A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Campo na Praia da Aguda Colheita de Macroalgas da Zona Intertidal da Praia da Aguda e Montagem de um Aquário Ana R. M. Leite; Emanuel S. Costa;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Campo na Praia da Aguda Colheita de Macroalgas da Zona Intertidal da Praia da Aguda e Montagem de um Aquário Ana R. M. Leite; Emanuel S. Costa;"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Campo na Praia da Aguda Colheita de Macroalgas da Zona Intertidal da Praia da Aguda e Montagem de um Aquário Ana R. M. Leite; Emanuel S. Costa; Filipa A. Carneiro; Íris F. G. Carvalho; Margarita Yakubovich; Sara T. A. Alves Objectivo: Proceder à construção de um aquário para a manutenção e estudo de macroalgas em laboratório.

2 Trabalho de Campo na Praia da Aguda As espécies de Macroalgas recolhidas a partir da Zona Intertidal da Praia da Aguda foram as seguintes: Lytophillum incrustans Chondrus crispus Gelidium sesquipedale Ulva rigida Codium tomentosum Sargassum vulgare Porphyra umbilicalis Gracilaria verrucosa Saccorhiza plyschides

3 Trabalho de Campo na Praia da Aguda O trabalho de campo realizado ao longo do mês de Outubro permitiu aos alunos: Contactar com a biodiversidade dos seres vivos existentes na praia, Observar o comportamento das diferentes espécies de seres vivos, Estabelecer a zonação dos organismos encontrados, Analisar a importância do substrato rochoso na fixação e desenvolvimento dos seres vivos, Estudar as características geológicas da praia, Recolher seres vivos para o aquário, Realizar as medições necessárias à construção da carta geológica, Monitorizar os factores abióticos nas poças de maré Observar as alterações provocadas pelo homem e a sua influência sobre a praia.

4 Trabalho de Campo na Praia da Aguda. Praia da Aguda

5 Trabalho de campo Medição da Orientação de uma das falhas presentes nos xistos reluzentes (N 10º W) Medição do comprimento da zona supra litoral, desde o muro da Estação Litoral da Aguda até ao início da zona intertidal Medição da Largura da zona supra litoral Medição do comprimento da Zona Intertidal Trabalho de Campo na Praia da Aguda

6 Zona Intertidal da Praia da Aguda. Recolha de um alga com o auxílio de uma pá.

7 Recolha de algas Captura de animais Trabalho de Campo na Praia da Aguda

8 Recolha de água salgada para o aquário. Recolha de areia para posterior colocação no aquário a montar.

9 Construção dos aquários das algas e dos animais Montagem do aquário: Uma vez no laboratório, as algas recolhidas foram distribuídas por tabuleiros.

10 Construção dos aquários das algas e dos animais De seguida, colocaram-se algumas das rochas recolhidas da praia no aquário de modo a criar elementos de suporte para as algas. Introduziu-se igualmente a areia recolhida no trabalho de campo de modo a fornecer uma base de suporte ao crescimento das algas.

11 Construção dos aquários das algas e dos animais Procedeu-se seguidamente à colocação das algas no aquário bem como à introdução da água salgada.

12 Construção dos aquários das algas e dos animais


Carregar ppt "Trabalho de Campo na Praia da Aguda Colheita de Macroalgas da Zona Intertidal da Praia da Aguda e Montagem de um Aquário Ana R. M. Leite; Emanuel S. Costa;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google