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eTutoria Teoria & Prática Objectivos eTutoria Comunicação assíncrona

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Apresentação em tema: "eTutoria Teoria & Prática Objectivos eTutoria Comunicação assíncrona"— Transcrição da apresentação:

1 eTutoria Teoria & Prática Objectivos eTutoria Comunicação assíncrona
Comunicação síncrona Prática Resumo

2 Comunicação assíncrona
Objectivos eTutoria eTutor: Funções e competências Modelo de Gilly Salmon Comunicação assíncrona Correio electrónico Fóruns Wikis e glossários Weblog Outros Comunicação síncrona Chat Sala Virtual Tutoria na prática Fórum 25/ Maria João Spilker

3 Revisão: Novas Tendências
Multimédia Hipermédia  ligação entre informações Dinâmica  Animações, Vídeo e Áudio Interacção  Simulações, Quizzes Comunicação e Colaboração Síncrona Assíncrona Distribuição da Informação via WWW 25/ Maria João Spilker

4 Revisão: Objectivos do eLearning
Eficiência organizacional Maior número de formandos Flexibilidade local e temporal Duração das fases de aprendizagem Qualidade da didáctica Utilização de outras formas de aprendizagem Acesso e partilha de materiais didácticos 25/ Maria João Spilker

5 Aprendizagem em linha  Novas competências  Guias / Treino
eTutoria e eTutor Aprendizagem em linha  Novas competências  Guias / Treino Tutoria activa  Sucesso da acção de formação Interacção entre alunos  Qualidade da acção de formação 25/ Maria João Spilker

6 eTutoring Online Tutoring can be defined as teaching support, management and assessment of individuals or groups on programs of learning where there is significant use of network technologies … JISC, 2005 25/ Maria João Spilker

7 Processo de tutorização
eTutoria: Um desafio? Construir a ponte entre o papel de transmissor de conhecimentos e funções como Formador Tutor Facilitador Moderador Funções do eTutor Competências Processo de tutorização Conhecer e utilizar as ferramentas de comunicaçãoas 25/ Maria João Spilker

8 Organização da formação
Funções do eTutor Organização da formação Planeamento do processo de ensino e aprendizagem Leccionação/Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem Avaliação da qualidade Selecção de informações Construção, adaptação e/ou edição de conteúdos Aconselhamento de alunos 25/ Maria João Spilker

9 Competências do eTutor
25/ Maria João Spilker

10 Infra-Estrutura técnica Estrutura organizacional Estrutura económica
Planeamento Conceito pedagógico Infra-Estrutura técnica Estrutura organizacional Estrutura económica Estrutura humana  Não planeamento = Frustração 25/ Maria João Spilker

11 Planeamento: Conceito pedagógico
Objectivos Flexibilidade, eficiência Conhecimentos ou competências Conhecimentos específicos, competências Público-alvo Competências a nível técnico Motivação Capacidade de aprendizagem online Suporte didácticos Conteúdos dinâmicos Interacção Estrutura e percurso de aprendizagem 25/ Maria João Spilker

12 Planeamento: Infra-Estrutura técnica
Infra-estrutura de hardware Ambiente de aprendizagem Gestão e disponibilização dos conteúdos Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Ferramentas de autor Técnica como suporte dos objectivos pedagógicos Técnica é ferramenta e não conteúdo 25/ Maria João Spilker

13 Planeamento: Infra-estrutura técnica
Transparência da técnica Fácil utilização, eficiente, estável  Evitar a distracção do aluno do essencial Interactividade Multimédia  Aprendizagem como “acontecimento especial” Técnica adequada  Sucesso da formação 25/ Maria João Spilker

14 Planeamento: Estrutura organizacional
Processo de aprendizagem, um exemplo Tutoria activa Online Online Online Kickoff Workshop Presencial Presencial Final Workshop 25/ Maria João Spilker

15 Planeamento: Estrutura organizacional
ELearning como um suplemento da formação contínua ELearning enraizado na estrutura organizacional Transição de um esquema tradicional para o eLearning pode acontecer sucessivamente 25/ Maria João Spilker

