A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia da Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa
Joana Cavalcanti Metodologia da Pesquisa

2 Ciência Etimologia: Ciência vem da palavra latina scientia, que significa conhecimento A Ciência é o conhecimento, ou um sistema de conhecimento, que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas por meio do método científico.

3 Ciência Funções da Ciência Objetivos da Ciência
Melhoria da qualidade de vida intelectual Melhoria da qualidade de vida material Funções da Ciência Novas descobertas Novos produtos Melhoria da qualidade de vida

4 Conhecimento Científico
É um produto resultante da investigação científica Surge da necessidade de: encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária(senso comum). do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva. Obs.: o conhecimento cientifico está ligado diretamente ao real e a idéia de verdade.

5 Diagrama do Pesquisador
Objeto de Estudo O Que? Para quê? Como? Por quê?

6 Por quê? Assunto O quê? TITULO – objeto de estudo Objetivo Para quê?
Objetivo Geral Objetivos Específicos (listar os objetivos operacionais) Justificativa Por quê? Importância/ pertinência do objeto de estudo Formulação do Problema ( Problemática) Questão norteadora Construção de Hipóteses ( Possíveis respostas a problemática) Delimitação da Pesquisa Quando? Onde? Recorte temporal e Espacial Método ( da Construção cognocenoscente da pesquisa) / Metodologia ( estratégias e instrumentais de investigação) Como? Metodologia Métodos de Abordagem Métodos de Procedimentos Técnicas

7 O quê? ( Objeto de estudo)
O QUÊ – Construção do objeto de estudo Apresentação e contextualização do tema,informes gerais sobre as aspectos econômico, social, tecnológico, mudanças, competitividade,globalização, etc. Algumas Observações: o estudo tem viabilidade? É relevante? É novo? É exequível? É possível ser realizado?

8 O quê? ( Objeto de estudo)
O objeto de estudo embora diga respeito ao assunto , é o foco de uma pesquisa em relação ao assunto. Exemplo ( artigo1 RAE): Política de dividendos ( assunto) Estudos/ Literatura ( o que foi ou está sendo produzido teoricamente no Brasil) sobre a politica de dividendos

9 O QUÊ? ( Problemática) A pergunta/ indagação que leva a investigação.( O que quero saber/investigar a respeito de um assunto.). Exemplo ( artigo1 RAE): Política de dividendos ( assunto) Estudos/ Literatura ( o que foi ou está sendo produzido teoricamente no Brasil) sobre a politica de dividendos ( objeto de estudo) o que revelam os estudos empíricos sobre política de dividendos realizados no Brasil? ( problemática)

10 TEORIA x REAL O real é a base da teoria, ou melhor dizendo: a teoria é uma aproximação do real. O mundo teórico nada mais é do que uma tentativa de aproximação/tradução/ apreensão do mundo real. Exemplo: A pirâmide de satisfação de Maslow ( busca demonstrar os níveis de acomodação dos sujeitos na estrutura das organizações) A lei da gravidade de Isaac Newton (todos os corpos do universo que possui massa atraem outros corpos que também possuem massa - “Duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”. Ex: a diferença dos estragos do choque entre ciclistas e o choque entre aviões)

11 Método Científico (Como?)
Forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, quer seja para estudá-lo ou explicá-lo. Pesquisa modo científico para obter conhecimento da realidade empírica (?) tudo que existe e pode ser conhecido pela experiência);processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico.

12 Natureza da pesquisa Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.(Epistemologia) Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

13 Forma de Abordagem Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc...). Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicos no processo de pesquisa qualitativa. Não requer os uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

14 Quanto aos objetivos Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolvem levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de caso. Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolvem o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento. Pesquisa Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas ciências naturais requer o uso do método experimental e nas ciências sociais requer o uso do método observacional. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Ex-post-facto.

15 Tipos de Pesquisa...

16 Quanto aos procedimentos técnicos
É importante deixar claro que: Toda pesquisa requer um embasamento teórico. Nele é preciso observar a teoria de base que dará sustentação ao trabalho, a revisão bibliográfica e a definição dos termos.

