Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMateus Riso Alterado mais de 10 anos atrás
1
eTutoria Teoria & Prática Objectivos eTutoria Comunicação assíncrona
Comunicação síncrona Prática Resumo
2
Comunicação assíncrona
Objectivos eTutoria eTutor: Funções e competências Modelo de Gilly Salmon Comunicação assíncrona Correio electrónico Fóruns Wikis e glossários Weblog Outros Comunicação síncrona Chat Sala Virtual Tutoria na prática Fórum 25/ Maria João Spilker
3
Revisão: Novas Tendências
Multimédia Hipermédia ligação entre informações Dinâmica Animações, Vídeo e Áudio Interacção Simulações, Quizzes Comunicação e Colaboração Síncrona Assíncrona Distribuição da Informação via WWW 25/ Maria João Spilker
4
Revisão: Objectivos do eLearning
Eficiência organizacional Maior número de formandos Flexibilidade local e temporal Duração das fases de aprendizagem Qualidade da didáctica Utilização de outras formas de aprendizagem Acesso e partilha de materiais didácticos 25/ Maria João Spilker
5
Aprendizagem em linha Novas competências Guias / Treino
eTutoria e eTutor Aprendizagem em linha Novas competências Guias / Treino Tutoria activa Sucesso da acção de formação Interacção entre alunos Qualidade da acção de formação 25/ Maria João Spilker
6
eTutoring Online Tutoring can be defined as teaching support, management and assessment of individuals or groups on programs of learning where there is significant use of network technologies … JISC, 2005 25/ Maria João Spilker
7
Processo de tutorização
eTutoria: Um desafio? Construir a ponte entre o papel de transmissor de conhecimentos e funções como Formador Tutor Facilitador Moderador Funções do eTutor Competências Processo de tutorização Conhecer e utilizar as ferramentas de comunicaçãoas 25/ Maria João Spilker
8
Organização da formação
Funções do eTutor Organização da formação Planeamento do processo de ensino e aprendizagem Leccionação/Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem Avaliação da qualidade Selecção de informações Construção, adaptação e/ou edição de conteúdos Aconselhamento de alunos 25/ Maria João Spilker
9
Competências do eTutor
25/ Maria João Spilker
10
Infra-Estrutura técnica Estrutura organizacional Estrutura económica
Planeamento Conceito pedagógico Infra-Estrutura técnica Estrutura organizacional Estrutura económica Estrutura humana Não planeamento = Frustração 25/ Maria João Spilker
11
Planeamento: Conceito pedagógico
Objectivos Flexibilidade, eficiência Conhecimentos ou competências Conhecimentos específicos, competências Público-alvo Competências a nível técnico Motivação Capacidade de aprendizagem online Suporte didácticos Conteúdos dinâmicos Interacção Estrutura e percurso de aprendizagem 25/ Maria João Spilker
12
Planeamento: Infra-Estrutura técnica
Infra-estrutura de hardware Ambiente de aprendizagem Gestão e disponibilização dos conteúdos Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Ferramentas de autor Técnica como suporte dos objectivos pedagógicos Técnica é ferramenta e não conteúdo 25/ Maria João Spilker
13
Planeamento: Infra-estrutura técnica
Transparência da técnica Fácil utilização, eficiente, estável Evitar a distracção do aluno do essencial Interactividade Multimédia Aprendizagem como “acontecimento especial” Técnica adequada Sucesso da formação 25/ Maria João Spilker
14
Planeamento: Estrutura organizacional
Processo de aprendizagem, um exemplo Tutoria activa Online Online Online Kickoff Workshop Presencial Presencial Final Workshop 25/ Maria João Spilker
15
Planeamento: Estrutura organizacional
ELearning como um suplemento da formação contínua ELearning enraizado na estrutura organizacional Transição de um esquema tradicional para o eLearning pode acontecer sucessivamente 25/ Maria João Spilker
