A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

! -.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "! -."— Transcrição da apresentação:

1 ! -

2 O PRÉ-PROJETO DO ARTIGO CIENTÍFICO
2º SEMINÁRIO O PRÉ-PROJETO DO ARTIGO CIENTÍFICO

3 Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone 0800 283 8380
O aluno da modalidade on line deverá ler esses slides, fazer a atividade avaliativa do seminário 2 e encaminhá-la para Já o aluno que irá assistir os seminários presenciais deverá fazer a atividade avaliativa que o professor irá disponibilizar na sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone

4 NENHUM ACADÊMICO RECEBERÁ O CERTIFICADO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E MBA SEM A APROVAÇÃO DO TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, SENDO ESTA UMA EXIGÊNCIA LEGAL DO MEC.

5 O OBJETIVO MAIOR DESTE SEMINÁRIO É ORIENTAR OS ALUNOS A PRODUZIREM ATRAVÉS DO PROJETO O ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM AS NORMAS EXIGIDAS PELA ABNT E UCAMPROMINAS.

6 A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico exige a utilização de métodos, processos e técnicas especiais para análise, compreensão e intervenção na realidade (TEIXEIRA, 2005, p. 84).

7 MÉTODO É UMA FORMA DE ORDENAR O PENSAMENTO.

8 O MÉTODO CIENTÍFICO AGREGA, PORTANTO, LÓGICA E EVIDÊNCIA FACTUAL, NORMATIZANDO O PROCESSO DE BUSCA DE EXPLICAÇÕES CONSISTENTES SOBRE OS FATOS, SUA UNIDADE, ESPECIFIDADE, ORDEM, REGULARIDADE, CAUSAS E EFEITOS (CHAROUX, 2006, p. 22).

9 METODOLOGIA CIENTÍFICA

10 DEVE SER ENTENDIDA COMO UM ELEMENTO FACILITADOR DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO.

11 O USO ADEQUADO DA METODOLOGIA PERMITE:
Descobrir; Organizar o pensamento; Elaborar possíveis respostas; Construir instrumentos objetivos de coletas de dados; Tabular, analisar e interpretar; Extrair conclusões; Preparar a comunicação do processo e dos resultados. (CHAROUX, 2006, p. 23)

12 FINALIDADE DA PESQUISA
*Responder a um questionamento (explicar ou descrever); *Resolver um problema; *Satisfazer uma necessidade do mercado. PROJETO DE PESQUISA: para traçar um caminho eficaz que conduza aos objetivos a que se propõe.

13 O PLANEJAMENTO DA PESQUISA
Dependerá de três fases: *Fase decisória: escolha do tema, definição e a delimitação do problema de pesquisa; *Fase construtiva: construção de um plano de pesquisa e a execução da pesquisa; *Fase redacional: análise dos dados e relatório final.

14 NO PROJETO, DEFINE-SE: *O que fazer; *Porque fazer; *Para quem fazer; *Onde fazer; *Como, com que, quanto e quando fazer; *Com quanto fazer e como pagar; *Quem vai fazer.

15 Etapa de preparação e de delimitação do problema
- Escolha do tema; - Revisão da Literatura; - Documentação; - Crítica da documentação; - Construção do referencial Teórico; - Delimitação do problema; - Construção das Hipóteses.  

16 FLUXOGRAMA DA PESQUISA CIENTÍFICA:

17 A ESCOLHA DO TEMA A escolha do Tema para uma pesquisa deve estar condicionada à existência de quatro fatores: O tema deve responder aos interesses de quem investiga. A qualificação intelectual de quem investiga. A pertinência ao curso realizado. A existência de fontes de consulta que estejam ao alcance do pesquisador.

18 Lembre-se porém, que este é o projeto de pesquisa e é uma atividade avaliativa do seminário 2. Após a realização da pesquisa é que você deverá escrever o seu Artigo, comunicando essa pesquisa aos leitores.

19 A UCAMPROMINAS disponibiliza para vocês NO PORTAL DO ALUNO uma Biblioteca online, onde é possível encontrar sugestões de temas, referências e textos para a sua pesquisa. Utilize-a, pois, ela foi feita para você.

