A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SMS para Todos O trabalhador deve estar consciente de que deve evitar situações de risco que levem a acidentes, porque sérios acidentes podem ser provocados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SMS para Todos O trabalhador deve estar consciente de que deve evitar situações de risco que levem a acidentes, porque sérios acidentes podem ser provocados."— Transcrição da apresentação:

1 SMS para Todos O trabalhador deve estar consciente de que deve evitar situações de risco que levem a acidentes, porque sérios acidentes podem ser provocados por pequenas falhas, incidentes ou desvios no dia-a-dia. Construção e montagem de instalações marítimas para a Petrobras A Petrobras constrói vários tipos de plataformas como: plataformas fixas, plataformas submersíveis e os naviosplataforma. Existem muitos riscos nesse trabalho? O que devemos fazer para evitá- los? Planejar todas as etapas, seguir as normas de SMS, concentracao, entrosamento, não improvisar,...

2 Deveres basicos do empregador

3 Deveres basicos do empregado

4 EPC

5 EPI

6 Quais são os 7 erros de seguranca?

7

8 SMS É importante levar os equipamentos de proteção individual – os EPIs, na hora de ir para o local de trabalho. Quais são os EPI’s necessários? È importante lembrar que eles precisam estar em bom estado e são especificos para cada atividade. Capacete, óculos, protetor auricular, luvas, botas,... É obrigação do trabalhador conhecer os EPI’s obrigatórios da atividade e usá-los corretamente e obrigação da empresa fornecer o EPI adequado e treinar os trabalhadores para seu uso correto. Todo EPI fornecido aos trabalhadores deve ter o certificado de aprovação (CA), exigido pelo Ministério do Trabalho.

9 SMS Doenças relacionadas ao Trabalho Medidas Preventivas (ex.:ruído) • na fonte emissora do agente (isolamento acústico de equipamento que faz muito ruído) • na trajetória de expansão do agente (instalação de barreiras para absorção do som) • no corpo do trabalhador (uso de protetor auricular - EPI)

10 SMS Devemos: 1-Ler as informações sobre SMS que estão nos quadros. 2-Conhecer o mapa de risco do canteiro de obras ou do estaleiro. 3-Usar somente veículos credenciados pela empresa, quando vamos para frente de trabalho. 4- Não pegar carona na carroceria dos veículos que passam. Por que é importante prestar atenção em tudo que acontece à sua volta e fazer o trabalho de acordo com os procedimentos de SMS? Para evitar que aconteçam acidentes.

11 SMS 1 – O que é uma PT? É uma autorização por escrito para a realização de tarefas que apresentem riscos de acidentes como lesão pessoal, danos à saúde, danos materiais, agressão ao meio ambiente ou descontinuidade operacional. 2 – Quem pode requisitar uma PT? Somente trabalhadores devidamente credenciados 3 - O que está escrito numa PT? Estão descritos os procedimentos corretos, as ferramentas e os cuidados com a segurança, o meio ambiente e a saúde para cada atividade.

12 SMS 4 - Você segue sempre tudo o que está escrito? Sim, pois dessa forma o trabalhador garante a sua saúde e segurança, a saúde e segurança dos outros, segurança das instalações e a proteção do meio ambiente também. NÃO seguir o que está escrito na PT é uma IMPRUDÊNCIA, é praticar uma ação sem tomar os devidos cuidados. 5 - O que você deve fazer se tiver dúvidas? Se não entender o que está escrito, o trabalhador deve parar o trabalho e procurar o seu supervisor. Mas antes deve se certificar de que nenhuma situação nova de risco surgiu.

13 SMS 6- Pode ser emitida uma PT, sem visita às instalações? Não, é obrigatório que o emitente inspecione o equipamento, sistema ou área onde será realizado o serviço. Ele verifica as instalações, as condições de trabalho e confere se os trabalhadores irão precisar de algum EPI especial.

14 SMS

15 SMS 1-Vocês podem começar o trabalho sem a PT assinada nas mãos? Não. 2-Com quem fica a Pt? A PT fica em poder do executante do serviço, no local de trabalho. 3-O que o trabalhador faz para poder requisitar uma PT? O trabalhador deve estar credenciado pela Unidade Industrial. 4- Como o trabalhador deve proceder antes de começar o trabalho? O trabalhador deve ler atentamente a PT e verificar se o serviço descrito na PT corresponde ao serviço a ser executado 5-É necessário que o trabalhador verifique se o equipamento que vai trabalhar consta da PT? Sim, o trabalhador verifica se o equipamento é realmente o que consta na PT. 6-Por que o trabalhador deve fazer uma inspeção visual em todas as ferramentas manuais antes de iniciar o trabalho? Para ver se as ferramentas são adequadas e estão em boas condições de uso.

