A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MSC. PROF. CLODOMIR CORADINI SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MSC. PROF. CLODOMIR CORADINI SISTEMAS DE INFORMAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 MSC. PROF. CLODOMIR CORADINI SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

2 DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005 do CNE) Tecnologias da Comunicação e da Informação Sistemas de Informações INTRODUÇÃO

3 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina Curso: Administração Professor: Marcus J. Rocha, MBA Clodomir Coradini Período/Fase: 3 º Semestre: 1º Ano: 2010 Disciplina: Sistema de Informações CH: 72 horas/aula 2. EMENTA Uso estratégico da tecnologia da informação. Administração Estratégica da Informação. Desenvolvimento de ambientes eficientes/eficazes da tecnologia da informação. Tipos e usos de informações. PLANO DE ENSINO

4 Marcus Rocha Bacharel em Ciências da Computação (UNISUL) MBA em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (SOCIESC). Especialista em Adm Estratégica. Responsável pela área de P,D&I do IEA – Instituto de Estudos Avançados e das empresas Knowtec e Talk (anteriormente, era Gerente de TIC). Áreas de interesse: TIC, e-learning, inteligência competitiva, marketing, planejamento estratégico, e música. Blog: LinkedIn:

5 Quem são vocês?

6 3. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA Conduzir o aluno ao contato com a realidade dos sistemas de informação, identificando a importância da informação no ambiente empresarial e suas diversas aplicações no apoio a atividade administrativa através da apresentação dos diversos conceitos e tecnologias dos sistemas de informação, possibilitando o desenvolvimento de um modelo cognitivo, teórico e pragmático de análise, interpretação e aplicação dos elementos que compõem o processo administrativo. PLANO DE ENSINO

7 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA Compreender o novo cenário de negócios, suportado pela Tecnologia da Informação; Diferenciar os conceitos de dados e informação; Identificar os atributos de qualidade da informação; Reconhecer a importância da informação como recurso estratégico para as organizações; Identificar os vários tipos de sistemas de informação empresarial; Reconhecer no mercado as características dos sistemas de informação utilizados; Reconhecer a classificação dos Sistemas de Informação; Compreender as etapas básicas do Processo de tomada de Decisão; Descrever as funções dos Sistemas de acordo com o nível organizacional e função organizacional. PLANO DE ENSINO

8 5. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES Administração Mercadológica (AME): sistemas de informação gerencial de marketing;Sistemas de Relacionamento com o Cliente - CRM. Administração de Materiais e Logística (AMA): sistemas de informação gerencial de materiais;Sistema da Cadeia de suprimentos - SCM. Custos e Formação de Preço (CFP): sistemas de informação gerencial financeira; Ferramentas de Gestão (FEG): Sistemas de Gestão Integrada – ERP. Plano de Negócios (PNE): Planejamentos dos Recursos de TI. PLANO DE ENSINO Todas as demais disciplinas do curso de administração, cujas atividades necessitem o uso de informações.

9 7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1.Adaptação das empresas no cenário atual 2.A informação como recurso estratégico 3.Teoria dos Sistemas 4.Classificação dos Sistemas de Informação na Organização 5.Ciclo de Tomada de Decisão 6.Tecnologia da Informação 7.Internet e as organizações 8.Aplicações Empresariais 9.Gestão do Conhecimento 10.Desafios da TI PLANO DE ENSINO

10 8. ESTRATÉGIAS DE ENSINO A exposição do conteúdo buscará harmonizar teoria com prática, exposição conceitual com exemplos práticos e soluções empregadas em empresas de diversos setores. Atividades propostas: Exposição oral dialogada, com emprego de recursos visuais; Trabalhos em equipe Estudos de Casos Artigos individuais Leituras complementares, análise e interpretação de textos e artigos PLANO DE ENSINO

11 9. SISTEMA DE AVALIAÇÃO AV1: 20% trabalho(s) e estudo de caso (individual ou em grupo) 80% Avaliação individual escrita que conterá adicionalmente, questão(ões) bônus sobre conhecimentos gerais - com valor máximo de 0,5 (meio) ponto. Ressalve-se que o valor total da avaliação que contiver as questões bônus não ultrapassará o limite de 10,0 (dez) pontos. AV2: 30% trabalho(s) e estudo de caso (individual ou em grupo) 70% Avaliação individual escrita Média Final = (AV1+ AV2)/2 PLANO DE ENSINO

12 BIBLIOGRAFIA 10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação: com Internet. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, OBRIEN, James A. Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na era da Internet: Saraiva, REZENDE, D.A. e ABREU, A.F. Tecnologia de Informação aplicada a Sistemas de Informações Empresariais, Atlas, STAIR, Ralph M. Princípios de sistemas de Informação - Uma abordagem gerencial. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, PLANO DE ENSINO

13 BIBLIOGRAFIA 10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BATISTA, EMERSON O.Sistemas de Informação o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, BIO, Sérgio Rodrigues. Sistemas de Informação: um enfoque gerencial. São Paulo: Atlas, BOGHI, Cláudio. Sistemas de Informação. Um Enfoque Dinâmico. São Paulo: Érica, MATTOS, Antonio Carlos M. Sistemas de Informação: uma visão executiva. São Paulo: Saraiva,2005. OLIVEIRA, Djalma de P Rebouças de. Sistemas de Informações gerenciais: estratégias, táticas, operacionais. São Paulo: Atlas, THIVES JR., Juarez Jonas. Workflow: uma tecnologia para transformação do conhecimento nas organizações. 2. ed. Florianópolis: Insular, PLANO DE ENSINO


Carregar ppt "MSC. PROF. CLODOMIR CORADINI SISTEMAS DE INFORMAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google