocratas e não o povo, isso tornava a administração confusa e lenta. O povo não participava de nada.

27 A KGB era terrível, mandava os “inimigos do governo” para os gulags na Sibéria.
Muitos líderes bolcheviques foram expurgados do partido pelos Processos de Moscou. Na URSS a obediência a Stálin era geral. O stalinismo não era anti-socialista, era anti-democrático.

28 A jovem operária cumprimenta Stálin
A jovem operária cumprimenta Stálin. A arte soviética tinha se limitado a isso: adular o “guia genial dos povos”.

29 O povo adorava Stálin, pois sua vida melhorou muito.
Havia um forte aparato de propaganda e de censura. Havia o culto à personalidade.

30

31 PÔSTERES RUSSOS

32 O vermelho é a cor da luta dos trabalhadores
O vermelho é a cor da luta dos trabalhadores. A foice e o martelo simbolizam a união entre os camponeses e operários. A estrela representa o internacionalismo proletário, ou seja, a idéia de que os trabalhadores do mundo inteiro deveriam se unir para destruir o capitalismo.

33 Mensagem à Mulher: A imagem da camponesa trabalhando incentiva as mulheres a aderirem ao movimento Bolchevique, recentemente empossado.

34 Convocação de apoio ao Exército Vermelho na guerra civil de 1919.
Ao fundo, soldados inspirados pelo ideal comunista lançam-se à guerra. Esse pôster convoca todos a lutarem ao lado dos "vermelhos" (comunistas) contra os "brancos" na guerra civil que assolou a Rússia nos anos seguintes a 1917.

35 A letras grandes dizem: "O que a Revolução de Outubro deu à mulher trabalhadora e camponesa". A mulher retratada no pôster, sob um céu azul e ensolarado, mostra uma biblioteca, uma escola para adultos, uma instituição para mães e crianças e um clube para trabalhadoras. Todas obras dos Bolcheviques.

36 Operário, agricultor e soldado representam os novos dirigentes do governo comunista. Tenta-se transmitir a idéia do proletário no poder. O texto no topo, tirado do Manifesto Comunista de Marx e Engels,   convoca: Proletários do mundo inteiro, uni-vos!. Observa-se ainda o martelo e o arado como símbolo comunista, posteriormente substituído pelos clássicos foice e martelo.

37 A cultura como peça importante no comunismo [1920]
O texto no livro diz: "Proletários de todo o mundo..." e o texto em vermelho: " A cultura é o caminho para o comunismo". Esse pôster faz parte da massiva campanha comunista de tentar educar o povo ao máximo.

38 Culto à personalidade: “vida longa à Stálin”

39 F I M


Carregar ppt "PRIMEIRA EXPERIÊNCIA SOCIALISTA DA HISTÓRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google