16
Planeamento: Estrutura económica
Sistema Computadores, rede, software Colaboradores para suporte e manutenção Conteúdos Produção própria, open source, proprietários Média: Texto, gráficos, animações, som, vídeo Requisitos dos alunos Hardware, software, acesso à Internet 25/ Maria João Spilker
17
Planeamento: Estrutura humana
Treino para Tutores 25/ Maria João Spilker
18
Ferramentas em ambiente de eLearning
Ambientes de aprendizagem Learning Management System (LMS) Learning Content Management System (LCMS) Ferramentas de comunicação Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Ferramentas de autor 25/ Maria João Spilker
19
“Caixa de ferramentas”
Duas filosofias “All in One” Um produto com todas as ferramentas Só um ambiente Utilização consistente “Caixa de ferramentas” Colecção de produtos Ferramentas especializadas na área 25/ Maria João Spilker
20
Distance Learning System (DLS)
Exemplo: “All in One” Distance Learning System (DLS) Gestão de materiais didácticos Gestão de notas Fóruns s Sala de aulas virtual Calendário … 25/ Maria João Spilker
21
Exemplos “Caixa de ferramentas”
CMS Content Management System Gestão de conteúdos Exemplo: Typo3, OpenCMS Software de arquivos digitais Plataformas para criação de arquivos de livre acesso e repositórios Ex.: Eprints Fóruns de discussão Ex.: phpBB 25/ Maria João Spilker
22
Exemplos “Caixa de ferramentas”
Colaboração Ex.: BSCW Comunicação síncrona Chat, Áudio e Vídeo Ex.: ICQ, MSN Messenger, Skype 25/ Maria João Spilker
23
Actividade eTutoria na prática Utilização dos fóruns 25/26-10-2005
Maria João Spilker
24
Ferramentas de comunicação Selecção adequada de ferramentas
Síncrona Assíncrona Ferramentas de comunicação Selecção adequada de ferramentas 25/ Maria João Spilker
25
Ferramentas de comunicação
Comunicação assíncrona Característica Em deferido Vantagem Independência do factor tempo Períodos de reflexão Gravação de ideias para posterior trabalho Desvantagem Interacção espontânea não é possível ou reduzida Identificação dos alunos com dificuldades é mais difícel 25/ Maria João Spilker
26
Ferramentas de comunicação
Comunicação síncrona Característica Em tempo real Vantagem Interacção espontânea Desvantagem Dependência do factor tempo Difícil realização com grupos muito grandes 25/ Maria João Spilker
27
Comunicação síncrona Chat Whiteboard Application Sharing
Áudio-Conferência Vídeo-Conferência 25/ Maria João Spilker
28
Comunicação assíncrona
Fóruns de discussão Newsletters Outros Wikis Weblogs 25/ Maria João Spilker
29
Actividade Comunicação síncrona assíncrona … 25/26-10-2005
Maria João Spilker
30
Excurso: Modelo 5 Fases de Gilly Salmon
Train-the-Trainer de eModeradores Formação online Futuro Moderador na situação do aluno Formação online: problemas técnicos como o aluno Heterogeneidade de competências e conhecimentos Motivação intrínseca Competências práticas Declarativas Ex.: O que significa um determinado símbolo Processuais Ex.: Como enviar um Estratégicas Ex.: Como ensinar online 25/ Maria João Spilker
31
Modelo 5 Fases de Gilly Salmon
25/ Maria João Spilker
32
Modelo 5 Fases de Gilly Salmon
25/ Maria João Spilker
33
e E-tivities Actividades online
Finalidade: Motivação e envolvimento no processo de aprendizagem Baseadas na interacção entre moderador e alunos Concebidas e moderadas pelo e-Moderador Baseadas em fóruns de discussão Isoladas ou como parte de um programa e 25/ Maria João Spilker
34
E-tivities: Componentes
