A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HEBREUS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HEBREUS."— Transcrição da apresentação:

1 HEBREUS

2 Atual região da Palestina;
Corresponde culturalmente ao Estado de Israel.

3 Origem: Mesopotâmia (Ur), como filisteus, arameus e cananeus;
Período dos Patriarcas: Abraão lidera o povo em 1800 a.C., rumo à Canaã; Organizados em tribos, sem unidade política; Isaac o sucede, tendo 2 filhos: Esaú e Jacó (Israel=combatente de Deus), que tem 12 filhos (tribos). 1750 a.C.: migração para o Egito. São escravizados, com a expulsão dos hicsos;

4

5 1250 a.C.:Moisés lidera o povo rumo à Palestina – ÊXODO
Teria recebido de Deus (Iavé) a Tábua dos Dez Mandamentos – aliança entre Deus e os hebreus (povo escolhido);

6 Juízes (líder político, militar e religioso):
Lutas contra cananeus e filisteus; Sem estrutura administrativa regular; Destaca-se Sansão.

7 Reis (monarquia) Saul (1010 a.C.); Davi ( a.C.); Salomão ( a.C.); Davi reconquista da Palestina e torna capital a cidade de Jerusalém. Salomão: corte luxuosa; pesados impostos; após sua morte o reino é dividido.

8 Motivo: pesados impostos, rivalidades entre as tribos;
Reino de Israel (norte) – capital: Samaria; conquistado em 722 a.C. pelos assírios. Reino de Judá (sul) – capital: Jerusalém; conquistado em 587 a.C. pelos neobabilônicos. Cativeiro Babilônico: destroem o Templo de Salomão; aprisionam até 538 a.C., hebreus voltam com os persas conquistando a Babilônia. Diáspora (dispersão): são dominados por persas, macedônicos e romanos. Permanecem uma nação sem Estado até 1948.

9 Cultura RELIGIÃO: influencia toda a civilização Ocidental e Oriente Médio; É base de islamismo, judaísmo e cristianismo; Eram monoteístas; Livro sagrado: Torá (pentateuco).

10 Subitamente, entreabria-se o quadro sonoro para irromper o coro das lamentações. Acabavam no ar, lucíolas extintas, os derradeiros sons da harpa de David; perdia-se em ecos a derradeira antístrofe de Salomão; [...]. Clamavam as imprecações do dilúvio, os desesperos de Gomorra; flamejava no firmamento a espada do anjo de Senaqueribe; dialogavam em concerto tétrico as súplicas do Egito, os gemidos de Babilônia, as pedras condenadas de Jerusalém.   POMPÉIA, Raul. O Ateneu. São Paulo: Ática, p. 37.

11 Sobre os hebreus e os judeus, é CORRETO afirmar que:
01. David foi considerado o primeiro patriarca hebreu. 02. Senaqueribe foi o rei responsável pela retirada dos hebreus de Jerusalém para a Babilônia, fato este conhecido como Êxodo. 04. no século XX, após a Segunda Guerra Mundial, com a criação do Estado de Israel pela ONU, os judeus voltaram a se reunir em um território.

12 08. no primeiro milênio a.C., os hebreus foram retirados à força de Canaã pelos egípcios, que os levaram ao vale do rio Nilo e os fizeram escravos. 16. o dilúvio, narrado no Antigo Testamento, provavelmente foi inspirado em um relato muito mais antigo, conhecido pelos sumérios. 32. a construção do Templo de Jerusalém por Salomão foi um marco na centralização política dos hebreus durante o período monárquico. 64. a religião dos hebreus não teve qualquer importância na construção da identidade daquele povo.

13 FENÍCIA

14

15 Fenícia Faixa de terra litorânea do Mediterrâneo;
Localizada entre a Síria e Israel; Aproximadamente o atual Líbano; Cidades principais: Sídon, Tiro, Biblos, Ugarit.  Cercada por montanhas, os montes Líbano e Carmelo. Solo pobre - dificultava a agricultura. Isso fez com que os fenícios desenvolvessem o comércio marítimo.

