A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A aceleração dos transportes Foram o elemento essencial à industrialização. Para que o crescimento económico não estagnasse era necessário movimentar,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A aceleração dos transportes Foram o elemento essencial à industrialização. Para que o crescimento económico não estagnasse era necessário movimentar,"— Transcrição da apresentação:

1 A aceleração dos transportes Foram o elemento essencial à industrialização. Para que o crescimento económico não estagnasse era necessário movimentar, de forma rápida e barata, volumes crescentes de matérias-primas e produtos acabados. Por isso, os meios de transporte acompanharam o progresso tecnológico: a máquina a vapor.

2 O COMBOIO Fez a sua aparição em O impacto económico das vias-férreas foi de tal modo elevado que o comboio se identificou com o progresso

3 NAVIOS A VAPOR Embora em evolução mais lenta, os navios foram substituindo os antigos veleiros e a partir de 1860, os navios impõem-se na navegação intercontinental. Movimentou avultadas somas de capitais, dando origem à constituição de grandes empresas capitalistas, proprietárias de dezenas de embarcações.(1) Os progressos da navegação a vapor e o incremento de circulação marítima originaram também grandes obras de engenharia, como os canais do Suez (1869) e do Panamá (1914), que reduziram substancialmente as ligações entre o Índico e o Mediterrâneo e entre o Pacífico e o Atlântico.

4 OS AUTOMÓVEIS Foi o motor de explosão que veio a revelar-se o mais adequado a este tipo de veículos e, pouco depois da sua descoberta em 1886, rolavam a anunciar os novos tempos. Ao iniciar-se o século XX, as marcas Daimler, Benz, Renault, Fiat, Ford,originavam uma nova indústria que movimentava grossos capitais e empregava milhares de operários.

5 AVIAÇÃO Após decénios de ensaios com balões e dirigíveis, coube a Orville Wright a proeza de voar com um motor a gasolina e hélice em Em 1909, os irmãos Voison desenharam um biplano e o seu sócio L.Blériot um monoplano, com que atravessou o canal da Mancha. Estava alterada a relação do Homem com o Espaço e consagrada a conquista do ar.


Carregar ppt "A aceleração dos transportes Foram o elemento essencial à industrialização. Para que o crescimento económico não estagnasse era necessário movimentar,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google