16 Planeamento: Estrutura económica
Sistema Computadores, rede, software Colaboradores para suporte e manutenção Conteúdos Produção própria, open source, proprietários Média: Texto, gráficos, animações, som, vídeo Requisitos dos alunos Hardware, software, acesso à Internet 25/ Maria João Spilker

17 Planeamento: Estrutura humana
Treino para Tutores 25/ Maria João Spilker

18 Ferramentas em ambiente de eLearning
Ambientes de aprendizagem Learning Management System (LMS) Learning Content Management System (LCMS) Ferramentas de comunicação Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Ferramentas de autor 25/ Maria João Spilker

19 “Caixa de ferramentas”
Duas filosofias “All in One” Um produto com todas as ferramentas Só um ambiente Utilização consistente “Caixa de ferramentas”  Colecção de produtos  Ferramentas especializadas na área 25/ Maria João Spilker

20 Distance Learning System (DLS)
Exemplo: “All in One” Distance Learning System (DLS) Gestão de materiais didácticos Gestão de notas Fóruns s Sala de aulas virtual Calendário 25/ Maria João Spilker

21 Exemplos “Caixa de ferramentas”
CMS Content Management System Gestão de conteúdos Exemplo: Typo3, OpenCMS Software de arquivos digitais Plataformas para criação de arquivos de livre acesso e repositórios Ex.: Eprints Fóruns de discussão Ex.: phpBB 25/ Maria João Spilker

22 Exemplos “Caixa de ferramentas”
Colaboração Ex.: BSCW Comunicação síncrona Chat, Áudio e Vídeo Ex.: ICQ, MSN Messenger, Skype 25/ Maria João Spilker

23 Actividade eTutoria na prática Utilização dos fóruns 25/26-10-2005
Maria João Spilker

24 Ferramentas de comunicação Selecção adequada de ferramentas
Síncrona Assíncrona Ferramentas de comunicação Selecção adequada de ferramentas 25/ Maria João Spilker

25 Ferramentas de comunicação
Comunicação assíncrona Característica Em deferido Vantagem Independência do factor tempo Períodos de reflexão Gravação de ideias para posterior trabalho Desvantagem Interacção espontânea não é possível ou reduzida Identificação dos alunos com dificuldades é mais difícel 25/ Maria João Spilker

26 Ferramentas de comunicação
Comunicação síncrona Característica Em tempo real Vantagem Interacção espontânea Desvantagem Dependência do factor tempo Difícil realização com grupos muito grandes 25/ Maria João Spilker

27 Comunicação síncrona Chat Whiteboard Application Sharing
Áudio-Conferência Vídeo-Conferência 25/ Maria João Spilker

28 Comunicação assíncrona
Fóruns de discussão Newsletters Outros Wikis Weblogs 25/ Maria João Spilker

29 Actividade Comunicação síncrona assíncrona … 25/26-10-2005
Maria João Spilker

30 Excurso: Modelo 5 Fases de Gilly Salmon
Train-the-Trainer de eModeradores Formação online Futuro Moderador na situação do aluno Formação online: problemas técnicos como o aluno Heterogeneidade de competências e conhecimentos Motivação intrínseca Competências práticas Declarativas Ex.: O que significa um determinado símbolo Processuais Ex.: Como enviar um Estratégicas Ex.: Como ensinar online 25/ Maria João Spilker

31 Modelo 5 Fases de Gilly Salmon
25/ Maria João Spilker

32 Modelo 5 Fases de Gilly Salmon
25/ Maria João Spilker

33 e E-tivities Actividades online
Finalidade: Motivação e envolvimento no processo de aprendizagem Baseadas na interacção entre moderador e alunos Concebidas e moderadas pelo e-Moderador Baseadas em fóruns de discussão Isoladas ou como parte de um programa e 25/ Maria João Spilker

34 E-tivities: Componentes
Título ilustrativo Spark (= Faísca) Pequena informação como impulso, estímulo ou desafio Convite ao aluno para que este coloque uma mensagem no fórum sobre o tópico Acção e interacção Respostas às contribuições dos colegas Prazo e ritmo de respostas Sumário e feedback do moderador e 25/ Maria João Spilker

