A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INICIO TISS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INICIO TISS."— Transcrição da apresentação:

1 INICIO TISS

2 INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE TISS, que significa Troca de Informação em Saúde Suplementar, é um padrão para registro e troca de dados entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços médico-hospitalares, elaborado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS O objetivo da padronização á atingir a compatibilidade funcional entre os diversos sistemas independentes para fins de avaliação da assistência à saúde (caráter clinico, epidemiológico ou administrativo) e seus resultados, orientando o planejamento do setor

3 INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Guias

4 INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE XML XML (eXtensible Markup Language) é um formato para a criação de documentos com dados organizados de forma hierárquica. O XML é formado por Tags que são estruturas de linguagem de marcação que consistem em breves instruções, tendo uma marca de início e outra de fim. A principal característica do XML, de criar uma infra-estrutura única para diversas linguagens, é que linguagens desconhecidas e de pouco uso também podem ser definidas sem maior trabalho e sem necessidade de ser submetidas aos comitês de padronização Pela sua portabilidade, já que é um formato que não depende das plataformas de hardware ou de software, um banco de dados pode, através de uma aplicação, escrever em um arquivo XML, e um outro banco distinto pode ler então estes mesmos dados.

5 INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE XML

6 Configuração de Parâmetros
INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Configuração de Parâmetros Após configurarmos o diretório de Addin no sistema, apontando para a pasta que se encontra o arquivo XTISS.MSA, veremos as telas de configuração O diálogo de Configuração de Parâmetros do TISS permite configurar a visualização de guia na tela de dados complementares, podemos também permitir, alertar ou bloquear o cancelamento do cadastro na tela de dados complementares.

7 Configuração de Setores X Despesas
INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Configuração de Setores X Despesas Nesta opção, podemos habilitar um setor como um centro de despesa e especificá-lo com os tipos definidos (Aluguéis, Diárias, Gases Medicinais, Materiais, Medicamentos, Taxas Diversas). Esta configuração é referente ao XML de internação, para permitir que todo o valor de um setor, seja considerado uma despesa e não um procedimento

8 INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Conversor de CBO-S Com a nova padronização do TISS, passaram a utilizar o CBO-S (Classificação Brasileira de Ocupações) versão 2002, e para isso foi criado um conversor, para atualizar o cadastro dos médicos que já possuem o código CBO-S antigo vinculado

9 Transferir e Receber dados TISS
INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Transferir e Receber dados TISS Trata-se de uma transferência de dados entre unidades off-line, ou seja, unidades que trabalham com bases de dados independentes, mas o faturamento ocorre apenas em uma unidade, e para isso é realizada a troca de dados através do Transfat do X-Clinic.

10 INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Dados do Prestador O Prestador é o contratado executante dos exames e procedimentos. Segundo a norma, ele pode ser tanto pessoa física quanto jurídica, mas, no caso do X- Clinic, o prestador refere-se à empresa.

11 INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Dados de Material Os materiais utilizados em exames e procedimentos no X-Clinic são considerados no TISS como despesas, as quais podem ser dos seguintes tipos: gases medicinais, medicamentos, materiais, taxas diversas, diárias e aluguel. Assim um material, dependendo da tabela, pode ser eventualmente classificado como medicamento, gás medicinal ou OPM (órtese, prótese e materiais especiais).

12 INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Dados de Convênios Para a perfeita utilização do convênio no TISS, envolvendo impressão de guias e geração, envio e recebimento de mensagens XML, precisamos informar diversos dados complementares.

13 INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Dados de Convênios Configurações da Guia O grupo Configuração de Guias reúne as opções de caráter geral para atender eventuais e pequenas exigências de algumas operadoras na geração de guias em XML, uma vez que elas podem fazer exigências particulares, desde que não contrariem as normas e padrões estabelecidos pela ANS. Campos Obrigatórios Dependendo de acordo firmado entre a operadora e o prestador, podem ser definidos campos obrigatórios, ainda que seu preenchimento seja opcional segundo a norma da ANS. Configurações Diversas Esse menu permite realizar as configurações de Envio, Recebimento e arquivar as mensagens XML do TISS, entre outras configurações para a geração dos arquivos. Configuração de Filme Esta tela permite configurar como material o filme utilizado no procedimento, de acordo com as exigências de alguns convênios.

