A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A aprendizagem que importa/interessa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A aprendizagem que importa/interessa"— Transcrição da apresentação:

1 A aprendizagem que importa/interessa

2 O cérebro humano: Há 150 mil anos, este é o último modelo do cérebro” gerações 60 mil milhões de seres humanos O lóbulo pré-frontal é a parte mais evoluída O Cérebro primitivo, é o mais influente no ser humano A Principal função do cérebro é a de assegurar a sobrevivência 99% das nossas acções são manejadas pelo “inconsciente” 2% do peso corporal; 20 % de Oxigeno; 65 % da glucose Hemisfério esquerdo lógico Hemisfério direito holístico criativo

3 Em cada segundo há 1 milhão de sinapses 60 milhões por minuto 3600 milhões por hora

4 O cérebro muda permanentemente A Conexão entre os neurónios é paulatina, para que seja permanente uma conexão, deve repetir-se o desafio (Potenciação a Largo Prazo PLP) Por falta de “exercitação” separação paulatina (Depressão Largo Prazo) Regra da neuro-plasticidade “usa a conexão e conserva-a; se não a usares ela perde-se”

5

6 Sensação ou Percepção? São sinónimos?
PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO ANÁLISE DA INFORMAÇÃO EXECUÇÃO RESULTADO

7 Sensação…… Corresponde ao efeito que gera o estímulo e é dada por processos fisiológicos simples. A sensação tem uma base claramente biológica, mediada pelos receptores sensoriais. Corresponde ao primeiro reconhecimento do estímulo a nível do Sistema Nervoso. É a primeira etapa da percepção.

8 Modalidades sensoriais
Tacto Olfacto Vista Ouvido Gosto

9 EXTEROCEPTIVA (SOMÁTICA) Geral Específica
ESTEROGNOSICA (TACTO) VISÃO BAROGNOSICA (PRESSÃO) AUDIÇÃO TERMOGNOSICA (TEMPERATURA) GOSTO ALGOGNOSICA (DOR) OLFACTO PALEGNOSICA (VIBRAÇÃO) AFROGNOSICA (PRAZER SEXUAL) NOCICEPTIVA ALERTA EPICRÍTICA CONHECIMENTO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DISCRIMINA O AMBIENTE À MINHA VOLTA

10

11 Homúnculo sensitivo

12 PERCEPÇÃO Século XIX Percepção => Impressão passiva dos estímulos externos. Sensação = percepção (isomórficas, áreas comuns do córtex cerebral). Psicologia Moderna da Percepção "processo activo de descoberta": Informação correspondente Distinção entre as características essenciais de um objecto Comparação de características entre si Criação da hipótese apropriada e sua comparação com os dados originais.

13 Definição de conceitos....
Estímulo: Pertence ao mundo exterior ou interior e produz um primeiro efeito ou sensação na cadeia de conhecimento; é de ordem qualitativa, como: calor, frio, duro, gelatinoso, vermelho ou branco. É toda a energia física, mecânica, química, térmica ou eletromagnéticas que excita ou activa um receptor sensorial.

14 Percepção : Pertence ao mundo individual, interior, ao processo psicológico da interpretação e ao conhecimento das coisas e acontecimentos.

15 Em toda a percepção participam uma série de acontecimentos e dados diferentes que necesitam de ser estructurados para se poder obter uma informação do mundo. Entre estes dados e elementos distinguiremos 3 principais: PERCEPÇÃO SENSORIAL A ESTRUCTURAÇÃO SIMBÓLICA OS ELEMENTOS EMOCIONAIS

16 Percepção sensorial A base da percepção é a recepção proveniente dos sentidos. Sem a sensação é impossível qualquer tipo de percepção. As sensações nunca nos chegam de forma isolada, nem sequer com a mesma intensidade, Elas sempre se dão por um processo de selecção das mesmas, ou seja, uma percepção.