17 Pesquisa Bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico. Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, seleciona-se as variáveis que seriam capazes de influenciá- lo, define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

18 Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento. Pesquisa Ex-Post-Facto: quando o “experimento” se realiza depois dos fatos. Pesquisa-ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

19 Artigo A NBR 6022: 2003 define e classifica os artigos como : Artigo científico: Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento; artigo de revisão: Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas e Artigo original: Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.

20 O artigo pode ser: a) original (relatos de experiência de pesquisa, estudo de caso etc.); b) de revisão. Estrutura A estrutura de um artigo é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

21 Elementos pré-textuais
Os elementos pré-textuais são constituídos de: a) título, e subtítulo (se houver); b) nome(s) do(s) autor(es); c) resumo na língua do texto; d) palavras-chave na língua do texto.

22 Elementos textuais Os elementos textuais constituem-se de: a) introdução; b) desenvolvimento; c) conclusão.

23 Introdução Parte inicial do artigo, onde deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo (A justificativa e as contribuições do estudo, a metodologia utilizada na pesquisa e se for o caso as hipóteses, os resultados e por fim uma breve apresentação das seções do artigo.).

24 Desenvolvimento Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024, que variam em função da abordagem do tema e do método.( seção teórica- apresenta a sustentação teórica que alicerça a analise; seção metodológica – apresenta o percurso trilhado durante o processo de pesquisa da construção da problemática a verificação das hipótese e seção analítica – apresenta a analise a luz da teoria)

25 Conclusão Parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses (Apresentação de considerações da discussão teórica em consonância com a prática e de possíveis aplicações da teoria em outras situações práticas).

26 Elementos pós-textuais
A ordem dos elementos deve ser: Título, e subtítulo em língua estrangeira - O título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira, diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:), precedem o resumo em língua estrangeira. Resumo em língua estrangeira - Elemento obrigatório, versão do resumo na língua do texto, para idioma de divulgação internacional, com as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé, por exemplo).

27 Palavras-chave em língua estrangeira - Elemento obrigatório, versão das palavras-chave na língua do texto para a mesma língua do resumo em língua estrangeira (em inglês Keywords, em espanhol Palabras clave, em francês Mots-clés, por exemplo). Nota(s) explicativa(s) - A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração a cada página.

28 Referências - Elemento obrigatório, elaborado conforme a NBR 6023.
Glossário - Elemento opcional, elaborado em ordem alfabética. Apêndice(s) - Elemento opcional. O(s) apêndice(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto. Exemplo: APÊNDICE A – Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução APÊNDICE B – Avaliação de células musculares presentes nas caudas em regeneração

29 Anexo(s) - Elemento opcional
Anexo(s) - Elemento opcional. O(s) anexo(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto. Exemplo: ANEXO A – Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em regeneração – Grupo de controle I (Temperatura...) ANEXO B – Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em regeneração – Grupo de controle II (Temperatura... )

30 Indicativo de seção - O indicativo de seção precede o título, alinhado à esquerda, dele separado por um espaço de caractere. Numeração progressiva - A numeração progressiva deve ser apresentada conforme a NBR 6024. Citações - As citações devem ser apresentadas conforme a NBR Siglas - Quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

31 Equações e fórmulas - Aparecem destacadas no texto, de modo a facilitar sua leitura. Na seqüência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros). Quando destacadas do parágrafo são centralizadas e, se necessário, deve-se numerá-las. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão. Exemplo: x2 + y2 = z2 (1) (x2 + y2)/5 = n (2)

32 Ilustrações - Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico. Tabelas - As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente, conforme IBGE (1993).

33 APRESENTAÇÃO Os trabalhos acadêmicos, mesmo os de pesquisa bibliográfica obedecem a NBR 14724:2011, e podem adaptar-se a estrutura institucional desde que faça observância a referida norma. A Norma 14724:2011 aos trabalhos acadêmicos e similares, intra e extraclasse e nela estão especificados os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).

