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Fotografia Aula 1 Prof. Fabio Aguiar.

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Apresentação em tema: "Fotografia Aula 1 Prof. Fabio Aguiar."— Transcrição da apresentação:

1 Fotografia Aula 1 Prof. Fabio Aguiar

2 Elementos básicos da Fotografia
Quando pensamos em aprender a fotografar, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é comprar uma câmera e sair fotografando tudo o que passar na nossa frente e, de maneira geral, esquecemos que precisamos primeiramente conhecer os fundamentos básicos da fotografia, ou seja, o foco, o enquadramento e a fotometria. E, além disso, precisamos aprender a enxergar como a câmera, limitando nossa visão à área do visor, que corresponde ao espaço da imagem que formará a nossa fotografia.

3 Foco: O foco é o elemento responsável pela nitidez em que os elementos contidos na cena aparecem na fotografia. Ele é ajustado através do anel de foco na objetiva da câmera e mede a distância entre o elemento principal e a câmera.

4 Enquadramento: O enquadramento é o elemento responsável pela distribuição correta e harmoniosa dos elementos que irão compor a fotografia e, por ser mais complexo, será visto mais detalhadamente mais tarde.

5 Fotometria: A fotometria é o elemento responsável pela correta medição da luz que incide sobre os objetos que serão registrados pela câmera. Este recurso é resultante do ajuste da abertura do diafragma e da velocidade do obturador que também serão vistos detalhadamente posteriormente. Superexposição Exposição normal Subexposição

6 É importante lembrar a quem está iniciando na arte de fotografar que a câmera é apenas a ferramenta que o fotógrafo usa para registrar as imagens. O mais importante é o conhecimento técnico que o fotógrafo possui. Mas, afinal, a câmera é importante ou não? ?

7 A resposta é: SIM, afinal, sem a câmera não se consegue fotografar
A resposta é: SIM, afinal, sem a câmera não se consegue fotografar. A questão é que, a câmera tem sua importância por ser a ferramenta, mas ela não faz nada na criação da imagem. O importante é não esquecer que QUEM FAZ A FOTOGRAFIA É O FOTÓGRAFO, não a câmera.

8 O ato de fotografar tem início no fato de pensarmos em registrar algo com a nossa câmera. Ao escolher o tema da foto, teremos que escolher o cenário da foto, ou seja, sua ambientação. Depois disso, escolhemos o formato da nossa foto, vertical ou horizontal. Aí, através do visor da nossa câmera, fazemos os ajustes necessários, que são justamente os elementos básicos: o foco, enquadramento e a fotometria. Feito tudo isso, analisamos se está tudo certo e, aí sim, apertamos o disparador para finalizar o processo de criação de uma fotografia.

9 Como vemos, o ato de apertar o disparador finaliza o processo de criação de uma fotografia e não inicia o processo. Antes de registrar a cena necessitamos fazer muitas escolhas e ajustes técnicos e, às vezes, experimentar suas variáveis para poder escolher qual é a mais adequada para aquela foto. Vendo isto, de nada adianta ter a câmera mais moderna e poderosa se não souber o que fazer com ela. Se você mandá-la fazer todo o processo acima sozinha, ela nada fará, pois a câmera não pensa e só faz aquilo que nós mandamos.

10 ? ? ? ? ? ? QUANTIDADE DE LUZ ÂNGULO DE VISÃO VELOCIDADE FOCO
DIAFRAGMA ? ? COMPOSIÇÃO ? OBJETIVAS DISTÂNCIA FOCAL OBTURADOR

11 MAS POR ONDE COMEÇAR ?

12 TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS: EQUIPAMENTOS - LENTES
Como veremos a seguir, a construção da objetiva das câmeras fotográficas é baseada na formação do olho humano, pois ambos possuem a mesma função: tornar nítida as imagens que vemos e controlar a quantidade de luz que passa através de seu interior. No olho humano possuímos o cristalino que corresponde às lentes da objetiva (responsável pelo foco). Da mesma maneira, a íris (pupila) do olho corresponde ao diafragma (que também pode ser chamado de íris) que controla a quantidade de luz que irá atravessá-lo até atingir o fundo do olho (na câmera corresponde ao sensor).

