A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal da Santa Catarina Engenharia e Gestão do conhecimento Organizações como sistemas complexos Francisco Antonio Pereira Fialho e Christianne.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal da Santa Catarina Engenharia e Gestão do conhecimento Organizações como sistemas complexos Francisco Antonio Pereira Fialho e Christianne."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal da Santa Catarina Engenharia e Gestão do conhecimento Organizações como sistemas complexos Francisco Antonio Pereira Fialho e Christianne C. de S. R. Coelho Daniela Amaral - Fabrícia Gonçalves de Carvalho - Giovana Schuelter - Sheila Valduga – Fpolis, agosto STARLOGO - como ferramenta de ensino da complexidade

2 Histórico Pessoas sempre criaram modelos para entender melhor como o mundo funciona. Ex: Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Jacques Vaucanson, etc. Atualmente computadores fornecem um novo meio para a construção destes modelos. Ex: historiadores, economistas, biologistas, etc

3 O que é o Starlogo StarLogo foi desenvolvido para permitir que pessoas construam seus próprios modelos de complexidade em sistemas dinâmicos. StarLogo é uma extensão da língua de programação do logo. Com as versões tradicionais do logo, você pode criar desenhos e animações dando comandos a uma "tartaruga gráfica" na tela do computador.

4 O que é o Starlogo É uma ferramenta de modelagem baseada em agentes, projetada para permitir a construção de modelos de sistemas complexos, dinâmicos. Eric Klopfer No StarLogo, é possível representar muitos fenômenos da vida real, tais como: enchimento de tráfego, colônias da formiga, economias de mercado e vários outros.

5 Elementos da ferramenta Canteiro (espaço) - Espaço por onde as tartarugas vão transitar. Tartaruga (agentes) - Comparados aos agentes - Existem pequenos ou grandes grupos de populações - Interagem entre si e com os canteiros Observador (visualiza e altera estratégias) - Existe somente um para cada sistema - Tem função de observar o trabalho das tartarugas e pode modificar carcterísticas do sistema. - Coleta estatísticas sobre tartarugas e canteiros.

6 Ambiente de criação

7 Comandos de criação to setup setshape termite-shape seth random 360 jump random 200 end to go search-for-chip ; find a wood chip and pick it up find-new-pile ; find another wood chip find-empty-spot ; find a place to put down wood chip end

8 Exemplos de projetos - Rabbits Lógica do Jogo - Os coelhos vagueiam aleatoriamente e a grama cresce também aleatoriamente. - Quando um coelho colide em alguma grama, come a grama e ganha a energia. - Se o coelho ganhar bastante energia, reproduz. - Se não ganhar bastante energia, morre. Este projeto explora um ecossistema composto de coelhos e da grama.

9 Exemplos de projetos - Rabbits

10

11

12

13 Exemplos de projetos - Traffic Lógica do Jogo - A quantidade de carros é pre definida, assim como as configuraçoes de aceleração e desaceleração e tempo de frenagem. -Os carros reduzem a velocidade ao ver a traseira de um outro carro a sua frente e aumenta se não ver outro carro a sua frente. Este Projeto tem como objetivo modelar o movimento dos carros em uma estrada. Simulando congestionamentos de tráfego.

14 Exemplos de projetos - Traffic Setup - para ajustar a quantidade de carros. Go - carros e cisnes de movem. O indicador do número(number) - controla o número dos carros na estrada. O Indicador da vista da distancia a frente (lookahead) - controla a distância que os carros devem decidir a reduzir a velocidade. O Indicador de aumento de velocidade (speedup)- controla a taxa em que os carros aceleram quando não há nenhum carro adiante. O Indicador da diminuição de velocidade/retardo (slowdown)- controla a taxa em que os carros retardam quando há um fim do carro adiante.

15 Exemplos de projetos - Traffic Os congestionamentos de tráfego podem partir de pequeno número de carros, pois eles começam com posições aleatórias e velocidades aleatórias. Se alguns carros forem aglomerados junto, mover-se-ão lentamente, fazendo com que os carros atrás deles retardem para baixo e causando um congestionamento de tráfego. Mesmo que todos os carros estejam se movendo para frente, o congestionamento tende a mover-se para trás. Este comportamento é comum em fenômenos da onda: o comportamento do grupo é frequentemente muito diferente do comportamento dos indivíduos que fazem frente do grupo.

16 Exemplos de projetos - Rabbits

17

18

19

20

21 Ligação com a complexidade Para modelar sistemas complexos adaptáveis há necessidade de um conjunto muito específico de recursos de ferramentas de modelagem. O StarLogo baseado em agentes permite criar comportamentos de pessoas, de forma fácil de se entender, desenvolver e incorporar a estrutura de espaço. Por exemplo, você poderia criar regras para um carro, descrevendo o quanto ele deve acelerar e a que distância ele deve encontrar obstáculos.

22 Link com a Gestão do Conhecimento O mundo atual passa por uma série de transformações. O momento presente é um ponto de inflexão entre a era da certeza e do raciocínio lógico (Era Industrial) e uma nova era caracterizada pela imprecisão e pelo futuro desconhecido, denominada Era do Conhecimento. Postura voltada para o aprendizado, informação e conhecimento, sendo estes fatores de diferenciação entre as organizações.


Carregar ppt "Universidade Federal da Santa Catarina Engenharia e Gestão do conhecimento Organizações como sistemas complexos Francisco Antonio Pereira Fialho e Christianne."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google