35 E-tivities: Concepção
Desenvolvimento Nome da actividade Finalidade Nível dentro do Modelo 5 Fases Número de participantes Estrutura dos grupos Estrutura do fórum Duração da actividade Tempo de moderação Acções de moderação Acção dos participantes Interacção entre participantes Avaliação Construção Partilha Informação Socialização Acesso e 25/ Maria João Spilker

36 E-ctivities E-ctivity 25/ Maria João Spilker

37 e E-tivities: Faíscas Mensagem constituída por uma ou duas linhas
“Citação” Página com informações em anexo Referencias a uma página Web Ilustração, áudio ou vídeo e 25/ Maria João Spilker

38 Liv - e - Learning Comunicação síncrona 25/26-10-2005
Maria João Spilker

39 Benefícios de seminários online
Aumenta a motivação Amplia a capacidade de comunicação e de apresentação Aumenta a ligação interpessoal Aumenta a profundidade do aprendido 25/ Maria João Spilker

40 Actividade: VCR na perspectiva do eTutor
Prós Contras VCR = Virtual Classroom 25/ Maria João Spilker

41 Comunicação síncrona: Factores de sucesso
25/ Maria João Spilker

42 Factor de sucesso: Preparação
Técnica Alunos satisfazem os requisitos? Online-Teste com os “novos” Documentação Fazer a apresentação Documentação para alunos (PDF, CD-ROM) Organização Convites Apoio 25/ Maria João Spilker

43 Factor de sucesso: Preparação
Concepção e conteúdos Tempo Duração: 1-2 horas Ter em atenção: Perguntas e perturbações Sessão para testes Começar e finalizar pontualmente Estrutura Apresentação  Demonstração  Feedback   Interacção  Resumo Materiais Compatíveis com apresentação no monitor Materiais para os alunos 25/ Maria João Spilker

44 Factor de sucesso: Moderação
Moderação clássica Funções do moderador ??? Moderação online “Passar a palavra” Direitos de escrita Selecção das ferramentas Competências do Moderador Comunicacionais Técnicas Interpessoais 25/ Maria João Spilker

45 A importância da expressão oral
Comunicação oral Linguagem Escrita Visual Oral A importância da expressão oral 25/ Maria João Spilker

46 Utilizar a voz com um instrumento
Expressão oral Utilizar a voz com um instrumento Respiração (abdominal) Volume Ritmo e alteração deste Pausas Variar a acentuação Sorrir e gesticular Não ler o manuscrito Utilizar técnicas de interrogação Perguntas abertas e fechadas Não falar muito tempo 25/ Maria João Spilker

47 Expressão oral: Perguntas
? Ainda há perguntas? Por favor, quem tem uma pergunta, levante a mão … senão um clique no “Não” ! ! 25/ Maria João Spilker

48  Como deve o Moderador reagir?
Perturbações Problemas técnicos O aluno passivo O aluno falador  Como deve o Moderador reagir? 25/ Maria João Spilker

49  Aluno esqueceu a palavra-chave  Aluno tem hardware instável
Mais perturbações  Alunos chegam tarde  Aluno esqueceu a palavra-chave  Aluno tem hardware instável  Microfone ou colunas não funcionam  Alunos não estão preparados  Como deve o Moderador reagir? 25/ Maria João Spilker

50 Utilizar as ferramentas de comunicação Sorrir para a câmara
Moderador Apresentar temas Utilizar as ferramentas de comunicação Sorrir para a câmara Observar as reacções dos alunos Responder a perguntas Motivar Resolver problemas técnicos 25/ Maria João Spilker

51 VCR Sala Virtual Demonstrações de aplicações Processos Exercícios Chat
Application Sharing Processos Whiteboard Exercícios Sala de trabalho de grupo Chat Feedback Testes VCR 25/ Maria João Spilker

52 Moderação na sala virtual
O moderador é o primeiro a chegar Escrever a mensagem de boas-vindas no Whiteboard Participantes podem entrar na sala 15 minutos antes  ambientar-se ao ambiente Apresentação breve das ferramentas da sala WarmUp, socialização Enunciar as regras Apresentar a estrutura da sessão VCR 25/ Maria João Spilker

