A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELearning LMS eTutoria Objectivos Resumo PráticaeLearning.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELearning LMS eTutoria Objectivos Resumo PráticaeLearning."— Transcrição da apresentação:

1 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo PráticaeLearning

2 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 2 :. Objectivos Conceitos teóricos Modelos pedagógicos Formação a Distância e eLearning Características, vantagens e desvantagens Sistemas de gestão de aprendizagem LMS Sistemas proprietários Sistemas abertos eTutoria Papel do eTutor Ferramentas Processo de tutorização Tutoria na prática

3 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker3 eLearning eTutoria na prática eTutoria Learning Management System eLearning

4 LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 4 :. Conceitos teóricos

5 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 5 :. Paradigmas da aprendizagem: Behaviorismo Explicação do mundo através de uma observação externa Cérebro é uma Blackbox Estímulo provoca reacção (Pavlov) CAI Computer Assisted Instruction InputOutput Cérebro Ensinar significa juntar o estimulo certo para provocar uma determinada reacção

6 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 6 :. Paradigmas da aprendizagem: Cognitivismo Processo de aprendizagem (Piaget) Input de informação Informação é processada na memória de curto prazo juntamente com o conhecimento prévio Informação processada é transferida para a memória de longo prazo CBT Computer-Based Training

7 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 7 :. Paradigmas da aprendizagem: Construtivismo Aprendizagem como um processo activo Conhecimento é construído partindo de experiências anteriores Experiências individuais constituem o ponto central F

8 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker8 Aprender, Aprender, Aprender! Tendências Tecnologias de informação e comunicação Internacionalização das empresas Ciclo de vida dos conhecimentos Sociedade em mudança

9 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 9 :. Ensino presencial e a distância Ensino Presencial Professor Aluno Centrado no Professor Ensino a Distância Professor Aluno Transmissão Conhecimentos através das TIC Centrado no aluno Centrado no grupo Professor orientador localtemporal localtemporal

10 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker10 Aprendizagem centrada no professor

11 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker11 Aprendizagem centrada no aluno Biblioteca Online Learning Peer Chat Rede Colaborativa Turma Professor Aluno Trabalho de Grupo

12 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 12 :. Ensino Presencial Vantagens Concentração na aprendizagem Reacção imediata do professor Comunicação Desvantagens Ausência do local de trabalho Custos elevados Ritmo do professor

13 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 13 :. Ensino a Distância Vantagens Custos de viagem e estadia Faltas no trabalho reduzidas Independência local e temporal Desvantagens Aprendizagem isolada Capacidade de auto-aprendizagem

14 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker14 Actividade ProfessorAlunoConteúdos Tradicional Actual Construtor activo do conhecimento Trabalho colaborativo Seleccionados Homogéneos Estáticos Transmissor de conhecimento Mediador de conhecimento Motivador Consumidor passivo de conhecimento Adaptados Diversidade Dinâmicos

15 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker15 Actividade FormaçãoPedagogia Tradicional Actual Centrado e controlado pelo aluno Modelos da realidade Centro de conhecimento Transmissão pontual Processo cognitivo Centrado e controlado pelo professor Centro de recursos distribuídos Formação ao longo da vida

16 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 16 :. FaD: Características Separação geográfica e/ou temporal entre professor e alunos Distribuição da informação por meios técnicos O percurso de aprendizagem é determinado pelo aluno Conteúdo Duração Ritmo

17 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker17 eLearning The use of new multimedia technology and the Internet to improve the quality of learning by facilitating access to resources and services as well as remote exchanges and collaboration.

18 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 18 :. eLearning: Características Utilização de uma rede (LAN, WAN, Internet) para disponibilizar os conteúdos Formando pode estar integrado num grupo ou aprender autonomamente com a ajuda de suportes digitais independentemente do espaço e do tempo Comunicação entre o formador e os formando e os formandos entre si pode ser síncrona ou assíncrona

19 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 19 :. eLearning: Vantagens Flexibilidade temporal e local (24x7) Ritmo e intensidade individuais Escolha dos tópicos a aprofundar Estratégia individual de aprendizagem Qualidade do ensino Redução de custos (deslocação e estadia) Ausência do local de trabalho não é necessária Número de participantes ilimitado

20 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 20 :. eLearning: Desvantagens Complexidade organizacional Infra-estrutura técnica Rácio Custos/Benefícios Custo elevados da elaboração de conteúdos Comunicação baseada nas TICs Competências dos formadores e dos formandos

21 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 21 :. eLearning e eLearner Motivação e autodisciplina Metas realistas Gestão do factor tempo Comunicação entre o grupo Participação activa Conhecimentos básicos das TIC

22 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 22 :. Blended Learning B-Learning Fases presenciais Interacção Nível de conhecimentos Fases em linha Trabalho individual Auto-Aprendizagem Comunicação Tutor e colegas B-Learning Presencial e a distância Local e distribuída Síncrona e assíncrona Individual e colaborativa Optimizar as vantagens de todo o tipo de formação e abordagens pedagógicas

23 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker23 Blended Learning bLearning Formação online assíncrona Simulação Experiências práticas Formação online síncrona Coaching and Mentoring Formação em sala Trabalho individualTrabalho de grupo

24 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 24 :. E-Learning: Modelos de utilização Formação presencial Trabalho de grupo fora da aula Auto-Aprendizagem Avaliação …. ?

