A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Extremo Oriente Prof. Arnaldo - Geografia Trilobita.org.br/arnaldo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Extremo Oriente Prof. Arnaldo - Geografia Trilobita.org.br/arnaldo."— Transcrição da apresentação:

1 Extremo Oriente Prof. Arnaldo - Geografia Trilobita.org.br/arnaldo

2 Japão País arquipélago de tradições milenares, o Japão tem km2 de extensão. É constituído por quase 4 mil ilhas, das quais se destacam: Honshu ( km2), Hokkaido ( km2), Kyushu ( km2) e Shikoku ( km2). Essas quatro ilhas são interligadas por pontes e túneis que permitem a perfeita integração do território. As atividades econômicas do país concentram-se nas estreitas planícies litorâneas.

3

4 População e ascensão econômica
Com aproximadamente 127 milhões de habitantes em 2010, o Japão é um dos países mais populosos do mundo e apresenta alta densidade demográfica. Em razão das condições naturais – grande variação climática e relevos muito acidentados –, a população japonesa concentra-se em uma estreita faixa litorânea ao sul de Honshu. Nessa região, a densidade demográfica varia de a hab./km2, enquanto no restante do país é inferior a 150 hab./km2. A população japonesa é predominantemente urbana, concentrada em cidades como Tóquio, a capital do país, Yokohama, Osaka, Nagoya, Sapporo, Kyoto e Kobe.

5 População e ascensão econômica
Na faixa que se estende de Tóquio a Fukuoka encontra-se uma das maiores aglomerações urbanas do mundo – mais de 70 milhões de habitantes. Os sistemas de transportes públicos, como os trens Shinkansen (de alta velocidade), que ligam as diferentes ilhas, facilitam a locomoção dos habitantes dessa região. A concentração populacional em grandes áreas urbanas resulta em falta de espaço para moradia e trabalho.

6

7 População e ascensão econômica
Dois aspectos importantes da população japonesa hoje são a queda constante da taxa de natalidade e a alta expectativa de vida (82 anos). O elevado nível educacional da população, a inserção da mulher no mercado de trabalho e a formação de uma sociedade informatizada e altamente competitiva acabam por desestimular a natalidade, apesar das campanhas governamentais para que as pessoas tenham mais filhos. Outro problema gerado pelo declínio do crescimento vegetativo no país é a carência de mão de obra. A solução tem sido o incentivo à imigração de decasséguis (descendentes de japoneses nascidos em outros países), geralmente jovens, que desejam ganhar melhores salários.

8 Pirâmide Etária do Japão

9 Desenvolvimento em pouco espaço
O relevo do Japão é muito montanhoso, com mais de 40 vulcões ativos aliado à pequena extensão territorial, dificulta a produção agrícola e o abastecimento de alimentos. Para superar essa limitação, os japoneses utilizam técnicas agrícolas modernas. Apesar de importante produção, o Japão não é autossuficiente em alimentos, necessitando recorrer à importação. É na atividade industrial que está concentrada a força econômica do Japão. A modernização industrial do país foi movida pelo governo japonês e das antigas elites (os zaibatsus), com investimento maciço na criação da infraestrutura necessária às grandes indústrias. O Japão é um importante produtor mundial em quase todos os ramos industriais: siderúrgico, automobilístico, eletroeletrônico, naval e têxtil.

10


Carregar ppt "Extremo Oriente Prof. Arnaldo - Geografia Trilobita.org.br/arnaldo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google