A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ETutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo PráticaeTutoria Teoria & Prática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ETutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo PráticaeTutoria Teoria & Prática."— Transcrição da apresentação:

1 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo PráticaeTutoria Teoria & Prática

2 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 2 :. Objectivos eTutoria eTutor: Funções e competências Modelo de Gilly Salmon Comunicação assíncrona Correio electrónico Fóruns Wikis e glossários Weblog Outros Comunicação síncrona Chat Sala Virtual Outros Tutoria na prática Fórum Sala Virtual

3 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker3 Revisão: Novas Tendências Multimédia Hipermédia ligação entre informações Dinâmica Animações, Vídeo e Áudio Interacção Simulações, Quizzes Comunicação e Colaboração Síncrona Assíncrona Distribuição da Informação via WWW

4 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker4 Revisão: Objectivos do eLearning Eficiência organizacional Maior número de formandos Flexibilidade local e temporal Duração das fases de aprendizagem Qualidade da didáctica Utilização de outras formas de aprendizagem Acesso e partilha de materiais didácticos

5 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 5 :. eTutoria e eTutor Aprendizagem em linha Novas competências Guias / Treino Tutoria activa Sucesso da acção de formação Interacção entre alunos Qualidade da acção de formação

6 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 6 :. eTutoring Online Tutoring can be defined as teaching support, management and assessment of individuals or groups on programs of learning where there is significant use of network technologies … JISC, 2005

7 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 7 :. eTutoria: Um desafio? Construir a ponte entre o papel de transmissor de conhecimentos e funções como Formador Tutor Facilitador Moderador Funções do eTutor Competências Processo de tutorização Conhecer e utilizar as ferramentas de comunicaçãoas

8 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 8 :. Funções do eTutor Organização da formação Planeamento do processo de ensino e aprendizagem Leccionação/Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem Avaliação da qualidade Selecção de informações Construção, adaptação e/ou edição de conteúdos Aconselhamento de alunos

9 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker9 Competências do eTutor

10 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 10 :. Planeamento Conceito pedagógico Infra-Estrutura técnica Estrutura organizacional Estrutura económica Estrutura humana Não planeamento = Frustração

11 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 11 :. Planeamento: Conceito pedagógico Objectivos Flexibilidade, eficiência Conhecimentos ou competências Conhecimentos específicos, competências Público-alvo Competências a nível técnico Motivação Capacidade de aprendizagem online Suporte didácticos Conteúdos dinâmicos Interacção Estrutura e percurso de aprendizagem

12 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 12 :. Planeamento: Infra-Estrutura técnica Infra-estrutura de hardware Ambiente de aprendizagem Gestão e disponibilização dos conteúdos Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Ferramentas de autor Técnica como suporte dos objectivos pedagógicos Técnica é ferramenta e não conteúdo

13 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 13 :. Planeamento: Infra-estrutura técnica Transparência da técnica Fácil utilização, eficiente, estável Evitar a distracção do aluno do essencial Interactividade Multimédia Aprendizagem como acontecimento especial Técnica adequada Sucesso da formação

14 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 14 :. Planeamento: Estrutura organizacional Processo de aprendizagem, um exemplo Kickoff Workshop Presencial Final Workshop Online Tutoria activa

15 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 15 :. Planeamento: Estrutura organizacional ELearning como um suplemento da formação contínua ELearning enraizado na estrutura organizacional Transição de um esquema tradicional para o eLearning pode acontecer sucessivamente

16 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 16 :. Planeamento: Estrutura económica Sistema Computadores, rede, software Colaboradores para suporte e manutenção Conteúdos Produção própria, open source, proprietários Média: Texto, gráficos, animações, som, vídeo Requisitos dos alunos Hardware, software, acesso à Internet

17 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 17 :. Planeamento: Estrutura humana Treino para Tutores

18 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 18 :. Ferramentas em ambiente de eLearning Ambientes de aprendizagem Learning Management System (LMS) Learning Content Management System (LCMS) Ferramentas de comunicação Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Ferramentas de autor

19 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 19 :. Duas filosofias All in One Um produto com todas as ferramentas Só um ambiente Utilização consistente Caixa de ferramentas Colecção de produtos Ferramentas especializadas na área

20 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 20 :. Exemplo: All in One Distance Learning System (DLS) Gestão de materiais didácticos Gestão de notas Fóruns s Sala de aulas virtual Calendário …

21 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 21 :. Exemplos Caixa de ferramentas CMS Content Management System Gestão de conteúdos Exemplo: Typo3, OpenCMS Software de arquivos digitais Plataformas para criação de arquivos de livre acesso e repositórios Ex.: Eprints Fóruns de discussão Ex.: phpBB

