A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO."— Transcrição da apresentação:

1 OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO

2 BENIGNIDADE PACIÊNCIA MANSIDÃO LONGANIMIDADE BONDADE FIDELIDADE PAZ MODÉSTIA ALEGRIA CONTINÊNCIA Quando a alma é dócil ao Espírito Santo converte-se em árvore boa que se dá a conhecer por seus frutos. CARIDADE CASTIDADE

3 CARIDADE: é o fruto que nos dá o próprio Deus
“O Amor vem de Deus, faz Deus presente, é Deus-connosco”.

4 ALEGRIA: é a primeira manifestação do amor
A alegria espiritual é saborear a presença amorosa de Deus. Espírito Santo, enche-nos com a tua alegria!

5 PAZ: um presente de Cristo Ressuscitado
A alegria plena, repousada, serena, profunda, uma alegria total, alcança-se com a tranquilidade de espírito, quando recebemos a paz. O dom da sabedoria, que nos faz saborear as coisas de Deus, é como o degrau que conduz à paz.

6 PACIÊNCIA: saber que Deus não se atrasa
As almas dóceis ao Espírto produzem este fruto diante dos obstáculos. Não perdem a paz perante a doença, a contradição, os defeitos alheios, as calúnias, e perante os próprios fracassos espirituais. “Na sua hora, no tempo oportuno, quando as chuvas temporãs e tardias regarem a nossa vida, o milagre acontece e o deserto converte-se em oásis.”

7 LONGANIMIDADE: É presença de espírito
É o fruto do Espírito que nos dá ânimo para tender ao bem, ainda que tenhamos de esperar, e muito, para alcançá-lo. Ajuda-nos a esperar todo o tempo necessário, antes de alcançar as metas ascéticas ou apostólicas que nos propomos, pensando que os atrasos são queridos ou permitidos por Deus.

8 BONDADE: procurando sempre o bem dos outros
Fazemos o bem com simplicidade, sem vanglória, procurando apenas a aprovação de Deus. Fazemos o bem sem procurar agradecimentos ou dependências dos favorecidos Partilhamos os bens espirituais e materiais em comunidade de fé e de amor. “Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido… Pratiquemos o bem para com todos.” (Gl 6,9-10)

9 BENIGNIDADE: sentir a doçura do Espírito
Transforma as nossas relações humanas em bênçãos divinas. Vivemos uma doce participação da suavidade de Deus, encarnada em Cristo. Manifesta-se com amabilidade nas palavras, com suavidade no convívio e no trato, e com atitude serviçal.

10 MANSIDÃO: tudo suportar em paz
Dá fortaleza para suportar más palavras, mau comportamento, gestos e actos ameaçadores e toda a espécie de injustiças contra si próprio ou contra os amigos. Expulsa toda a ira, porque o Espírito de Deus repousa no homem manso e humilde.

11 FÉ: ver com os olhos de Deus
É entregar-se nas mãos de Deus e aceitar a sua palavra. A fé fundamenta e dirige a obediência, a confiança, o abandono. “Deixa-te guiar pelo vento e pelo fogo do Espírito, pois a fé é estimulante, fermentadora”.

12 MODÉSTIA: a coragem dos humildes
Por este fruto, o crente sabe que os seus talentos são presente de Deus e coloca-os ao serviço dos outros. “Deixa que Deus entre na tua vida: Deixa-te amar por Deus. Deixa que Ele te transforme, te mude, te guie, te forme. Isso, sim, é humildade”.

13 CONTINÊNCIA e CASTIDADE: testemunhas da fidelidade
e ternura de Deus Leva-nos a viver a sexualidade como serviço à vida, para fazer do nosso corpo um louvor total. Por estes frutos a alma está vigilante para evitar o que possa ferir a pureza interior e exterior.

14 «Não apagueis o Espírito.”
(I Tes 5,19) “Não ofendais o Espírito Santo de Deus, selo com o qual fostes marcados para o dia da redenção” (Ef 4, 30) “Deixai-vos encher do Espírito.” (Ef 5, 18)


Carregar ppt "OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google