A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A doutrina do Espírito Santo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A doutrina do Espírito Santo"— Transcrição da apresentação:

1 A doutrina do Espírito Santo
“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração.”

2 Sim, porque se quisermos conhecer algo sobre a pessoa do Espírito Santo de Deus, somente por meio da leitura de sua Palavra é que poderemos fazê-lo. E é isto que iremos tentar neste trimestre, pois a presença dele na Palavra de Deus se dá nos momentos mais marcantes da revelação divina.

3 A começar na própria Criação:
“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.” (Gênesis 1.2)

4 A continuar no dilúvio:
“Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne” (Gênesis 6.3)

5 A prosseguir no êxodo de Israel:
“Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão” (Números )

6 A repetir-se no tempo dos juízes:
“E o Espírito do Senhor começou a incitar ... a Sansão” (Juízes 13.25)

7 Igualmente no tempo dos reis:
“E daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi... “ (1Samuel 16.13)

8 E até mesmo na época do cativeiro babilônico:
“Porquanto se achou neste Daniel um Espírito excelente, e conhecimento e entendimento...” (Daniel 5.12)

9 Confirmando-se nos tempos que antecedem a restauração:
“Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito Sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões ...” (Joel 2.28)

10 E esta profecia vai se cumprir no Novo Testamento:
“Quando vier, porém , aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade.” (João 16.13)

11 Tema do 3T14 – A doutrina do Espírito Santo
Estudo 1 – “O Pai vos dará outro ajudador” Natureza – Missão - Promessa Estudar a doutrina do Espírito Santo é um dos temas de maior necessidade para uma igreja evangélica. Esta doutrina nos tem dividido. De acordo com a interpretação ou tendência da sua liderança cada grupo evangélico tem adotado atitudes mais ou menos radicais, o que tem levado à formação de inúmeras denominações e mesmo à criação de igrejas ditas evangélicas com visões diferentes da pessoa e ação do Espírito Santo em meio à igreja.

12 Texto áureo João “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre, a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.”

13 Durante este trimestre, estaremos estudando uma das doutrinas mais expressivas e profundas do Evangelho e da vida cristã. A pessoa do Espírito Santo envolta até hoje em ondas de mistério, especialmente pelo misticismo e esoterismo que têm grassado no mundo moderno, se tornou personagem quase obrigatório nas discussões sobre religiosidade ou espiritualidade.

14 O fato é que existe um reconhecimento mundial, em quase todas as correntes do pensamento religioso e mesmo filosófico, da existência de um personagem sobrenatural que conduz e atua na vida das pessoas, mais em umas do que em outras, o que leva muitos estudiosos a crerem que essas pessoas prendadas, com uma presença maior dele, seriam superdotadas, especiais, místicas, os "médiuns" para os que professam o espiritismo.

15 A Bíblia nos ensina diferente
A Bíblia nos ensina diferente. Não há nada de sobrenatural no aspecto da dádiva do Espírito Santo à criatura humana. Ela foi prevista nos planos de Deus. De certa maneira, nos foi prometida desde a fundação do mundo, quando a trindade divina, confabulando entre si, ouviu do Pai a expressão "façamos o homem à nossa imagem e semelhança". Nesse momento, estava implícita, na ordem do Pai, a presença marcante de cada um dos três personagens da deidade, na geração da vida biológica (Deus-Pai), na formação do ser mental e espiritual (Deus-Filho) e no seu desenvolvimento social como a criatura por excelência do Senhor (Deus-Espírito Santo).

16  Sim, a visão de Cristo em nossa vida, aquilo que acontece quando nos convertemos a ele, crendo nele como Senhor e Salvador, só nos é permitida quando o Pai está em nós. As duas visões se conjugam simultânea e interdependentes entre si. Se eu e você já temos Cristo em nosso coração como Salvador, sem dúvida alguma, o Senhor Deus está em nós também, e igualmente  temos também a visão do Espírito Santo em nós. Poderíamos dizer que uma delas não pode ocorrer sem as outras duas. São interdependentes e concomitantes em nossa experiência de salvação.

17 O segundo ato, quando nos enviou seu Filho, Jesus Cristo.
A gradatividade da revelação divina está chegando ao seu ápice. O primeiro ato se dera na criação, quando o Senhor Deus delineou o projeto criativo que idealizara e executara para a sua criatura por excelência. O segundo ato, quando nos enviou seu Filho, Jesus Cristo. Agora, o terceiro ato se anunciava para nós. A gradatividade da revelação de Deus chegava ao seu fim: Depois da Criação (o mundo, a vida que nos legou)... A Doação (o filho, a nova vida que nos deu)... Agora, a Consolação (a vinda do Espírito Santo para estar em nós).

18 E é como isto se daria, que vamos ler no texto de
João 14 os seus destaques: 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. 25 Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

19 Vamos ler do texto de João 15 outros destaques
sobre a pessoa do Espírito Santo: 26 Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; 27 e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio

20 No capítulo 16 de João temos outros destaques
sobre a pessoa do Espírito Santo: 7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. 12 Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora.13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará. 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo

21 E finalmente, os destaques do capítulo 17 de João
sobre a pessoa do Espírito Santo: 15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16 Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. 17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. 19 E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade. 20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; 21para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

22 Você pensa assim? Você vive assim? Então você conhece a pessoa do
Conclusão O palco vai se fechar. O espetáculo da revelação vai se encerrar. Daí, para a frente, não haverá mais necessidade de novos episódios marcantes. Depois de sua entrega na cruz, sua ressurreição e Pentecostes, nós, os discípulos de Cristo, de posse da revelação completa, estamos prontos para enfrentar o mundo e pelo menos há dois mil anos já o temos feito. Você pensa assim? Você vive assim? Então você conhece a pessoa do Espírito Santo de Deus!


Carregar ppt "A doutrina do Espírito Santo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google