A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento"— Transcrição da apresentação:

1 Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento

2 Figuras de pensamento Alteram intencionalmente o campo semântico ou de significado. São as seguintes: hipérbole, eufemismo, ironia, antítese e paradoxo prosopopeia, gradação e apóstrofe.

3 1.Hipérbole: ideia de exagero
Amor da minha vida Daqui até a eternidade Nossos destinos Foram traçados na maternidade Paixão cruel desenfreada Te trago mil rosas roubadas Pra desculpar minhas mentiras Minhas mancadas Exagerado Jogado aos teus pés Eu sou mesmo exagerado Adoro um amor inventado Eu nunca mais vou respirar Se você não me notar Eu posso até morrer de fome Se você não me amar

4

5 2. Eufemismo: suavização de uma ideia chocante.
Tirar Inês ao mundo determina, Por lhe tirar o filho que tem preso. (Camões) E se um dia hei de ser pó, cinza e nada Que seja minha noite uma alvorada, que eu saiba me perder... para me encontrar... (Florbela Espanca)

6

7

8 3. Ironia: o contrário do que se pensa
3. Ironia: o contrário do que se pensa. O contexto é fundamental para apreensão dessa figura. Moça linda bem tratada, Três séculos de família, Burra como uma porta: Um amor. (Manuel Bandeira) A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças. (Monteiro Lobato)

9

10 4. Antítese: ideias opostas
"... Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se de uma parte está branco, da outra há de estar negro; se de um parte dizem luz, da outra hão de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão de dizer subiu. Basta, que não havemos de ver num sermão duas palavras em paz?” (Fragmento do Sermão da Sexagésima do Padre Antônio Vieira)

11 4.1. Paradoxo: dois termos que se contradizem.
Amor é ferida que dói e não se sente.(Camões) Mas que seja infinito enquanto dure.(Vinícius de Moraes)

12 Antítese ou paradoxo? "Nasce o sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria. Porém, se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a Luz, porque não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia? Começa o Mundo enfim pela ignorância, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstância.“ (Gregório  de Matos)

13

14 5. Prosopopeia ou personificação: atribuição de características ou ações humanas a seres inanimados.
Poema: “Aproximação do terror” Dos braços do poeta Pende a ópera do mundo (tempo, cirurgião do mundo): O abismo bate palmas, a noite aponta o revólver. Ouço a multidão, o coro do universo, O trote das estrelas Já nos subúrbios da caneta: As rosas perderam a fala. Entrega-se a morte a domicílio. Dos braços... Pende a ópera do mundo. (Murilo Mendes)

15

16 6. Gradação: sequência de ideias ascendente ou descendente .
“Eu era pobre. Era subalterno. Era nada.” (Monteiro Lobato) “O dinheiro é uma força tremenda, onipotente, assombrosa.” ( Olavo Bilac) "Oh não aguardes que a madura idade / Te converta essa flor, essa beleza, / Em terra, em cinzas, em pó, em sombra, em nada.“ (Gregório de Matos )

17 7. Apóstrofe: Invocação de pessoas, entidades, animais ou objetos
7. Apóstrofe: Invocação de pessoas, entidades, animais ou objetos. É usada para dar ênfase. “Deus! Deus, onde estás que não respondes?” (Castro Alves) Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! (Fernando Pessoa)


Carregar ppt "Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google