34 A apresentação de trabalhos acadêmicos em seus aspectos exteriores deve obedecer à seguinte normalização: Quanto ao formato ser: datilografados ou digitados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Se impresso, utilizar papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm). Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação-na-publicação que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

35 As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm. A Norma também recomenda, quando o trabalho for digitado, a fonte tamanho 12 deve ser aplicada em todo o trabalho, inclusive capa, excetuando-se apenas as citações com mais de três linhas( citações diretas longas), notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação- na-publicação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.

36 Quanto ao espaçamento a norma estabelece que todo texto deve ser digitado ou datilografado com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

37 As notas de rodapé devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entre as linhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. Devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte menor.

38 Os Indicativos de seção dispostos no trabalho devem ser apresentados nos elementos textuais com indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias devem começar em página ímpar (anverso), na parte superior da mancha gráfica e ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.

39 Nas seções pré-textuais e nas pós-textuais que apresentam títulos sem indicativo numérico, estes títulos, sem indicativo numérico – errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s) e índice(s) – devem ser centralizados. Quanto aos Elementos sem título e sem indicativo numérico fazem parte desses elementos a folha de aprovação, a dedicatória e a(s) epígrafe(s).

40 A norma estabelece também quanto a disposição da paginação
A norma estabelece também quanto a disposição da paginação. As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas. Para trabalhos digitados ou datilografados somente no anverso, todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, considerando somente o anverso. A numeração deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.

41 Quando o trabalho for digitado ou datilografado em anverso e verso, a numeração das páginas deve ser colocada no anverso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo. No caso de o trabalho ser constituído de mais de um volume, deve ser mantida uma única sequência de numeração das folhas ou páginas, do primeiro ao último volume. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas ou páginas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

42 As seções que compõem os elementos textuais devem receber uma numeração progressiva elaborada conforme a ABNT NBR A numeração progressiva deve ser utilizada para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou sublinhado e outros, no sumário e, de forma idêntica, no texto.

43 REFERÊNCIA Ato de referir, citar, reportar-se.
Conjunto de elementos detalhados que permitem a identificação de documentos no todo ou em parte, registrados em convencionais o e não convencionais. NBR Norma brasileira que normaliza a disposição dos elementos que identificam um documento convencional e não convencional.

44 ELEMENTOS DE REFERÊNCIA
Elementos essenciais: Autor, título, edição, imprenta (local, editora, data de publicação) Exemplo da ABNT: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.

45 Elementos complementares:
Indicação de responsabilidade (editor, organizador, tradutor, compilador etc.), descrição física (volume, número, páginas, ilustração e dimensões), séries ou coleções e notas especiais Exemplo da ABNT: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, p., 21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). Bibliografia: p ISBN

46 UTILIZAÇÃO DE PUBLICAÇÕES EM SUA TOTALIDADE
Referem-se ao uso de livros, teses, dissertações, manuais, guias, enciclopédias, dicionários, etc., em sua totalidade, para a elaboração do trabalho. Exemplo 1: Pessoa física até três autores, menciona-se o nome de todos eles. a) Com elementos essenciais: DANNA, Mádida Fernandes; MATOS, Maria Amélia. Ensinando observação. São Paulo: IDICON, 1996 b) Com elementos complementares: BAUER. Martins; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, p. ISBN

47 Exemplo 2: Se há mais de três autores, menciona-se o primeiro seguido da expressão latina et al.
LUCKESI, Cípriano Carlos et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1989. Exemplo 3: Organizador, Compilador, Coordenador. (Quando não há autor, e sim um responsável intelectual, entra-se por este responsável seguido da abreviação que caracteriza o tipo de responsabilidade entre parênteses). KUNSCH, Margarida Maria Krohling (Org.). Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997. Exemplo 4: Dissertações, Teses e Outros Trabalhos Acadêmicos. MEDDA, Maria da Conceição Gobbo, Análise das representações sociais de professores e alunos sobre a avaliação na escola: um caminho construído coletivamente. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-PUC/SP, São Paulo, 1995.