53 Sala Virtual: Centra 25/ Maria João Spilker

54 Sala Virtual: Interwise
25/ Maria João Spilker

55 Sala Virtual: Netucate
25/ Maria João Spilker

56 Sala Virtual: Whiteboard
Flip-Chart virtual Direitos dependem do sistema Instrumentos diversos VCR 25/ Maria João Spilker

57 Exemplo: Whiteboard 25/ Maria João Spilker

58 Actividade: Whiteboard
Relevante Relevância da acção de formação agora 1 mês 3 meses 25/ Maria João Spilker

59 VCR Sala virtual: Chat Opiniões Sumários Perguntas
Chat privado Chat público VCR 25/ Maria João Spilker

60 Exemplo: Chat 25/ Maria João Spilker

61 Sala Virtual: Application Sharing
Apresentação e demonstração de uma aplicação Aluno pode utilizar a aplicação aberta pelo tutor Aluno pode apresentar a sua própria aplicação VCR 25/ Maria João Spilker

62 Exemplo: Application Sharing
25/ Maria João Spilker

63 Exemplo: Web-Safari 25/ Maria João Spilker

64 Sala Virtual: Salas de trabalho de grupo
Grupos constituídos aleatoriamente ou pelo tutor Tutor pode visitar as salas VCR 25/ Maria João Spilker

65 Fórum Fórum Utilização  Negativo  Positivo
Troca de mensagens Divulgação de informações Discussão temática  Negativo  Acesso não é automático  “Coragem” de enviar uma mensagem  Positivo Estruturação da discussão sobre um tema Várias funções Social Estudo Papel activo do tutor/moderador Fórum 25/ Maria João Spilker

66 Fórum: Planificação e Preparação
Planear a utilização do fórum Definir para cada tema uma thread Informar os participantes Título Finalidade do fórum Introduzir a ferramenta fórum Distribuir tutorais por Exemplo Auto-Apresentação Domínio da ferramenta Conhecer os elementos do grupo Fórum 25/ Maria João Spilker

67 Fórum: Planificação e Preparação
Definir e divulgar as regras de funcionamento e utilização do fórum Regras de Netiquette Ritmo de acesso Número mínimo de mensagens Cingir-se ao tópico Reflectir sobre as outras mensagens Critérios de avaliação Colocar a primeira mensagem no fórum Fórum 25/ Maria João Spilker

68 Fórum: Indispensáveis
Café Ponto de encontro informal Secretaria Informações oficiais Calendarização Fórum temático Temas e sub-temas FAQs Perguntas frequentes Fórum 25/ Maria João Spilker

69 Fórum: Exemplos Café Descrição Ponto de encontro informal Instrumento
Utilização Cursos em geral Duração Todo o curso Percurso Convite a participar Quais os temas Conversas informais, Hobbies Apontamentos Motivação Comunicação Sentimento de grupo Isolamento social 25/ Maria João Spilker

70 Fórum: Exemplos FAQs Descrição Objectivo
Disponibilização de respostas a perguntas frequentes Instrumento Fórum, Wiki Duração Durante o curso Percurso Definir o título: FAQs Coleccionar perguntas Formular respostas Divulgar o fórum Durante o curso completar Apontamentos 25/ Maria João Spilker

71 Fórum: Dinamização e Moderação
Aceder ao fórum regularmente Reagir às mensagens (Feedback) Comentários Análises Sínteses Garantir o respeito pelas regras Manutenção do fórum Mover mensagens Apagar mensagens  “Moderação à vez” Fórum 25/ Maria João Spilker

72 Fórum Fórum: Aplicação Apresentação dos participantes Brainstorming
Discussão orientada Discussão livre Debates Apresentação e avaliação de trabalhos Fórum 25/ Maria João Spilker

73 Fórum Fórum: Reflexão Ninguém participa Poucos são activos
Objectivos claros? Mensagem inicial Poucos são activos Medo de enviar mensagem? Trabalho de grupo Muitos são activos Contactar os restantes via Fórum 25/ Maria João Spilker


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