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ELearning Objectivos eLearning LMS eTutoria Prática Resumo.

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Apresentação em tema: "ELearning Objectivos eLearning LMS eTutoria Prática Resumo."— Transcrição da apresentação:

1 eLearning Objectivos eLearning LMS eTutoria Prática Resumo

2 Sistemas de gestão de aprendizagem
Objectivos Conceitos teóricos Modelos pedagógicos Formação a Distância e eLearning Características, vantagens e desvantagens Sistemas de gestão de aprendizagem LMS Sistemas proprietários Sistemas abertos eTutoria Papel do eTutor Ferramentas Processo de tutorização Tutoria na prática 26/ Maria João Spilker

3 Learning Management System
eLearning eLearning Learning Management System eTutoria eTutoria na prática 26/ Maria João Spilker

4 Conceitos teóricos 26/ Maria João Spilker

5 Paradigmas da aprendizagem: Behaviorismo
Explicação do mundo através de uma observação externa Cérebro é uma Blackbox Estímulo provoca reacção (Pavlov)  CAI Computer Assisted Instruction Cérebro Input Output Ensinar significa juntar o estimulo certo para provocar uma determinada reacção 26/ Maria João Spilker

6 Paradigmas da aprendizagem: Cognitivismo
Processo de aprendizagem (Piaget) Input de informação Informação é processada na memória de curto prazo juntamente com o conhecimento prévio Informação processada é transferida para a memória de longo prazo  CBT Computer-Based Training 26/ Maria João Spilker

7 Paradigmas da aprendizagem: Construtivismo
Aprendizagem como um processo activo Conhecimento é construído partindo de experiências anteriores Experiências individuais constituem o ponto central F 26/ Maria João Spilker

8 Aprender, Aprender, Aprender!
Internacionalização das empresas Tendências Tecnologias de informação e comunicação Ciclo de vida dos conhecimentos Intern Sociedade em mudança 26/ Maria João Spilker

9 Ensino presencial e a distância
Professor Aluno Centrado no Professor Ensino a Distância Professor Aluno Transmissão Conhecimentos através das TIC Centrado no aluno Centrado no grupo Professor orientador local temporal local temporal 26/ Maria João Spilker

10 Aprendizagem centrada no professor
26/ Maria João Spilker

11 Aprendizagem centrada no aluno
Professor Rede Colaborativa Aluno Trabalho de Grupo Peer Chat Biblioteca Turma Online Learning 26/ Maria João Spilker

12 Ensino Presencial Vantagens Desvantagens
Concentração na aprendizagem Reacção imediata do professor Comunicação Desvantagens Ausência do local de trabalho Custos elevados Ritmo do professor 26/ Maria João Spilker

13 Ensino a Distância Vantagens Desvantagens Custos de viagem e estadia
Faltas no trabalho reduzidas Independência local e temporal Desvantagens Aprendizagem isolada Capacidade de auto-aprendizagem 26/ Maria João Spilker

14 Actividade Professor Aluno Conteúdos Tradicional Actual
Transmissor de conhecimento Consumidor passivo de conhecimento Seleccionados Homogéneos Estáticos Mediador de conhecimento Motivador Construtor activo do conhecimento Trabalho colaborativo Adaptados Diversidade Dinâmicos 26/ Maria João Spilker

15 Actividade Formação Pedagogia Tradicional Actual
Centro de conhecimento Transmissão pontual Processo cognitivo Centrado e controlado pelo professor Centro de recursos distribuídos Formação ao longo da vida Centrado e controlado pelo aluno Modelos da realidade 26/ Maria João Spilker

16 Separação geográfica e/ou temporal entre professor e alunos
FaD: Características Separação geográfica e/ou temporal entre professor e alunos Distribuição da informação por meios técnicos O percurso de aprendizagem é determinado pelo aluno Conteúdo Duração Ritmo 26/ Maria João Spilker

17 eLearning “The use of new multimedia technology and the Internet to improve the quality of learning by facilitating access to resources and services as well as remote exchanges and collaboration.” 26/ Maria João Spilker

