A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP Carlos Arriaga Técnicas de elaboração de um projecto de relatório ou tese.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP Carlos Arriaga Técnicas de elaboração de um projecto de relatório ou tese."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP Carlos Arriaga Técnicas de elaboração de um projecto de relatório ou tese

2 O que é um projecto? Conjunto de actividades não repetitivas que visam alcançar objectivos pré estabelecidos (de custo, prazo e resultados) e com uma certa afectação de recursos. Gestão de projectos: sistematização das técnicas de gestão e das formas de organização adequadas para fazer face a operações complexas que se tornam difíceis de dominar se se aplicarem os sistemas de gestão clássicos e se mantiverem as estruturas orgânicas funcionais adequadas às tarefas repetitivas e contínuas (Brand) Exemplos: Projecto de tese; projecto de trabalho; projecto de relatório; projecto de estágio; projecto de investimento

3 Caracteristicas dos projectos Entidade própria, tamanho e alcance Entidade própria, tamanho e alcance Meios importantes, variados e mutáveis Meios importantes, variados e mutáveis Descontinuidade Descontinuidade Dinamismo e evolução Dinamismo e evolução Irreversibilidade Irreversibilidade Influencia externa Influencia externa Risco Risco

4 Classificação de projectos Quanto á natureza de transformação: Quanto á natureza de transformação: Construção Construção Informática Informática Investigação Investigação Engenharia Engenharia Organização Organização …

5 Classificação de projectos Quanto á Dificuldade: Quanto á Dificuldade: Êxito assegurado Êxito assegurado Êxito incerto Êxito incerto Quanto ao tamanho: Quanto ao tamanho: Grandes projectos Grandes projectos Pequenos projectos Pequenos projectos

6 Classificação de projectos Quanto ao âmbito: Quanto ao âmbito: Internos Internos Externos Externos Quanto ao tamanho: Quanto ao tamanho: Grandes projectos Grandes projectos Pequenos projectos Pequenos projectos

7 Projecto de Tese A primeira fase do trabalho da tese consiste na elaboração do respectivo projecto. Mais do que um texto definitivo, este projecto representa uma primeira abordagem ao estudo, que poderá mais tarde vir a ser sujeita às necessárias transformações. Trata-se de um documento indispensável para sistematizar as principais ideias da investigação antes do início dos trabalhos de campo. Este projecto poderá ter a estrutura que a seguir se indica. A primeira fase do trabalho da tese consiste na elaboração do respectivo projecto. Mais do que um texto definitivo, este projecto representa uma primeira abordagem ao estudo, que poderá mais tarde vir a ser sujeita às necessárias transformações. Trata-se de um documento indispensável para sistematizar as principais ideias da investigação antes do início dos trabalhos de campo. Este projecto poderá ter a estrutura que a seguir se indica.

8 Projecto de Tese 1. Problema 1.1-Enunciado. Enunciado do problema do estudo. Este enunciado deve ser claro e conter todos os elementos caracterizadores do problema. 1.2-Questões. Desdobramento do problema em questões mais específicas ou, em alternativa, uma discussão de como se procurará responder ao problema. 1.3-Significado. Indicação das principais razões que tornam significativo o estudo deste problema. 1.1-Enunciado. Enunciado do problema do estudo. Este enunciado deve ser claro e conter todos os elementos caracterizadores do problema. 1.2-Questões. Desdobramento do problema em questões mais específicas ou, em alternativa, uma discussão de como se procurará responder ao problema. 1.3-Significado. Indicação das principais razões que tornam significativo o estudo deste problema.

9 Projecto de Tese 2. Fundamentação/Revisão de Literatura Indicação da literatura teórica e empírica em que o estudo se apoia. Esta literatura deve ser organizada em secções e incluir uma listagem dos autores mais representativos a incluir na discussão de cada uma delas. Se o estudo envolver aspectos inovadores em termos de metodologias de investigação, poderá incluir também uma secção sobre esse ponto. Indicação da literatura teórica e empírica em que o estudo se apoia. Esta literatura deve ser organizada em secções e incluir uma listagem dos autores mais representativos a incluir na discussão de cada uma delas. Se o estudo envolver aspectos inovadores em termos de metodologias de investigação, poderá incluir também uma secção sobre esse ponto.