16 SMS É preciso que as ferramentas sejam: • Adequadas ao trabalho • Usadas de maneira correta e nunca improvisada • Mantidas em bom estado de conservação • Enviadas para manutenção, quando reparos forem necessários • É de responsabilidade individual o trabalhador atender a todas as recomendações da PT • Quando o empregado, tiver justificativa razoável para crer que a sua integridade física ou de seus colegas de trabalho, se encontre em risco, poderá suspender a realização dessas atividades, comunicando imediatamente tal fato ao supervisor.

17 Módulo IV-DDSMS DDSMS- diálogo diário de seguranca, meio ambiente e saúde Por que é importante participar o DDSMS? Por que ajuda na prevenção de acidentes e no aperfeiçoamento profissional. Responsabilidade de todos Dica: Quando a pessoa estiver com algum problema deve procurar seu supervisor e conversar com ele. Cada caso é estudado com cuidado e encaminhado ao médico ou à assistente social, dependendo da situação. Trabalho em grupo O grupo deve escolher uma situação do seu cotidiano e as diversas consequencias dos seus atos, que possa ilustrar a frase destacada: “É preciso estar atento todo o tempo, pensando nas conseqüências do que estamos causando ao ambiente, na nossa área de trabalho e fora dela.”

18 Dicas de Saúde e Meio Ambiente
Alguns aspectos importantes dos agentes: • Químicos • Físicos • Biológicos • Ergonômicos

19 SMS AGENTES QUÍMICOS As principais vias de absorção são a respiratória, a digestiva e a cutânea que levam esses produtos tóxicos ao aparelho circulatório que os distribuem por todo o corpo O leite evita intoxicações? Não, pode ser ate prejudicial, pois cria uma falsa protecao ao trabalhador O cheiro é o fator mais importante para detectar perigos? Não, substâncias sem cor, sem cheiro e não irritantes, como o CO, podem ser muito tóxicas. Substâncias de odor agradável podem ser muito tóxicas, por outro lado substâncias com cheiro muito ruim podem ser pouco tóxicas.

20 SMS AGENTES FÍSICOS Diversas formas de energia no ambiente de trabalho, como ruídos, radiacoes ionizantes, temperaturas anormais. Ruído Usar protetores auriculares. Radiacoes ionizantes Aumentar a distancia, diminuir o tempode exposicao, blindagem Não ionizantes Revestir as paredes, distancia treinamento, EPI Temperaturas altas Evitar exposicao, distanciar Temperaturas baixas Roupas adequadas

21 SMS AGENTES BIOLÓGICOS São transmitidos pela água, ar e solo. Rigorosa limpeza dos locais de trabalho, controle da qualidade da água, controle dos sistemas de ar condicionado, higiene no preparo e distribuição dos alimentos e higiene pessoal rigorosa, treinamento das equipes de socorristas para que evitem o contato com sangue e secreções das vítimas. -O trabalhador deve manter a vacinação antitetânica atualizada. -Vacinas contra febre amarela e hepatite B podem ser indicadas dependendo da região do país

22 SMS AGENTES ERGONOMICOS Ergonomia é a disciplina que trata da adaptação das condições de trabalho às características fisiológicas e psicológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança e desempenho eficiente. Como levantar e carregar objetos grandes e pesados • aproximar-se do objeto que vai ser levantado; • manter os pés separados na largura dos ombros para melhor sustentação; • dobrar os joelhos, mantendo a coluna reta e a musculatura do abdome contraída; • levantar o objeto e mantê-lo junto ao tronco, apoiando-se nos músculosdas pernas com os joelhos levemente dobrados; • evitar torcer o corpo durante o deslocamento do objeto.

23 Trabalho com o computador Jogo dos 7 erros
1- Não apoiar na cadeira 2- Joelhos dobrados e pés não apoiados no piso 4 3- Mesa instável ou inadequada 5 6 1 7 4- Monitor e teclados lateralizados 3 5- Posição inadequada do teclado 2 6- Flexão dos punhos 7- Falta de suporte de documentos 45 23

24 Postura correta frente ao computador
1- Dorso apoiado 2- Pés apoiados e ângulo dos joelhos > 90° 4 3- Mesa firme, ajustada 1 7 6 4- Monitor e teclados em frente ao operador 3 5 5- Suporte de teclado ajustável 2 6- Ângulo de cotovelo > 90° e punhos retos 7- Braços juntos ao corpo 46 24

