A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de Redação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de Redação."— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Redação

2 Texto e Redação Texto: É um conjunto harmonioso de idéias menores que é articulado e voltado para a transmissão de uma idéia mais ampla. É uma unidade lingüística com sentido. Pode ser produzido intencionalmente ou não. Pode ser verbal ou não, mas precisa ter sentido por si só.

3 Texto e Redação Redação: É o processo de construção de texto voltado o atendimento de uma finalidade específica. É intencional e, principalmente, escrita. *Toda redação é um texto, mas nem todo texto é uma redação

4 Texto e Redação

5 As qualidades de um bom texto

6 Qualidades de uma redação
Correção gramatical Clareza Coerência Concisão Objetividade Elegância

7 Defeitos de uma redação
Repetição

8 Defeitos de uma redação
Repetição Vocábulos muito próximos Oscar tinha um sítio. Um dia Oscar resolveu viajar para o sítio. Ao divulgar sua tabela de preços, a Sunab poderá anunciar a tabela de preços do frango vendido em corte, anexando-a à atual tabela de preços dos alimentos.

9 Defeitos de uma redação
Ambigüidade É proibido entrar na loja de Patins. O Secretário anunciou a exoneração a seus assessores. A polícia cercou o ladrão do banco na rua Santos. Ele estava em minha companhia. O barco chegou ao cais vazio.

10 Defeitos de uma redação
Ambigüidade O presidente americano (...) produziu um espetáculo cinematográfico em novembro passado na Arábia Saudita, onde comeu um peru fantasiado de marine no mesmo bandejão em que era servido aos soldados americanos." (Veja, 09/01/91)

11 Defeitos de uma redação
Obscuridade/Falta de Clareza Encontrar a mesma idéia vertida em expressões antigas mais claras, expressiva e elegantemente tem-me acontecido inúmeras vezes na minha prática longa, aturada e contínua do escrever depois de considerar necessária e insuprível uma locução nova por muito tempo.

12 Defeitos de uma redação
Pleonasmo Vicioso "Amanhecer o dia." "Almirante da Marinha.“ "Monopólio exclusivo." "Opinião individual de cada um." "encarar cara a cara." "Anexar junto." "Ganhar grátis." "Escolha opcional.” "Goteira no teto." "Países do mundo." "Duas metades iguais." "Demente mental." "Sorriso nos lábios." "Bilateral entre os dois." "Acabamento final." "Elo de ligação.“ "Entrar para dentro." "Sair para fora.“ "Hemorragia de sangue“ "A viúva do finado“

13 Defeitos de uma redação
Cacofonia O padre pergunta a seu fiel que está no confessionário: - Meu filho, quais são os seus pecados ? - Padre, eu comunguei há três anos. - Ok, meu filho, e quais são os seus pecados? - Eu comunguei há três anos. - Está bem meu filho, eu sei que você comungou há três anos. Isso não é pecado!Conte-me seus verdadeiros pecados… - Padre, estou lhe dizendo: EU – COMO – UM – GAY – HÁ – TRÊS – ANOS!!!

14 Defeitos de uma redação
Cacofonia Obrigado mãe por ter me tido. Por cada; Boca dela; Vou-me já; Uma mão; Ela tinha; Confisca gado; Como as concebo; Moça fada; Essa fada; Havia dado;

15 Defeitos de uma redação
Eco Clemente sente constantemente dores de dente O instrumento do consentimento do casamento

16 Defeitos de uma redação
Prolixidade Prolixo. Muito longo ou difuso. Superabundante. Dilatado, demasiado, excessivo, duradouro, fastidioso, enfadonho. O quê? A frase? Sim, a frase. Então é prolixa ou difusa. Superabundante, tudo bem. Não, não é a frase. É o texto. Então seria difuso, duradouro, tedioso, confuso. Diferente da frase? Não, igual. Não pode ser. Pois se assim o fosse, teríamos que dizer difusa, duradoura, etc. Estamos falando de quê, finalmente? De prolixo! Então está certo difuso, custoso, redundante, incompreensível, obscuro. Em relação à concordância? Sim. Então, novamente, está tudo errado. O certo seria difusa, custosa e obscura.

17 Defeitos de uma redação
Lugar Comum, Chavões “Venho, por meio desta” “Sendo o que se nos oferece para o momento” “Aproveitamos a oportunidade para renovar nossos protestos de elevada estima e distinta consideração”

18 Planejando sua redação
Leve em consideração o seguinte: O Problema O Assunto A Intenção A Finalidade O Receptor/ Leitor

19 Planejando sua redação
Pense a respeito da redação e elabore um conjunto de tópicos que devem ser falados. Organize esses tópicos em ordem, estabelecendo quais vêm primeiro e quais vêm depois. Defina qual é a idéia principal do texto. Defina quais são as idéias secundárias do texto. Defina, caso seja necessário, Idéias “terciárias”. Aquelas que compõe as idéias secundárias.

20 Planejando sua redação
Organizando os parágrafos e frases O primeiro parágrafo/frase deverá identificar de forma resumida a idéia principal e introduzir alguma idéia secundária. Sem rodeios, é necessário ir direto ao ponto e fazer um resumo de toda a situação de forma breve, clara e objetiva. Deverá conter: Um introdução à idéia principal do texto. O porquê da redação. Como o assunto será tratado no texto.

21 Planejando sua redação
Organizando os parágrafos e frases Os demais parágrafos deverão conter as idéias secundárias e suas frases, as idéias terciárias. Deverão ser organizados na mesma ordem dos tópicos elencados com as idéias.

22 Redigindo a redação Para começar:
UMA IDÉIA, UMA FRASE. NO MÁXIMO, DUAS IDÉIAS UMA FRASE. NÃO QUEIRA ESCREVER TUDO EM UMA ÚNICA FRASE OU EM ÚNICO PARÁGRAFO. FAÇA O TEXTO COM CALME E PENSE CADA FRASE ANTES DE ESCREVÊ-LA. FRASES LONGAS DIFICULTAM A COMPREENSÃO E TAMBÉM REDAÇÃO E ACABAM GERANDO ERROS.

23 Redigindo a redação Antes de colocar a caneta no papel, pergunte-se:
Qual idéia vou expressar na próxima frase? Como posso escrevê-la de forma curta, clara, objetiva, concisa com a menor quantidade de palavras e frases possíveis? A IDÉIA É FALAR O MÁXIMO, COM O MÍNIMO. Terminada a primeira frase, passe para a próxima.


Carregar ppt "Técnicas de Redação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google