14 INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Dados do Médico No X-Clinic, médico é o profissional que executa ou solicita exames e procedimentos. Nessa tela devemos preencher seus dados.

15 INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Dados do Solicitante No X-Clinic, qualquer exame ou procedimento de uma requisição está associado a um ou mais médicos solicitantes - pessoas físicas. Mas, no padrão TISS, o solicitante também pode ser uma pessoa jurídica, onde os dados do contratado (pessoa jurídica) são informados por meio do Cadastro de Solicitante do TISS.

16 INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Padrão de Campos Alguns campos, quase sempre selecionamos a mesma informação, logo poderemos configurar tais campos para que apareça como padrão na guia TISS do paciente.

17 Preenchendo as informações do TISS
INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Preenchendo as informações do TISS Os dados complementares do TISS, é uma cópia dos dados que existem na Guia TISS física, por isso, em toda clínica no Brasil, os funcionários já estão habituados com as informações que devem ser preenchidas O ponto principal da integração do X-Clinic com o padrão TISS é o preenchimento dos dados complementares que pode ser feito na Recepção, ou por meio da opção TISS do menu relatórios do faturamento. Dados Principais – F9

18 Preenchendo as informações do TISS
INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Preenchendo as informações do TISS Dados Solicitante – F10 Os dados de solicitação complementam as informações da guia selecionada na tela de dados complementares do TISS no que se refere ao atendimento do paciente e ao diagnóstico do profissional solicitante.

19 Preenchendo as informações do TISS
INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Preenchendo as informações do TISS Dados do Executante – F11 Contratado executante é o prestador dos serviços, refere- se, portanto, à empresa que efetua o atendimento do paciente no X-Clinic.

20 Preenchendo as informações do TISS
INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Preenchendo as informações do TISS Dados Diversos - F12 Nessa tela inserimos os dados complementares da Guia, Materiais utilizados para execução dos procedimentos, etc.

21 INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Geração do Arquivo XML Relatório / Impressão | Faturamento Eletrônico | TISS, que dá acesso à geração de arquivo XML do filtro de fatura selecionado.

22 Validação do Arquivo XML
INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Validação do Arquivo XML TISSNET A ANS disponibiliza o TISSNet – um programa escrito em Java para validação e envio de guias no formato XML O validador do X-TISS, diferentemente do TISSNet, não critica arquivos XML, mas os dados necessários para a geração desses arquivos. Assim, por exemplo, com respeito ao número de registro da ANS do convênio, enquanto o TISSNet procura no arquivo um elemento contendo o essa informação, o X-TISS verifica se ele existe na base de dados do X-Clinic, antes de gerar o arquivo. Uma vez informado o tipo de guia no diálogo Arquivos XML do TISS, o processo de validação analisa as informações necessárias de acordo o esquema XML e pesquisa a base de dados para gerar a mensagem correspondente.

23 Validação do Arquivo XML
INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Validação do Arquivo XML ValidadorTISS ValidadorTISS é um software que faz a análise dos arquivos XML. O programa indica exatamente onde se encontra a divergência, e permitindo a correção do mesmo. Utiliza o mesmo principio do TISSNet, onde a análise é realizada sobre a estrutura do arquivo. O ValidadorTISS faz a análise também do Hash, indicando se o mesmo é compatível com o arquivo pertencente, e ainda permite gerar um novo Hash, de acordo com os dados alterados no XML.

24 Arquivo de Retorno TISS
INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES PREENCHIMENTO GERAÇÃO ANÁLISE Arquivo de Retorno TISS Algumas operadoras já disponibilizam o arquivo de retorno do TISS. Trata-se também de um XML, com os dados de recebimento e glosa de cada um dos exames do lote enviado. Esse arquivo de retorno deve ser colocado na pasta configurada anteriormente (página 35 dessa apostila), e acessando Relatório / Impressão | Faturamento Eletrônico | Arquivos de Retorno, podemos visualizá-lo e importá-lo para o X-Clinic. Esse processo fará com que sejam atualizados os status dos exames automaticamente, marcando como recebidos, glosados, parcial, etc.

25

26 Confira no nosso site o tema do treinamento de OUTUBRO
Confira no nosso site o tema do treinamento de OUTUBRO. Centro de Treinamentos Medical Systems, todo mês um tema sob medida para você Deixe seu recado em nossa página no


Carregar ppt "INICIO TISS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google