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PROJETO DE MODERNIZAÇÃO

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Apresentação em tema: "PROJETO DE MODERNIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE MODERNIZAÇÃO
DA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO TOCANTINS.

2 Missão do Governo Proporcionar FELICIDADE ao cidadão
Felicidade = paz + otimismo Paz = Segurança, Saúde, alimentação, abrigo e emprego

3 Instrumentos de ação do Governo e formas de fazê-lo:
Realizando INVESTIMENTOS Prestando SERVIÇOS

4 III. RESTRIÇÕES DAS AÇÕES
Legalidade Orçamento e Financeiro Accountabiliy (prestação de contas ao TCE, CGE, TCU, etc) Efetividade = Eficiência e Eficácia Eficiência - realização de mais com menos Eficácia - entrega de acordo com previsto (prazo + utilidade)

5 I - Realização de INVESTIMENTOS
Capacidade de uso de recursos próprios comprometida Alternativas Captação de recursos Redução das despesas correntes Aplicação eficiente dos recursos captados Aumento de Arrecadação

6 a) CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Elaboração de Projetos Obtenção de Licenças Agregação de informações técnicas e estratégicas Alinhamento institucional c/ PPA, Planejamento Estratégico, LOA

7 b) REDUÇÃO DAS DESPESAS CORRENTES
Controle dos gastos Mapeamento das prioridades e impactos sobre cortes

8 c) Aplicação Eficiente dos Recursos
Aquisição / contratação de bens e serviços Processo licitatório Acompanhamento da implementação / entrega Prestação de contas

9 d) Aumento da Arrecadação
Incentivos a novos empreendimentos Inteligência Tributária Cobrança dos devedores

10 II - Prestação de SERVIÇOS
Interação com o público cliente Existência de canais de "audição" e interação Confiança de ser atendido e ser ouvido Capacidade de entrega Processos internos devem estar alinhados e azeitados Responsabilidades bem definidas Controle de resultados (prazos e eficácia) Retorno ao Cidadão Prestação de contas (geral e a da demanda específica)

11 OBJETIVOS DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO TOCANTINS
Modernizar a gestão do Governo do Estado do Tocantins com objetivos de: Estancar desperdícios; Reduzir riscos; Reduzir gastos; Otimizar processos; Ofertar dados estratégicos para a tomada de decisão ; Disponibilizar serviços, informações e acessos à população.

12 PARA FAZER A MÁQUINA FUNCIONAR PRECISAMOS ESTRUTURÁ-LA.

13 PARA FAZER A MÁQUINA FUNCIONAR PRECISAMOS ESTRUTURÁ-LA.
A implantação do Projeto de Modernização da Gestão e Tecnologia da Informação exige a construção de ALICERCES SÓLIDOS, com os seguintes pilares: PILAR PESSOAL; PILAR DE INFRAESTRUTURA, MÁQUINAS E SISTEMAS; PILAR DA COMUNICAÇÃO; PILAR DE GOVERNANÇA; PILAR DO ORÇAMENTO E NORMATIZAÇÃO.

14 PILAR PESSOAL. Carreira de TI diferenciada
Analistas de negócios, gestores de contratos, de sistemas e de suporte, técnicos de desenvolvimento e suporte fazendo parte da carreira diferenciada. Reunião das equipes num mesmo local físico Será necessário construir e aparelhar um Centro Tecnológico. Capacitação Contratação de cursos especializados em Governança de TIC, Gerenciamento de Projetos Governamentais e utilização de instrutoria do próprio Governo

15 PILAR DE INFRAESTRURUTA, MÁQUINAS (hardware) E SISTEMAS (Software).
Construção do Prédio Sede do Centro de Inteligência de TIC Construção de uma edificação dentro das normas de segurança para abrigar o Centro de Inteligência de TIC do Governo do Estado do Tocantins e a aquisição do mobiliário necessário para o seu funcionamento.  Unificação e Virtualização do Data-Center Aquisição de elementos tecnológicos (hardware, software e serviço) que possibilitem a implantação de um centro de processamento de dados (Datacenter) para suportar a crescente demanda de recursos tecnológicos para a gestão da informação.