18 eLearning: Características
Utilização de uma rede (LAN, WAN, Internet) para disponibilizar os conteúdos Formando pode estar integrado num grupo ou aprender autonomamente com a ajuda de suportes digitais independentemente do espaço e do tempo Comunicação entre o formador e os formando e os formandos entre si pode ser síncrona ou assíncrona 26/ Maria João Spilker

19 eLearning: Vantagens Flexibilidade temporal e local (24x7)
Ritmo e intensidade individuais Escolha dos tópicos a aprofundar Estratégia individual de aprendizagem Qualidade do ensino Redução de custos (deslocação e estadia) Ausência do local de trabalho não é necessária Número de participantes ilimitado 26/ Maria João Spilker

20 eLearning: Desvantagens
Complexidade organizacional Infra-estrutura técnica Rácio Custos/Benefícios Custo elevados da elaboração de conteúdos Comunicação baseada nas TICs Competências dos formadores e dos formandos 26/ Maria João Spilker

21 Motivação e autodisciplina Metas realistas Gestão do factor tempo
eLearning e eLearner Motivação e autodisciplina Metas realistas Gestão do factor tempo Comunicação entre o grupo Participação activa Conhecimentos básicos das TIC 26/ Maria João Spilker

22 Blended Learning B-Learning
Fases presenciais Interacção Nível de conhecimentos Fases em linha Trabalho individual Auto-Aprendizagem Comunicação Tutor e colegas Presencial e a distância Local e distribuída Síncrona e assíncrona Individual e colaborativa  Optimizar as vantagens de todo o tipo de formação e abordagens pedagógicas 26/ Maria João Spilker

23 Blended Learning bLearning Formação em sala Trabalho de grupo
Trabalho individual Formação online síncrona Formação online assíncrona Experiências práticas Simulação Coaching and Mentoring 26/ Maria João Spilker

24 E-Learning: Modelos de utilização
Formação presencial Trabalho de grupo fora da aula Auto-Aprendizagem Avaliação …. ? 26/ Maria João Spilker

25 eLearning: Modelos de utilização
Formação presencial Apresentação de materiais didácticos Simulações Integração de materiais externos Audio/Video-Conferencing Trabalho individual Pesquisa  Qualidade da aula 26/ Maria João Spilker

26 eLearning: Modelos de utilização
Trabalho de grupo Fases de trabalho individual e de grupo Tecnologia de informação e comunicação Comunicação síncrona (em tempo real) Discussão face2face Comunicação assíncrona (em deferido) Transferência de informações Interacção do grupo com o tutor  Flexibilidade temporal e local 26/ Maria João Spilker

27 eLearning: Modelos de utilização
Auto-Aprendizagem (eLearning puro) Auto-Aprendizagem Estática (PDF), hipermedial (Internet), dinâmica, interactiva Pesquisa na Web Resolução de problemas Testes, questionários, exercícios Interacção e comunicação Síncrona e assíncrona  Flexibilidade temporal/local e organizacional 26/ Maria João Spilker

28 eLearning: Modelos de utilização
Pré-qualificação ou Avaliação Auto-Avaliação ou avaliação oficial Treino ou exame Formando ou examinando Com ou sem feedback Sem feedback (exame) Verdadeiro/falso (exame e aprender) Feedback (aprender)  Qualidade e/ou eficiência organizacional ? 26/ Maria João Spilker

29 Ferramentas de comunicação Selecção adequada de ferramentas
Síncrona Assíncrona Ferramentas de comunicação Selecção adequada de ferramentas 26/ Maria João Spilker

30 Ferramentas de comunicação
Comunicação síncrona Comunicação assíncrona Em tempo real Característica Em deferido Interacção espontânea Vantagem Independência do factor tempo Dependência do factor tempo Desvantagem Interacção espontânea não é possível 26/ Maria João Spilker

31 Comunicação síncrona Chat Whiteboard Application Sharing
Áudio-Conferência Vídeo-Conferência 26/ Maria João Spilker

32 Comunicação assíncrona
Fóruns de discussão Newsletters 26/ Maria João Spilker

33 Actividade Comunicação síncrona assíncrona … 26/27-09-2005
Maria João Spilker

34 Actividade Comunicação síncrona assíncrona Motivação / Problemas
Trabalho de grupo Quantidade de dados Importante é que a mensagem chegue 26/ Maria João Spilker