25 Riscos Ambientais Riscos físicos Riscos Químicos Riscos biológicos Riscos ergonômicos Riscos de acidentes

26 Alto risco Médio risco Baixo risco
O tamanho das esferas serve para determinar o grau de risco que tem no local. Alto risco Médio risco Baixo risco Mapa e mapeamento de risco. 10/04/2017 26

27 Mapa de risco Mapa e mapeamento de risco. 10/04/2017 27

28 Mapa e mapeamento de risco.
10/04/2017 28

29 SMS As situações de trabalho envolvem riscos.

30 SMS É importante saber levantar corretamento os objetos e não somente medicar para acabar comm a dor. Lesões por esforço repetitivo (LER) Doença provocada por esforços e posturas inadequadas que atingem as mãos, punhos, braços, antebraços, ombros e coluna cervical. Também são chamadas de (DORT) Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, quando são causadas por esforços e posturas inadequadas que ocorrem no trabalho. São curáveis em praticamente 100% dos casos quando diagnosticadas nos primeiros estágios. É importante conhecer e aplicar as medidas preventivas (evitar esforços repetitivos, adotar posturas corretas, praticar atividades físicas regularmente) e ficar atento aos primeiros sintomas do DORT.

31 Acidentes e Primeiros Socorros
O que fazer e qual a importancia Por que é importante ter noções de primeiros socorros? O primeiro socorro é o atendimento imediato prestado à vítima no local da emergência. Pode ajudar a salvar vidas, evitar o agravamento de lesões e promover a recuperação das funções do corpo. Para prestar primeiros socorros adequadamente é preciso estar treinado e exercitado periodicamente.

32 SMS Situacao de emergencia 1ª situação Um trabalhador sofre uma queda de uma altura de 2 metros e bate com a cabeça no chão.Prontamente, é socorrido por seus colegas, que o colocam em posição confortável. Após permanecer confuso por alguns minutos, recupera a consciência. Quer voltar para o trabalho, mas o supervisor do grupo decide enviá-lo para ser examinado em um hospital. Como vocês julgariam a atitude do supervisor? Correta

33 SMS 2ª Situação Um trabalhador sente a penetração de um inseto em seu ouvido direito e pede auxílio aos colegas por causa do grande desconforto. Qual a primeira ação a ser tomada? A- Após deitar o trabalhador sobre o lado esquerdo, um socorrista deve pingar, no ouvido direito da vítima, 4 gotas de óleo de cozinha ou azeite. Após algum tempo o inseto pára de mover-se e cessa o desconforto da vítima. A seguir a vítima é orientado a adotar a posição oposta, que faz o óleo escorrer do ouvido, junto com o inseto morto B- O socorrista tentar tirar o inseto com uma pinça. C- Dar um tranqüilizante para a vítima, pois essa é a melhor conduta. Letra A

34 SMS 3ª Situação Um trabalhador recebe um jato de um produto químico sobre a face, que atinge seus olhos. Qual a medida de primeiros socorros a ser aplicada? Lavar os olhos com água corrente por pelo menos 15 minutos

35 SMS Se um trabalhador, durante uma ventania, sentir a penetração de um cisco no olho, seguida de ardência e lacrimejamento Não esfregar os olhos e lavar o olho afetado com água corrente para remover o corpo estranho. Se outro trabalhador é atingido por um pequeno fragmento de vidro no olho, causando-lhe dor, ardência e lacrimejamento. Não esfregar o olho atingido e caso a lavagem com água corrente não seja suficiente para remover o corpo estranho, que parece ter penetrado na superfície do olho, não esfregar o olho afetado; protegê-lo com gaze ou um lenço limpo; e remover imediatamente a vítima para o serviço especializado em Oftalmologia mais próximo. O primeiro cuidado antes de prestar socorro a uma vítima é verificar a segurança do local para que o socorrista não se transforme, também, em vítima.

36 SMS Será que Incêndio e fogo são a mesma coisa? Fogo: é o evento com geração de chamas, sob controle. Transformacao quimica de materiais combustiveis com geracao de chamas Incêndio: é o evento com geração de chamas, fora de controle Necessário para haver fogo ou incendio (Triangulo do fogo) • combustível, • comburente, • uma fonte de ignição. EX.: • folhas secas (combustível); • oxigênio do ar (comburente); • ponta de cigarro acesa (fonte de ignição). Outros exemplos?


Carregar ppt "SMS para Todos O trabalhador deve estar consciente de que deve evitar situações de risco que levem a acidentes, porque sérios acidentes podem ser provocados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google