A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOMES GENTÍLICOS, ÉTNICOS OU PÁTRIOS. Nomes gentílicos Nomes gentílicos, étnicos ou pátrios: nomes que referem a naturalidade, nacionalidade, origem geográfica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOMES GENTÍLICOS, ÉTNICOS OU PÁTRIOS. Nomes gentílicos Nomes gentílicos, étnicos ou pátrios: nomes que referem a naturalidade, nacionalidade, origem geográfica."— Transcrição da apresentação:

1 NOMES GENTÍLICOS, ÉTNICOS OU PÁTRIOS

2 Nomes gentílicos Nomes gentílicos, étnicos ou pátrios: nomes que referem a naturalidade, nacionalidade, origem geográfica. O modo como se constituem estes nomes é variado (sufixos; desinências; formações eruditas a partir do latim), não se submetendo a uma norma estrita, mas decorrendo, por vezes, do uso e da tradição.

3 Nomes gentílicos Devido à variedade de processos de formação, surgem localidades que admitem múltiplas formas de expressão de naturalidade (Lisbonense/ lisboeta/ olisiponense). Quando o topónimo é composto por justaposição, predominam os gentílicos formados a partir do 1º nome, embora haja também os que mantêm o conjunto dos elementos constitutivos, separados por hífen, mesmo que este não exista no topónimo (Angra do Heroísmo = angrense; Costa Rica = costa-riquenho)

4 Nomes gentílicos Quando não há forma particular para os nomes étnicos, determinam-se analiticamente, antecedendo o nome da terra por os de, as de: os de Maçãs de Dona Maria


Carregar ppt "NOMES GENTÍLICOS, ÉTNICOS OU PÁTRIOS. Nomes gentílicos Nomes gentílicos, étnicos ou pátrios: nomes que referem a naturalidade, nacionalidade, origem geográfica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google