10 Projecto de Tese 3. Metodologia da Investigação Indicações acerca da metodologia da investigação, com: Indicações acerca da metodologia da investigação, com: 3.1-Opções fundamentais e design. Por exemplo, estudo de caso, observação participante, narrativas, etc... e principais razões das opções tomadas, com indicação do contexto em que decorrerão os trabalhos do estudo (contexto naturalístico ou não, papel do investigador) 3.1-Opções fundamentais e design. Por exemplo, estudo de caso, observação participante, narrativas, etc... e principais razões das opções tomadas, com indicação do contexto em que decorrerão os trabalhos do estudo (contexto naturalístico ou não, papel do investigador) 3.2-Participantes. Indicação dos participantes no estudo, da sua forma de selecção, bem como da natureza do contrato a estabelecer com eles. 3.3-Recolha e anállise de dados. Técnicas fundamentais de recolha e análise de dados, com uma discussão das medidas pensadas para reforçar a credibilidade do estudo. 3.2-Participantes. Indicação dos participantes no estudo, da sua forma de selecção, bem como da natureza do contrato a estabelecer com eles. 3.3-Recolha e anállise de dados. Técnicas fundamentais de recolha e análise de dados, com uma discussão das medidas pensadas para reforçar a credibilidade do estudo.

11 Projecto de Tese 4. Antevisão da estrutura final da tese Primeiro esboço do que poderá ser um índice dos diferentes capítulos e subcapítulos que compõem a tese. Ter uma ideia do produto final que se pretende obter é um importante apoio para o desenvolvimento do trabalho Primeiro esboço do que poderá ser um índice dos diferentes capítulos e subcapítulos que compõem a tese. Ter uma ideia do produto final que se pretende obter é um importante apoio para o desenvolvimento do trabalho

12 Projecto de Tese 5. Calendarização das diferentes fases da investigação Esta secção passará mais tarde a integrar o capítulo da metodologia da tese. Esta secção passará mais tarde a integrar o capítulo da metodologia da tese.

13 Projecto de Tese 6. Bibliografia As referências bibliográficas tão completas quanto possível, podem ser indicadas por secção da revisão da literatura. As referências bibliográficas tão completas quanto possível, podem ser indicadas por secção da revisão da literatura. Alguns exemplos: Alguns exemplos: Comissão Europeia Joint Report 2007 Social inclusion, Pensions, Healthcare and Long Term care. European Commission Directorate-General for Employment. Social Affairs and Equal Opportunities Unit. Comissão Europeia Joint Report 2007 Social inclusion, Pensions, Healthcare and Long Term care. European Commission Directorate-General for Employment. Social Affairs and Equal Opportunities Unit. ESBC (European Voice of Savings and Retailing Banking) Microcredit in Europe - Experiences of Savings. (acesso em 21 de Fevereiro de 2009) ESBC (European Voice of Savings and Retailing Banking) Microcredit in Europe - Experiences of Savings. (acesso em 21 de Fevereiro de 2009) Forestieri, Giancarlo e Virginia Tirri Rapporto Banca-Impresa: Struttura del Mercato et Politiche di Prezzo. Quaderni di Ricerche dell'Ente per gli studi monetari, bancari e finanziari Luigi Einaudi, n. 31. Forestieri, Giancarlo e Virginia Tirri Rapporto Banca-Impresa: Struttura del Mercato et Politiche di Prezzo. Quaderni di Ricerche dell'Ente per gli studi monetari, bancari e finanziari Luigi Einaudi, n. 31. Gilmore, Walker Education and Human Capital in the New Economy. T, R&P Seminar. Gilmore, Walker Education and Human Capital in the New Economy. T, R&P Seminar. Guichandut, Philippe Europe occidentale et reste du monde : parle-t-on des mêmes pratiques? Finance & The Common Good/Bien Commun - N° 25. Guichandut, Philippe Europe occidentale et reste du monde : parle-t-on des mêmes pratiques? Finance & The Common Good/Bien Commun - N° 25. Matias, Miguel A Importância do Relacionamento Bancário no Financiamento às PME em Regiões Desfavorecidas. Tese de doutoramento. UBI. Matias, Miguel A Importância do Relacionamento Bancário no Financiamento às PME em Regiões Desfavorecidas. Tese de doutoramento. UBI.

14 Conclusão O desenho do projecto de tese é o primeiro momento de reflexão sobre o tema, o que se pretende e a viabilidade do mesmo. O desenho do projecto de tese é o primeiro momento de reflexão sobre o tema, o que se pretende e a viabilidade do mesmo. Obriga a procura de um orientador Obriga a procura de um orientador Obriga a reflectir se o projecto é viável Obriga a reflectir se o projecto é viável

15 Workshop tarefas Vai delinear um hipotético projecto de tese: Vai delinear um hipotético projecto de tese: Escolha um tema Escolha um tema Formule uma questão. Formule uma questão. Indique as suas motivações Indique as suas motivações Mostre que esta questão pode ser interessante. Recorra a um artigo que encontre na nete. Mostre que esta questão pode ser interessante. Recorra a um artigo que encontre na nete. Como pensa desenvolver a sua tese? : Como pensa desenvolver a sua tese? : Dados, que dados? Que metodologias? (apenas sugestões) Dados, que dados? Que metodologias? (apenas sugestões)


Carregar ppt "SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP Carlos Arriaga Técnicas de elaboração de um projecto de relatório ou tese."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google