A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área de Projecto 2007/2008 O projecto Os Factores Abióticos e a Biodiversidade na Zona Costeira a Norte de Espinho (Praia da Aguda) apresenta: Escola Secundária.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área de Projecto 2007/2008 O projecto Os Factores Abióticos e a Biodiversidade na Zona Costeira a Norte de Espinho (Praia da Aguda) apresenta: Escola Secundária."— Transcrição da apresentação:

1 Área de Projecto 2007/2008 O projecto Os Factores Abióticos e a Biodiversidade na Zona Costeira a Norte de Espinho (Praia da Aguda) apresenta: Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida

2

3 Ao estudar as diferentes espécies de algas que encontramos na Praia da Aguda (zona costeira a norte de espinho) ficamos intrigados com a forma característica de uma espécie de algas, a Codium tomentosum.

4 A alga no seu habitat natural

5

6 A alga no nosso laboratório de pesquisa

7 A Codium tomentosum distingue-se das outras espécies pela sua forma característica!

8 Classe: Bryopsidophyceae Família: Codiaceae Espécie: Codium tomentosum Alga verde-escura, tabular e ramificada que atinge 25 a 35 cm de comprimento. Fixa-se ao substrato através de um órgão em forma de disco. Textura aveludada e esponjosa. Característica do eulitoral inferior e sublitoral, podendo também aparecer em poças do eulitoral médio. Guia Azul do Litoral de Vila Nova de Gaia Caracterização da alga:

9 Após uma observação cuidadosa e alguma pesquisa adicional, concluímos que esta alga apresenta uma ramificação dicotómica:

10 Verificamos também que o crescimento dos seus ramos se revestia de uma perfeição que só podia obedecer a um determinado princípio ou regra… A nossa equipa de estudo das algas ficou determinada em desvendá-la!

11

12 Construindo um modelo geométrico da forma da alga é possível observar que esta tem, de facto, um crescimento muito interessante: …cada ramo que nasce dá origem a dois novos ramos!

13 Geração de ramosNº de ramos: …cada ramo que nasce dá origem a dois novos ramos! 1ª geração de ramos 1 ramo ª geração de ramos 1 x ª geração de ramos 2 x ª geração de ramos 4 x 282x2x ª geração de ramos 8 x 2162x2x2x ª geração de ramos 16 x 2322x2x2x2x ª geração de ramos 32 x 2642x2x2x2x2x22626 Geração x de ramos N2x2x X-1

14 Concluí-se que designando por x a geração de ramos da alga e por N o número de ramos que lhe corresponde, podemos definir o crescimento da Codium tomentosum exprimindo N em função de x: N = 2 X-1

15

16 À medida que aumenta o número de gerações, o número de ramos da alga é cada vez maior. No entanto, a alga Codium tomentosum não cresce infinitamente! A sua informação genética determina um crescimento máximo de apenas 25 a 30cm.

17 Assim, o modelo matemático definido - - é apenas aplicável num domínio limitado. Por exemplo, neste caso o número máximo de gerações de ramos da alga era de apenas 7! N =2 X-1


Carregar ppt "Área de Projecto 2007/2008 O projecto Os Factores Abióticos e a Biodiversidade na Zona Costeira a Norte de Espinho (Praia da Aguda) apresenta: Escola Secundária."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google