A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL Projeto Político-Pedagógico das Escolas Estaduais de Minas Gerais Revisão e/ou Reestruturação

2 “O Projeto Político-Pedagógico da Escola possibilita introduzir mudanças planejadas e compartilhadas. Essas mudanças pressupõem, de um lado, ruptura com uma cultura de reprovação e com uma educação elitista e, de outro lado, compromisso com a aprendizagem do aluno e com a educação de qualidade para todos os cidadãos” (CEE, Parecer 1.132/97).

3 Projeto Político-Pedagógico
Conjunto de valores e objetivos organizacionais e operacionais. Busca transformações; Alicerça o fazer pedagógico; Pressupõe concepção de educação, currículo, ensino, aprendizagem, avaliação da aprendizagem, aluno e a organização e funcionamento escolar Interfere na realidade; É amparado pela LDBEN Nº 9.394/96.

4 O que é um Projeto Político - Pedagógico?
(Veiga, Ilma Passos 112)

5 ALGUMAS RESPOSTAS A prática dos objetivos educacionais, levando em conta as situações locais e as necessidades específicas da comunidade escolar; Um conjunto de objetivos e metas concretos e realistas; Ações coerentes, articuladas entre si, reunidas em torno de objetivos e metas; 4. Trabalho de uma equipe responsável decidida a trabalhar em conjunto; 5. Um programa plurianual, um calendário com uma programação e prazos previstos para cada fase; 6. Um conjunto de ações concebidas para os alunos e, se possível com eles.

6 Roteiro da estrutura do Projeto Político-Pedagógico das Escolas Estaduais de Minas Gerais

7 INTRODUÇÃO Deve contemplar Contextualização das condições de produção do PPP: - participação da Escola; - razão de sua revisão e/ou reestruturação; O período de sua revisão e/ou reestruturação e o tempo previsto para sua implementação; As modalidades de ensino ofertadas pela Instituição, direcionando os fatos para as especificidades do aspecto pedagógico; Os aspectos que consideram importantes no projeto, possibilitando a compreensão e a implementação das ações nele explicitadas.

8 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
- Nome, endereço, atos legais que lhe dão amparo; A história da Escola, a partir de uma reflexão conjunta, sobre “que Escola é esta”; Como e quem são os alunos, os professores e os demais servidores; - Análise dos resultados das avaliações internas e externas; - Os pontos fortes e pontos de melhoria detectados (diagnóstico); - Rede física

9 PRINCÍPIOS E MISSÃO DA ESCOLA
- Didático-pedagógicos Éticos Políticos Estéticos Indica sua finalidade Deve responder à seguinte pergunta: * Para que a Escola existe? Os princípios - são valores que dão sustentação e identidade à Escola A missão – é a razão da existência da Escola

10 VISÃO DA ESCOLA São as ambições que a escola deseja atingir, em um determinado período de tempo A visão – Representa um estado futuro desejável da Escola

11 OBJETIVOS E FINALIDADES DA EDUCAÇÃO
Objetivos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio São os propósitos da Escola, tendo como fonte os direitos sociais; as políticas educacionais e as prioridades da Escola.

12 OBJETIVOS E METAS DA ESCOLA
As metas devem ser detalhadas e quantificadas. Elas devem Permitir uma avaliação mais precisa. Refletir sobre os resultados finais que a Escola pretende alcançar. Responder à questão: como a Escola vai realizar seus objetivos e como vai chegar lá.

13 FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Õ S Educação Ensino Currículo Aprendizagem Avaliação da Aprendizagem Aluno Professor Tendo em vista a Escola que se tem e a Escola que se quer construir.

14 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEADGÓGICA
Currículo Escolar: Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais Ensino Médio – Educação de Jovens e Adultos

15 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

16 1- Os Planos de Ensino; Aula; Intervenção Pedagógica; Projetos Escolares
Aspectos importantes da operacionalização e implementação do PPP no cotidiano da Escola. Propostas de Ação da escola que devem ser executadas dentro de um determinado tempo, conforme as etapas da Educação Básica oferecidas pela Escola para garantir o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

17 O que o professor deve ensinar e as capacidades e competências que os alunos devem consolidar em cada ano de escolaridade, de cada etapa da Educação Básica; - As estratégias pedagógicas que irão garantir a formação integral dos alunos;

18 2- Metodologia privilegiada pela Escola
Dialogada; Problematizadora; Memorização compreensiva; Observação; Comparação; Análise; Trabalho em grupo; Projetos escolares; - Outras.

19 Verificação da Aprendizagem Escolar - Avaliação Externa
3. Avaliação do processo ensino e aprendizagem Verificação da Aprendizagem Escolar - Avaliação Externa C R I T É O S Forma como a escola analisa os resultados das avaliações internas e externas; Os procedimentos, os recursos, bem como, as formas utilizadas para diagnosticar, acompanhar e intervir pedagogicamente, no processo de aprendizagem dos alunos; - A organização e a implementação das atividades de Intervenção Pedagógica, adequadas e consistentes para melhorar a aprendizagem dos alunos.

20 O Relacionamento da Escola com a Comunidade Escolar
O desempenho dos alunos é melhor em Escolas nas quais os pais participam da vida escolar e são constantemente informados: - do rendimento escolar dos seus filhos - da avaliação externa da escola Maneiras Fundamentais de Colaboração e Relacionamento com a Comunidade Escolar. - Conhecer o PPP - Acompanhar o processo de Aprendizagem dos alunos

21 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PPP
Perpassa todo o processo de revisão e/ou reestruturação do PPP; Análise dos objetivos e das metas para tomada de decisões ao longo do ano letivo. Devem ser aqui registradas atividades, como: autoavaliação por segmentos; avaliação escrita geral – todos os envolvidos na Escola, especialmente ao final do ano; análise e interpretação dos resultados da aprendizagem dos alunos e das ações desenvolvidas.

22 CONSIDERAÇÕES FINAIS Registrar de forma sucinta:
O que significa o processo de revisão e/ou reestruturação do PPP para a Escola como um todo. Os momentos de realização das ações possíveis de serem executadas e implementadas. O que se espera do PPP para que cumpra os seus propósitos.

23 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Apresenta a Referência Bibliográfica utilizada para realização da Revisão e/ou Reestruturação do PPP.

24 ANEXOS Cópia de documentos, textos que podem contribuir para o enriquecimento e composição do projeto, tais como: Calendário escolar Organização do tempo e do espaço escolar Quadro de turmas e alunos Formas de enturmação dos alunos Escola e sua relação com a família e comunidade Merenda escolar Rede física Planos de professores Plano de Intervenção Pedagógica Planos dos demais servidores da escola Cronograma das atividades da escola Cronograma de atividades do PPP por segmento(pais, alunos, professores e outros).

25 “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão!”
Paulo Freire


Carregar ppt "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google