Título ilustrativo Spark (= Faísca) Pequena informação como impulso, estímulo ou desafio Convite ao aluno para que este coloque uma mensagem no fórum sobre o tópico Acção e interacção Respostas às contribuições dos colegas Prazo e ritmo de respostas Sumário e feedback do moderador e 25/ Maria João Spilker
35
E-tivities: Concepção
Desenvolvimento Nome da actividade Finalidade Nível dentro do Modelo 5 Fases Número de participantes Estrutura dos grupos Estrutura do fórum Duração da actividade Tempo de moderação Acções de moderação Acção dos participantes Interacção entre participantes Avaliação Construção Partilha Informação Socialização Acesso e 25/ Maria João Spilker
36
E-ctivities E-ctivity 25/ Maria João Spilker
37
e E-tivities: Faíscas Mensagem constituída por uma ou duas linhas
“Citação” Página com informações em anexo Referencias a uma página Web Ilustração, áudio ou vídeo e 25/ Maria João Spilker
38
Liv - e - Learning Comunicação síncrona 25/26-10-2005
Maria João Spilker
39
Benefícios de seminários online
Aumenta a motivação Amplia a capacidade de comunicação e de apresentação Aumenta a ligação interpessoal Aumenta a profundidade do aprendido 25/ Maria João Spilker
40
Actividade: VCR na perspectiva do eTutor
Prós Contras VCR = Virtual Classroom 25/ Maria João Spilker
41
Comunicação síncrona: Factores de sucesso
25/ Maria João Spilker
42
Factor de sucesso: Preparação
Técnica Alunos satisfazem os requisitos? Online-Teste com os “novos” Documentação Fazer a apresentação Documentação para alunos (PDF, CD-ROM) Organização Convites Apoio 25/ Maria João Spilker
43
Factor de sucesso: Preparação
Concepção e conteúdos Tempo Duração: 1-2 horas Ter em atenção: Perguntas e perturbações Sessão para testes Começar e finalizar pontualmente Estrutura Apresentação Demonstração Feedback Interacção Resumo Materiais Compatíveis com apresentação no monitor Materiais para os alunos 25/ Maria João Spilker
44
Factor de sucesso: Moderação
Moderação clássica Funções do moderador ??? Moderação online “Passar a palavra” Direitos de escrita Selecção das ferramentas Competências do Moderador Comunicacionais Técnicas Interpessoais 25/ Maria João Spilker
45
A importância da expressão oral
Comunicação oral Linguagem Escrita Visual Oral A importância da expressão oral 25/ Maria João Spilker
46
Utilizar a voz com um instrumento
Expressão oral Utilizar a voz com um instrumento Respiração (abdominal) Volume Ritmo e alteração deste Pausas Variar a acentuação Sorrir e gesticular Não ler o manuscrito Utilizar técnicas de interrogação Perguntas abertas e fechadas Não falar muito tempo 25/ Maria João Spilker
47
Expressão oral: Perguntas
? Ainda há perguntas? Por favor, quem tem uma pergunta, levante a mão … senão um clique no “Não” ! ! 25/ Maria João Spilker
48
Como deve o Moderador reagir?
Perturbações Problemas técnicos O aluno passivo O aluno falador Como deve o Moderador reagir? 25/ Maria João Spilker
49
Aluno esqueceu a palavra-chave Aluno tem hardware instável
Mais perturbações Alunos chegam tarde Aluno esqueceu a palavra-chave Aluno tem hardware instável Microfone ou colunas não funcionam Alunos não estão preparados Como deve o Moderador reagir? 25/ Maria João Spilker
50
Utilizar as ferramentas de comunicação Sorrir para a câmara
Moderador Apresentar temas Utilizar as ferramentas de comunicação Sorrir para a câmara Observar as reacções dos alunos Responder a perguntas Motivar Resolver problemas técnicos 25/ Maria João Spilker
51
VCR Sala Virtual Demonstrações de aplicações Processos Exercícios Chat
Application Sharing Processos Whiteboard Exercícios Sala de trabalho de grupo Chat Feedback Testes VCR 25/ Maria João Spilker
52
Moderação na sala virtual