17 Estruturação simbólica
A percepção está sempre ligada a uma representação, a uma significação; ao ouvir o som de um carro representamos a sua configuração pelas experiências vividas anteriormente.

18 Elementos emocionais Muitas das percepções estão ligadas a processos emocionais, dando lugar a sentimentos ou a emoções negativas ou positivas.

19 MEMÓRIA SENSAÇÃO PERCEPÇÃO SENSÍVEIS PSIQUICAS GNÓSICAS
PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO DISCRIMINAÇÃO RECONHECIMENTO INTERPRETAÇÃO VALORIZAÇÃO MEMÓRIA

20 A resposta, a acção: Homúnculo motor

21 Representação do homúnculo motor

22 Nosso cérebro… Dê-me sensações Faça-me agir

23 Una forma de definir aprendizagem
O PODER DE FIXAR O PRESENTE E RECORDAR O PASSADO (RECONHECÊ-LO E SITUÁ-LO NO TEMPO), COM PROJEÇÃO PARA O FUTURO

24 I. A aprendizagem que interessa
Reflexão e pensamento crítico Comprensão como desempenho Competências

25 1. Reflexão e pensamento crítico
Pensamento de nível baixo Geralmente envolve o uso limitado da mente que se manifesta em operações repetitivas como listar informações previamente adquiridas ou memorizadas, aplicação de regras ou outras actividades rotineiras. Pensamento de nível alto Amplo utilização da mente para enfrentar novos desafios (por exemplo: interpretar, analisar, manipular informações). J. Onosko y F. M. Newman. “Creating more thoughtful learning environments”

26 Procura-se formar maiores capacidades de ...
Abstracção Pensar em sistemas Experimentar e aprender a aprender Comunicar-se e trabalhar colaborativamente Resolução de problemas Lidar com a incerteza e adaptação à mudança Habilidades e atitudes relacionadas com a democracia e os direitos humanos Valores e tensões entre valores

27 2. Compreensão como desempenho
“Comprender um tópico significa nem mais nem menos que ser capaz de realizar de forma flexível em relação ao tópico: explicar, justificar, extrapolar e aplicar de forma que vão além do conhecimento e da habilidade rotineira” David Perkins, ¿Qué es la comprensión?

28 “Não é a mesma coisa ter um conceito que compreendê-lo.
Poder pensar significa, entre outras coisas, ser capaz de estabelecer relações entre conceitos e para isso é necesário uma profunda compreensão de cada um deles. Compreender é pensar e actuar de forma flexível em qualquer circunstância a partir do que um sabe acerca de algo. “Não é a mesma coisa ter um conceito que compreendê-lo. Um conhecimento que só pode estar disponível em situações idênticas àquelas em que foi aprendido é provável que seja esquecido rapidamente; quando não está vinculado com outros conceitos adquiridos em outros contextos ou disciplinas, ou não pode ser usado em circunstâncias, ou situações novas; é um conhecimento frágil”. Pogré, P. y Lombardi, G. (2004). Escuelas que enseñan a pensar.

29 3. Competência É a possibilidade de mobilizar um conjunto integrado de recursos (saberes, saber-fazer e saber-ser) para resolver uma situação-problema

30 Competências - Relatório de Delors (Unesco 1996)
O relatório define os Quatro pilares básicos da educação para o século XXI: Aprender a conhecer SABER Aprender a fazer SABER FAZER Aprender a conviver SABER ESTAR (com outros) Aprender a ser APRENDER A SER

31 Mais difícil de desenvolver
Estrutura de uma Competência Conhecimentos Habilidades/ Capacidades Mais fácil de desenvolver Atitudes Mais difícil de desenvolver Valores / Cultura

32 As características da competência
Mobiliza um conjunto de recursos Tem um carácter finalizado Está ligada a uma família de situações É frequentemente disciplinar É avaliável


Carregar ppt "A aprendizagem que importa/interessa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google