A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Difusão molecular e turbulenta; dupla difusão A distribuição das propriedades termodinâmicas varia muito mais por advecção do que por mistura. Contudo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Difusão molecular e turbulenta; dupla difusão A distribuição das propriedades termodinâmicas varia muito mais por advecção do que por mistura. Contudo,"— Transcrição da apresentação:

1 Difusão molecular e turbulenta; dupla difusão A distribuição das propriedades termodinâmicas varia muito mais por advecção do que por mistura. Contudo, a mistura também existe! A mistura dá-se a várias escalas desde a escala molecular até à larga escala (p.ex. vórtices de mesoescala). Difusão molecular: o calor e o sal são transferidos por processos moleculares: Água doce Água salgada Difusão de sal Água quente Água fria Difusão de calor A difusão molecular de calor é cerca de 100x maior que a difusão molecular de sal. Água quente e salgada sobre outra fria e menos salgada. Densidades idênticas água mais salgada vai perder calor para a água mais fria, mais depressa do que perde sal dedos de sal (dupla difusão). Água + salgada e quente Água + doce e fria Dedos de sal Disfusão tubulenta: mistura tipo batedor de claras:

2 Profundidade (m) núcleo (água tipo) núcleo Perfís de temperatura Perfís de salinidade Diagramas T-S MISTURA DE TRÊS MASSAS DE ÁGUA Fase 1 – situação antes de se iniciar a mistura das águas. Fase 2 – estado inicial de mistura, quando o núcleo da água intermédia ainda é muito proeminente. Fase3 – evolução da mistura, em que a presença da água intermédia foi atenuada. Caracterização e mistura de massas de água: documentação em anexo.

3 Temperatura (ºC) Salinidade Diagrama T-S de uma estação oceanográfica a 9ºS no Oceano Atlântico. Os números na curva representam centenas de metros. AAIW – Água Antártica Intermédia NADW – Água Profunda do Atlântico Norte AABW – Água Antártica de Fundo Salinidade Temperatura potencial (ºC) Diagrama -S para uma estação situada a Leste dos Açores. Os números na curva representam centenas de decibares (aproxiamadamente centenas de metros). As linhas de igual densidade são isopicnicas potenciais ( ). A parte superior da curva, acima dos 100 dbar, corresponde à termoclina. A massa de água acima dos 600 metros é a Água Central do Atlântico Norte. DIAGRAMAS TS

4 Massas de água do Oceano Mundial Massas de água da camada superior do oceano Massas de água intermédia (aprox. 550 a 1500 m de profundidade) no oceano (as regiões de formação das águas estão a escuro)

5 MASSAS DE ÁGUA DO OCEANO MUNDIAL


Carregar ppt "Difusão molecular e turbulenta; dupla difusão A distribuição das propriedades termodinâmicas varia muito mais por advecção do que por mistura. Contudo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google