20 Após a escolha provisória do Tema, vejamos como recortá-lo ou delimitá-lo para que se torne passível de pesquisa.

21 A delimitação do Problema
A delimitação do Problema esclarece os limites precisos da dúvida que tem o investigador dentro do tema escolhido. Inicialmente, à luz dos próprios conhecimentos, o investigador elabora uma delimitação provisória do seu problema de investigação.

22 A delimitação do Problema
Progressivamente, à medida que os seus conhecimentos vão se ampliando em função das leituras efetuadas, o investigador começará a perceber o complexo de variáveis que estão presentes no tema de pesquisa.

23 A delimitação do Problema
O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável. Isto é, ele deve ser adequadamente recortado, afunilado, para que o pesquisador consiga resolvê-lo em um tempo determinado no cronograma da pesquisa. Ex.: O que provoca o insucesso na Escola ou na Empresa? Esse problema consubstancia-se em uma gama de fatores que seria impossível de ser resolvido em curto período de tempo. Assim, deverá tornar o problema mais específico.

24 A delimitação do Problema
Recomendações para a formulação do problema: O problema deve ser formulado como pergunta. Esse procedimento facilita a identificação do que efetivamente se deseja pesquisar. Ex. “As estratégias de ensino nas escolas de ensino médio”, veja que se for formulado em forma de pergunta fica mais claro: Que estratégias de ensino são adotadas em escolas de ensino médio?

25 A delimitação do Problema
Para se chegar ao enunciado do problema deve-se antes defini-lo, especificando: A área ou campo de observação; As unidades de observação. Deve estar claro quem ou o quê deverá ser objeto de observação, que características deverão ter, local e o período em que será feita a observação.

26 A delimitação do Problema
As variáveis principais: Devem ser apresentadas as variáveis que serão estudadas, mostrando quais aspectos ou fatores mensuráveis (dimensão) serão analisados com a respectiva definição empírica.

27 Escolha do problema de pesquisa
Implicações na escolha do problema de pesquisa: Por que pesquisar? Qual é a importância do fenômeno a ser pesquisado? Que pessoas ou grupos se beneficiarão com os seus resultados?

28 Relevância do problema
Justificativa do problema: Um problema será relevante em termos científicos à medida que conduzir à obtenção de novos conhecimentos; Para tanto, o pesquisador precisa verificar quais os problemas que não foram pesquisados; Verificar quais problemas que vêm recebendo respostas contraditórias;

29 Relevância do problema
A relevância prática do problema está nos benefícios que podem decorrer de sua solução; A relevância do problema também depende de quem a julga, assim o que pode ser relevante para uns, pode não o ser para outros.

30 OBJETIVOS Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto;  Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração.

31 CONSTRUÇÃO DE HIPÓTESES
Definição de Hipótese, segundo Goode e Hatt (1969, p. 75): “é uma proposição que pode ser colocada à prova para determinar sua validade”. Ou seja: é uma suposta resposta dada ao seu problema de investigação.

32 TIPOS DE HIPÓTESES:  Hipóteses Casuísticas – referem-se a casos que podem ou não ter ocorrido. Por ex: pode-se defender que Shakespeare nunca existiu e que suas obras foram escritas por outras pessoas. Hipóteses que se referem à frequência de acontecimentos – aparecem em pesquisas descritivas, antecipam que determinada característica ocorre num grupo, sociedade ou cultura. Recorrente nas pesquisas sociológicas e antropológicas.

33 TIPOS DE HIPÓTESES:  Hipóteses que estabelecem relações entre variáveis. Variável – qualquer coisa que pode ser classificada em duas ou mais categorias. Ex.: sexo, idade, estado civil, classe social, estatura, nível de escolaridade, agressividade, introversão, nível intelectual.

34 VARIÁVEIS Nas ciências boa parte das variáveis são qualitativas e podem ser classificadas em ordenáveis e não-ordenáveis: Ordenáveis – estágio de desenvolvimento econômico, entre outros; Não-ordenáveis: sexo, estado civil, entre outros.

35 VARIÁVEIS 1. Estabelecer o campo de manifestação deste fenômeno: o fracasso escolar. 2. Escolher as manifestações deste fenômeno: o fracasso escolar na leitura e na escrita, na 1ª série do ensino fundamental, em escolas da rede pública. 3. Escolher as possíveis variáveis para explicar a manifestação deste fenômeno: a condição socioeconômica das famílias das crianças que fracassam; o pouco acesso a materiais escritos; a infrequência das crianças na escola.