16 1500 a.C. – cidades fenícias conquistam hegemonia sobre as cidades cretenses;
O rei não possuía autoridade absoluta; Era apoiado por sacerdotes, comerciantes, e anciãos magistrados (sufetas); Sociedade composta por ricos comerciantes; funcionários do governo e sacerdotes; pequenos proprietários e trabalhadores livres; escravos domésticos e marinheiros pobres.

17

18 Economia: comércio marítimo ao longo do Mediterrâneo (metalurgia de ouro, prata, bronze, ferro; escravos; marfim; cereais; perfumes). Cultura: criação do alfabeto – meio prático para auxiliar no comércio; chega a camadas mais populares. Ao longo da história foi dominada por diversos povos: assírios; neobabilônicos; persas e macedônicos.

19 PÉRSIA

20 Atual Irã

21 Planalto semi-árido; sem grandes vales fluviais;
Ocupado no século XVIII a.C. pelos medos, unifica-se com os persas em 550 a.C. – governo de Ciro; Cambises e Dario expandem o Império; Satrápias (províncias): governadas pelos satrapas, fiscalizados pelos “olhos e ouvidos do rei”; Vasta rede de estradas, sistema de correio e criação de moeda única: dárico;

22 Cidades principais: Pasárgada; Persépolis; Ecbatona e Susa.
Sociedade de castas, rigidamente hierarquizada; Forte relação comercial com Fenícia, Egito, Índia, chegando à China, e Mediterrâneo. Culturalmente influenciados pelos povos da região.

23 Religião: zoroastrismo ou masdeísmo
Profeta: Zoroastro ou Zaratustra; Dualismo de forças contrárias: Ormuz (Aura-Mazda) e Angra Mainyu (Arimã). Livro sagrado: Zend-Avesta. Princípios: imortalidade da alma; crença no livre-arbítrio, no juízo final, na vinda de um salvador

24 Queda: rebeliões de povos dominados; intrigas internas; derrota militar para os gregos; são dominados pelos macedônicos em 300 a.C.

25

26

27 Rei Xerxes

28 Creta

29

30 Por volta de a.C., Creta, foi habitada por povos heterogêneos (principalmente arianos procedentes da Ásia Menor). A partir de a.C., instalaram-se povoados portuários, como Cnossos e Maliá, que funcionavam como entrepostos comerciais. Foram dominados pelos aqueus em a.C. A maioria da população era formada por pescadores e marinheiros, chamados de povo do mar.

31 Solo pouco propício para agricultura.
Comércio marítimo: exportavam azeite, vinho, tecidos, armas de bronze, jóias e uma admirável cerâmica para outras ilhas do Mar Egeu, com o Egito e com a Ásia. Fundaram diversas colônias, entre as quais Micenas, Tirinto e Tróia. Indústria parcialmente controlada pelo Estado. Fabricavam tecidos, ferramentas, utensílios domésticos, vasos e jóias. Havia divisão de trabalho e produção em larga escala.

32 O trabalho era exercido por escravos.
O poder era centralizado no rei. Construíram grandes palácios (como o de Cnossos). Dedicaram-se a afrescos e à cerâmica e desenvolveram, em placas de argila, a escrita pictográfica "Linear A" (com alguns hieróglifos copiados dos egípcios) e a "Linear B" (uma forma primitiva do grego). Eram politeístas e cultuavam deuses humanos e animais.

33 Eram um povo festivo e levavam uma vida alegre.
Tanto os homens quanto as mulheres dedicavam muito do seu tempo aos jogos, exercício físicos ao ar livre, lutas, corridas, torneios, desfiles e touradas. Cnossos: centro político da ilha de Creta; o chefe político era um rei-sacerdote, com poderes religioso, administrativo e de juiz supremo.

34

35

36 A religião era monástica e matriarcal.
A maior atração religiosa era a Deusa-Mãe, que era considerada a deusa da fecundidade, da maternidade, da terra e dos homens. Representava o bem e o mal ao mesmo tempo. Era também a senhora dos animais e a ela eram consagrados os pássaros, leões e serpentes. Em homenagem a deusa-mãe, organizavam festividades, jogos, torneios, touradas em que os rapazes se exibiam em perigosos exercícios ginásticos, mas sem matar o touro, pois o consideravam um animal sagrado.

37


Carregar ppt "HEBREUS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google