48 Exemplo 5: Parte (capítulos de livros, volumes, páginas, coleções, Bíblias, etc), com autoria própria. MELO. Maria Tereza Leitão de. Gestão educacional - os desafios do cotidiano escolar. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto e AGUIAR, Márcia Angela da S. (orgs.). Gestão da educação. São Paulo: Cortez, P REVISTAS E JORNAIS ( Periódicos) Exemplo 1: Volume ou fascículo de uma revista BRAVO. São Paulo: D’Ávila, n.47, ago MARIE e CAIRE, São Paulo: Globo, n. 145, abril Exemplo 2: Artigos com autoria MATOS, Francis Valdivía. Mitos do trabalho em equipe. T&D São Paulo, n. 107, nov p NOGUEIRA, Salvador. Brasileiro cria analisador médico portátil. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 jan Caderno Ciência, p. A12.

49 UTILIZAÇÃO DE PUBLICAÇÕES CUJA RESPONSABILIDADE É DE UMA INSTITUIÇÃO
Quando forem utilizadas publicações de responsabilidade de entidades, tais como órgãos governamentais, empresas, etc. As obras têm entrada pelo seu próprio nome, por extenso. Exemplos: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Catálogo de teses da Universidade de São Paulo 1992, São Paulo, PANAMBRA INDUSTRIAL E TÉCNICA S/A. Aparelhos para preparação de amostras. São Paulo, Catálogo Metalografia.

50 DOCUMENTOS ELETRÔNICOS
Podemos considerar como documento eletrônico toda informação armazenada em um dispositivo eletrônico (disco rígido, CD-ROM, fita magnética) ou transmitida através de um modelo eletrônico. Exemplo 1: Documentos on-line MESQUITA FILHO, Alberto. Teoria sobre o método científico: em busca de um modelo unificante para as ciências e de um retomo à universidade criativa. Disponível em: < www. apollonialearoig.com.br>. Acessado em: 04 de jul. de 2012.

51 Exemplo 2.: CD-ROM ou CD MORAES, Anna Cláudia Soares, NUNES, Andrea e CARUSI, Tosca. Faça dar certo. São Paulo, dez CD-ROM. Exemplo 3: Imagem em movimento (filmes, videocassetes, DVD, etc): CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Sailes Júnior. Produção: Martire de Clemont-Tonnerr e Arthur Cohn. [S.I.]: Lê Studio Canal; Riofilme; MACT Productions, bobina cinematográfica (106 mm.), son., color., 35mrn.

52 DOCUMENTOS ICONOGRÁFICOS
São documentos iconográficos: pintura, gravura, ilustração, fotografia, desenho técnico, dispositivo, diafilme, material estereográfico, transparência, cartaz e outros. Exemplos: KOBAYASHI, K. Doença dos xavantes fotografia

53 DOCUMENTOS CARTOGRÁFICOS São aqui incluídos, atlas, mapas, globo, fotografia aérea, etc. Exemplos: ATLAS Mirador Internacional, Rio de Janeiro: Enciclopédia Britânica do Brasil, atlas. Escalas variadas.

54 Documento jurídico Inclui legislação, jurisprudência (decisões judiciais) e doutrina (interpretação dos textos legais). Legislação - Compreende a Constituição, as emendas constitucionais e os textos legais infraconstitucionais (lei complementar e ordinária, medida provisória, decreto em todas as suas formas, resolução do Senado Federal) e normas emanadas das entidades públicas e privadas (ato normativo, portaria, resolução, ordem de serviço, instrução normativa, comunicado, aviso, circular, decisão administrativa, entre outros).