36 Agora que você já conhece nossas dicas para a construção da atividade avaliativa do seminário 2 faça e envie para Disponibilizamos no portal do aluno para lhe ajudar: - O material complementar; - Modelo de artigo com todas as normas e regras para ajudá-lo na confecção da escrita de seu TCC. Durante a escrita de seu TCC se guie, impreterivelmente, pelas orientações de seu material didático. Qualquer dúvida ligue

37 REFERÊNCIAS ACKOFF, Russell L. Planejamento de pesquisa social. São Paulo : EPU, p. ALMEIDA, Maria L. Pacheco de. Como elaborar monografias. 4 ed. Belem : Cejup, p. AMARAL, Helio Soares do. Comunicação, pesquisa e documentação: método e técnica de trabalho acadêmico e de redação jornalistica. Rio de Janeiro : Graal, p. ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação. 2 ed. São Paulo : Atlas, p. ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalho na Graduação. 2 ed. São Paulo : Atlas, p. BEAUD, Michel; LINS, Gloria de Carvalho, Trad. Arte da tese : como preparar e redigir uma tese de mestrado, uma monografia ou qualquer outro trabalho universitário. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p.

38 BECKER, Howard S. ; ESTEVAO, Marco, Trad. AGUIAR, Renato, Trad
BECKER, Howard S.; ESTEVAO, Marco, Trad. AGUIAR, Renato, Trad. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3 ed. São Paulo : Hucitec, p. BENET, Rafael Ibanez; ANDRADA, Benito Lopez; ALVAREZ, José Martinez; BELLON, Francisco; PAULO, Rui, Trad. Eficácia no estudo. Rio Tinto : ASA, p. CARMO-NETO, Dionisio. Metodologia científica para principiantes. 3 ed. Salvador : American World University Press, p. CASTRO, Claudio de Moura. A prática da pesquisa. São Paulo : MacGraw-Hill, p. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. ífiMetodologia científica. 4 ed. São Paulo : Makron Books, p. CONTANDRIOPOULOS, Andre-Pierre; CHAMPAGNE, François, POTVIN, Louise, et. al; SOUZA, Silvia Ribeiro de, Trad. Saber preparar uma pesquisa. 2 ed. São Paulo : Hucitec Abrasco, p. CROSSEN, Cynthia; TEIXEIRA, Roberto, Trad. O fundo falso das pesquisas : a ciência das verdades torcidas. Rio de Janeiro : Revan, p.

39 DEESE, James; DEESE, Ellin K; HAHN, Maria Celina Deiro, Trad
DEESE, James; DEESE, Ellin K; HAHN, Maria Celina Deiro, Trad. Como estudar. 12 ed. São Paulo: Freitas Bastos, p. DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2.ed. São Paulo: Atlas, p. DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3 ed. São Paulo : Atlas, p. DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento : metodologia científica no caminho de Habermas. 2 ed. Rio de Janeiro : Tempo Brasileiro, p. DESCARTES, Rene; GUINSBURG, J., Trad; PARDO JUNIOR, Bento, Trad. Discurso do método, meditações e respostas, as paixões da alma, cartas. 2 ed. São Paulo : Abril Cultural, p. ECO, Umberto. SOUZA, Gilson Cesar Cardoso de, Trad. Como se faz uma tese. 14 ed. São Paulo: Perspectiva, p.

40 ESATERBY-SMITH, Mark; THORPE, Richard; LOWE, Andy; MONTINGELLI JÚNIOR, Nivaldo, Trad. Pesquisa gerencial em administração : um guia para monografia,dissertações, pesquisas internas e trabalhos em consultoria. São Paulo : Pioneira, p. FERNANDES, Maria Nilza de Oliveira. Técnicas de estudo : como estudar sozinho. 2 ed. São Paulo : EPU, p. FRAGATA, Julio. Noções de metodologia : para a elaboração de um trabalho científico. São Paulo : Loyola, p. GARCIA, Eduardo Alfonso Cadavid. Manual de sistematização e normalização de documentos técnicos. São Paulo : Atlas, p. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. São Paulo : Atlas, p. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo : Atlas, p. GIL, Antonio Carlos. Técnicas de pesquisa em economia. 2 ed. São Paulo : Atlas, p.

