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PROJETO INTEGRADOR (MÓDULO 5)

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Apresentação em tema: "PROJETO INTEGRADOR (MÓDULO 5)"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO INTEGRADOR (MÓDULO 5)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROCONSELHOS PROJETO INTEGRADOR (MÓDULO 5)

2 PROJETO INTEGRADOR O caráter integrador se deve ao fato de necessitar da integração de todos os conteúdos já estudados nos módulos anteriores, contextualizados diante de uma situação efetiva e relevante no município. Um acontecimento que se configura em uma problemática que necessita de intervenção do CME.

3 PROJETO INTEGRADOR Precisa ser concebido como proposta coletiva para intervenção na realidade local; Envolver os outros membros do CME no planejamento, redação, implementação e avaliação; Integrar os conteúdos trabalhados no curso para a análise e intervenção sobre temas/problemas locais

4 PRESSUPOSTOS DO PROJETO INTEGRADOR
Princípios da gestão democrática; Regime de colaboração – com outros Conselhos Municipais, com CEE, com o MEC e com a Sociedade Civil; A educação necessita dos Conselhos Municipais, no exercício de suas funções: consultiva, propositiva, mobilizadora, deliberativa, normativa, de acompanhamento, de controle social e fiscalização; Superação de desigualdades na educação pública; A educação é um campo da legalidade e da ética

5 PRESSUPOSTOS DA AÇÃO DOS CONSELHEIROS
É importante ter consciência e responsabilidade sobre o que deve fundamentar a ação dos Conselheiros. É a partir da sua prática que o objeto do Projeto de Ação Educativa Municipal será constituído. Promover constantes reflexões e indagações sobre suas escolhas e decisões na implementação das suas ações.

6 PRESSUPOSTOS DA AÇÃO DOS CONSELHEIROS
Como a atuação do Conselheiro pode ser democrática? Considerar as questões legais sobre a educação; Promover a mobilização das pessoas; Ter a capacidade de “escutar” o outro para a resolução de problemas educacionais; Contribuir com a gestão escolar democrática, na implantação de Conselhos Escolares, eleições e qualificação da escolha de dirigentes escolares;

7 A ELABORAÇÃO DO PROJETO INTEGRADOR
Para planejar uma ação futura é preciso saber de onde se parte, onde se deseja chegar, e o que fazer para atingir o que se pretende (objetivos); Fazer um projeto é pensar a partir de uma situação vivida; É preciso verificar se o que está sendo elaborado é passível de execução. É exequível? Pouco vale projetos mirabolantes se não puder se executar.

8 A ELABORAÇÃO DO PROJETO INTEGRADOR
O Projeto integrador a ser elaborado e implementado deve se referir a um tema ou uma situação-problema no município, presente no âmbito da educação para, por meio de um método, obter a resolução, ao menos parcial, deste problema. É por isso que precisa ser um trabalho e um esforço coletivo do CME.

9 O QUE SIGNIFICA UM TRABALHO COLETIVO ?
Trabalhar coletivamente não significa, necessariamente, todos trabalharem juntos o tempo todo. Dependendo dos objetivos comuns, é possível dividir responsabilidades e executar atividades com subgrupos ou mesmo individualmente, desde que se garanta a troca de informações e a continuidade do trabalho na direção dos objetivos estabelecidos de comum acordo.

10 O QUE SIGNIFICA UM TRABALHO COLETIVO ?
Integração grupal é saber compartilhar poder, evitando o monopólio e a centralização nas escolhas e decisões. Estabelecimento constante de diálogo na resolução dos conflitos que emergem no trabalho coletivo.

11 ETAPAS DA REDAÇÃO DO PROJETO INTEGRADOR
Análise de conjuntura Opção por um Tema ou Situação-problema Compreender a estrutura e funcionamento do conselho Razões da escolha Justificativa Objetivos Metodologia Cronograma Orçamento Análise de contexto temático Análise de contexto do conselho

12 ANÁLISE DE CONJUNTURA É necessário descobrir o problema/tema (o acontecimento) que será o mais apropriado, e sobre o qual deverá incidir a ação do Conselho. Fazer análise de conjuntura é saber distinguir quais são os acontecimentos: Mais importantes e menos importantes; Os mais urgentes e os menos urgentes; Os possíveis de solução e aqueles de solução inviável para a ação do conselho.

