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Metodologia de Pesquisa e Redação Científica

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Apresentação em tema: "Metodologia de Pesquisa e Redação Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Módulo de Redação Científica Pesquisa Científica Flávia Barros

2 Objetivos da Disciplina
Possibilitar ao aluno a compreensão do método científico e sua relevância na construção de conhecimento científico Capacitar o aluno para estruturar e realizar as diversas etapas de um trabalho científico: Pesquisa e Redação científica

3 Redação Científica Objetivos deste módulo do curso: Observação
Dar dicas sobre como fazer uma boa apresentação oral Ensinar normas e estratégias de produção de textos científicos Observação Não vou ensinar Português (gramática, ortografia,...) Nosso enfoque é a produção de textos acadêmicos

4 E eu preciso mesmo saber isso?
Pesquisa realizada junto a empresas nos EUA Requisitos desejados em um profissional (em ordem decrescente) 1) Saber trabalhar em equipe 2) Boa comunicação verbal e escrita 3) Saber apresentar os resultados (para clientes diversos) 4) Saber usar o tempo (definição de cronogramas) 5) Ter capacidade de aprender 6) E por último… ter domínio técnico

5 Redação Científica Conteúdo deste módulo:
Etapas (Fases) da Pesquisa Científica Leitura e Compreensão de Texto – eliminei essa aula, mas tenho os slides Tipos de Textos Científicos Redação de uma monografia Apresentação oral Aulas baseadas no livro: Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas Autor:João Bosco Medeiros, Editora Atlas, 1991

6 Pesquisa Científica Objetivo principal
Contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores Deve seguir normas metodológicas consagradas pela Ciência Deve ser sistematicamente planejada E executada de acordo com critérios rigorosos de processamento das informações Possui técnicas especializadas de verificação, interpretação e inferência da realidade.

7 Pesquisa Científica: Fases
1. Estabelecimento do problema Escolha do assunto, formulação do problema, revisão bibliográfica sobre o assunto, redação do plano de pesquisa 2. Organização da pesquisa Formulação de hipóteses, descrição do método empregado, definição do corpus (dados da pesquisa) 3. Execução da pesquisa de campo Elaboração do plano de trabalho, coleta de dados, análise dos resultados obtidos 4. Redação dos resultados Redação preliminar, revisão gramatical e de conteúdo, redação final, bibliografia

8 Pesquisa Científica Fase 1: Estabelecendo o problema
1.1 Escolha do assunto Selecionar o tema Delimitar a extensão da pesquisa em termos de Tempo e Abrangência 1.2 Formulação do problema (depende do tipo…) Descritivo Quais as propriedades e características do assunto? Ex.: revisões bibliográficas, surveys... Explicativo Como o problema será tratado? Por dedução ou por indução? Como se procederá à análise dos fatos? E as demonstrações?

9 Pesquisa Científica Fase 1: Estabelecendo o problema
1.3 Pesquisa Bibliográfica a seguir… 1.4 Redação do Plano de Pesquisa Isso é com Patrícia 

10 Pesquisa Científica - Fase 1 Pesquisa Bibliográfica
É o levantamento da bibliografia (dos documentos) referente ao tema de pesquisa escolhido É um passo decisivo em qualquer pesquisa científica Elimina a possibilidade de se perder tempo investigando o que já foi solucionado! Etapas Identificação dos itens bibliográficos de interesse, seleção, fichamento, redação da revisão bibliográfica

11 Pesquisa Bibliográfica: Etapas
1. Identificação: Onde posso encontrar material do meu interesse? Livrarias, Bibliotecas, Web, Universidades, Museus,… Nas referências bibliográficas de livros e artigos 2. Seleção: Como selecionar o material a ser usado? Por título, autor, prefácio, resumo, bibliografia… Os documentos selecionados devem ser confiáveis Coletados de fontes reconhecidamente aceitas Cuidado com a Web...

12 Pesquisa Bibliográfica
Seleção de documentos Onde buscar documentos? Bibliotecas Web

13 Seleção de documentos Bibliotecas podem ser
Especializadas (CCEN/CIn) ou Gerais (UFPE) Convencionais (CCEN/CIn) ou Digitais Guardam um acervo bibliográfico Livros, periódicos, mapas, fitas de vídeo, CD-Roms, etc As obras são classificadas segundo seu conteúdo e registradas no catálogo da biblioteca

14 Seleção de documentos: Acervos Digitais na Web
Revista Brasileira de Informática na Educação Biblioteca da UFPE– Contém informações sobre o acervo disponível nas bibliotecas da UFPE Citeseer – Contém citações e textos completos de artigos científicos Google Scholar - Serviço específico para artigos científicos e acadêmicos

15 Seleção de documentos: Acervos Digitais na Web
ACM Digital Library – Disponibiliza as publicações da ACM em formato eletrônico Link direto - IEEE – Publicações -

16 Seleção de documentos: Acervos Digitais na Web
Web of Science – Informações sobre artigos científicos publicados em diversas áreas de conhecimento DBLP Computer Science Bibliography

17 Pesquisa Bibliográfica: Etapas
Identificação, seleção, compilação – OK 3. Fichamento Transcrição dos dados de interesse em fichas, para posterior consulta e referência Registram informações sobre o levantamento bibliográfico realizado pelo leitor Podem estar em papel ou digitalizadas

