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LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS Prof. Hélio Fonseca de Araújo

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Apresentação em tema: "LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS Prof. Hélio Fonseca de Araújo"— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS Prof. Hélio Fonseca de Araújo
Unidade II LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS Prof. Hélio Fonseca de Araújo

2 Períodos distintos no que se refere as práticas sociais relacionadas as pessoas com deficiência
1° Exclusão social, pois não correspondiam com o padrão de normalidade da época. Século XV.

3 2° Segregação dentro de instituições. Século XVIII.
3° Integração

4 4° Inclusão social, para modificar os sistemas sociais gerais

5 Interatividade O processo que visa a inserção da pessoa com deficiência em todos os setores da sociedade sem as adaptações necessárias é chamada de: Inclusão Segregação Exclusão Integração Mediação

6 Resposta O processo que visa a inserção da pessoa com deficiência em todos os setores da sociedade, sem as adaptações necessárias é chamada de: Integração

7 Educação de surdos Skliar (1997) relata que depois de quase um século da criação da escola pública para jovens e adulto de Paris, criada por Abade L’ Epee 1764, os estudantes surdos eram alfabetizados e instruídos na mesma proporção que os ouvintes e a quantidade de professores surdos e crianças surdas nessas escolas alcançava o índice de 50%.

8 Educação de surdos A partir do congresso de Milão 1880, o oralismo foi eleito e imposto como um método mais adequado para educação de surdos, pela possibilidade de integração do indivíduo na sociedade. Skliar - Os surdos foram objetos de uma única e constante preocupação por parte dos ouvintes: a aprendizagem da língua oral é como se fosse uma consequência direta de sua integração ao mundo dos demais... Ouvintes normais.

9 Educação de surdos Desde 1960 o movimento de surdos deixaram de ser a única resistência ao oralismo. Pesquisadores começaram a dar o respaldo teórico a sua principal bandeira de lutas, mediantes estudos linguístico que comprovaram o status da língua de sinais como sendo verdadeiramente uma língua.

10 Interatividade O Congresso de Milão foi uma conferência internacional educadores de surdos, em Depois de deliberações entre 6 e 11 de Setembro de 1880, o congresso declarou que a educação___________era superior à de língua de sinais e aprovou uma resolução proibindo o uso da viso-espacial nas escolas. Qual conceito preenche o espaço? a) Transcendental. b) Audiolingual c) Oralista d) Oral-auditiva e) Integracionista

11 Resposta Resposta correta “c”: Oralista
O Congresso de Milão foi uma conferência internacional educadores de surdos, em Depois de deliberações entre 6 e 11 de Setembro de 1880, o congresso declarou que a educação Oralista era superior à de língua de sinais e aprovou uma resolução proibindo o uso da viso-espacial nas escolas. Qual conceito preenche o espaço?

12 Educação de surdos Apartir de 1970 foi encontrada uma situação intermediaria para educação dos surdos nos Estados Unidos e mais tarde também no Brasil, onde os sinais passaram a ser utilizados apenas como instrumento de comunicação e não como status de uma língua capaz de mediar as comunicações humana. Surge a filosofia educacional denominada comunicação total. Essa filosofia tem como objetivo linguístico o aprendizado da língua oral sendo os sinais apenas um meio para isso.

13 Educação de surdos A Educação Bilíngue: uma possível compatibilidade com o conceito socioantropológico de surdez Goldfeld (1997)- a filosofia bilinguista considera que o surdo pode aceitar sua surdez sem ter que seguir os padrões de uma vida semelhante a do ouvinte.

14 Intérprete de libras/ Língua portuguesa
Profissional com competência linguística em Libras/língua portuguesa que atua no contexto do ensino regular no qual há alunos surdos matriculados; o intérprete não substitui a figura do professor em relação à função central na mediação do processo de aprendizagem. Sua atuação será a de mediador na comunicação entre surdos e ouvintes, nas diferentes situações de aprendizagem e interação social.

15 Intérprete de libras/ Língua portuguesa
Regulamentação da profissão Lei /10 Os profissionais da área de Libras podem trabalhar, por exemplo, em serviços especializados de eventos, congressos e seminários, de atividades empresariais variadas, da administração pública, em empresas, universidades, fundações e outras instituições, de caráter público ou privado

16 Interatividade Em 1970 surge nos Estados Unidos a filosofia educacional denominada comunicação total que consiste em: A criança fará um tratamento de Fonoaudióloga para ouvir e falar. Soletrar em alfabeto manual A criança primeiro aprenderá a língua de sinais e depois a língua portuguesa na modalidade escrita e falada. Utilizar todo tipo de linguagem na escolarização e comunicação com os surdos. Utilizar língua de sinais na escolarização e comunicação com os surdos.

17 Resposta Em 1970 surge nos Estados Unidos a filosofia educacional denominada comunicação total que consiste em: Utilizar todo tipo de linguagem na escolarização e comunicação com os surdos.

18 Surdo, deficiente auditivo e mudo
D.A: É uma situação que caracteriza uma perda de grau leve a moderado da audição, preservando resíduos auditivos o que não lhe prejudica a fala como um todo. Foto fonte: filosofia-oralista.html

19 Surdo, deficiente auditivo e mudo
Mudo: É uma situação clínico patológica que acomete o órgão fonoarticulatório Imagem: criado-mudo.html

20 Pessoas visuais Usando essa palavra eu me coloco na posição das coisas que eu posso fazer ao invés das que não posso fazer. Identificando-me como uma pessoa visual, isso explicaria tudo ao meu redor: os aparelhos TDDs, os decodificadores, as campainhas luminosas, a leitura labial e a emergência de uma língua visual, a língua de sinais americana. Wilcox, 2005, p.17

21 Pessoas visuais A visão se torna um sentido compensador da falta de audição.

22 Pessoas visuais

23 A situação sociológica dos surdos
Vem de ambiente “ouvintes” (90 a 95%). Frequentam ou frequentarão uma instituição gerenciada por ouvintes. São submetidos a processos educativos e socialização delineados e justificados por ouvintes. Estrutura organizacional e arquitetura somente para ouvintes.

24 Interatividade Assinale a alternativa correta sobre Deficiente Auditivo (DA) ou Surdo segundo o Decreto /05. Geralmente a pessoa surda usa leitura labial para comunicar-se com a sociedade. Geralmente o Deficiente Auditivo usa Língua de Sinais para comunicar-se com a sociedade. Geralmente o surdo usa da oralidade para comunicar-se com a sociedade. Geralmente o surdo usa língua de sinais para comunicar-se com a sociedade. Geralmente o Deficiente Auditivo usa da Língua Viso- espacial para comunicar-se com a sociedade.

25 Resposta Geralmente o surdo usa língua de sinais para comunicar-se com a sociedade.

26 Sites de apoio http://heliointerprete.blogspot.com/

27 ATÉ A PRÓXIMA!


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