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Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição 96 Desenvolvimento de Competência dos Condutores Elektro (DIREÇÃO DEFENSIVA.

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1 Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição 96 Desenvolvimento de Competência dos Condutores Elektro (DIREÇÃO DEFENSIVA

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3 LESTE SUL CENTRO OESTE LESTE SUL CENTRO OESTE LESTE SUL CENTRO Perfil da Elektro – Área de Concessão. +2,1 milhões de clientes (+ 5,5 milhões de pessoas) (+ 5,5 milhões de pessoas) 223 municípios em São Paulo e 5 no Mato Grosso do Sul 120 mil km² (Santa Catarina + Alagoas) Regiões com perfis socioeconômicosdiferentes Descontinuidade Descontinuidade geográfica e geográfica e grandes grandes distâncias distâncias 80% da unidade de conservação ambiental na área de consessão 80% da unidade de conservação ambiental na área de consessão

4 03 – Técnicos de Segurança 02 – Técnicos de Segurança; 01 – Analista de Segurança; 02 – Analistas de Meio Ambiente; 01 – Engenheira de Meio Ambiente; 01 – Médica do Trabalho e 01 – Técnica de Enfermagem 02 – Técnicos de Segurança; 01 – Analista de Segurança; 02 – Analistas de Meio Ambiente; 01 – Engenheira de Meio Ambiente; 01 – Médica do Trabalho e 01 – Técnica de Enfermagem 03 – Técnicos de Segurança Conforme o cumprimento da Portaria 3214 da Lei 6.214; NR – 04 SESMT (Dimensionamento) Estrutura SSM

5 Objetivo O programa tem como objetivo o desenvolvimento de competência dos condutores dos veículos Elektro e a atualização quanto às novas tecnologias utilizadas. Aumentar a percepção do risco, Conhecer ações de auto-controle, Reconhecer recursos e limitações dos veículos e como atuar com cada um deles, Despertar o interesse individual na mudança de comportamento por meio da identificação das motivações e reflexões.

6 Por que? Quantidade de Colaboradores Ano: 2007 – 2700 colaboradores; 2008 – 2715 colaboradores; 2009 – 2800 colaboradores; 2010 – 3500 colaboradores. Quantidade de Veículos Ano: 2008 – 865 veículos; 2009 – 885 veículos; 2010 – 1155 veículos.

7 Etapas Entradas para o Sistema Sistema Informatizado  Capacitação dos Técnicos de Segurança por Consultoria especializada, para que estes possam ser avaliadores de direção defensiva;  Avaliação de Desempenho dos Técnicos de Segurança na condução de veículo realizado por empresa especializada em Engenharia de Trânsito;  Padronização das CNHs dos Técnicos de Segurança para letra D.  Capacitação dos Técnicos de Segurança por Consultoria especializada, para que estes possam ser avaliadores de direção defensiva;  Avaliação de Desempenho dos Técnicos de Segurança na condução de veículo realizado por empresa especializada em Engenharia de Trânsito;  Padronização das CNHs dos Técnicos de Segurança para letra D.

8 Metodologia empregada: Entradas para o Sistema Sistema Informatizado Treinamento e avaliação “on the job ” com todos os colaboradores que dirigem veículos da Elektro. Alternativa utilizada a fim de não retirar os colaboradores de suas atividades diárias, sem interferência no dia-a-dia das equipes.“on the job ” Treinamento e avaliação “on the job ” com todos os colaboradores que dirigem veículos da Elektro. Alternativa utilizada a fim de não retirar os colaboradores de suas atividades diárias, sem interferência no dia-a-dia das equipes.“on the job ” Avaliação de Condutores

9  Início em 2010, com Projeto Piloto em uma localidade onde a quantidade de acidentes com veículos era significativamente elevado e iniciado as avaliações em 11 localidades consideradas críticas.  Em 2011 avaliação de 100% dos condutores Elektro (até 30 de abril);  Em 2012, será lançado o Projeto Co-piloto.  Início em 2010, com Projeto Piloto em uma localidade onde a quantidade de acidentes com veículos era significativamente elevado e iniciado as avaliações em 11 localidades consideradas críticas.  Em 2011 avaliação de 100% dos condutores Elektro (até 30 de abril);  Em 2012, será lançado o Projeto Co-piloto. Operacionalização

10 Critérios de Avaliação: 1. Proficiência em Direção Técnica Segura e Econômica: Habilidades operacionais Conhecimento das Técnicas de Direção Econômica Conhecimento na Aplicação dos Sistemas Avaliação de Cenário Desenvolvimento 2. Comportamentos de Risco na Direção: Hábitos de Risco Desconhecimento das técnicas de Direção Segura Direção agressiva / má interpretação do perigo Conhecimento do Código de Trânsito Brasileiro Educação para o Trânsito – Cidadania Novos colaboradores: Treinamento de 16 horas (comportamental teórico + prático)

11 Perfil do Condutor - Elektro Relatório por empregado Arquivo sistema RH Formulário de Avaliação por empregado + Feedback

12 Ganhos Aceitação pelo Grupo local; Identificação de traços de personalidade: abertura ao Outro, serenidade, gostar da trocar experiências (ensinar), tolerância, autocontrole; Desejar exercer a atividade de forma correta e preventiva; Identificação de >% de condutores C3 ou C4 na Avaliação de Direção Elektro; Redução do número de acidente com veículo nos primeiros 2 meses de 2011 em relação ao mesmo período de 2010.

13 LANÇAMENTO PROGRAMA “CO-PILOTO” EXTENSÃO DO PROGRAMA GUARDIÃO DA VIDA PARA O VEÍCULO Campanha para sensibilização, Treinamento/ dinâmica de relacionamento (ressaltando a importância do co-piloto), Ressaltar a importância do motorista - disseminação do modelo: “ser bom motorista é tão importante quanto ser bom eletricista” e “um bom eletricista pode não ser um bom motorista” (competências distintas), 2012

14 Obrigado(a)! Fábio Mário fabio.mario@elektro.com.br 13 – 9718.5496


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