35 Learning Management Systems
eLearning Learning Management System eTutoria eTutoria na prática 26/ Maria João Spilker

36 Learning Management System
Sistemas de gestão de aprendizagem Características Âmbito de utilização Ferramentas Tipos de LMS Sistemas proprietários Vantagens e desvantagens Exemplos Sistemas Open Source 26/ Maria João Spilker

37 LMS: Introdução Formando Formador Curso Plataforma Comunicação eMail
Conferência Fórum Chat 26/ Maria João Spilker

38 Processo de aprendizagem
LMS: Características Administração e gestão Cursos Inscrições Alunos Tutores Desenrolar de cursos Estrutura Conteúdos Processo de aprendizagem Tutores Alunos Material de apoio FAQs Tracking Tracing Fóruns Chat Weblog Perfil Portfólio 26/ Maria João Spilker

39 Desenvolvimento de conteúdos novos Importação de conteúdos externos
Excurso: LCMS LCMS Learning Content Management System Sistema de Gestão de Conteúdos de Aprendizagem Desenvolvimento de conteúdos novos Ferramentas de autor Importação de conteúdos externos Catalogação Gestão de conteúdos Repositório de objectos de aprendizagem LOM = Learning Object Metada Metadata = Propriedades dos LOs 26/ Maria João Spilker

40 Closed vs. Open Source Systems
Closed Source Sistemas Proprietários Blackboard (Blackboard) ClassServer (Microsoft) WebCT Open Source Sistemas livres ATutor (Univ. Toronto) Claroline (Univ. Louvain) Ilias (Univ. Köln) Moodle (Univ. Perth) Software livre: Liberdade de utilizar, modificar, copiar Software aberto: Acesso ao código fonte OSS = Open Source Software 26/ Maria João Spilker

41 Sistemas proprietários
Licenciamento Proíbe modificações e redistribiução Inovação Depende da capacidade de investimento da software-house Longevidade Dependo do sucesso de venda TCO (Total cost of ownership) Custos de aquisição Implementação Escabilidade Suporte 26/ Maria João Spilker

42 Open Source Software (OSS): Critérios
Livre redistribuição Acesso ao código fonte Trabalhos derivados Integridade do código finte do autor Não discriminação de pessoas/grupos Não discriminação de estudo/acção Distribuição da licença Licença não pode ser excluída de um produto Licença não pode contaminar outro software Licença tem que ser neutra no que respeita à tecnologia 26/ Maria João Spilker

43 Flexibilidade/ Acostumização Reutilização Custo do licenciamento
Vantagens de OSS Flexibilidade/ Acostumização Reutilização Custo do licenciamento Número de licenças ilimitados Standards internacionais Interoperabilidade Estabilidade 26/ Maria João Spilker

44 Falta de transparência do mercado Existência no futuro
Desvantagens de OSS Falta de transparência do mercado Existência no futuro Ciclos de release Documentação de suporte Suporte técnico Formação Acostumização 26/ Maria João Spilker

45 OSS: Exemplos Produto Standard Link ATutor IMS Claroline Scorm Ilias
University of Toronto IMS Claroline Université Catholique de Louvain Scorm Ilias Universität Köln LOM Moodle Curtin University of Technology Moodle.org Sakai MIT 26/ Maria João Spilker

46 Análise dos requisitos e especificações Avaliação do produto
OSS: A considerar Análise dos requisitos e especificações Avaliação do produto Utilização de versões estáveis Actividade (qualidade e quantidade) da comunidade de programadores Disseminação do produto Actividade da comunidade de utilizadores Standards Suporte profissional Implementação 26/ Maria João Spilker

47 Actividade: Check-List
Aluno Ferramentas de comunicação Ferramentas de suporte Administração Cursos Curriculum Requisitos técnicos Hardware/Software Licença 26/ Maria João Spilker

48 Virtual Classroom (Netucate)
Actividade Virtual Classroom (Netucate) Chat White Board Application Sharing Feedback Moodle 26/ Maria João Spilker