16 Soluções baseadas em Software Gratuitos
1. Sistema Administrativos Integrados /SAI-TO Composto dos seguintes módulos: Recursos humanos, controle da gestão financeira, Almoxarifado, Controle da frota e seus insumos, Processo Administrativo: Anexo III e IV, Suprimentos de Fundo, Diária, Solicitação de Compra/Serviço e Relatório de Viagem; 2-GPWEB – sistema integrado de gerenciamento de projetos e práticas de gestão e possui os seguintes módulos: coorporativo, gerenciamento de projetos, gestão por excelência controlando indicadores e pratica de gestão e agenda coletiva.

17 Software a serem Desenvolvidos
Serviços de Fábrica de Software Contratação de Serviços especializados para a implantação de uma fábrica de software (redução necessidade de aumento de folha de pagamentos).

18 PILAR DE GOVERNANÇA. Implantação de Service Desk Solução de Segurança
Contratação de empresa especializada em prestação de serviços de Governança de TI compreendendo: o planejamento, implantação, operação, gerenciamento operacional, suporte a incidentes, problemas e mudanças, abrangendo em todo o estado do Tocantins: Serviço de Suporte Local e Remoto (1º Nível), com atendimento remoto. Serviço de Suporte de Retaguarda (2º Nível), com atendimento presencial. Solução de Segurança (Firewall, Anti-vírus e IPS) Contratação de equipamentos e serviços de Solução de Perímetro para as unidades que compõe a rede de dados do governo do Estado do Tocantins, abrangendo todo o Estado e seu escritório de representação política em Brasília, por meio de prestação de serviço de natureza continuada.

19 PILAR DE GOVERNANÇA. Sistema de Segurança Predial e Controle de Acesso
Aquisição de solução de Controle de Acesso e Circuito Fechado de Televisão e Vídeo – CFTV, baseado em tecnologia IP, nas dependências do Palácio Araguaia em Palmas, Tocantins (CDB). Serviços de Consultoria Elaboração do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação Contratação de serviços especializados para o levantamento do cenário atual e desenvolvimento de um Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação, que possa apoiar as ações de TIC para os exercícios de 2012/2014 (USTDA).

20 Iluminando Mentes e Oportunidades.
PILAR DE COMUNICAÇÃO. Iluminando Mentes e Oportunidades. ConectTO – Tocantins Conectado Implantar infraestrutura e rede adequada com cabos de fibra óptica e sinais de rádio para ramificar o sistema, fazendo-o chegar a todas as localidades do Tocantins permitido circulação de dados de TV digital, Internet banda Larga, Ensino à Distância, celular, vídeo, softphone, telefone IP, interligação dos órgãos do governo e prefeituras. Isso vai favorecer o monitoramento urbano com aplicações em segurança pública e até mesmo a telemedicina (atendimentos à saúde via videoconferência) (CDB). Parceria com a UFT - Metrotins Compartilhando fibra óptica e sistemas integrados na Capital, Palmas com a UFT.

21 INFRASTRUCTURE PILLAR : COMMUNICATION.
ConectTO – Tocantins Conectado

22 Cenário do Projeto Intranet Intranet
Plataformas de Aplicações e Serviços Segurança e-Policia Plataformas de Governo , É pra Já Turismo Monitoramento e Análises de Dados Saúde Educação Inclusão Digital Intranet Intranet Core e Gerência (Núcleo de Rede) Internet Para Governo Rede de Dados Core: Switches Core e Agregação, Roteadores e Firewalls Internet Inclusão Digital Gerência de Rede Transmissão (Backhaul entre cidades e dentro das cidades) Switch MPLS Backhaul Microondas 通信网 Fibra Sem Fio PTN/PON/Router/Switch PmP/Wifi Terminais de Aplicação e Acesso

23 PILAR DE COMUNICAÇÃO. Iluminação das Unidades de É Prá Já
Aquisição de uma solução contendo equipamentos e infra-estrutura necessárias para disponibilizar o acesso à Internet a todos os cidadãos usuários do É Prá Já, como também toda a sociedade em torno da unidade. Acelerador de Wan – Internet Aquisição de ferramenta de otimização de fluxo e velocidade da rede de longa distância e internet.

24 É PRECISO AVANÇAR SALTANDO DEGRAUS.