22 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 22 :. Exemplos Caixa de ferramentas Colaboração Ex.: BSCW Comunicação síncrona Chat, Áudio e Vídeo Ex.: ICQ, MSN Messenger, Skype

23 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker23 Actividade eTutoria na prática Utilização dos fóruns

24 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 24 :. Comunicação Síncrona Assíncrona Ferramentas de comunicação Selecção adequada de ferramentas

25 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker25 Ferramentas de comunicação Comunicação assíncrona Característica Em deferido Vantagem Independência do factor tempo Períodos de reflexão Gravação de ideias para posterior trabalho Desvantagem Interacção espontânea não é possível ou reduzida Identificação dos alunos com dificuldades é mais difícel

26 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker26 Ferramentas de comunicação Comunicação síncrona Característica Em tempo real Vantagem Interacção espontânea Desvantagem Dependência do factor tempo Difícil realização com grupos muito grandes

27 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 27 :. Comunicação síncrona Chat Whiteboard Application Sharing Áudio-Conferência Vídeo-Conferência

28 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 28 :. Comunicação assíncrona Fóruns de discussão Newsletters Outros Wikis Weblogs

29 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker29 Actividade Comunicação síncronaassíncrona …

30 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker30 Excurso: Modelo 5 Fases de Gilly Salmon Train-the-Trainer de eModeradores Formação online Futuro Moderador na situação do aluno Formação online: problemas técnicos como o aluno Heterogeneidade de competências e conhecimentos Motivação intrínseca Competências práticas Declarativas Ex.: O que significa um determinado símbolo Processuais Ex.: Como enviar um Estratégicas Ex.: Como ensinar online

31 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker31 Modelo 5 Fases de Gilly Salmon

32 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker32 Modelo 5 Fases de Gilly Salmon

33 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker33 E-tivities Actividades online Finalidade: Motivação e envolvimento no processo de aprendizagem Baseadas na interacção entre moderador e alunos Concebidas e moderadas pelo e-Moderador Baseadas em fóruns de discussão Isoladas ou como parte de um programa

34 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker34 E-tivities: Componentes Título ilustrativo Spark (= Faísca) Pequena informação como impulso, estímulo ou desafio Convite ao aluno para que este coloque uma mensagem no fórum sobre o tópico Acção e interacção Respostas às contribuições dos colegas Prazo e ritmo de respostas Sumário e feedback do moderador

35 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker35 E-tivities: Concepção Nome da actividade Finalidade Nível dentro do Modelo 5 Fases Número de participantes Estrutura dos grupos Estrutura do fórum Duração da actividade Tempo de moderação Acções de moderação Acção dos participantes Interacção entre participantes Avaliação Desenvolvimento Partilha Informação Construção Socialização Acesso

36 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker36 E-ctivities E-ctivity

37 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker37 E-tivities: Faíscas Mensagem constituída por uma ou duas linhas Citação Página com informações em anexo Referencias a uma página Web Ilustração, áudio ou vídeo

38 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker38 Comunicação síncrona

39 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 39 :. Benefícios de seminários online Aumenta a motivação Amplia a capacidade de comunicação e de apresentação Aumenta a ligação interpessoal Aumenta a profundidade do aprendido

40 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker40 Actividade: VCR na perspectiva do eTutor VCR = Virtual Classroom PrósContras

41 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker41 Comunicação síncrona: Factores de sucesso

42 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker42 Factor de sucesso: Preparação Técnica Alunos satisfazem os requisitos? Online-Teste com os novos Documentação Fazer a apresentação Documentação para alunos (PDF, CD-ROM) Organização Convites Apoio

43 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker43 Factor de sucesso: Preparação Concepção e conteúdos Tempo Duração: 1-2 horas Ter em atenção: Perguntas e perturbações Sessão para testes Começar e finalizar pontualmente Estrutura Apresentação Demonstração Feedback Interacção Resumo Materiais Compatíveis com apresentação no monitor Materiais para os alunos

44 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 44 :. Factor de sucesso: Moderação Moderação clássica Funções do moderador ??? Moderação online Funções do moderador Passar a palavra Direitos de escrita Selecção das ferramentas Competências do Moderador Comunicacionais Técnicas Interpessoais

45 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 45 :. Comunicação oral Linguagem Escrita Visual Oral A importância da expressão oral

46 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 46 :. Expressão oral Utilizar a voz com um instrumento Respiração (abdominal) Volume Ritmo e alteração deste Pausas Variar a acentuação Sorrir e gesticular Não ler o manuscrito Utilizar técnicas de interrogação Perguntas abertas e fechadas Não falar muito tempo

47 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 47 :. Expressão oral: Perguntas Ainda há perguntas? Por favor, quem tem uma pergunta, levante a mão … senão um clique no Não ! ? !