O moderador é o primeiro a chegar Escrever a mensagem de boas-vindas no Whiteboard Participantes podem entrar na sala 15 minutos antes ambientar-se ao ambiente Apresentação breve das ferramentas da sala WarmUp, socialização Enunciar as regras Apresentar a estrutura da sessão VCR 25/ Maria João Spilker
53
Sala Virtual: Centra 25/ Maria João Spilker
54
Sala Virtual: Interwise
25/ Maria João Spilker
55
Sala Virtual: Netucate
25/ Maria João Spilker
56
Sala Virtual: Whiteboard
Flip-Chart virtual Direitos dependem do sistema Instrumentos diversos VCR 25/ Maria João Spilker
57
Exemplo: Whiteboard 25/ Maria João Spilker
58
Actividade: Whiteboard
Relevante Relevância da acção de formação agora 1 mês 3 meses 25/ Maria João Spilker
59
VCR Sala virtual: Chat Opiniões Sumários Perguntas
Chat privado Chat público VCR 25/ Maria João Spilker
60
Exemplo: Chat 25/ Maria João Spilker
61
Sala Virtual: Application Sharing
Apresentação e demonstração de uma aplicação Aluno pode utilizar a aplicação aberta pelo tutor Aluno pode apresentar a sua própria aplicação VCR 25/ Maria João Spilker
62
Exemplo: Application Sharing
25/ Maria João Spilker
63
Exemplo: Web-Safari 25/ Maria João Spilker
64
Sala Virtual: Salas de trabalho de grupo
Grupos constituídos aleatoriamente ou pelo tutor Tutor pode visitar as salas VCR 25/ Maria João Spilker
65
Fórum Fórum Utilização Negativo Positivo
Troca de mensagens Divulgação de informações Discussão temática Negativo Acesso não é automático “Coragem” de enviar uma mensagem Positivo Estruturação da discussão sobre um tema Várias funções Social Estudo Papel activo do tutor/moderador Fórum 25/ Maria João Spilker
66
Fórum: Planificação e Preparação
Planear a utilização do fórum Definir para cada tema uma thread Informar os participantes Título Finalidade do fórum Introduzir a ferramenta fórum Distribuir tutorais por Exemplo Auto-Apresentação Domínio da ferramenta Conhecer os elementos do grupo Fórum 25/ Maria João Spilker
67
Fórum: Planificação e Preparação
Definir e divulgar as regras de funcionamento e utilização do fórum Regras de Netiquette Ritmo de acesso Número mínimo de mensagens Cingir-se ao tópico Reflectir sobre as outras mensagens Critérios de avaliação Colocar a primeira mensagem no fórum Fórum 25/ Maria João Spilker
68
Fórum: Indispensáveis
Café Ponto de encontro informal Secretaria Informações oficiais Calendarização Fórum temático Temas e sub-temas FAQs Perguntas frequentes Fórum 25/ Maria João Spilker
69
Fórum: Exemplos Café Descrição Ponto de encontro informal Instrumento
Utilização Cursos em geral Duração Todo o curso Percurso Convite a participar Quais os temas Conversas informais, Hobbies Apontamentos Motivação Comunicação Sentimento de grupo Isolamento social 25/ Maria João Spilker
70
Fórum: Exemplos FAQs Descrição Objectivo
Disponibilização de respostas a perguntas frequentes Instrumento Fórum, Wiki Duração Durante o curso Percurso Definir o título: FAQs Coleccionar perguntas Formular respostas Divulgar o fórum Durante o curso completar Apontamentos 25/ Maria João Spilker
71
Fórum: Dinamização e Moderação
Aceder ao fórum regularmente Reagir às mensagens (Feedback) Comentários Análises Sínteses Garantir o respeito pelas regras Manutenção do fórum Mover mensagens Apagar mensagens “Moderação à vez” Fórum 25/ Maria João Spilker
72
Fórum Fórum: Aplicação Apresentação dos participantes Brainstorming
Discussão orientada Discussão livre Debates Apresentação e avaliação de trabalhos Fórum 25/ Maria João Spilker
73
Fórum Fórum: Reflexão Ninguém participa Poucos são activos
Objectivos claros? Mensagem inicial Poucos são activos Medo de enviar mensagem? Trabalho de grupo Muitos são activos Contactar os restantes via Fórum 25/ Maria João Spilker
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.