25 É PRECISO AVANÇAR SALTANDO DEGRAUS.
COM INOVAÇÃO E CHOQUE DE GESTÃO Sistema de Serviços ao Cidadão (Disk 156) Aquisição de elementos tecnológicos (hardware, software e serviço) que possibilitem a implantação de um centro de serviços ao cidadão.   Gestão para resultados Mensurar os resultados de forma clara e objetiva atrelando-os às metas e a uma política de incentivo à meritocracia. Escritório de Projetos Unificar uma metodologia de gerenciamento de projetos no Estado, acompanhado todas as fases: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento. Assim, todo o governo vai “falar um única língua”.

26 É PRECISO AVANÇAR SALTANDO DEGRAUS. COM INOVAÇÃO E CHOQUE DE GESTÃO
Portal de Serviços do Governo do Estado Disponibilizando serviços on-line aos cidadãos. Sala de Situação Sala de Situação congrega informações para a alta gestão, em tempo real, subsidiando a tomadas de decisões e visões estratégicas. Permite ainda elaborar, controlar e monitorar os prazos, ações e responsabilidades das ações do Governo nos 139 municípios, por meio de mapas temáticos e visualizações instantâneas, contemplando: Coleta, tabulação e processamento de dados Análise, estatística e comparação de dados Avaliação de problemas, intervenções e tomada de decisões Divulgação das informações para retroalimentar o sistema e permitir o controle social

27 É PRECISO AVANÇAR SALTANDO DEGRAUS.
COM INOVAÇÃO E CHOQUE DE GESTÃO Ferramenta de Colaboração e Corporativo Aquisição de Servidor de corporativo para 15 mil usuários e ferramenta de colaboração para mensageria, áudio e vídeo conferencia, interligado com a plataforma de corporativo (EXPRESSO). Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos + Workflow + Processos Virtuais + Digitalização Implantação do SGD de Gestão de Documentos a todos os órgãos: a implementação de processos virtuais; o uso de workflow que permite o controle de prazos e responsabilidades das atividades; que o cidadão acompanhe o curso de sua demanda tendo acesso às peças, em todas as fases.

28 ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Centrais de serviços É PRA JÁ Abertura de novas unidades do É Pra Já nas regiões administrativas, além de 2 unidades móveis, levando atendimento dos diversos órgãos aos municípios mais distantes.

29 Benefícios: 3 2 4 1 5 Gestão do Estado Modernizada Serviços Públicos
Conectar entidades gov. Modernizar Gestão Economia em Telecom Infra de TIC Serviços Públicos Saúde Hospitais Públicos Cultura e Educação Acesso WiFi Público Inclusão Digital Acesso a plataformas de governo digital (ex: É pra Já) Web para Hospitais VCS HD (Vídeo Conf.) Diagnóstico Remoto 3 2 4 Core requirements Segurança nas Cidades Educação 1 5 VCS para escolas Aula ou Palestra remota LAN e/ou Wireless Lan Internet e Inclusão dig Infra p/ Conectividade Web, VSS e VCS p/ sites de Policia VSS (Monitoramento) áreas públicas VSS para escolas e hospitais VCS nas principais entidades Estado Conectado = Gestão Modernizada + Eficiência+ Inclusão Digital + Qualidade de Vida

30 A TI COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO DO GOVERNO PARA ATINGIMENTO DE SUA MISSÃO

31 a) CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Necessidade Ação Prevista Elaboração de Projetos Escritório de Projetos Obtenção de Licenças SGD Agregação de informações técnicas e estratégicas Sala de Situação Alinhamento institucional c/ PPA, Planejamento Estratégico, LOA Escritório de Projetos + novo SIAFEM

32 b) REDUÇÃO DAS DESPESAS CORRENTES
Necessidade Ação Prevista Controle dos gastos Escritório de Projetos + novo SIAFEM + Sistema UNI + Sistema Convênios + Sistema Administrativos Integrados /SAI-TO Mapeamento das prioridades e impactos sobre cortes Escritório de Projetos + Sala de Situação

33 c) Aplicação Eficiente dos Recursos
Necessidade Ação Prevista Aquisição / contratação de bens e serviços Processo licitatório SGD Acompanhamento da implementação / entrega Prestação de contas Escritório de Projetos + novo SIAFEM + Sistema UNI + Sistema Convênios

