A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECLIPSE DO SOL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECLIPSE DO SOL."— Transcrição da apresentação:

1 ECLIPSE DO SOL

2

3 A Lua projeta sobre a Terra uma região de sombra e uma de penumbra
Na região de sombra da Lua projetada na Terra ocorre o eclipse Total ou anular do Sol.

4

5 A observação de eclipses solares deve ser feita com muito cuidado, para evitar danos à visão. O principal cuidado deve ser com a componente ultravioleta da luz solar. Uma observação inadequada poderá permitir que essa componente da luz chegue à sua retina. A radiação ultravioleta em excesso não doerá, mas uma vez recebida poderá levá-lo em alguns anos à cegueira.

6 É muito comum vermos as pessoas utilizando “filtros” tais como negativos fotográficos ou chapas de raio x para a observação de eclipses do Sol. Filtros podem cortar a luz visível sem cortar a ultravioleta. Por cortar a luz visível, sua pupila se dilatará, deixando sua retina exposta à ultravioleta. Muito cuidado portanto na escolha de um filtro de observação.

7 Chapas de raio x ou negativos fotográficos (comuns, à base de prata) podem ser usados, desde que velados (expostos à luz e revelados). Mesmo assim, sobreponha dois ou três desses filmes.

8

9 Um excelente filtro para a observação solar é o vidro de soldador, número 14 ou maior. São baratos, podem ser encontrados facilmente no mercado e cortam praticamente toda a radiação ultravioleta. Mesmo assim, nunca devemos observar o Sol mais que alguns segundos seguidos.

10

11

12

13

14

15

16

17 Nos locais da Terra em que o eclipse do Sol é parcial, uma fração do “disco solar” é observada descoberta.

18 Uno de los sucesos más bellos
Eclipse Parcial do Sol Ocorre na região de penumbra projetada. Nesse caso uma parte do “disco solar” permanece visível. Uno de los sucesos más bellos

19

20 Una de los sucesos más bellos
de mi vida

21 Una de los sucesos más bellos
Espetacular vista do Eclipse do Sol desde a Patagônia Argentina Lua “se interpondo” diante do Sol justo quando o entardecer caía na Cordilheira dos Andes por cima do Lago Argentino de onde foi fotografada esta imagem. Podemos observar como a esquerda da foto, fora da sombra do eclipse, o céu continua brilhante. Una de los sucesos más bellos .

22 O eclipse do Sol ocorre na fase da Lua nova.
de mi vida

23 Bons Estudos !


Carregar ppt "ECLIPSE DO SOL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google