13 A CAPTAÇÃO DE IMAGEM PELO OLHO HUMANO A CAPTAÇÃO DE IMAGEM PELA CÂMERA

14 Distância focal: As objetivas são divididas em grupos distintos baseados na sua distância focal: grande-angular, normal e teleobjetiva. Distância focal é a distância entre o centro ótico da objetiva focada no infinito até o plano do sensor da câmera.

15 Com relação à distância focal, a divisão entre os grupos de objetivas é baseada na lente normal. Lente normal é chamada desta maneira pois apresenta o mesmo ângulo de visão que o olho humano (nas câmeras 35mm a lente normal é a 50mm). Todas as distâncias focais abaixo da lente normal são classificadas como grande-angular e, as distâncias focais acima da lente normal são classificadas como teleobjetiva. Grande-angular Teleobjetiva Normal

16 Objetivas zoom: São objetivas que possuem várias distâncias focais em uma só objetiva. São mais úteis para fotos em campo, como esporte e jornalismo, pois dispensam a constante troca de objetiva durante a sessão de fotos. Zoom mm Zoom mm Zoom mm

17 TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS: EQUIPAMENTOS - CÂMERAS
No mercado fotográfico existem diversos modelos e marcas de câmeras, o que dificulta na hora de escolher qual comprar. Se tomarmos alguns cuidados básicos antes de fazer a escolha, como definir qual tipo de fotografia atrai mais a sua atenção: esporte, retrato, paisagem, moda, jornalismo, macro, etc., eles ajudarão a evitar a escolha errada e trazer frustração na hora de fotografar. O importante na hora de comprar a primeira câmera é não ir com muita sede ao pote nem economizar demais. O meio termo é sempre o mais indicado.

18 A seguir, veremos alguns itens importantes que caracterizam os tipos de fotografia mais comuns e que deverão estar presentes nas câmeras: Jornalismo: Para as fotos de jornalismo, não é muito exigido que a câmera possua alta resolução: 8 a 16 MP são suficientes. Porém, este tipo de fotografia exige que a câmera seja rápida nas respostas dos comandos: altas velocidades do obturador, memória interna (memória Burst) alta e acima de tudo, robusta. Costumam ser câmeras mais caras.

19 Retrato / Estúdio / Publicidade: Para este tipo de fotografia a resolução faz a diferença. Quanto maior ela for, melhor. Vale lembrar que estes trabalhos costumam pedir ampliações maiores, impressões de alta qualidade. Neste caso, o tamanho do sensor também traz benefícios. A grande maioria das câmeras no mercado possuem o formato APS-C (22,5x15mm). Outras, mais sofisticadas utilizam o formato 35mm, o mesmo das câmeras de filme (24x36mm) chamadas câmeras de quadro inteiro ou Fullframe. Existem ainda as câmeras de médio formato com sensor medindo 36x48mm. Estas câmeras chegam a atingir resoluções de até 60 MP.

20 Macro: Para as fotografias de pequenos objetos, que necessitam que a câmera fique a distâncias muito pequenas (abaixo de 30cm), o que difere no equipamento é a objetiva. Existem diversas lentes macro no mercado, normalmente a maioria delas são teleobjetivas para aproximar mais o objeto do enquadramento. Porém, este tipo de objetiva costuma apresentar dois problemas: são mais caras que as lentes comuns e só servem para este tipo de fotografia. Dessa forma, existem outras maneiras para realizar as fotos em macro. A mais barata delas (mas sem perda de qualidade) é utilizar na frente da objetiva um filtro Close-up que altera a construção da objetiva e permite focar objetos a curtas distâncias.

21 Objetiva Macro 180mm

22 De qualquer forma, o ideal é começar com uma câmera mais simples, pois o investimento será menor e poderá usar a diferença no preço da câmera mais cara para adquirir outros acessórios como lentes e flashes. Câmera compacta ou Mono reflex? Vale lembrar que as câmeras compactas são boas escolhas somente para fotos descompromissadas, como férias e fotos de familia. Quem pensa em fotografia profissional deve optar sempre pela câmera mono reflex.