34 Prestação de SERVIÇOS Interação com o público cliente
Capacidade de entrega Necessidade Ação Prevista Existência de canais de "audição" e interação Confiança de ser atendido e ser ouvido Sistema de Disk Cidadão + SGD+ Portal Necessidade Ação Prevista Processos internos devem estar alinhados e azeitados SGD + Sistemas finalísticos (Saúde, Educação, Segurança, etc.) Responsabilidades bem definidas SGD + Escritório de Projetos + Sistemas finalísticos Controle de resultados (prazos e eficácia) Escritório de Projetos + SGD + Sistema UNI + Sistema Convênios + Sistemas finalísticos

35 Prestação de SERVIÇOS Retorno ao Cidadão Necessidade Ação Prevista
Prestação de contas (geral e a da demanda específica) Sistema de Disk Cidadão + SGD + novo SIAFEM + Sistema UNI + Sistema Convênios + Portal + Sistemas finalísticos

36 RESTRIÇÕES Accountability 2) Legalidade Necessidade Ação Prevista
Prestação de contas (geral e a da demanda específica) Recuperação e acesso aos registros a tempo, na forma que os órgãos de controle desejam e a população requer SGD + novo SIAFEM + Sistema UNI + Sistema Convênios + Portal Necessidade Ação Prevista Aplicação dos recursos da forma exigida (objetivo, accountability, etc) Processos atendendo forma e conteúdo exigidos (complience) Ter orçamento e financeiro para realização (fornecedores e pessoal) Alinhamento com o planejamento SGD + novo SIAFEM + Sistema UNI + Sistema Convênios + Escritório Projetos Eficiência dos gastos (comparativos) Sistema de Compras + Pregão

37 RESTRIÇÕES cont. 3) Efetividade 3.1) Eficácia Necessidade
Ação Prevista Controle de prazos e gastos dos projetos e demandas Consumo interno - fazer projetos / processos de demandas andar com ajustes e manutenção necessárias Consumo externo - prestar contas para manter o fluxo de entrada de recursos SGD + novo SIAFEM + Sistema UNI + Sistema Convênios + Escritório Projetos + Portal + Sistemas finalísticos Levantamento do quê a população deseja Sistema de Disk Cidadão + SGD+ Portal + Sistemas finalísticos

38 RESTRIÇÕES cont. 3) Efetividade 3.2) Eficiência Necessidade
Ação Prevista Redução de custo com pessoal e material Controle Ações de redução Avaliação de benefícios SGD + novo SIAFEM + Sistema UNI + Sistema Convênios + Escritório Projetos + Portal + Sistemas finalísticos Feedback no processo Sistema de Disk Cidadão + SGD+ Portal

39 GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E DA MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TIC 2011/2014 VALORES PREVISTOS % 1ª Fase 2ª Fase R$ US$ cotação R$ ,30 MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ,00 ,30 100,00% ,00 ,00 ,00 Consultoria em Planejamento Estratégico TIC ,00 ,83 2,44% 0,00 Escritório de Projetos ,00 ,48 1,75% Tocantins Conectado ,00 ,00 34,15% Iluminação do Tocantins ,00 ,00 6,83% Construção do prédio sede - TIC ,00 ,30 2,38% ,00 ,00 ,00 Mobiliário do prédio sede - TIC ,00 ,22 0,40% Sala Segura: unificação Data-Center ,00 ,17 4,59% ,00 ,00 ,00 Unificação e virtualização Data-center ,00 ,30 6,93% ,00 ,00 Hardware e software para a Sala de Situação ,00 ,04 0,99% ,43 ,00 Vídeo monitoramento ,09 1,98% ,00 ,57 ,00 Service Desk ,00 ,43 1,93% ,00 Solução de segurança (Firewalls e antivírus) ,00 ,17 3,96% ,00 ,00 Serviços ao cidadão (Disk 156) ,00 ,39 1,79% ,00 ,57 ,00 Acelerador de Wan - Internet 0,79% Softwares - Licença ,00 ,39 3,63% ,00 Segurança predial e controle acesso ,00 ,35 3,37% Estações de Trabalho, notebooks e tablets ,00 ,26 2,84% ,00 ,00 ,00 Capacitação e visitas técnicas ,00 ,35 0,63% Soft. colaboração, Portal e corporativo ,00 2,28% Fábrica de software ,00 ,91 2,57% ,00 ,00 Solução de controle de ativos ,00 ,57 1,03% Site back up do Data Center ,00 ,09 2,61% Solução de Saúde - Telemedicina, etc. Solução de Educação - Telecursos, EAD, etc. Solução de Segurança Pública

40 Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública
Subsecretaria de Informática


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