25 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 25 :. eLearning: Modelos de utilização Formação presencial Apresentação de materiais didácticos Simulações Integração de materiais externos Audio/Video-Conferencing Trabalho individual Pesquisa Qualidade da aula

26 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 26 :. eLearning: Modelos de utilização Trabalho de grupo Fases de trabalho individual e de grupo Tecnologia de informação e comunicação Comunicação síncrona (em tempo real) Discussão face2face Comunicação assíncrona (em deferido) Transferência de informações Interacção do grupo com o tutor Flexibilidade temporal e local

27 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 27 :. eLearning: Modelos de utilização Auto-Aprendizagem (eLearning puro) Auto-Aprendizagem Estática (PDF), hipermedial (Internet), dinâmica, interactiva Pesquisa na Web Resolução de problemas Testes, questionários, exercícios Interacção e comunicação Síncrona e assíncrona Flexibilidade temporal/local e organizacional

28 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 28 :. eLearning: Modelos de utilização Pré-qualificação ou Avaliação Auto-Avaliação ou avaliação oficial Treino ou exame Formando ou examinando Com ou sem feedback Sem feedback (exame) Verdadeiro/falso (exame e aprender) Feedback (aprender) Qualidade e/ou eficiência organizacional ?

29 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 29 :. Comunicação Síncrona Assíncrona Ferramentas de comunicação Selecção adequada de ferramentas

30 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker30 Ferramentas de comunicação Comunicação síncrona Comunicação assíncrona Em tempo realCaracterísticaEm deferido Interacção espontânea Vantagem Independência do factor tempo Dependência do factor tempo Desvantagem Interacção espontânea não é possível

31 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 31 :. Comunicação síncrona Chat Whiteboard Application Sharing Áudio-Conferência Vídeo-Conferência

32 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 32 :. Comunicação assíncrona Fóruns de discussão Newsletters

33 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker33 Actividade Comunicação síncronaassíncrona …

34 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker34 Actividade Comunicação síncronaassíncrona Motivação / Problemas Trabalho de grupo … Quantidade de dados Importante é que a mensagem chegue …

35 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker35 Learning Management Systems eTutoria na prática eTutoria Learning Management System eLearning

36 LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 36 :. Learning Management System Sistemas de gestão de aprendizagem Características Âmbito de utilização Ferramentas Tipos de LMS Sistemas proprietários Características Vantagens e desvantagens Exemplos Sistemas Open Source Características Vantagens e desvantagens Exemplos

37 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker37 LMS: Introdução Plataforma Comunicação Conferência ChatFórum CursoFormadorFormando

38 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker38 LMS: Características Administração e gestão Cursos Inscrições Alunos Tutores Desenrolar de cursos Estrutura Conteúdos Processo de aprendizagem TutoresAlunos Material de apoio FAQs Tracking Tracing Fóruns Chat Weblog Perfil Portfólio

39 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 39 :. Excurso: LCMS LCMS Learning Content Management System Sistema de Gestão de Conteúdos de Aprendizagem Desenvolvimento de conteúdos novos Ferramentas de autor Importação de conteúdos externos Catalogação Gestão de conteúdos Repositório de objectos de aprendizagem LOM = Learning Object Metada Metadata = Propriedades dos LOs

40 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 40 :. Closed vs. Open Source Systems Closed Source Sistemas Proprietários Blackboard (Blackboard) ClassServer (Microsoft) WebCT Open Source Sistemas livres ATutor (Univ. Toronto) Claroline (Univ. Louvain) Ilias (Univ. Köln) Moodle (Univ. Perth) Software livre: Liberdade de utilizar, modificar, copiar Software aberto: Acesso ao código fonte OSS = Open Source Software

41 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker41 Sistemas proprietários Licenciamento Proíbe modificações e redistribiução Inovação Depende da capacidade de investimento da software-house Longevidade Dependo do sucesso de venda TCO (Total cost of ownership) Custos de aquisição Implementação Escabilidade Suporte

42 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 42 :. Open Source Software (OSS): Critérios 1.Livre redistribuição 2.Acesso ao código fonte 3.Trabalhos derivados 4.Integridade do código finte do autor 5.Não discriminação de pessoas/grupos 6.Não discriminação de estudo/acção 7.Distribuição da licença 8.Licença não pode ser excluída de um produto 9.Licença não pode contaminar outro software 10.Licença tem que ser neutra no que respeita à tecnologia

