A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Seitas Místicas e Ocultistas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Seitas Místicas e Ocultistas"— Transcrição da apresentação:

1 As Seitas Místicas e Ocultistas
RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS À Luz da Palavra de Deus As Seitas Místicas e Ocultistas Unidade IV

2 Introdução As seitas místicas e ocultistas cultivam uma aura de mistério com a supervalorização do misticismo e do sobrenatural. Com isso, não só aguçam e fascinam a curiosidade a curiosidade humana, como também atraem muitos adeptos, pois causam nesses a sensação de poder e controle sobre os segredos e rituais.

3 Capítulo 1 – A Fascinação pelo Oculto – Ordem de Rosa Cruz
O Rosacrucianismo, uma sociedade secreta que não se rotula como religiosa e que promete revelar somente a seus adeptos segredos ocultos, atrai muitas pessoas, inclusive alguns do meio cristão porque é capaz de causar no indivíduo uma sensação de poder e de prestígio. 1.1 – Rosacrucianismo O Rosacrucianismo, uma seita que tem sua origem cercada de lendas e mistérios, provavelmente surgiu em 1614 com o lançamento, na Europa, do livro “ A Reforma Geral do Mundo” (Fama Fraternitatis).

4 Capítulo 1 – A Fascinação pelo Oculto – Ordem de Rosa Cruz
1.1.1 – O AMORC – A Fraternidade Rosa Cruz 1.2 – o Livro Sagrado O Rosacrucianismo não possui um único livro sagrado, pois existem muitos ensinos ocultos, os quais são apresentados em forma de literatura nas diversas ramificações dessa seita, porém os dois principais grupos aceitam a obra anônima denominada Manifestos Rosa Cruz, publicada na Europa a partir de 1614.

5 Capítulo 1 – A Fascinação pelo Oculto – Ordem de Rosa Cruz
1.3 – A Teologia Rosacrucianista e Seus Principais Ensinamentos A definição da teologia rosacrucianista é um grande desafio, pois em seus conceitos há elementos do cristianismo, do empirismo, da teosofia, da ciência cristã, do ocultismo medieval, do judaísmo, do hinduísmo, da alquimia, do gnosticismo, da cabala e de diversas outras doutrinas religiosas.

6 Capítulo 1 – A Fascinação pelo Oculto – Ordem de Rosa Cruz
1.3.1 – Deus 1.3.2 – Jesus Cristo 1.3.3 – O Homem 1.3.4 – A Salvação 1.3.5 – A Eternidade 1.3.6 – Os Sete Mundos

7 Capítulo 1 – A Fascinação pelo Oculto – Ordem de Rosa Cruz
1.4 – Considerações Finais Por se tratar de uma sociedade secreta e esotérica, causa muita curiosidade nas pessoas. Diferentemente do cristianismo em que nada é oculto (Mt 10.26), e todo cristão fiel é convocado a levar a todos a Luz do Evangelho de Cristo.

8 Capítulo 2 – A Nova Roupagem da Feitiçaria - Wicca
A bruxaria em geral, principalmente a wicca, tornou-se popular principalmente entre os adolescentes que são influenciados por desenhos animados que mostram os personagem principais como sendo bruxinhos do bem; superproduções de Hollywood e seriados nos quais alguns adolescentes dominam o poder da bruxaria.

9 Capítulo 2 – A Nova Roupagem da Feitiçaria - Wicca
A Wicca, seita neo-pagã baseada na bruxaria europeia antiga, foi reestruturada e popularizada por Gerald B. Gardner (1884 – 1964), um ocultista que exerceu por muito tempo a profissão de arqueólogo no Sudeste da Ásia, onde teve contato com diversas seitas.

10 Capítulo 2 – A Nova Roupagem da Feitiçaria - Wicca
2.2 – As Principais Divisões da Wicca Os wiccans usam termo Tradições para explicarem as muitas divisões e ramificações da wicca. Apesar dessas divisões, é possível perceber que quase todas elas ou foram criadas por Gardner ou seguem de alguma maneira seus ensinos. 2.2.1 – Wicca Garderiana 2.2.2 – Wicca Alexandrina 2.2.3 – Wicca Diânica 2.2.4 – Igreja Wicca

11 Capítulo 2 – A Nova Roupagem da Feitiçaria - Wicca
2.2.5 – Wicca Georgiana 2.3 – Livro Sagrado Essas seitas não possuem um livro sagrado, apenas escritos, os quais são valorizados, como por exemplo “ A Bruxaria Hoje”, de Gardner, e a obra do casal Farrar, a “Bíblia Completa das Bruxas”. Além desses, cada tradição possui o chamado “ Livro das Sombras”, em que os feitiços secretos são escritos e depois passados para o iniciado.

12 Capítulo 2 – A Nova Roupagem da Feitiçaria - Wicca
2.4 – Os principais ensinamentos Wicca A Wicca tem muitos ensinamentos, mas os principais são aqueles que se opõem radicalmente aos valores e conceitos estabelecidos pela Bíblia. 2.4.1 – A Divindade 2.4.2 – O Princípio Ético da Wicca 2.4.3 – o Conceito de Bem e Mal

13 Capítulo 2 – A Nova Roupagem da Feitiçaria - Wicca
2.5 – Os Sabás e os Esbás Os Sabás, conhecidos como “ A Roda do Ano”, são celebrações ritualísticas que seguem a passagem do ano de acordo com suas estações. Há oito sabás durante o ano, quatro principais e quatro menores. Os Esbás, rituais de adoração e invocação da deus, ocorrem em cada fase da lua, mas algumas tradições só realizam esses rituais em noite de lua cheia.