49 Learning Management System
eTutoria eLearning Learning Management System eTutoria eTutoria na prática 26/ Maria João Spilker

50 Processo de tutorização Conhecer as ferramentas
eTutoria: Um desafio? Agentes de formação Formador Tutor Facilitador Moderador Funções do eTutor Competências Processo de tutorização Conhecer as ferramentas Ter a competência para as utilizar 26/ Maria João Spilker

51 Organização da formação
Funções do eTutor Organização da formação Planeamento do processo de ensino e aprendizagem Leccionação/Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem Avaliação da qualidade Selecção de informações Construção, adaptação e/ou edição de conteúdos Aconselhamento de alunos 26/ Maria João Spilker

52 Competências do eTutor
Científicas Pedagógicas Concepção da formação Sócio-comunicativas Gestão Avaliação Mediáticas e tecnológicas Administrativas Jurídicas Reacção a situações problemáticas 26/ Maria João Spilker

53 Planear uma acção de formação
Pré-Requisitos Alunos Infra-estrutura tecnológica Organização Estrutura Temas a desenvolver Pesquisa, redução, adaptação  Conteúdos pedagógicos Planear a sessão Métodos Formas de comunicação Médias 26/ Maria João Spilker

54 Requisitos referentes aos alunos
Competência técnica Hardware Software Competência de auto-aprendizagem Definição de metas, controlo, motivação Competência social Aprendizagem cooperativa 26/ Maria João Spilker

55 Requisitos referentes à tecnologia
Eficiência Confiança Potenciais problemas 26/ Maria João Spilker

56 Requisitos referentes à organização
Planos curriculares Temas. duração, Avaliação, pré-requisitos Modelo de ensino e aprendizagem Fases presenciais Sincronização das etapas intermédias de aprendizagem  ritmo de progressão Sessão presencial Auto-Estudo Discussão assíncrona Auto-Estudo Sessão presencial 26/ Maria João Spilker

57 Problemas organizacionais
Potenciais problemas Problemas técnicos Instituto de formação Server Plataforma Aluno Instabilidade do sistema Software Acesso Internet Largura da banda  Call-Center Problemas organizacionais Budget de tempo Agendação por ex. de sessões síncronas Qualificação dos tutores 26/ Maria João Spilker

58 Problemas referentes ao formando
Potenciais problemas Problemas referentes ao formando Sobrecarga Complexidade dos temas ( mapas conceptuais) Utilização das TIC ( sessão presencial) Conhecimentos prévios ( sessão niveladora) Motivação Problemas de aprendizagem Medo Mundo à volta 26/ Maria João Spilker

59 Tipos de média a utilizar
Offline Digitais Clássicos Online Aprendizagem “just in time” Meios de distribuição Papel, CD, Internet, Intranet Critérios de selecção dos média Critérios de carácter pedagógico Estratégia de aprendizagem Complexidade Navegação Próprio ou comprados Médias no mercado Desenvolvimento próprio Custos financeiros 26/ Maria João Spilker

60 Actividade eTutoria na prática 26/ Maria João Spilker

61 Learning Management System
eTutoria na prática eLearning Learning Management System eTutoria eTutoria na prática 26/ Maria João Spilker

62 Tutoria e dinamização na prática
Técnicas de comunicação Técnicas de dinamização e motivação 26/ Maria João Spilker

63 Actividade eMail Wiki Fórum Glossário Weblog 26/27-09-2005
Maria João Spilker

64 Planeamento de uma sessão
Tema, Sub-Tema Objectivos Requisitos de desempenho Formando Organização Técnica Processo de formação Online ou sala Dirigido pelo formador ou autónomo Síncrono ou assíncrono Materiais de suporte Avaliação do formando, formador e da sessão 26/ Maria João Spilker

65 Dica (2) Sessão presencial Auto-Estudo (dirigido) Auto-Estudo
Trabalho de grupo virtual PPT online Reflexão final Sala de aula CBT WBT Pesquisa Internet Intranet Vídeo AppSh Chat Telefon Fóruns Vídeo AppSh Vídeo AppSh Chat Telefon Fóruns 26/ Maria João Spilker


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