18 Exemplo de Ficha de Leitura
Título genérico: A evolução dos computadores Título específico: O S.O. MS Windows Referência Bibliográfica: SMITH, John E. Introdução a MS Windows. 1a ed. São Paulo: Editora Royal, P. 210. Texto Local onde está a obra: Biblioteca do CCEN/CIn – UFPE Plano de trabalho: 1.2 N. ficha: A

19 Pesquisa Bibliográfica: Etapas
4. Redação da Revisão Bibliográfica Análise e interpretação do que foi lido, resultando em um texto/resumo É isso que vamos fazer nesta disciplina!!! Conteúdo da Revisão Bibliográfica Resumo crítico dos trabalhos desenvolvidos em determinada área de pesquisa

20 Pesquisa Bibliográfica: Etapas
4. Revisão Bibliográfica Tipos de documentos (próxima aula) Resumo breve Seção de documento curto (artigo científico) Capítulo de documento longo (dissertações e teses) Documento completo (nosso caso)

21 Normas para citação direta (transcrição)
Vulgo “cópia”...

22 Citações Diretas (transcrições)
Normas gerais A transcrições deve vir entre aspas Traz a reprodução fiel do texto sendo citado Deve informar a Referência Bibliográfica do texto original nome do autor, o ano de publicação da obra e o número das páginas de onde o texto foi copiado ATENÇÃO – Direitos autorais!!!

23 Citação Direta: Normas gerais
Exemplo “Um bom desempenho pode ser obtido com a combinação de características definidas por especialistas e características selecionadas automaticamente.” (Silva et al., 2005:10) Não se pode alterar o texto original Respeitar aspas, letras maiúsculas, pontuação, itálico, erros de ortografia, etc... Caso você queira consertar os erros de ortografia, faça isso em uma nota de rodapé, mas não altere o texto original.

24 Citação Direta: Normas gerais
Se já houver um trecho entre aspas no texto sendo transcrito, as aspas duplas transformam-se em aspas simples: “Lembremos a recomendação de Bacon ao leitor: ‘ Leia, não para contradizer ou refutar, nem para acreditar ou aceitar como verdade indiscutível, nem para ter assunto para conversa e discurso, mas para pensar e considerar ’ ” (Adler & Doren, 1990:117)

25 Citação Direta: Normas gerais
Se for necessário suprimir palavras do texto original, deve-se indicar isso com três pontos entre parênteses “Lembremos a recomendação de Bacon ao leitor: ‘ Leia, não para contradizer ou refutar, (…) nem para ter assunto para conversa e discurso, mas para pensar e considerar ’ ” (Adler & Doren, 1990:117) A supressão de parágrafos intermediários é indicada por uma linha pontilhada

26 Citação: Uso do sic (fonte: Wikipedia)
“Sic é um termo da língua latina cuja tradução literal é "assim". A palavra Sic é usada freqüentemente em português para indicar ‘é desta forma’ (Sic et simpliciter). É possível, de fato, que a palavra "sim" do português tenha origem neste termo. A palavra "sic" é usada para evidenciar que o uso incorreto ou incomum de pontuação, ortografia ou forma de escrita presente em uma citação, provém de seu autor original. Serve assim para deixar claro ao leitor que não houve um erro de tipografia. Além desse uso como advertência, a palavra também pode ser empregada para denotar ironia, como neste exemplo: "O ministro Antônio Rogério Magri afirmou ontem que Fernando Collor é imexível [sic]." Via de regra a palavra aparece no texto da forma exemplificada: entre colchetes e itálico. Isto visa deixar claro que o "sic" não faz parte da citação em si mas foi acrescentado pelo autor da transcrição..”.

27 Citação Direta: Normas gerais
As citações com até duas linhas podem ser incluídas no parágrafo em que é feita a referência ao autor As interfaces em Linguagem Natural ”facilitam o acesso aos Bancos de Dados” (Santos, 1990:10) Citações com mais de duas linhas devem vir em parágrafo próprio, com recuo exemplo anterior

28 Citação Direta: Traduções
O texto traduzido por você não deve vir entre aspas, pois não é igual ao original Porém, é indispensável a indicação da referência bibliográfica que contém o texto original. Se quiser, você pode informar em nota de rodapé que se trata de uma tradução sua As redes neurais podem ser usadas também para implementar modelos ARMA não-lineares (Prudêncio, 2002:23)(1) 1. Livre tradução do autor

29 Sistemas mais usados para indicar referências bibliográficas
Autor-data No texto: Segundo SILVA (2000), ... Isso já foi relatado em pesquisa anterior (SILVA, 2000). Na Bibliografia (em ordem alfabética do sobrenome): SILVA, José. Novos Tratamentos para a Dengue. São Paulo: Ática, p. Numérico Segundo [1], ... Isso já foi relatado em pesquisa anterior [1]. Na Bibliografia (em ordem crescente): [1] SILVA, José. Novos Tratamentos para a Dengue. São Paulo: Ática, p.

30 Tarefa 1 Selecionar um dos temas propostos em sala de aula 1ª Entrega:
Pode ser o tema de IC do aluno 1ª Entrega: Produzir lista de referências bibliográficas relacionadas ao tema escolhido obedecendo as normas da ABNT a lista deve conter de 10 a 20 itens prazo de entrega: 15 dias

31 Alguns sites com normas da ABNT
Sistema FACILIS Outros Documentos

32 A Aula acabou !!! Mas ainda precisamos escolher os temas de monografias.


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