14 Capítulo 2 – A Nova Roupagem da Feitiçaria - Wicca
2.6 – Considerações Finais Como é possível perceber, o neo-paganismo volta-se contra o Deus verdadeiro, uma vez que faz tudo o que é contrário ao Deus da Bíblia. Negam que estejam a serviço de Satanás, afirmando que esse é apenas uma invenção cristã.

15 Capítulo 3 – A Exaltação ao inimigo de Deus - Satanismo
Neste capítulo, verificaremos o que pode ser considerada a primeira seita existente, pois, no evento de sua rebelião, Lúcifer, arregimentou para si uma terça parte dos anjos de Deus para o servirem e o honrarem como deus. 3.1 – O Satanismo O Satanismo, termo geral para a adoração, simbólica ou literal, de Lúcifer ou Satanás, tem sua existência desde as civilizações mais antigas, quando veneravam a morte ou o mal e não tinham consciência de que, de uma maneira indireta, estavam adorando a Satanás.

16 Capítulo 3 – A Exaltação ao inimigo de Deus - Satanismo
3.2 – As Principais Divisões do Satanismo O satanismo moderno, desenvolvido a partir de Crowley e La Vey, desenvolveu-se e se dividiu em inúmeras seitas, sendo as três principais a Ordo Temple Orientis, a Igreja de Satã e o Templo de Set. 3.2.1 – Ordo Templi Orientis 3.2.2 – Igreja de Satan 3.2.3 – Templo de Set

17 Capítulo 3 – A Exaltação ao inimigo de Deus - Satanismo
3.3 – Os Livros Sagrados O satanismo, diferente do cristianismo, não possui um livro sagrado, mas uma série de diversas literaturas que, de acordo com alguns, tem séculos de existência. Dentre essas literaturas, os mais conhecidos são o Livro da Lei e a Bíblia Satânica. 3.3.1 – O Livro da Lei 3.3.2 – A Bíblia Satânica

18 Capítulo 3 – A Exaltação ao inimigo de Deus - Satanismo
3.4 – Os principais ensinamentos Satânicos Os ensinamentos do satanismo variam muito de acordo com sua corrente de pensamento. As mais radicais são repletas de elementos ocultos e muito ritualismo. Essas chegam ao extremos de sacrificar animais, e até seres humanos, em seus rituais. 3.4.1 – Deus 3.4.2 – O Homem 3.4.3 – O pecado

19 Capítulo 3 – A Exaltação ao inimigo de Deus - Satanismo
3.4.4 – A Vida Eterna 3.4.5 – Os Sacrifícios 3.5 – Considerações Finais Não cabe ao cristão fazer sensacionalismo e falar mais do diabo em seus cultos do que em Cristo, porque exaltar a Satanás não é o objetivo do culto cristão. Mas todo cristão tem que ter consciência e estar preparado para a batalha espiritual que enfrentará (Ef 6.12).

20 Capítulo 4 – A Preparação do Caminho para o Anticristo- A Nova Era
A Nova Era é seguramente uma seita dos últimos dias, pois consegue fazer uma fusão de muitas ideologias religiosas da antiguidade e do presente, adequando toda essa mistura religiosa com os pensamentos e filosofias vigentes. 4.1 – Nova Era A Nova Era – um movimento que incorpora o pensamento de muitas religiões, seitas e filosofias – consegue conciliar pensamentos ocultistas milenares com pensamentos religiosos e filosóficos de todas as épocas.

21 Capítulo 4 – A Preparação do Caminho para o Anticristo- A Nova Era
4.2 – O Livro Sagrado Nova Era não possui um único livro sagrado, pois para eles a Bíblia, os Vedas, o Tripitaka, Bhagavad-gita são escrituras que tratam do mesmo assunto, mas com pontos de vista diferentes. Quando a Bíblia é negligenciada ou colocada como sendo apenas mais um livro, perde-se o foco do Deus verdadeiro. Os adeptos da Nova Era, ao menosprezarem a Bíblia e dar-lhe uma interpretação esotérica, estão sem direção e mergulhados em vários ensinos contraditórios.

22 Capítulo 4 – A Preparação do Caminho para o Anticristo- A Nova Era
4.3 – A Teologia da Nova Era e Seus Principais Ensinamentos A teologia da Nova Era é muito difícil de ser definida , pois é formada por uma miscelânea de doutrinas de várias religiões e seitas. Nessa mistura, são encontrados elementos modificados do cristianismo, hinduísmo, cabala, budismo, xintoísmo, espiritismo etc. 4.3.1 – Deus 4.3.2 – Jesus

23 Capítulo 4 – A Preparação do Caminho para o Anticristo- A Nova Era
4.3.3 – Lord Maitreya 4.3.4 – O Pecado, a Salvação e a Eternidade 4.3.5 – A Divisão das Eras 4.4 – Considerações Finais A Nova Era está encarregada de preparar o caminho para o seu “messias” e tem feito isso com muita eficácia ao usar os mais diversos recursos, principalmente a mídia.

24 Capítulo 4 – A Preparação do Caminho para o Anticristo- A Nova Era
Vivemos em uma sociedade em que tudo se tornou relativo, até o estereótipo do herói. Em outras palavras, não precisa ser bonzinho para ser herói. Essa é uma sociedade espiritualista porque as pessoas dizem que tem uma religião, e iludem-se dizendo que todos os caminhos levam a Deus; ou deus de todas as religiões é um só; ou ainda que é filho de Deus, mas tudo isso sem mudança de vida.

25 Conclusão Todo conhecimento adquirido sobre as religiões, seitas e heresias se faz necessário, pois cada dia milhares de pessoas têm sido enganadas através de falsos ensinamentos. A principal motivação para estudarmos essas religiões e seitas, deve ser o amor cristão, e não o debate, ou discussões que acabam gerando contendas. ( I Pedro 3.15).


Carregar ppt "As Seitas Místicas e Ocultistas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google