41 GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar : como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 2 ed. Rio de Janeiro : Record, p. GRESSLER, Lori Alice. Pesquisa educacaional : importância, modelos, validade, variáveis, hipóteses, amostragem, instrumentos. 3 ed. São Paulo : Edições Loyola, p. HEATH, Oscar Victor Sayer; HEGENBERG, Leônidas, Trad; MOTA, Octany S. da, Trad. A estatística na pesquisa científica. São Paulo : EPU, p. IDE, Pascal; NEVES, Paulo, Trad. A arte de pensar. São Paulo : Martins Fontes, p. INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia nos cursos de graduação. 2 ed. Uberlândia : EDUFU, p. KAPLAN, Abrahan. A conduta na pesquisa : metodologia para as ciências do comportamento. São Paulo : Herder, p.

42 KNELLER, George F; SOUZA, José Antonio de, Trad
KNELLER, George F; SOUZA, José Antonio de, Trad. A ciência como atividade humana. Rio de Janeiro : Zahar, p. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade.  Fundamentos de metodologia científica. 3.ed.  São Paulo: Atlas, 1997.  270 p. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico. 2 ed. São Paulo : Atlas, p. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 4 ed. São Paulo : Atlas, p. LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: elementos para uma análise metodológica. São Paulo : EDUC, p. MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação a pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. São Paulo : Loyola, p. MAGRO, Marina Celeste. Estudar também se aprende. São Paulo : EPU, p. MARCANTONIO, Antonia Terezinha; SANTOS, Martha Maria dos; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Elaboração e divulgação do trabalho científico. São Paulo : Atlas, p.

43 MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa
MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 3 ed. São Paulo : Atlas, p. MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 3 ed. São Paulo : Atlas, p. MARTINS, Joel. Subsídios para redação de dissertação de mestrado e tese de doutorado. 3 ed. São Paulo : Moraes, p. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 3 ed. São Paulo : Atlas, p. O`MEARA, P; SHIRLEY; D.; WALSHE; R. D.; MADUREIRA, Manuela, Trad. Como estudar melhor. 2 ed. Lisboa : Presença, p. PADUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. São Paulo : Papirus, p. POPPER, Karl R.; MARICONDA, Pablo Ruben, Trad.; ALMEIDA, Paulo de, Trad. A lógica da investigação científica: três concepções acerca do conhecimento humano. São Paulo : Abril Cultural, p. RANGEL, Mary. Dinâmica de leitura para sala de aula. 8 ed. Petrópolis : Vozes, p.

44 RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 21
RUDIO, Franz Victor.  Introdução ao projeto de pesquisa científica.  21.ed.  Petrópolis: Vozes, p. RUIZ, João Alvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4 ed. São Paulo : Atlas, p. SALOMON, Délcio Vieira.  Como fazer uma monografia.  4.ed.  São Paulo: Martins Fontes, p SANTO, Alexandre do Espírito. Delineamentos de metodologia científica. São Paulo : Loyola, p. SANTOS, João Almeida; PARRA FILHO, Domingos. Metodologia científica. São Paulo : Futura, p. SENRA, Nelson de Castro. O cotidiano da pesquisa. São Paulo : Ática, 72 p. SERAFINI, Maria Teresa; PUGA Armandina, Trad. Como se faz um trabalho escolar: da escolha do tema a composição do texto. Liboa : Presença, p.

45 SERAFINI, Maria Teresa; MONIZ, Gisela, Trad. Saber estudar e aprender
SERAFINI, Maria Teresa; MONIZ, Gisela, Trad. Saber estudar e aprender. 2 ed. Lisboa : Presença, p. SERVERIANO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20 ed. São Paulo : Cortez, p. SILVA, Mario Camarinha da; BRAYNER, Sonia. Normas técnicas de editoração: teses, monografias, artigos e papers. 3 ed. Rio de Janeiro : UFRJ, p. TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo : Atlas, p. VIEIRA, Sonia. Como escrever uma tese. São Paulo : Pioneira.1998.


Carregar ppt "! -."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google