55 Os elementos essenciais são: jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título, numeração, data e dados da publicação. No caso de Constituições e suas emendas, entre o nome da jurisdição e o título, acrescenta-se a palavra Constituição, seguida do ano de promulgação, entre parênteses. Exemplos: SÃO PAULO (Estado). Decreto no , de 20 de janeiro de Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p , BRASIL. Medida provisória no , de 11 de dezembro de Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez Seção 1, p

56 Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento. Exemplos: SÃO PAULO (Estado). Decreto no , de 20 de janeiro de Dispõe sobre a desativação de unidades administrativas de órgãos da administração direta e das autarquias do Estado e dá providências correlatas. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p , BRASIL. Medida provisória no , de 11 de dezembro de Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez Seção 1, p

57 Jurisprudência (decisões judiciais)
Compreende súmulas, enunciados, acórdãos, sentenças e demais decisões judiciais. Os elementos essenciais são: jurisdição e órgão judiciário competente, título (natureza da decisão ou ementa) e número, partes envolvidas (se houver), relator, local, data e dados da publicação. Exemplo: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula no 14. In: ______. Súmulas. São Paulo: Associação dos Advogados do Brasil, p.16.

58 Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento. Exemplo: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula no 14. Não é admissível por ato administrativo restringir, em razão de idade, inscrição em concurso para cargo público. In: ______. Súmulas. São Paulo: Associação dos Advogados do Brasil, p. 16.

59 Documento jurídico em meio eletrônico
As referências devem obedecer aos padrões indicados para documento jurídico, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.). Exemplos: LEGISLAÇÃO brasileira: normas jurídicas federais, bibliografia brasileira de Direito. 7. ed. Brasília, DF: Senado Federal, CDROM. Inclui resumos padronizados das normas jurídicas editadas entre janeiro de 1946 e agosto de 1999, assim como textos integrais de diversas normas. BRASIL. Regulamento dos benefícios da previdência social. In: SISLEX: Sistema de Legislação, Jurisprudência e Pareceres da Previdência e Assistência Social. [S.l.]: DATAPREV, CD-ROM. BRASIL. Lei no 9.887, de 7 de dezembro de Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez Disponível em: < mp_leis/leis_texto.asp?ld=LEI%209887>. Acesso em: 22 dez

60 CITAÇÕES NBR CITAÇÕES EM DOCUMENTOS “menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte” Serve para dar maior clareza e autoridade ao texto, relacionando idéias expostas com as idéias defendidas em outros trabalhos por outros autores.

61 CITAÇÃO DIRETA É a cópia literal de um texto ou parte dele.
Para Moura (1993, p. 25) a fase de planejamento, é crítica para o fornecedor e cliente, considerando que “o planejamento da qualidade consiste em atender e negociar requerimentos do cliente, suas necessidades e expectativas quanto á qualidade, custo e prazos de entrega”.

62 CITAÇÃO DIRETA Sobre os resultados de implantação do gerenciamento pela Qualidade, Tomael e Zaninelli (1995, p. 53) demonstram, em sua experiência no setor de referência da Universidade de Londrina, que a “[...] interação com o usuário foi otimizada e toda a equipe passou a empenhar-se mais no atendimento [...]”. O modelo norteador desta experiência foi a filosofia Deming, com ênfase no ser humano.

63 CITAÇÃO DIRETA Alguns dos resultados foram destacados:
... motivação e comprometimento da equipe com as fases do processo; atuação com a prática do “feedback”; reconhecimento de melhorias pelo cliente. Algumas dificuldades foram destacadas: literatura escassa na área de qualidade em serviços, bem como, na área de documentação; problemas em administrar o tempo, devido ao processo lento e contínuo, etc, (COSTA ; LIMA, 1993, p.12).

64 CITAÇÃO DIRETA A motivação só ocorre sob a forma de “liderança supervisional, sistemas de avaliação dos esforços e incentivos”. (JURAN, 1990, p. 115)

65 CITAÇÃO INDIRETA O foco na organização apresenta uma flexibilidade de atuação voltada de maneira interativa e integrada a satisfação do cliente, diferenciando-se da organização tradicional verticalizada sob orientação de um gerenciamento por objetivos e com uma estrutura hierárquica, cuja cultura está direcionada para o lucro a curto prazo. (MOURA et al., 1993, grifo do autor)

66 CITAÇÃO INDIRETA Abreu (1993) afirma que a gestão pela qualidade total permite que se busque continuamente um patamar de melhores condições através de ferramentas simples. Quanto aos resultados, a autora afirma serem satisfatórios em relação às metas estabelecidas.

