A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade interdisciplinar Cibercultura e Radiojornalismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade interdisciplinar Cibercultura e Radiojornalismo"— Transcrição da apresentação:

1 Atividade interdisciplinar Cibercultura e Radiojornalismo
PODCAST Atividade interdisciplinar Cibercultura e Radiojornalismo

2 Origens Podcast = Ipod + Broadcast (transmissão)
Surge em 2004, com a popularização dos mp3 players Arquivos de áudio contendo programas produzidos por amadores ou profissionais, disponibilizados na rede por meio de assinaturas (Itunes ou RSS).

3 Atualmente Podcast se tornou um termo genérico para produções de áudio e vídeo disponibilizadas na rede por meio de inscrição Audiocast e Videocast Ampliação do uso de sites de compartilhamento (youtube, soundcloud etc.)

4 Características Não há formato específico para podcasts
Produção seriada Serviço sob demanda Não é ao vivo Pode ser acessado em qualquer plataforma

5 Exemplos Podcasts surgiram de forma semelhante aos blogs pessoais, mas rapidamente suas utilizações se expandiram. Produção amadora Comunicação institucional Produção jornalística

6 Produção amadora

7 Comunicação institucional

8 Uso jornalístico

9 Reflexões sobre o podcast
Exemplifica horizontalização dos processos de produção comunicacional na rede Estabelece novas formas de consumo cultural, sob demanda (push/pull) Demonstra processos de convergência em curso. Web como suporte para múltiplas linguagens e formatos midiáticos que dialogam entre si.

10 Podcast e o rádio Podcast aponta reconfigurações do rádio na contemporaneidade (remediação) Podcast enfatiza portabilidade típica do rádio Linguagem do rádio se mantém intacta, mas incorpora espírito amador da rede Expansão das possibilidades de produção de áudio

11 Atividade interdisciplinar
Proposta O trabalho consiste na produção de um podcast jornalístico. Devem ser entregues roteiro, sinopse e áudio. A peça terá vinheta de abertura e encerramento definidas nas instruções a seguir. Valor: 20 pontos (em ambas as disciplinas)

12 Cronograma 07 de maio (ciber) Aula introdutória 08 de maio (radio)
Definição de pautas 15 de maio (radio) Aula não presencial (produção) 16 de maio (ciber) Produção de podcast 21 de maio (ciber) Entrega do podcast até 10h30 27 de maio (radio) Audição e avaliação

13 Instruções Grupos de 4 alunos
Formato: programas com duração de 3 a 5 minutos Tema: ? Estrutura: Vinheta de abertura - locução, sonoras, músicas, efeitos etc – Encerramento e ficha técnica Entrega do trabalho: dois CDs com: arquivo de áudio, roteiro, sinopse (com título, subtítulo e foto produzida pela próprio grupo, pois o podcast será publicado no site) e ficha técnica.

14 Material de produção Vinheta de abertura: será disponibilizada na etapa de edição Encerramento e ficha técnica: Este podcast foi produzido em maio de 2014 por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa: INSERIR NOMES DOS ALUNOS. Apoio técnico: Leandro Vieira Orientação: professores Kátia Fraga e Henrique Mazetti Confira este e outros podcasts produzidos pelos alunos de jornalismo da UFV via internet no site Exemplos de podcats produzidos por alunos do curso

15 Critérios de avaliação
Criatividade e diferencial do trabalho Locução Plástica Conteúdo Roteiro Processo


Carregar ppt "Atividade interdisciplinar Cibercultura e Radiojornalismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google