13 ANÁLISE DE CONJUNTURA Realizar conversas preliminares com os conselheiros sobre as situações levantadas; Consultar as entidades organizadas da sociedade civil (sindicatos, entidades representativas de estudantes, de pais e de outras organizações sociais do município); Consultar planos de educação: municipais, estaduais e nacionais; Consultar a legislação educacional nos níveis municipal, estadual e federal.

14 ANÁLISE DE CONJUNTURA A partir do levantamento temático prévio será possível redigir uma lista dos principais acontecimentos (tema ou situação-problema) no campo da educação e que são merecedores de um Projeto Integrador Posteriormente definir ordem de prioridades, e definir aquele acontecimento que está diretamente relacionado ao campo de atuação do Conselho Municipal de Educação.

15 OPÇÃO A – TEMA DA EDUCAÇÃO OU SITUAÇÃO-PROBLEMA
Quem optar por essa modalidade de escolha, será porque, na análise de conjuntura, percebeu o seu CME organizado, a ponto de ser capaz de investir seus esforços e energias na realização de um Projeto Integrador que busque dar conta da realidade escolar local. Portanto, será necessário buscar informações para compreender as causas que produziram o problema em destaque.

16 OPÇÃO B – (RE)ESTRUTURAR O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Essa opção significa que a análise de conjuntura apontou para a existência de problemas internos na organização e capacidade de agir do CME. É preciso estudar as causas possíveis dos problemas identificados na organização do CME: Análise interna do CME; Consultar legislações; Consultar outros CME, CEE, MEC; Consultar a UNCME.

17 ELEMENTOS DO PROJETO INTEGRADOR
Capa - instituição à qual pertence, autor(es) título do projeto, local e data. Sumário - indicando os subtítulos e as respectivas páginas. Introdução - serve para apresentar o projeto ao leitor, esclarecendo do que se trata e a maneira como o trabalho será desenvolvido. Assim, a introdução deve oferecer ao leitor uma breve síntese de todo o trabalho.

18 ELEMENTOS DO PROJETO INTEGRADOR
Justificativa - apresentar os argumentos que justificaram sua escolha do tema ou da situação. Pense em justificar por que este tema é relevante para o município, para a comunidade ou para uma escola. Você pode também recorrer aos conteúdos estudados no curso e a autores de textos ou de livros lidos, de modo a fundamentar seus argumentos de justificativa. Objetivos - sintetizam as intenções e metas do seu projeto. Utilizar verbos que indicam imediatamente a ação.

19 ELEMENTOS DO PROJETO INTEGRADOR
Análise do tema - disserte sobre o tema ou a questão escolhida com base nos estudos realizados. Apresente dados, argumentos, fatos a respeito da questão. Proposta de ação – Apresentar o procedimento de trabalho, o material que deverá ser utilizado, o tratamento da informação e o procedimento. Estabelecer um cronograma de trabalho, o qual deverá organizar a sequência das atividades com previsão de implementação. Considerações finais – quais resultados são esperados? Que consequências o projeto poderia trazer ao município? Como o projeto será acompanhado e avaliado?

20 ELEMENTOS DO PROJETO INTEGRADOR
Orçamento – caso a implantação do projeto envolva custos, é preciso listá-los e, ainda, indicara fonte de obtenção dos recursos necessários. Referências bibliográficas – relacionar todas as bibliografias utilizadas no decorrer do texto do projeto.

21 ALGUNS TEMAS DEFINIDOS NAS TURMAS ANTERIORES
Proposta de estudo para a criação de dotação orçamentária própria do CME. Uma proposta para eficácia da gestão escolar. Expectativas do direito à educação no E.S. O papel do CME na rede de ensino. Reforço escolar como aliado do processo de ensino e aprendizagem. Criação de blog para o CME. Reestruturação e fortalecimento do CME.

22 ALGUNS TEMAS DEFINIDOS NAS TURMAS ANTERIORES
Formação/capacitação dos Conselheiros. Implementação da informática educativa nas escolas. Educação especial e seus desafios. Educação fiscal: cidadania começa na escola. Escola e família: a agressividade na escola. A gestão democrática e participativa em parceria com o CME.


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