67 CITAÇÃO INDIRETA Na perspectiva de Juran (1990), o controle de qualidade baseia-se na percepção de que qualidade não é a ausência de falhas, ou seja, as características do produto ou serviço vão ao encontro das necessidades dos clientes, proporcionam satisfação de uso, a qual ele chama de qualificação associada, traduzida como: cortesia no serviço, facilidade de manutenção e rapidez na entrega do produto.

68 CITAÇÃO INDIRETA “Diversos documentos e vários autores mencionados simultaneamente” Exemplo da ABNT: Diversos autores salientam a importância do “acontecimento desencadeador” no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MERIZOW, 1991)

69 CITAÇÃO INDIRETA “Diversos documentos e mesma autoria”
Exemplo da ABNT: (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995) (CRUZ; CORREA; COSTA, 1998, 1999, 2000)

70 CITAÇÃO DE CITAÇÃO Para Luz (1994 apud BARBALHO, 1996), a biblioteca, ao voltar-se para a qualidade, visa atender as necessidades e expectativas dos clientes. Neste sentido, é necessário conhecer os dados de desempenho operacional com a indicação dos pontos fracos e fortes, na identificação da clientela interna e externa.

71 CITAÇÃO DE CITAÇÃO A melhoria da qualidade na organização, passa por um posicionamento de que qualidade é a conformidade com as especificações, que são medidas pelo custo da não-conformidade. (CROSBY, 1990 apud BROCKA ; BROCKA,1994)

72 CITAÇÃO DE CITAÇÃO “[...] o viés organicista da burocracia estatal e o antiliberalismo da cultura política de 1937, preservado de modo encapuçado na Carta de 1946”. (VIANNA, 1986 P. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214)

73 NUMERAÇÃO PROGRESSIVA NBR 6024
1 SEÇÃO PRIMÁRIA (Fonte 12, em negrito e maiúscula ) 1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA ( fonte 12 e maiúscula) 1.1.1 Seção terciária (fonte 12 e negrito) Seção quaternária ( fonte 12 e itálico) Seção quinária ( fonte 12 sem destaque) a) alínea - subalínea

74 NUMERAÇÃO PRGRESSIVA NO TEXTO
1 ADMINISTRAÇÃO 1.1 QUALIDADE TOTAL 1.1.1 Qualidade em serviços Gerenciamento da rotina diária Padronização da rotina a) macrofluxograma - fluxograma

75 SUMÁRIO 1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 10 1.1 IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO NUMA EMPRESA ..... 13 1.1.1 O que é capital de giro ? 16 Característica do capital de giro 20 Modelo de analise de capital de giro 22

76 RESUMO - NBR 6028 É uma representação sucinta, porém exata, do conteúdo de um documento. (Lancaster, 1991, p. 88). Finalidade do resumo: Facilitar o processo de seleção. Poupar tempo do pesquisador. Características do resumo: O resumo dever ser apresentado com clareza, precisão e brevidade. Evitando redundâncias e entradas com palavras ou frases do tipo: “o autor” , “este artigo examina” ou gírias.

77 Resumo: Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.
Resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão. Resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original. Resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

78 RESUMO - NBR 6028 Como resumir:
Leia o documento buscando responder as seguintes questões: “De que trata o texto” “O que pretende demonstrar” Em outra leitura a finalidade deve ser: “Compreensão de cada parte do documento”. “Anotação das palavras-chave”. “Verificação do tipo de relação entre as partes”.

79 RESUMO - NBR 6028 Por fim, deve-se realizar uma leitura na qual possa-se obter um resumo em que contenha as ideias de maneira lógica, seguindo uma ordem de apresentação: objetivos, método, resultados, validade dos resultados, aplicações e conclusão. Quanto a sua extensão os resumos devem ter: a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-cientifícos; b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves. Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras. No resumo deve ser evitado o uso de parágrafos.

80 Regras gerais de apresentação
O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento. O resumo deve ser composto de uma sequencia de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Devem-se evitar: a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem.


Carregar ppt "Metodologia da Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google