48 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 48 :. Perturbações Problemas técnicos O aluno passivo O aluno falador Como deve o Moderador reagir?

49 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 49 :. Mais perturbações Alunos chegam tarde Aluno esqueceu a palavra-chave Aluno tem hardware instável Microfone ou colunas não funcionam Alunos não estão preparados Como deve o Moderador reagir?

50 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 50 :. Moderador Apresentar temas Utilizar as ferramentas de comunicação Sorrir para a câmara Observar as reacções dos alunos Responder a perguntas Motivar Resolver problemas técnicos

51 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker51 Sala Virtual Demonstrações de aplicações Application Sharing Processos Whiteboard Exercícios Sala de trabalho de grupo Chat Feedback Testes

52 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 52 :. Moderação na sala virtual O moderador é o primeiro a chegar Escrever a mensagem de boas-vindas no Whiteboard Participantes podem entrar na sala 15 minutos antes ambientar-se ao ambiente Apresentação breve das ferramentas da sala WarmUp, socialização Enunciar as regras Apresentar a estrutura da sessão

53 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker53 Sala Virtual: Centra

54 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker54 Sala Virtual: Interwise

55 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker55 Sala Virtual: Netucate

56 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker56 Sala Virtual: Whiteboard Flip-Chart virtual Direitos dependem do sistema Instrumentos diversos

57 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker57 Exemplo: Whiteboard

58 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker58 Actividade: Whiteboard Relevante agora 1 mês3 meses Relevância da acção de formação

59 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 59 :. Sala virtual: Chat Opiniões Sumários Perguntas Chat privado Chat público

60 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker60 Exemplo: Chat

61 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker61 Sala Virtual: Application Sharing Apresentação e demonstração de uma aplicação Aluno pode utilizar a aplicação aberta pelo tutor Aluno pode apresentar a sua própria aplicação

62 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker62 Exemplo: Application Sharing

63 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker63 Exemplo: Web-Safari

64 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker64 Sala Virtual: Salas de trabalho de grupo Grupos constituídos aleatoriamente ou pelo tutor Tutor pode visitar as salas

65 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 65 :. Fórum Utilização Troca de mensagens Divulgação de informações Discussão temática Negativo Acesso não é automático Coragem de enviar uma mensagem Positivo Estruturação da discussão sobre um tema Várias funções Social Estudo Papel activo do tutor/moderador

66 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 66 :. Fórum: Planificação e Preparação Planear a utilização do fórum Definir para cada tema uma thread Informar os participantes Título Finalidade do fórum Introduzir a ferramenta fórum Distribuir tutorais por Exemplo Auto-Apresentação Domínio da ferramenta Conhecer os elementos do grupo

67 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 67 :. Fórum: Planificação e Preparação Definir e divulgar as regras de funcionamento e utilização do fórum Regras de Netiquette Ritmo de acesso Número mínimo de mensagens Cingir-se ao tópico Reflectir sobre as outras mensagens Critérios de avaliação Colocar a primeira mensagem no fórum

68 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 68 :. Fórum: Indispensáveis Café Ponto de encontro informal Secretaria Informações oficiais Calendarização Fórum temático Temas e sub-temas FAQs Perguntas frequentes

69 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker69 Fórum: Exemplos Café DescriçãoPonto de encontro informal InstrumentoFórum UtilizaçãoCursos em geral DuraçãoTodo o curso PercursoConvite a participar Quais os temas Conversas informais, Hobbies ApontamentosMotivação Comunicação Sentimento de grupo Isolamento social

70 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker70 Fórum: Exemplos FAQs Descrição Objectivo Disponibilização de respostas a perguntas frequentes InstrumentoFórum, Wiki DuraçãoDurante o curso PercursoDefinir o título: FAQs Coleccionar perguntas Formular respostas Divulgar o fórum Durante o curso completar Apontamentos

71 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 71 :. Fórum: Dinamização e Moderação Aceder ao fórum regularmente Reagir às mensagens (Feedback) Comentários Análises Sínteses Garantir o respeito pelas regras Manutenção do fórum Mover mensagens Apagar mensagens Moderação à vez

72 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 72 :. Fórum: Aplicação Apresentação dos participantes Brainstorming Discussão orientada Discussão livre Debates Apresentação e avaliação de trabalhos

73 eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo Prática 25/ Maria João Spilker.: 73 :. Fórum: Reflexão Ninguém participa Objectivos claros? Mensagem inicial Poucos são activos Medo de enviar mensagem? Trabalho de grupo Muitos são activos Contactar os restantes via


Carregar ppt "ETutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Objectivos Resumo PráticaeTutoria Teoria & Prática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google