23 As câmeras compactas são pequenas e fáceis de transportar
As câmeras compactas são pequenas e fáceis de transportar. Mas, seu tamanho reduzido também diminui o tamanho do sensor, reduzindo muito a qualidade das imagens que produz. Outro fator desfavorável é que a compacta possui um “retardo” entre o ato de apertar o disparador e a foto ser registrada (as reflex disparam o obturador em tempo real). Outro fator é que elas não permitem a troca de objetivas e não possuem encaixe para flash externo. Modelos de câmeras compactas

24 As câmeras reflex também possuem muitas versões além dos modelos mais caros e sofisticados. Para iniciar na fotografia pode-se optar por uma câmera amadora que atenderá perfeitamente suas necessidades sem que se gaste muito dinheiro. Mas, qual é a diferença entre o modelo amador e o profissional? Hoje na fotografia digital as câmeras amadoras e profissionais são equipadas com a mesma tecnologia e recursos técnicos (alguns modelos amadores costumam oferecer um pacote de recursos maiores que as profissionais).

25 Isso ocorre exatamente por causa do público para a qual ela foi desenvolvida: o público amador. O perfil do fotógrafo amador exige que a câmera possua recursos que o auxiliem na correta regulagem para evitar erros, os recursos automáticos. Estes recursos ajudam mas não resolvem totalmente todas as situações onde só o conhecimento técnico pode decidir qual o melhor ajuste da câmera deverá ser feito. Outro fator que diferem as amadoras das profissionais é a resistência das câmeras. As amadoras são montadas em uma estrutura de policarbonato (plástico) e as profissionais em aço molibdênio, que as tornam mais resistentes a impactos.

26 Outro fator é com relação a sua resistência ao uso
Outro fator é com relação a sua resistência ao uso. Enquanto as amadoras são programadas para aproximadamente 40 mil fotos sem manutenção, as profissionais geralmente são programadas para acima de 100 mil fotos. Nas outras funções e resolução são idênticas entre si. Modelos de câmeras reflex amadoras

27 Modelos de câmeras reflex profissionais

28 Como é a câmera por dentro
Sensor de câmera 35mm Sensor de câmera médio formato

29 TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS: EQUIPAMENTOS - ACESSÓRIOS
Além da câmera, é indispensável a utilização dos acessórios, cada qual para a sua função: flash para fotos em ambientes com pouca luz, tripés para exposições longas, filtros para efeitos especiais, objetivas para diversos tipos de enquadramento, rebatedores para melhor aproveitamento da luz ambiente, etc.

30 Da mesma forma que as câmeras, os acessórios também possuem o uso específico para cada tipo de fotografia: iluminação portátil para reportagens e fotos em campo, iluminação de estúdio, monopés para fotos de ação. A fotografia é uma arte muito diversificada e especializada, por isso , o fotógrafo necessita se especializar e se aprofundar na área em que se identifica mais.

31 Flash portátil de sapata
Flash portátil tipo martelo Flash portátil circular

32 Iluminação para estúdio: Flashes, difusores,
sombrinha, snoot, tripés, girafa, rebatedor de tecido, fresnel (luz contínua).

33 Filtros para efeitos na fotografia

34

35

36 Cases para transportar equipamentos e cases para iluminação

37 Tripés e monopés para apoio de câmera e dolly para locomoção
do tripé

38 TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS: EQUIPAMENTOS – VISOR DE CARTOLINA
Antes de se pensar em pegar uma câmera e sair fotografando, é muito importante praticar a visão para aprender a ver as cenas como a câmera vê e irá registrá-las. Pensando nisso, o exercício a seguir é simples e eficiente para aguçar a visão dos novos fotógrafos. Com um pedaço de cartolina preta medindo 15x21cm, divide-o ao meio e marque com linhas diagonais para achar o centro de cada metade. Em um lado recorte um quadrado medindo 6x6cm e no outro um retângulo medindo 4,5x6cm.

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