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A Natureza de Um Projeto

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Apresentação em tema: "A Natureza de Um Projeto"— Transcrição da apresentação:

1 A Natureza de Um Projeto
Análise e Projetos de Sistemas A Natureza de Um Projeto Prof. Jorge Manuel Lage Fernandes

2 Gestão de Projetos Por que estamos aqui? O que é um Projeto?
Algumas definições: “Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”.(PROCHONW, Schaffer, 1999 apud ONU, 1984) “Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.” (PMBOK rd Edition).

3 Projetos - Características Principais: Empreendimentos independentes
Objetivos e propósitos distintos Duração definida (limitada) - Curto (até 1 ano), médio (até 2 anos) e longo prazo (2 anos)

4 Projetos Importante: São Diferentes de Atividades Rotineiras!
Atividades Rotineiras têm: Perspectivas/Objetivos mais amplos Objetivos de Longo Prazo Flexibilidade de Estratégias Perspectiva ampla

5 Vantagens da Gestão de Projetos:
Foco: Simplicidade e Clareza de Propósito Controle Independente Mensurável Flexibilidade de Emprego de Profissionais Mobilidade e Distribuição Conduz a Motivação e ao Desenvolvimento Individual Discussão: E para vocês?

6 Projetos Ruins = Prejuízo$
Exemplo: Aeroporto Internacional de Denver Principal Problema: Sistema de triagem/controle de bagagem Atrasou a inauguração do aeroporto. Custo do sistema: US$ 193 milhões Inauguração estava prevista para Out/1993. Em Junho/1994 o sistema ainda não estava funcionando e causava prejuízos de US$ 1,1 milhão/dia No começo de 1995 um controle MANUAL de bagagem foi instalado para que o aeroporto pudesse ser inaugurado (com atraso de mais de um ano) Problema clássico de planejamento e gerenciamento.

7 Papel do Gestor: O gerente não pode ser “desenvolvido no cargo”!
Responsável e centro da atividade (Líder!) Comunicador e elo entre os stakeholders Regulador (progresso, velocidade, qualidade, custo) Mobilidade e Distribuição Administrador dos recursos Motivador Mantenedor do “Bom Ambiente” Principal responsável pela Análise dos Riscos

8 Papel do Gestor: Resumindo: “Comprometido... Não envolvido!”

9 Complexidade do projeto de software:

10 Perfil do Gestor: Liderança Enérgico mas tolerante (Diplomata)
Inteligência e Habilidade Visão Holística do Projeto Comprometido com a conclusão do projeto Persistente Sabe dirigir e delegar o trabalho Conhecimento nos procedimentos financeiros e “burocráticos”

11 Ciclo de Vida dos Projetos:
Cada fase tem necessidades próprias e características O conhecimento do ciclo de vida auxilia o gestor: - Entender a seqüência lógica dos eventos - Reconhecer marcos e eventos - Exercer a pressão necessária - Reconhecer as mudanças necessárias

12 Ciclo de Vida dos Projetos:
Fases típicas: - Conceituação - Planejamento - Implementação (execução) - Conclusão

13 - “Proposta de Projeto” (aprovação dos stakeholders)
Conceituação Ponto de partida – Resposta à necessidade Consideramos algumas metas preliminares Custo x Benefício potencial Avaliação inicial da viabilidade e perspectivas Resultados: - “Proposta de Projeto” (aprovação dos stakeholders) - “Estudo de Viabilidade” (escopo, duração, envolvidos)

14 Estudo de Viabilidade Neste ponto o tópico "considerações econômicas" da proposta é expandido até os menores detalhes. São feitas projeções do movimento de caixa, retorno do investimento e outras considerações econômicas. Os dados financeiros relevantes são analisados por especialistas de administração para determinar o custo para a organização, da implantação do previsto pela proposta.

15 Necessidades Funcionais
O propósito desta etapa é produzir um documento formal que contenha uma descrição mais detalhada da proposta, com os seguintes pontos: Descrição detalhada das funções - descrição de todas as principais funções a serem realizadas pelo sistema, bem como o modo pelo qual elas se relacionam entre si e com todos os demais componentes da organização. 2. Performance desejada - níveis esperados de precisão, tempos de resposta dos terminais de computadores, limites para o tempo de processamento e outras medidas de performance.

16 Necessidades Funcionais
3. Entradas e saídas desejadas - documentos, formulários e transações executadas pelos usuários e as saídas a serem produzidas, incluindo detalhes dos itens de dados envolvidos. 4. Ligações com outros sistemas de processamento de dados - interdependência entre os diversos sistemas. 5. Disponibilidade de dados - recursos necessários de validação e retenção dos registros e dos itens de dados. 6. Volume de transações - estimativa do volume de transações a serem executadas.

17 Atividades de Um Estudo de Viabilidade
Definição das características principais do sistema. Determinação das principais necessidades de saídas, incluindo os tempos de resposta. Análise do organograma da organização, distribuição geográfica, etc., dos departamentos envolvidos. Determinação dos tipos de dados e da estimativa de volume de dados. Consideração das alternativas possíveis para atender às necessidades do(s) usuário(s). Exame de outros sistemas que atendam a necessidades semelhantes.

18 Atividades de Um Estudo de Viabilidade
Preparo de estimativas grosseiras dos prováveis custos de implantação e dos custos operacionais gerais para cada alternativa apresentada. A documentação do estudo de viabilidade em relatório p/ o usuário e p/ a gerência de sistemas. A verificação da adequação das exigências do sistema aos objetivos da companhia. Relação custos/benefícios. Existência de tempo hábil. Existência de equipamento adequado. Existência de pessoal qualificado p/ a elaboração, implantação e operação do sistema.

19 Pontos Chave do Estudo de Viabilidade
Viabilidade Econômica Viabilidade Técnica Viabilidade de Mão-de-Obra Viabilidade Financeira Viabilidade de Recursos de Suporte Viabilidade de Cronograma Viabilidade Social

20 Planejamento Os objetivos do projeto devem ser esclarecidos
Planejamento da estrutura e administração do projeto Definição da equipe de especialistas e gerente Planos: Atividades, Finanças e Recursos Estratégia de Comunicação Normas (Qualidade, segurança e administração) Análise do Progresso: Tempo e Pontos Estratégicos: - Conclusão do Planejamento - Fase de Implementação - Próximo ao começo da fase de conclusão

21 Implementação Onde a atividade é concentrada (planos em operação)
Todas as atividades devem ser monitoradas Fatores de sucesso: - Qualidade dos planos formulados - Revisões dos planos - Eficácia da administração (liderança e controle) - Tecnologia e comunicação

22 Conclusão Não se trata apenas de entregar o produto ou serviço!
Envolve responsabilidades como: Descarte do maquinário Fechamento das contas bancárias Desmontagem da estrutura temporária Avaliação final do desempenho Visitas de cortesia (início de um pós venda) Entrega de relatórios

23 Ciclo de Vida - Importante!
O ciclo de vida de um projeto é basicamente o mesmo para todos os projetos mas as fases podem variar!

24 O Processo do Software Um conjunto estruturado de atividades necessárias para desenvolver um sistema de software Especificação Projeto Validação Evolução Um modelo de processo de software é uma representação abstrata do processo. Ela apresenta uma descrição do processo de algumas perspectivas particulares

25 Nível de Atividade x Fase

26 E o desafio continua.... Fonte: Standish Group

27 E o desafio continua.... Fonte: Standish Group

28 Dúvidas? Idéias? Considerações?


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