43 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 43 :. Vantagens de OSS Flexibilidade/ Acostumização Reutilização Custo do licenciamento Número de licenças ilimitados Standards internacionais Interoperabilidade Estabilidade

44 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 44 :. Desvantagens de OSS Falta de transparência do mercado Existência no futuro Ciclos de release Documentação de suporte Suporte técnico Formação Acostumização

45 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker45 OSS: Exemplos ProdutoStandardLink ATutor University of Toronto IMS Claroline Université Catholique de Louvain Scorm Ilias Universität Köln LOM Scorm Moodle Curtin University of Technology Scorm Moodle.org Sakai MIT IMS

46 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 46 :. OSS: A considerar Análise dos requisitos e especificações Avaliação do produto Utilização de versões estáveis Actividade (qualidade e quantidade) da comunidade de programadores Disseminação do produto Actividade da comunidade de utilizadores Standards Suporte profissional Implementação

47 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 47 :. Actividade: Check-List Aluno Ferramentas de comunicação … Ferramentas de suporte Administração Cursos Curriculum Requisitos técnicos Hardware/Software Licença

48 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 48 :. Actividade Virtual Classroom (Netucate) Chat White Board Application Sharing Feedback Moodle

49 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker49 eTutoria eTutoria na prática eTutoria Learning Management System eLearning

50 LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 50 :. eTutoria: Um desafio? Agentes de formação Formador Tutor Facilitador Moderador Funções do eTutor Competências Processo de tutorização Conhecer as ferramentas Ter a competência para as utilizar

51 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 51 :. Funções do eTutor Organização da formação Planeamento do processo de ensino e aprendizagem Leccionação/Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem Avaliação da qualidade Selecção de informações Construção, adaptação e/ou edição de conteúdos Aconselhamento de alunos

52 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker52 Competências do eTutor Reacção a situações problemáticas Jurídicas Administrativas Mediáticas e tecnológicas Avaliação Gestão Sócio-comunicativas Concepção da formação Pedagógicas Científicas

53 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 53 :. Planear uma acção de formação Pré-Requisitos Alunos Infra-estrutura tecnológica Organização Estrutura Temas a desenvolver Pesquisa, redução, adaptação Conteúdos pedagógicos Planear a sessão Métodos Formas de comunicação Médias

54 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 54 :. Requisitos referentes aos alunos Competência técnica Hardware Software Competência de auto-aprendizagem Definição de metas, controlo, motivação Competência social Aprendizagem cooperativa

55 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 55 :. Requisitos referentes à tecnologia Eficiência Confiança Potenciais problemas

56 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 56 :. Requisitos referentes à organização Planos curriculares Temas. duração, Avaliação, pré-requisitos Modelo de ensino e aprendizagem Fases presenciais Sincronização das etapas intermédias de aprendizagem ritmo de progressão Sessão presencial Auto- Estudo Discussão assíncrona Auto- Estudo Sessão presencial

57 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 57 :. Potenciais problemas Problemas técnicos Instituto de formação Server Plataforma Aluno Instabilidade do sistema Software Acesso Internet Largura da banda Call-Center Problemas organizacionais Budget de tempo Agendação por ex. de sessões síncronas Qualificação dos tutores

58 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 58 :. Potenciais problemas Problemas referentes ao formando Sobrecarga Complexidade dos temas ( mapas conceptuais) Utilização das TIC ( sessão presencial) Conhecimentos prévios ( sessão niveladora) Motivação Problemas de aprendizagem Medo Mundo à volta …

59 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 59 :. Média Tipos de média a utilizar Offline Digitais Clássicos Online Aprendizagem just in time Meios de distribuição Papel, CD, Internet, Intranet Critérios de selecção dos média Critérios de carácter pedagógico Estratégia de aprendizagem Complexidade Navegação Próprio ou comprados Médias no mercado Desenvolvimento próprio Custos financeiros

60 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker60 Actividade eTutoria na prática

61 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker61 eTutoria na prática eTutoria Learning Management System eLearning

62 LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 62 :. Tutoria e dinamização na prática Técnicas de comunicação Técnicas de dinamização e motivação

63 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker63 Actividade Glossário Wiki Weblog Fórum

64 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker.: 64 :. Planeamento de uma sessão Tema, Sub-Tema Objectivos Requisitos de desempenho Formando Organização Técnica Processo de formação Online ou sala Dirigido pelo formador ou autónomo Síncrono ou assíncrono Materiais de suporte Avaliação do formando, formador e da sessão

65 eLearning LMS eTutoria Objectivos Resumo Prática 26/ Maria João Spilker65 Dica (2) Sessão presencial Auto-Estudo (dirigido) Auto- Estudo Trabalho de grupo virtual PPT online Reflexão final Sala de aula CBT WBT Vídeo AppSh Chat Telefon Fóruns Pesquisa Internet Intranet Vídeo AppSh Vídeo AppSh Chat Telefon Fóruns


Carregar ppt "ELearning LMS eTutoria Objectivos Resumo PráticaeLearning."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google